Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
ds
Trooper
 

Default Entra ai gente, o assunto é grana pra receber do plano bresser

28-05-07, 07:32 #1
Ó galera não sei dar todos os detalhes, acontece que na decada de 80
o governo deu uma ferrada na conta bancaria do povo e agora depois de
mais de 20 anos ta aparecendo a devolução da grana pra quem foi lesado
com o plano bresser

Aqui em casa os velhos tinham conta no banco NACIONAL (o do senna lembra?)
esse banco virou o UNIBANCO mas mesmo depois de 20 anos eles ainda
tem o saldo dessa conta do plano bresser.

Então o que voce precisa fazer e pegar o CPF do seu velho ver em qual
banco ele tinha conta nessa epoca, descobrir se for o caso qual banco virou
e ir la numa das mesas e pedir pra puxar o saldo do plano bresser.
Mesmo se o titular da conta morreu sendo filho ou parente voce pode
correr atras


Vi na tv agora que o prazo pra recorrer dessa lezada do plano bresser
vai até proxima quinta feira.

Em quote vai um texto do site www.idec.org.br que ta dando uma
acessoria nesse caso

FLW

Quote:
Plano Bresser: Idec responde as dúvidas mais freqüentes

Em virtude da enorme procura por informações sobre as perdas das cadernetas de poupança referentes ao Plano Bresser, o Idec informa que já entrou com as ações civis públicas (que beneficiam todos os poupadores) contra os bancos Nossa Caixa Nosso Banco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Unibanco (Bandeirantes) ABN Amro (Real, Sudameris, América do Sul), Bradesco (BCN [Alvorada], Mercantil e Finasa).

O objetivo deste informe é tentar responder as dúvidas mais comuns dos consumidores que têm nos procurado e evitar que as pessoas interessadas em colher informações sofram o desconforto de enfrentar longas filas e esperas.

1) Quem tem direito a reaver as perdas do Plano Bresser?
Atualmente, a justiça reconhece o direito do poupador que mantinha, em junho de 1987, saldo em caderneta de poupança com aniversário na primeira quinzena do mês.

2) Como saber qual é o aniversário da minha conta?
Você deve verificar no extrato da sua poupança a data de entrada dos rendimentos ou verificar a data de abertura da conta no banco.

3) Como faço para saber quanto tenho que receber?
Deve-se multiplicar o saldo da poupança de junho para julho de 1987 (em cruzados) por 0,030292, que se refere ao percentual devido e o índice acumulado de correção até maio/2007, atualizado em Reais. Ao resultado deverão ser somados, ainda, os juros de mora, cujo valor depende de decisão da Justiça (veja exemplo).

4) Quais são as opções que o poupador tem para recuperar esse dinheiro?
O consumidor lesado pelo Plano Bresser tem três alternativas:

A. Entrar no Juizado Especial Cível, válido para aqueles que devem recuperar até 40 salários mínimos. Nos casos das pessoas que tinham conta poupança em bancos federais (como a Caixa Econômica Federal) o limite é de até 60 salários mínimos;

B. Entrar com a ação individual por meio de advogado particular;

C. Aguardar o resultado das ações civis públicas do Idec que, no caso de serem vitoriosas, devem beneficiar todos os poupadores (independente de serem associados ou não).

5) E o prazo de 31/05/07, o quê significa?
É o prazo final definido pela justiça para aquelas pessoas que queiram reivindicar os seus direitos por meio de ações individuais - seja através do Juizado Especial Cível ou por advogados particulares.

6) O que o Idec está fazendo?
O Idec entrou na justiça com oito ações civis públicas contra os bancos citados acima, com a finalidade de beneficiar todos os poupadores lesados (independente de serem associados ou não). O Idec não ajuizará nenhuma ação individual para qualquer consumidor, associado ou não.

7) O que é uma ação civil pública?
É uma ação que não se limita a um grupo determinado de pessoas, visa beneficiar todos os poupadores do Brasil. Se o resultado da ação do Idec for favorável, todas as pessoas que tinham poupanças na época poderão se beneficiar. A única possibilidade disso não acontecer é se o juiz restringir o alcance da ação a um público específico, como por exemplo, os poupadores do estado de São Paulo.

8) Eu preciso me associar caso queira me beneficiar da ação do Idec?
Não. Caso o resultado seja favorável, todos os poupadores poderão se beneficiar com a ação do Idec.

9) O que o Idec fará se o resultado da ação civil pública for favorável?
A partir dessa decisão será iniciada a fase de execução, ou seja, o momento em que deve ser recuperado o dinheiro. Na fase de execução o Idec só poderá representar na justiça os seus associados, mas os não associados podem aproveitar o resultado obtido pelo Idec e contratar advogados particulares.

10) Se sou associado, o que eu tenho que fazer para ser beneficiado pela ação do Idec e participar, no futuro, de uma execução promovida pelo instituto?
Neste momento, não há providências a serem tomadas pelos associados que tenham interesse em participar da ação através do Idec. É preciso aguardar o momento em que os extratos serão pedidos (por meio da Revista do Idec, do site e dos boletins).

O Idec continuará, dentro de suas possibilidades, atendendo e informando todos os interessados que o procurarem, mesmo após o dia 31/05/07.

11) Posso entrar com uma ação individual e esperar a ação do Idec?
Não. Caso a ação individual tenha decisão desfavorável, você não poderá se beneficiar de eventual sentença favorável obtida na ação do Idec, pois isso é proibido pela legislação brasileira.

12) Qual o primeiro passo caso queria ingressar com ação individual?
Você deve solicitar junto aos bancos os extratos dos meses de junho e julho de 1987.

13) Por que eu tenho que pedir os extratos ao banco?
Somente de posse de seu extrato você poderá fazer os cálculos e saber o valor que tem direito a receber, hoje, em reais. Além disso, os extratos são os documentos que comprovarão as perdas perante a justiça.

O poupador que não guardou os extratos do período deve solicitá-los por escrito à agência onde mantinha conta-poupança ou, caso não exista mais, a qualquer agência do banco correspondente.

Caso o consumidor não se lembre mais dos números das contas, deve solicitá-los através do CPF - Cadastros de Pessoas Físicas do titular da conta.

Se o titular da conta-poupança for falecido, a solicitação deve ser feita pelo cônjuge, inventariante, herdeiro ou espólio. Se o requerente for co-titular da conta-poupança, é necessário solicitar ao banco declaração de co-titularidade.

O Idec tomou conhecimento da dificuldade (demora ou negativa) de fornecimento de extrato por parte de algumas instituições financeiras. Saiba que é dever do banco lhe fornecer os extratos, com base no direito básico à informação, resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor. Leve a dificuldade, também, ao conhecimento do Banco Central, para registro de reclamação contra a instituição financeira.

14) Caso queira me beneficiar das ações civis públicas, preciso ter os extratos até 31/05?
Não, nesse caso o prazo não importa. Mas é importante que os poupadores solicitem aos bancos os extratos de suas contas e mantenham esses documentos bem guardados. Eles podem ser utilizados futuramente, na fase de execução.





ds is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
28-05-07, 09:01 #2
então, minha mãeta mexendo com a papelada pra resgatar tb... parece q tem uma grana legal para receber.

hardz is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
28-05-07, 09:16 #3
ok hardz
btw, ótimo topic ganso :***

didz is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

28-05-07, 10:03 #4
já entrei contra o itau faz uns 6 meses
To junto com um monte de gente dai vo recebe td junto daki a pouco
Eu tinha uma poupança
Acho q tinha uns 2/3 anos
Mas meu pai tinha uma boa poupança da vai ser rlz

SsjGohan is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
28-05-07, 10:13 #5
entao, as da minha mãe são no Bradesco, umas 14 cadernetas de poupança... eu assutei quando ela falou, mas parece que aquela época a poupança rendia pra kct, então a galera ia abrindo cadernetas sempre que ia guardar uma grana.

hardz is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

28-05-07, 10:40 #6
la vem o hardz...

Demé is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
28-05-07, 11:05 #7
sério Sey4
era uma putaria brava, ela me disse que guardou mta grana na época, penhorava as jóias, ae com a grana colocava na poupança, rendia um absurdo, dava pra pagar os juros das jóias penhoradas e ainda sobrava uma quantia legal pra guardar.

muita gente fazia isso, eu era mto novo, mas os oldschools ae (Jeep, Trovao) sabem do que estou falando.

hardz is offline   Reply With Quote
3460
Trooper
 

28-05-07, 11:10 #8
nossa.. ainda bem que eles não esqueceram de nós.. e não morreu o assunto, digo nós pq eramos crianças naquela época e nossos pais muitas vezes fazia poupança ou algo semelhante pensando no futuro e o governo vem e ferra..

3460 is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
28-05-07, 11:12 #9
vou falar com meu pai sobre

chrysler is offline   Reply With Quote
[SKAN]
Trooper
 

28-05-07, 12:19 #10

[SKAN] is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

28-05-07, 12:40 #11
comum essa de muitas cadernetas de uma pessoa só... exatamente como o hardz explicou!

o que precisa pra entrar com essa ação sao os extratos da poupança na época dos planos economicos
o plano bresser tá sendo mais divulgado pq prescreve agora, a data limite pra entrar na justiça com a ação é 11 de junho...

só que tem outros planos economicos que fizeram as mesmas cagadas na caderneta de poupança daquela época: plano verão e plano collor...

basicamente, em exemplo grosseiro pra vcs entenderem, deveriam ter corrigido a poupança em 30%, mas só corrigiram 5%...
essa diferença variou de plano bresser pra plano verão, etc... mas tem uma diferença boa pra receber ae!

é coisa demorada, de alguns anos pra frente ae... mas vale a pena né
tá perdido mesmo!!!

lá no escritório nem se cobra pra entrar com essa ação... deixa pra cobrar só na hora que vc receber o dinheiro... em compensação a gente tira 30%, e nao apenas 20% como é mais comum... hehe

mas é isso ae... se liguem nessa do bresser que tá prescrevendo agora, mas nao
esqueçam que vcs tbem tem direito ao plano verão (89) e o plano collor (90)...

esses ainda tem mais uns anos antes de prescrever, por isso nao tá sendo tão divulgado pela mídia

mesmo assim a previsão é de que o total de causas dessas ações cheguem a mais de 3 trilhoes de reais... os bancos vao ficar loucos!

[KQ]'s
Quakiller

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

28-05-07, 12:57 #12
mas segundo esse trem do idec nao precisa fazer nada q ta garantido se eles ganharem?

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

28-05-07, 19:52 #13
Qto tempo leva pro banco fornecer o extrato? Pq o tempo pra prescrever está terminando =[

Inquisitor is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

28-05-07, 20:36 #14
Os bancos não irão ficar loucos.. até pq o dinheiro ja foi repassado pra eles... e a obrigação deles era ja depositar pra quem tem o direito.. mas como são um bando de fdps, eles ficam na miuda pq mta gente vai deixar de recorrer e o dinheiro irá ficar pro banco.

por mais divulgado que esteja sendo, ainda está pouco.. umas 3 semanas atras, estava saindo isso direto..e o pessoal da casa da minha vó por parte de mãe não sabiam, se não fosse eu, teriam perdido uma boa chance de receber uma grana BOA.

Master is offline   Reply With Quote
Master
Trooper
 

28-05-07, 20:38 #15
Inquisitor, depende do banco.. mas você pode entrar com um "protocolo" algo assim.. esqueci o nome do negocio.. o quakiller deve saber do q eu to falando..


vc vai la, a gerente diz q vai demorar um mes .. dai tu entra com baguio la mostrando que ja foi pedido na epoca X antes de acabar. Isso vale a mesma coisa em termos de entrar com a ação..

mas como nao sei o nome das paradas direito fica dificil explicar.

Master is offline   Reply With Quote
hardz
Unbreakable
 

PSN ID: hardwarez
28-05-07, 21:25 #16
dica: coloquem advogado no meio, porque os bancos são tão fdps, que ficam arrumando enrosco pra vc perder tempo!

hardz is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

28-05-07, 22:47 #17
seguinte...
os bancos criam obstáculos só pra atrapalhar a vida dos clientes... óbvio que eles deveriam imprimir a porra do extrato e entregar logo, basta consultar no sistema deles que eles vão ver que vcs tem direito... afinal, tem agencia contratando centenas de novos funcionários só por conta disso, então é ridículo eles demorarem mais de 30 dias pra fornecer os extratos..

de qualquer forma, o protocolo ou qualquer outro comprovante de que eles receberam o seu requerimento é válido.... depois que chegar os extratos vc leva no escritório que vc contratou!

[KQ]'s
Quakiller

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

29-05-07, 01:05 #18
Por exemplo quak, se eu fosse em um outro banco amanhã pegar saldo do plano bresser
e la me disserem que demora 20 dias pra emitir o saldo o que ja passa do prazo pra dar entrada com advogado.

Ja daria pra pedir um protocolo desse meu requerimento e dar entrada com o advogado?

ds is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

29-05-07, 06:56 #19
Quote:
Postado por ds
Por exemplo quak, se eu fosse em um outro banco amanhã pegar saldo do plano bresser
e la me disserem que demora 20 dias pra emitir o saldo o que ja passa do prazo pra dar entrada com advogado.

Ja daria pra pedir um protocolo desse meu requerimento e dar entrada com o advogado?
(2)

Inquisitor is offline   Reply With Quote
gori
Trooper
 

29-05-07, 20:35 #20
o Unibanco comprou o nacional e mais uns 30948 bancos :]

gori is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:44.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.