Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
Default [Ajuda] DS jurídica - Violência contra criança

02-05-05, 00:22 #1
Amegos DS que cursam direito me ajudem:

Os profissionais da saúde são obrigados a notificar maus-tratos cometidos contra crianças e adolescentes. Caso o médico não notifique, qual seria a pena para ele?

E se o médico denunciar um caso de mau-trato sendo que não houve, qual a pena(calúnia? difamação? dano moral?)?





leiden is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
02-05-05, 07:33 #2
Explique o caso concreto com detalhes pra facilitar.

PIT BULL is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-05-05, 07:47 #3
Assim, como o PIT BULL falou, sem saber o caso concreto é difícil opinar.

Mas, em princípio, se a pessoa conhece a situação (de maus tratos) e não toma as providências (notificar a autoridade competente), pode ser punida, como cúmplice (omissão), pelo crime praticado. Mas isso depende de cada caso.

Se o médico (ou qualquer pessoa) imputa falsamente a alguém uma conduta definida como crime, comete crime de calúnia (CP, art. 138).

[]'s
NiGhTWolF

night is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
02-05-05, 11:31 #4
1-) Por exemplo se estou atendendo uma criança e eu suspeito que a mãe está maltratando-a, nessa suspeita já me cabe notificar a autoridade. Nesse caso se eu não notifico, então seria omissão minha? Qual seria a pena para isso?(prisão, multa?)
Deixando claro que eu suspeito que haja maus-tratos(negligência) e não sendo um caso de imperícia.

2-) Nesse mesmo caso, se a suspeita é infundada, ou seja a criança não é maltratada, e a mãe resolve me processar, seria por danos morais? Qual a pena?

Não sei se ajuda mas a lei que exige notificação compulsória é:
"LEI FEDERAL 8.069/90"
Espero que tenha esclarecido, se não, digam para mim o que necessitam saber.

leiden is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
02-05-05, 11:42 #5
Cúmplice! Assim pelo que você colocou ai... é isto!

Dano moral?! Difamação?! Nem... eheheh acho que as bolas não tem nada com as calças, afinal, tudo que é suspeito merece investigação!

Sabbath is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
02-05-05, 11:46 #6
Se por exemplo, você for a um clínico as vezes até para fazer exame de admissão em um emprego, e por exemplo ele pedir para você tirar a camiseta, e visivelmente uma "ceratose" (tipo cancêr de pele), e na recomendação médica ele não aconselhar a pelo menos "olhar direitinho" isto, o bixo pode pegar pro lado dele caso haja alguma complicação!

Sabbath is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

02-05-05, 11:58 #7
pergunta pra criança, ué... simples.
hehehe
se vc ver alguma marca, pergunte como ela fez isso, e tal... ou ela vai falar a verdade, ou vai inventar uma desculpa ridicula, e vc vai flagrar q ela tá mentindo...
dai vc vai no ministerio publico e faz uma queixa, pede pros caras investigarem direitinho e tal...
acho dificil a mãe te processar...
basta vc ir na humildade, dizendo q SUSPEITA q a mãe esteja maltratando o muleque, etc
pelo fato de vc ser medico, vc tem credibilidade, e mesmo se vc tiver enganado, pelo menos vc agiu de boa fé.

... is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
02-05-05, 12:19 #8
Sim, nos casos de violência física é mais fácil, porém existem maus-tratos psicológicos e negligência que são coisas subjetivas. Você está acusando a mãe, fazendo uma denúncia.
Se eu fosse um pai acusado de maus-tratos, sendo que sou inocente, claro que processaria o médico.

leiden is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

02-05-05, 12:36 #9
ahh maus tratos psicológicos ja é meio complicado...
dai fica foda mesmo.
pq vc nunca conseguirá provar nada.

... is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
02-05-05, 12:43 #10
CONSELHO TUTELAR

O lance é você fazer uma notificação ao Conselho Tutelar. Aqui na minha cidade tem, e eles depois farão visitas 'surpresa' à casa da criança. Pelo que me consta, você nem precisaria se identificar.

Você pode pedir informações nestes lugares sobre como agir, contar o que está havendo e tal. Não havendo Conselho Tutelar, a melhor pessoa a quem você DEVE pedir orientação é o Sr. Promotor de Justiça do seu município.

Tudo se torna muito mais severo pelo fato de você ser médico --- você tem a obrigação de agir.

Tô sem tempo pra entrar em detalhes, mas para o seu próprio bem, mexa-se.

PIT BULL is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
02-05-05, 13:07 #11
O que eu quero saber é:

1-) se eu não notificar - em qual delito me enquadraria e qual seria minha pena?

2-) se eu notificar e não houver maus-tratos. poderia ser enquadrado em qual artigo e qual a pena?

leiden is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
02-05-05, 13:15 #12
Se você não notificar, e por exemplo, essa criança morrer por espancamento e alguém souber que você sabia e não fez nada, você poderá responder desde Omissão de Socorro até por Homicídio Culposo (por negligência) inclusive cumulativamente falando... tudo depende 'de onde e porque' você está atendendo está criança. É em uma escola, por exemplo?

Se você efetuar uma notificação ao Conselho Tutelar pedindo a 'averiguação' de um suposto mau-trato, e verificar-se depois que isso não houve, não acarretará problema algum. É mera 'verificação' e quem fez foi o Conselho Tutelar, senão o Promotor. Você nem aparecerá.


Last edited by PIT BULL; 02-05-05 at 13:19..
PIT BULL is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
02-05-05, 13:23 #13
Aaaah! Lembre-se! A criança tem mãe, logicamente tem pai e muitas vezes o pai não sabe do que está se passando. Seguindo pelo exemplo, se um filho meu for maltratado pela mãe e um médico souber e não me contar ou, na pior das hipóteses, não procurar ajudar meu filho, ele seria o segunda pessoa a levar bala. Primeiro a mãe.

PIT BULL is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

02-05-05, 13:32 #14
vai na fé japa, pois vc eventualmente terá problemas apenas se ficar inerte.
se agir de boa fé, nada acontecerá.
mesmo porque vc nem conhece os pais da criança direito, e não ganharia nada mentindo sobre eles, logo, o que vc alegar é presumivelmente verdadeiro, e de boa fé.

... is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
02-05-05, 16:49 #15
Eu só darei um seminário sobre o assunto e queria exemplificar com as penas para forçar os alunos a realmente notificar quando algo do tipo acontecer.
Obrigado pessoal!

leiden is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:37.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.