Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
SigSnake
Trooper
 

Default La fora

08-07-09, 10:47 #1
http://www.webmotors.com.br/wmPublic...pub?hnid=42512

Lá fora - Veja quanto custam carros brasileiros no Chile
Além do preço mais baixo, modelos também trazem opções que não são oferecidas aos brasileiros

Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação

(08-07-09) - Quem vinha acompanhando a série “Lá fora” nos últimos tempos deve ter sentido falta das matérias nas últimas terças-feiras. Gostaríamos de nos desculpar pela demora, mas tivemos algumas dificuldades que impediram a atualização como gostaríamos. Uma delas foi conseguir os preços no Uruguai e no Paraguai. Eles não estão inscritos nos sites das empresas naqueles países. Por isso, tivemos de optar por um outro país que também recebe carros brasileiros, o Chile. O que importa, no entanto, é que estamos de volta. E conservamos a mesma pergunta: por que pagamos tanto a mais pelos automóveis, mesmo por aqueles que nós mesmos fabricamos?

Já visitamos dois países nessa jornada em busca de uma explicação. No México, o WebMotors encontrou uma Chevrolet Montana, conhecida por lá como Tornado, a pouco mais de R$ 20 mil. Por aqui, ela, na época da reportagem, começava em R$ 45 mil...

Na Argentina, segundo país que visitamos, encontramos outros exemplos de deixar qualquer um de cabelos em pé. Um VW Gol G4, por exemplo, é vendido por aqui a R$ 25,3 mil. Com motor 1-litro, é lógico. Na Argentina, o mesmo Gol é vendido como Gol Power, mas com motor 1,6-litro e uma longa lista de equipamentos: ar, direção, vidros, retrovisores e travas elétricos, toca-CD com MP3 e entrada USB, rodas de liga-leve de aro 15", dois airbags, faróis de neblina e alarme. Com esse pacote, o carro custa 40,92 mil pesos. Convertendo isso para reais, dá R$ 21.241...

O leitor poderá dizer que isso acontece porque o Brasil tem acordo de livre comércio com esses dois países, o que eliminaria os impostos, mas e no Chile, que não tem nenhum acordo com o Brasil? Quanto custaria um carro feito aqui na Cordilheira dos Andes? Nosso clima pode ser mais ameno do que o chileno, mas nossos preços é que são de arrepiar.

O novo VW Gol, por aqui, é vendido a R$ 27,57 mil. Sem rodas de liga leve, sem ar-condicionado, sem nada. Só o motor 1-litro. No Chile, o mesmo Gol, feito exclusivamente no Brasil, só é vendido na versão Power. Ela inclui motor 1,6-litro, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e trava elétrica. Custa 5,99 milhões de pesos chilenos, o que, ao câmbio de hoje, dá R$ 21,8 mil. O mesmo carro, no Brasil, custa R$ 33,73 mil.

Se você equipar o Gol Power do Chile com rodas de liga-leve de aro 15”e ar-condicionado, ele sai por 7,09 milhões de pesos, o que daria R$ 25,8 mil. No Brasil, com o mesmo nível de equipamentos, o Gol não custa menos de R$ 38.635.

Que tal mudar de marca e consultar quanto custaria um Fiat Palio na terra de Pablo Neruda? Por lá, o Novo Palio, ainda com os faróis antigos, custa 5,55 milhões de pesos, algo como R$ 20,2 mil. Com motor 1,4-litro, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos. No Brasil, o Palio 1-litro, só com direção hidráulica de série, começa em R$ 28,79 mil. O 1,4-litro parte de R$ 33,11 mil. Equipado como o modelo chileno, ele chega a R$ 34.141. São pouco mais de R$ 14 mil de diferença.

A linha Chevrolet no Chile é muito diferente da brasileira. Aparentemente, naquele país só são vendidos dois produtos feitos por aqui, a Chevrolet S10 e a Montana. No Chile, a picape derivada do Corsa é vendida em duas versões, ambas com motor 1,8-litro: a mais básica, que custa 6.711.600 pesos (R$ 24,43 mil) e a Sport, que sai por 7.794.500 pesos (R$ 28.371). A versão Sport tem os mesmíssimos itens que a Montana Sport vendida no Brasil. Só que, aqui, ela custa R$ 45.086. Em outras palavras, você paga R$ 16.715 a mais do que um chileno para ter o mesmo carro, feito no Brasil.

Passemos à Ford, mais especificamente ao brasileiríssimo EcoSport. Por aqui, ele é vendido, na versão XLT com motor 1,6-litro, a R$ 58.745. A mesma versão, com os mesmos equipamentos (inclusive dois airbags dianteiros), sai no Chile por 9,49 milhões de pesos. Isso dá, em reais, a bagatela de R$ 34.543, ou R$ 24.202 a mais. Sem frete pelos Andes...

Por fim, vale conferir um campeão da relação custo/benefício, o Renault Logan. Em sua versão mais cara, a Dynamique, com motor 1,6-litro 16V, ele é vendido no Chile a 6,99 milhões de pesos, ou R$ 25.442. Essa versão é mais equipada do que a Privilège, a mais completa à venda no Brasil, por trazer também ABS, item que não está à disposição nem como opcional para os brasileiros que fabricam o carro. Mesmo mais pelada, a versão Privilège, nacional, custa R$ 43,59 mil. São R$ 18.148 a mais. Por menos.

Fiquemos apenas nestes exemplos. Sempre haverá quem diga que o Chile é um país que cobra pouquíssimos impostos, o que o igualaria a países com acordo automotivo com o Brasil. Mas, cá entre nós, há custos de transporte e também impostos que incidem sobre nossos produtos até que eles cheguem a consumidores de outros países. Ainda assim, eles pagam menos do que os brasileiros pelos mesmos produtos, quando não por veículos mais completos.

É contra isso que se instituiu, em maio, o Dia da Liberdade de Impostos. Ainda que eles sejam realmente nocivos e atrapalhem os preços, eles não devem ser a única explicação para o problema.

Segundo uma coluna do jornalista Joel Leite, a margem de lucro das fábricas é três vezes maior no Brasil. Se os brasileiros conseguissem distinguir o que é preço e o que é imposto, como os norte-americanos, a resposta seria mais simples. Complicada ou não, é a ela que pretendemos responder ao final dessa série.

México
http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=42231

Argentina
http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=42291






Last edited by SigSnake; 08-07-09 at 10:57..
SigSnake is offline   Reply With Quote
LoNGo
Trooper
 

08-07-09, 11:06 #2
eh foda cara, da raiva...
Na França um 206 zero, 1.6 diesel, com dh, ar e vidro, e airbag ,sai por 10k € o que da uns 28k R$
vai ver no br qto custa =/

e meu brother compro um scort perua 96 diesel, td bem q tava meio podre, mas pagou 800€, 2400 reais... completinho o carro
por 2400 no brasil da pra compra o que? um carro noMAXIMO fabricado em 1990

LoNGo is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
08-07-09, 11:30 #3
Esse lance do IPI o preço é jogado pra baixo, mas ainda falta muito, mas muito mesmo para chegar em um preço como dos nossos paises vizinhos.

E se por exemplo eu for para o Chile/Argentina e comprar um carro por lá? Emplacar por lá e vim para o Brasil com meu carrinho?

O que aconteceria? Tem impostos?

Vou pesquisar no Google, mas quis lançar a questão por aqui.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
08-07-09, 11:54 #4
Heuahahe vc ia pagar mais imposto ainda shellder.... Além do que pra ter documentação de carro lá fora vc precisa ser cidadão desse país.

É ridículo, por essas e outras decidi não comprar carro 0km por um BOM TEMPO só pra fazer essas montadoras de merda sentirem o golpe e diminuírem essa margem, além, claro, do governo aliviar a carga tributária.

tdf is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

08-07-09, 12:33 #5

Buwem is offline   Reply With Quote
look
Trooper
 

08-07-09, 15:16 #6
negócio é abaixar o preço dos carros e subir o do combustível.

daí fica na mesma.

look is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
08-07-09, 15:37 #7
Quote:
Postado por LoNGo Mostrar Post
eh foda cara, da raiva...
Na França um 206 zero, 1.6 diesel, com dh, ar e vidro, e airbag ,sai por 10k € o que da uns 28k R$
vai ver no br qto custa =/

e meu brother compro um scort perua 96 diesel, td bem q tava meio podre, mas pagou 800€, 2400 reais... completinho o carro
por 2400 no brasil da pra compra o que? um carro noMAXIMO fabricado em 1990
1990?
por 2400 tu nao pega nem brasilia auheuae

serjaum is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
08-07-09, 17:32 #8
negócio é esperar a possibilidade e fazer download do carro diretao do tio torrent

o ruim é que mta gente vai ter a mesma chave :/

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

08-07-09, 19:30 #9
negocio eh ir lah comprar as pecas trazer pra k e montar na garangem

roadster is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

08-07-09, 19:38 #10
na australia o novo Mitsubishi Lancer, motor 2.0 custava 19.900 AUD, oq significa, sei la, uns 30k reais

preco do carro novo do Luciano rs

 

rockafeller is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

08-07-09, 20:07 #11
Por isso eu não gasto meu dinheiro com carro nem a pau. Prefiro andar com carro velho e gastar melhor em coisas mais importantes. Azar de quem paga 25k em carro 1.0... Dependesse da minha demanda, esses carros encalhavam todos nas lojas.

Eon is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

08-07-09, 20:31 #12
Ñ tem nd a ver esse negócio de cap em sp e bla bla bla
Se ñ ta feliz faz passeata ai mesmo

BRASILEIRO TODOS EM GERAL MESMO
É td acomodado,
Uma pq cada um cuida de sua vida e q seja feliz
Outra pq politicos são praticamente bandidos q mandam matar se vc for muito a fundo nas merdas
Outra q a policia corta as asas de quem faz manifestação

Dai quem q sai pra rua pra apanhar?

SsjGohan is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

08-07-09, 20:38 #13
Nós reclamamos do preço do carro e os japoneses reclamam do preço do imóvel.. E aí?

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

08-07-09, 20:41 #14
E aí que o problema deles é superlotação, o nosso é imposto.

E imposto é algo muito mais filho da puta e que dá mais raiva. Porque não é algo de mercado, mas sim o governo te roubando (literalmente, já que não há retorno).

Se colocassem impostos ditos normais o preço dos carros (e das demais coisas) despencaria no Brasil. Já no Japão eles tem que construir mais ilhas artificiais hauehaueh

Baron is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
09-07-09, 09:24 #15
chove la fora e aqui faz tanto frio
me da vontade de saber
aonde esta vc?
me telefona
me chama, me chama, me chama
vai, sigao
me chama

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 03:42.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.