Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
Default [DS Músicos] Teclado MIDI

22-06-11, 22:12 #1
Um tempo atrás eu tava aprendendo a tocar teclado/piano, meu objetivo era apenas hobby, para tocar desde música clássica até acompanhar algumas músicas mais hard, tipo Dream Theater, bom, bandas de metal/progressivo que curto.

Na época eu tava sem tempo algum, nem pra respirar, dae parei as aulas. Mas tem um tempo já que quero voltar a aprender. Quando fazia aula, eu tinha um teclado desses bem tosco (não era esses lixos de Cassio, nem sei o modelo), mas de tanto tempo parado ele estragou e não tem concerto.

Fui ver os preços dos teclados com sensibilidade, e tá uma nota, só que não to afim de pagar essa grana toda e daqui 6 meses descobrir que sou um merda e já perdi qualquer habilidade de aprender coisas novas e morrer com um instrumento caro.

Esses dias vi um video de um cara usando um teclado ligado no PC, ele não tinha nenhum tipo de controle, era um teclado só com teclas, devia ter só umas 4 oitavas e o pc que controlava tudo, o som, os efeitos e tal.

Depois de toda essa introdução, vai a pergunta, se algum darknerd conhece/usou/tem conhecimento deste tipo de teclado, ou que conheça algum teclado barato apenas para estudo.

Bom, nunca vi nenhum tópico de tecladistas/pianistas aqui, nem sei se tem algum, mas numa dessa deve ter.

Talvez teclado seja uma coisa que passou da época, com tanta ênfase hoje em dia na guitarra, e sinceramente (e eu toco guitarra), qualquer zé ruela consegue tirar um som mais ou menos na guitarra, basta ter um pedal e dois dedos pra fazer power chords





Azarael is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

23-06-11, 00:03 #2
Quote:
Postado por Azarael Mostrar Post
Esses dias vi um video de um cara usando um teclado ligado no PC
Isso se chama controller, é um teclado que serve apenas para disparar timbres gerados no computador. O setup típico de quem usa controller é um teclado e um notebook cheio de bibliotecas de timbres extremamente detalhados. Um controller não é nada sem essas bibliotecas, então não adianta nada comprar um se você não souber onde encontrar timbres legais e como disparados devidamente usando seu note, usando os programas certos para isso.

Se por outro lado você quer algo mais simples que não dependa de um computador, então você deveria pensar em um sintetizador ou piano digital. Não existe sintetizador barato, mas controladores você vai encontrar em todos os níveis de preço.

Eon is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

23-06-11, 00:28 #3
Compra um controlador e aprende a usar um desses softwares de criação musical e contro-le os com ele.

Fruity Loops, Cubase, Cakewalk, etc.

É justamente por isso que eles se chamam 'controladores', acredito.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM

Abraço.

Gerson is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
24-06-11, 10:07 #4
Eu to ligado desses controladores, usei os 3 que o Gerson comentei, mais alguns.

Uma das razões é poder gravar também, é um saco fazer os arranjos no violão e depois transpassar pro teclado virtual.

Mas acho que não tem nada barato não :/

Azarael is offline   Reply With Quote
Calliban
Trooper
 

24-06-11, 10:48 #5
No Mac tem soluções mais parrudas se você usa controlador. Já com o sistema vem o Garageband, que permite você configurar seu controladorzinho como quiser, mesclando sons, efeitos, gravando tudo e depois editando facilmente. É a solução que os "músicos" de Youtube mais usam. Existem pacotes com samples extras, o oficial vem com mais de 30GB de sons para instrumento virtuais em qualidade pro (alias, quando você começa a usar, percebe que são usados em todo lugar), e dá pra baixar da internet uma quantidade mais grosseira ainda. O melhor é que qualquer idiota aprende a usar o programa em 2 minutos.

Se você tiver dinheiro ou um tapa-olho e perna-de-pau, dá pra arrumar o Logic Studio, que é a versão "hominho" do Garageband. Aceita todos os samples ainda, só que te dá um controle e um ferramental absurdo. Um dos melhores programas de lá é o MainStage, que é uma espécie de Setup digital, com direito a mesa de som e modelador de preset com amplificador e tudo mais... considerando a ignorancia do programa e o fato dele ser feito pra uso ao vivo, dá pra fazer o diabo facinho.

Mas, você quer mesmo porta MIDI? Não compensa pegar USB ou pelo menos adaptador MIDI/USB, ou você já tem equipamento pra ligar?

Alias, viajando completamente, o Garageband do iPad é fodastico para o que você planeja, ainda mais se puder esperar 6 meses pra comprar um por 1000 reais (NOT)

Calliban is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
24-06-11, 11:12 #6
Teclado MIDI foi força de hábito, já mexia com essas coisas antes do USB se popularizar e virar porta padrão, usava até joystic pela porta midi.

Foda que eu não uso mac, pra mim seria inviável comprar só pra praticar, talvez no futuro se meu negócio com composição for pra frente eu até compre, mas por enquanto é mais hobby mesmo.

Atualmente uso o Fruity Loops e o Cakewalk. Tem outros melhores, mas eu gosto de usar os dois por motivos de costume e teimosia, mas o melhor programa é o que você sabe usar

Azarael is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
dsmusicos

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:50.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.