Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Zedd
Trooper
 

Default RIP: Fundadores do RPG

14-04-09, 01:00 #1
Pra quem já jogou Dungeons and Dragons ou qualquer RPG de mesa ou qualque jogo com elementos de RPG no computador (Fallout, Fable, nethack, phantasy star, final fantasy... A lista é enorme. Quase todos os jogos com conceito de grupo de personagens e nível, por exemplo), pode vir a interessar.

Faleceram, em um período de poucos meses, dois dos fundadores do Dungeons and Dragons original: ano passado Gary Gygax. Agora, na semana passada, Dave Arneson.

Esse tópico eu gostaria muito que não fosse avacalhado, afinal, é sobre a memória de duas pessoas que, se você não sabe quem foram, fique sabendo que influenciaram a vida de muita, muita gente. E eu, pessoalmente, agradeço pela influência indireta que tiveram na minha.

Quote:
Postado por Filha do Dave Arneson
Malia Weinhagen: "The biggest thing about my dad's world is he wanted people to have fun in life. . . . I think we get distracted by the everyday things you have to do and we forget to enjoy life and have fun".
Quote:
Postado por viúva de Gary Gygax
It really meant a lot to him to hear from people from over the years about how he helped them become a doctor, a lawyer, a policeman, what he gave them ... He really enjoyed that.
Vou postar alguns links e duas tirinhas da Order of the Stick, pra quem quiser se interessar:
Página em homenagem ao Dave, da Wizards:
http://www.webcitation.org/query?url...ate=2009-04-10

Entrevista com Gary Gygax:
http://www.rpg.net/news+reviews/colu...ch01may01.html

Homenagem a Dave Arneson:
http://www.giantitp.com/comics/oots0644.html

Homenagem a Gary Gygax:
http://www.giantitp.com/comics/oots0536.html


E de minha parte:
nunca conheci os caras e eles com certeza nunca nem tiveram a menor idéia de que eu existi. Mas eu aproveitei muito as invenções de ambos, foram provavelmente a marca maior da minha infância.

É fácil dizer que 'se não fosse isso eu seria uma pessoa diferente', porque é fácil mudar um pouquinho. Mas quando eu digo que, se não fossem esses caras terem criado empresas pra viver a partir de um hobby que criaram do zero e que quiseram compartilhar (empresas que foram à falência, aliás, porque era muito amor à camiseta e pouco capitalismo), o que eu quero dizer é que eu seria completa e irreversivelmente diferente, e pior.

A partir de onde eu cresci, das coisas que eu vi, do conhecimento que eu tive acesso, com certeza tomei a melhor decisão, sem saber, de me enveredar por um jogo que exercita a fantasia, criatividade, gosto pela leitura e história, dramatização, sociabilidade... ainda lembro que comecei a jogar RPG porque, por acaso, meu irmão comprou uma revista-jogo de aventuras do Didi na Ilha dos Dinossauros. Logo depois, Hero Quest, First Quest, meus queridos livros do AD&Dzão com os dadinhos coloridos...
E foi por causa de um 'joguinho besta' que fiz os melhores amigos que tive na vida.

Eu sinceramente sinto como se uns caras que foram meus amigos, e responsáveis diretos por muita diversão que tive na vida, morreram. Não juntaram nem um pouco da grana que muita gente junta sem se tornar 'realizado'. Não ficaram famosos de ganhar a vida de fama, não exploraram ninguém, não tiveram vergonha de olhar pra companhia que fundaram e dizer 'não quero fazer parte disso'. Foram, sob várias óticas, empreendedores fracassados, mas se me perguntar (e pra muita gente), não tem como ser mais bem sucedido na vida.

E eu nunca pude e nem poderei falar pra eles como gostei e gosto das coisas que eles fizeram em vida, mas nem precisa: muita, muita gente disse isso por mim.

Uma salva de palmas para Gary Gygax e Dave Arneson, porque os caras merecem.






Zedd is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

14-04-09, 01:48 #2
nãrd

Biel is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

14-04-09, 02:29 #3
Quote:
Postado por Biel Mostrar Post
nãrd
Aff, começou bem hein biel!


btw... RIP.
Tabém cresci jogando RPG (de tabuleiro, carta e video games) e posso dizer que foi algo intessante na minha vida sim, afinal ajuda na criatividade, tomada de descisoes, senso critico etc.

dark_man is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

14-04-09, 08:02 #4
Sinceramente, o maior RIP possível. Os caras foram fenomenais.
É engraçado como uma coisa aparentemente boba, um jogo, pode mudar e influenciar tanto o mundo.

marconds is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

14-04-09, 08:11 #5
Rest in peace mates.

Esses merecem ir para algum mundo paralelo repleto de masmorras e dragões.

u3663 is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
14-04-09, 08:12 #6
Mr. Arneson: Fortitude save vs. Death: failure
Gygax: Fortitude save vs. Death: failure

R.I.P

OrGg is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-04-09, 08:40 #7
r.i.p.

Mas realmente, o quao diferente seriam os jogos, ou mesmo a nossa cultura sem algo do genero? Talvez algum outro acabasse inventando, mas vai saber...

Jeep is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

14-04-09, 08:43 #8
+ pra vc zedd

eles eram geniais. simples assim.

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
14-04-09, 09:11 #9
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Rest in peace mates.

Esses merecem ir para algum mundo paralelo repleto de masmorras e dragões.
(1)

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
14-04-09, 09:40 #10
Bom post Zedd, quinta-feira passada eu ergui um D20 em homenagem ao cara. RPG faz parte da minha vida desde 1989 e eu devo muito da minha vida (inclusive, como foi dito, alguns dos meus melhores amigos) a esse hobby nerd e careta. E, a julgar pelo andar da carruagem, esse hobby ainda terá grande participação na minha vida, pois estou desenvolvendo um sistema desde 1999 e planejo publicá-lo mais pra frente.

O cara morreu muito cedo, detectaram o câncer há pouco tempo e deram dias de vida pra ele. A comunidade está meio em choque até agora. O que muita gente pode não saber é que Dave Arneson foi realmente o cara que "inventou" o RPG, ele era o cara das idéias, enquanto que o Gygax era o cara que entendia mais de negócios, e que foi o responsável pelo sucesso financeiro da empreitada dos caras (leia-se TSR)... mas não que nada disso tire os méritos dos caras. Pelo menos o Gygax não vai ficar jogando sozinho lá no mundo das masmorras

Darth Maul is offline   Reply With Quote
Hitshugo
Trooper
 

Gamertag: HitshugoX PSN ID: HitshugoX Steam ID: Hitshugo
14-04-09, 10:04 #11
RIP

Fiquei chocado aqui tbm, ha umas duas semanas atrás eu tava combinando com o Pena de montar um grupo para jogar Dungeons and Dragons.

RPG influenciou e influencia minha vida até hoje, jogo e estudo desenvolvimento de jogos de RPG para PC.

Hitshugo is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 04:11.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.