Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
urtigaum
Trooper
 

Default Nasa lança satélite de observação dos oceanos

10-06-11, 22:15 #1
"Criado com a participação do Brasil e da Argentina satélite vai estudar a relação das mudanças na salinidade do mar com o clima"

fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/cienc...020890737.html





urtigaum is offline   Reply With Quote
Calliban
Trooper
 

10-06-11, 22:23 #2
Na teoria o sensor de umidade é brasileiro, mas bem na teoria. Não sei se temos real participação nisso, tirando receber processar os dados, já que temos mais infra-estrutura que o CONAE.

Calliban is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
11-06-11, 00:39 #3
pensei nisso tbm, Calliban...

tipo, q tipo de sensor teria uma banda especialmente para detecção de salinidade?

isso ja da pra pegar pelo Spot, certo?

Zigfried is offline   Reply With Quote
Calliban
Trooper
 

11-06-11, 01:23 #4
Pra pegar salinidade, acho que estaria na casa de 1400 MHz com +-30MHz pra variação.
O sensor é bem grosseiramente um radar, ele emite energia e mede o quanto foi refletida pela água, e com isso calcula o quanto de sal tem lá.

Vale lembrar que o oceano não é uma massa de água uniformemente salgada, é só lembrar que água fervendo dissolve bem mais sal que água fria (química do colegial).

Agora, o Spot acho que trabalha mais com freqüências na faixa do espectro visível, apesar de ter outros instrumentos. Não lembro se ele tem radar com freqüência nessa casa, mas a luz visível é mais na casa dos 400-800 Tera Hertz, é bem mais energético. Posso dar uma procurada aqui se for o caso

Calliban is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

11-06-11, 01:36 #5
putz entrei em forum errado

ShadoW is offline   Reply With Quote
urtigaum
Trooper
 

11-06-11, 01:40 #6
Pois é...concordo com Calliban..que eu saiba Spot funciona como sensor passivo na faixa do visível, ou seja, ele não emite nenhum sinal, apenas recebe toda radiaçao que chega da Terra...Diferente desse que tá subindo, que funciona realmente como um radar...estou viajando???

urtigaum is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

11-06-11, 01:40 #7
O INPE tem bastante desenvolvimento de software pra operações com satélite, não? Tem algum núcleo de desenvolvimento de hardware nele?

Zedd is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
11-06-11, 02:33 #8
simsim,, a finalidade do spot é mto mais pro espectro visivel e talz.. mas acho que vi alguma cosia dele funcionar como radar tbm...

enfim...


até msm pq essa nao é bem a minha área.. eu até mexo com sensoriamento, mas é mais voltado para erosao de solos e talz...

Zigfried is offline   Reply With Quote
Calliban
Trooper
 

11-06-11, 11:28 #9
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
O INPE tem bastante desenvolvimento de software pra operações com satélite, não? Tem algum núcleo de desenvolvimento de hardware nele?
Sim, tem sim.
Desenvolvemos muito Software lá, mas fica no INPE o LIT, laboratório de integração de testes (que alias, é um dos prédios mais bacanas do Brasil, você tem a impressão de que está num centro de pesquisa de filmes), que é onde também testam muito hardware para satélite.

O problema é que para testar um satélite custa o mesmo que construir um, e o governo federal adora cortar orçamento da ciência (pra ter idéia dos cortes, o INPE fechou o restaurante interno), então acaba que 90% do que o pessoal faz é simulação para não gastar dinheiro quebrando equipamento. Perto do INPE, e também parte do CTA, tem o IEAV, que também faz esse tipo de trabalho de construção, além de todo o núcleo do ITA e da EMBRAER (mas ai é na parte de aviação) que também ficam lá dentro.

Calliban is offline   Reply With Quote
Calliban
Trooper
 

11-06-11, 12:07 #10
A título de nada, estou brincando de fazer um aplicativo de realidade aumentada para celular e pda que coloca no céu as leituras de radar/satélite/sensores meteorológicos quando você filma pra cima, usando GPS e giroscópio mas por hora só pra iPhone e Maemo, não tenho como testar em Android.
Ai vou tentar convencer o pessoal que isso é importante e tentar fundar a pesquisa hehe

Calliban is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 16:48.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.