Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
XtremE
death and taxes
 

Default [Aos ignorantes como eu] Deu merda no país e aí? O que eu faço agora pourra?

18-07-15, 01:08 #1
Sério, estou na mesma situação que provavelmente 99% do fórum, ganho meu cascalho mas posso ser demitido a qualquer momento, conforme o humor do meu chefe e a piora dos índices (todos) da economia que estão se descobrindo desde o começo do ano. Pra piorar, cenário político instável e, agora, uma teórica crise institucional entre os Poderes do Estado.

E aí, José? Run to the hills? Ficar na encolha no trab, esperando que o demitido não seja você? Produzir mais do que nunca? Dinheiro no colchão? Fugir do Brasil? Mudar pro interior? Largar essa vida de empregado (ou quase, como eu) e tentar um negócio próprio? Correr pro colo da mamãe? Largar os estudos e focar em algo que dê dinheiro?

Não queria abrir um poll disso pq acho discutíveis todas as frases que coloquei acima.

Das poucas coisas que tenho certeza atualmente é que nunca estivemos tão fodidos no Brasil, quem quer upgrade na carreira agora está ferrado por falta de perspectiva em mil áreas (se você não é um, parabéns), quem quer comprar algo agora paga caro pelo produto e pela garantia estendida, quem quer pedir algo agora vai tomar ferro, seja do chefe ou do banco, e mesmo quem tivesse dinheiro agora pra comprar um imóvel e construir uma vida nele tem que repensar a merda que pode estar fazendo, já que o mercado de imóveis está indo de mal a pior...

como é que fica o planejamento de vida da galera por aí? Todo mundo na boa? Seguindo a vida que nem vivíamos 14anosrlz? Ou fudeu pra geral? Ou nem tanto?

ps: por exemplo, conversando com minha mãe (nascida em 55) um tempo atrás, fiquei admirado como ela conseguiu por volta dos 20 e poucos anos e no meio da tal "década perdida" comprar um imóvel próprio com um pequeno comprometimento da renda mensal dela. Era coisa de outro mundo?

A sensação que eu tenho hoje é que a o valor econômico dos bens (móveis ou imóveis) está muito além de qualquer um que tenha 20-30 anos. Como se hoje fôssemos os adolescentes na "década perdida" de 70, mas nem eles deviam achar na época que poderiam ficar desempregados só por causa do cenário ruim.

E aí, Darkside?






Last edited by XtremE; 18-07-15 at 01:22..
XtremE is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
18-07-15, 01:23 #2
To na mesma
nao precisa nem ir mto longe
se eu tivesse nascido 10 anos antes, e tive 30 anos(idade q tenho hj) em 2005, se levar em conta o % da renda q eu poupo eu teria imovel proprio, carro do ano e o kct a 4

Tenho nada disso em 2015, e vejo q nem nos proximos 2-3 anos um imóvel é víavel.

Depressão mesmo.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

18-07-15, 01:29 #3
[MENTION=149]Sephiroth[/MENTION]; é isso exatamente. Tudo que eu já aprendi sobre economia e política não me explica o fato de nós estarmos hoje suando dobrado para comprar coisa ruim/não durável, pagar extra para ter assistência duvidosa, extra também para ter algum ensino de qualidade, mais extras ainda para consumir aquilo que nossos pais consumiam com muito maior tranquilidade na época deles... nada disso me é explicado financeiramente pois já vivi os dois lados da moeda (e da falta de moeda), pois estou fazendo já 32 anos...

"Que merda é essa que a gente tá vivendo" é o que eu me pergunto com cada vez mais frequência e eu particularmente não fico satisfeito com qualquer resposta medíocre do tipo "foda-se eu tenho dinheiro pra pagar então tudo está resolvido".

Eu tbm posso pagar hoje para ter muitos luxos que muitos aí não poderiam, admito, mas não sei até quando posso fazer isso nem porque eu deveria pagar tão caro para ter de volta tão pouco, o que me afeta no tempo que eu posso manter a qualidade de vida que eu venho mantendo.

Mas insisto, a qualidade de vida que tenho hoje não é nada perto do que nossos pais tiveram, mesmo em tempos de crise.

Quem tem opinião diversa a isso, p.f.v. se manifeste, posso ser uma besta de falar isso acima.


Last edited by XtremE; 18-07-15 at 01:35..
XtremE is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
18-07-15, 01:31 #4
Tópico promissor. Na mina visão, o ideal seria vazar do país por um tempo. Mas apenas com algo garantido lá fora... Pq não acho que a hora seja para se arriscar não...1

Chronos is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

18-07-15, 01:44 #5
Antes que alguém me esculhambe, já digo pra dar um exemplo claro bem idiota do que para na minha cabeça e que deve ser mesmo das antigas: quando eu penso em comprar um chinelo não penso se o fdp do chinelo tem duas tiras, três cores, se voa nem toca música, penso que aquela merda tem que grudar no meu pé e não derrapar, o que também deve se manter por razoável tempo usável.

Hoje tudo é uma merda e custa caro pra caralho, e aí? Compra o mais barato possível e escorrega? Compra o caro pra caralho? O mercado não é só pra quem vai comprar uma merda emborrachada dessas pra botar no pé e pensa só em não escorregar nem tomar choque, o mercado começou a vender uma fantasia de ser um chinelo lindo, da moda, não sei o que, já faz muito tempo.

Exemplo melhor ainda, já comprei camisa Hering por R$ 16,00, hoje deve custar R$100, mas foi só a perda de valor da moeda ou a perda de noção do vendedor da camisa? É o mesmo produto (ou pior hoje) e ainda assim alguém acha que pra vestir uma merda de camisa tem que pagar R$ 100.

Enquanto esse bando de babacas (vulgo eu e Você) continuarmos pagando o preço de R$ 100 por um pedaço de pano que nem trabalhado no detalhe foi, realmente fica ser quase nenhuma justificativa Você cobrar o mesmo valor para um servço como o de despachante.

XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

18-07-15, 01:45 #6
[MENTION=7061]Chronos[/MENTION]; e encontrar o que lá fora? As mesmas condições da tal "década perdida" do Brasil? Não sei mesmo o que valeria a pena.

XtremE is offline   Reply With Quote
Maia
Trooper
 

Steam ID: Sorella3
18-07-15, 18:19 #7
Cada um vê de um jeito eu acho... uma garota do meu trampo foi pedir aumento (merecido) e o chefe falou que a empresa está num momento de crise e a economia mal etc e n podera dar aumento agora.

No mesmo dia o chefe anuncia que vai passar 3 semanas em Madrid de férias, bjinho no ombro da amiga que pediu aumento.
Ele já viajou pra fora 2x esse ano, esta será a terceira vez.

Queria uma crise assim

Maia is offline   Reply With Quote
DlGuiga
Trooper
 

Steam ID: dlguiga
18-07-15, 18:30 #8

DlGuiga is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

18-07-15, 19:09 #9
Q tristeza, eu tava fazendo um post grande, mas meu HD tá indo pro pau e deu uma tela azul e perdi uns 10 paragrafos, vou ver se lembro de tudo:


Li num livro que a palavra crise em chines seria composta por duas palavras sendo uma delas isoladamente oportunidade. Tem aquele velho ditado: tem gente que chora e tem gente que vende lenço.

Acho que fundamental sempre é ter noção dos seus gastos. Nunca gastar toda a renda. Sempre ter em mente que uma demissão pode ocorrer ( ou uma crise pros autônomos ) e vc pode ter que se manter uns meses sem emprego.

E se possível ter mais de uma fonte de renda.

Pela minha profissão e por não ser muito consumista eu consigo fazer ambos. Metade da semana sou autônomo e outra metade trabalho terceirizado em uma empresa. Com qualquer um dos dois ganhos eu mantenho minhas contas básicas em ordem. Vou ter que parar de viajar e comprar cerveja importada, mas não vou passar fome.

Mas tb sou sensato. Enquanto colegas meus andam de BMW e mercedes, eu ando de tiida fora de linha...

Quem é precavido assim, ganha até em crise. Eu to adorando a queda do preço dos imóveis. Daqui uns meses devo comprar algum. Se a crise automobilistica baixar os preços bem, troco de carro tb. Tudo com bons descontos pq um carro posso pagar a vista e com renda alta em tempos de crise consigo aprovação pra financiamentos.

Pra quem é só assalariado tá foda mesmo. A empresa que eu trabalho é bem sucedida. Há 01 ano já começaram cortes de gastos e desligamento de funcionários. Quando só economistas coxinhas contra o governo falavam em crise. E escuto os executivos falarem que vai mais 2 anos assim até voltar a crescer a economia.

Quem é assalariado tem q estar sempre se reciclando, fazendo cursos, manter um bom curriculo. Pessoas assim vão achar uma vaga. Pode não pagar maravilhas, mas não vão morrer de fome.

Quem não se prepara infelizmente vai colher o resultado. Pra quem é acomodado talvez a melhor escolha sejam os concursos públicos.

Acho que o fundamental é acertar suas prioridades. No meu consultório vejo muita gente que ganha 3-4 vezes menos que eu com celular melhor que o meu, carro melhor que o meu. Quem vive assim no mundo de aparências acaba sofrendo mesmo.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

18-07-15, 19:21 #10
Sobre crise ou etc. não sei dizer, porque ao 'começar' a idade adulta acho que já peguei o gradiente descendente no geral e por ter me especializado muito tenho um emprego binário: ou ele existe e eu ganho $ ou não existe e eu ganho zero. Se passar a não existir, eu não tenho alternativa a não ser ir embora.

Agora sobre poder de compra e consumo, eu não vou me comparar nunca com a geração dos meus pais. Acho que a qualidade de vida e dos serviços - se não dos produtos, mas acho que também - que consumo é infinitamente mais alta do que eles jamais tiveram acesso

Os meus gastos, desde que eu me entendo por gente, envolvem ter várias contas de telefone (impensável na época deles), internet e internet móvel e tudo que vem com isso (inimaginável há 30 anos), plano de saúde privado (não sei se não precisava ou se não se podia pagar), uma variedade de comida absurda (a contar pelas histórias do meu pai, agricultura de subsistência era a norma, lá de onde eu venho, na infância dele), acesso à viagem de avião, que já fiz várias e eles foram fazer só depois de mim...

A gente consume, polui, gasta e enche o saco em uma escala muito maior. A gente dura muito mais, também. É estranho, mas acho que na comparação de 'poder de compra do dinheiro' a gente sai perdendo em muita coisa, mas é de certa forma compensado pela quantidade de coisas de valor que a gente consome

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

18-07-15, 19:31 #11
Sobre fazer concurso: se o país vai quebrar, as contas públicas não vão pra merda? O sucateamento do emprego público, estagnação do salário, corte de bonus e de vantagens... isso não é inevitável se acontecer uma quebra forte?

Acho que é exatamente quem trabalha pro Estado que tem que temer mais a quebra do país, e não essa coisa de 'procurar estabilidade' fazendo concurso...

O que é foda, porque com saúde, educação e segurança estatais, se isso sucateia o país inteiro fica na merda por muito, muito tempo

Zedd is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

18-07-15, 19:46 #12
Zedd. Se o país quebrar, todas empresas privadas já quebraram antes e as multinacionais se retiraram do país.

O país é a última coisa que quebra. Afinal ele pode fazer leis para se proteger. Ele é o único que pode obrigar quem não tem nada a ver a pagar suas contas.

Uma empresa privada endividada, se aumenta o valor do seu produto, ninguém compra e ela quebra de vez.

Um país endividado, aumenta o valor dos impostos que seu povo paga e somos obrigados a pagar. Se não pagar é multa e prisão.


Amiga minha é perita do INSS. Entrou há anos atras ( mais de 15-20 ). Achava que ia se aposentar bem. Mas pra não dar aumento, o inss veio reduzindo a carga horária, assim o salario fica o mesmo com a desculpa que estão trabalhando menos horas.

Emprego público não é garantia mesmo, mas o privado sempre será mais arriscado.

( economistas, se falei merda me corrijam )

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
18-07-15, 20:06 #13
me surpreende muito essa geração estar tão assustada com essa crise. não sei se se eh o fato de estar atingindo uma maturidade e estar pagando as contas e assumindo familia e com isso vem as preocupações da vida, ou se é mero desconhecimento do historico economico do pais (fora as gerações anteriores, que dizem nunca ter passado por isso: wtf!!!! )
aos meus 20 e poucos anos também tinha meu apto, carro e fundo de segurança. muito diferentemente da situação dos meus pais, por exemplo, que se foderam muito mais do que eu e nunca atingiram estabilidade economica (talvez agora que, aposentados não tem mais gasto algum, se viram com muito pouco). Ou seja, não tem nada a ver a questão de decadas/gerações e sim condições socio ecnomicas particulares de cada individuo.

toda economia é ciclica. acho que passamos pela maior estabilidade economica desde a nova republica e consequentemente, mas era de se esperar por uma forte dor de barriga. Ela chegou, mas porra, se for tratada adequadamente, uma hora ela passa. algumas providencias foram tomadas, vamos ver o que vai dar. retração economica sera inevitável, mas não é o fim do mundo.

o bom é: quem nunca planejou nada na vida, ta vendo que é necessário pois imprevistos acontecem...
há 1 ano atras me dei ao luxo de pedir demissão onde trabalhava pq nao aguentava mais, mesmo sabendo da crise adiante. Pois bem, estou desempregado ate então pois as oportunidades estão bem mais escassas e, se não tivesse me planejado para esta situação, certamente estaria fodido neste momento (não que não esteja fodido, mas ainda não estou devendo pra ninguem..).

btw... realmente eu não curto o governo atual (quem me conhece há algum tempo sabe), mas todo esse cenario que estão desenhando nos noticiarios tambem pode ser uma puta manipulação midiatica (efeito similar que tivemos no governo collor).
teve uma semana que fiz questão de assistir todos os noticiarios dos canais abertos religiosamente. a globo em especifico citava em todo jn, por exemplo, os "efeitos da crise". nos jornais locais (sptv ou mesmo o bom dia brasil), casos de pessoas "falindo" e no globo reporte daquela semana, um especial sobre "economia familiar em tempos de crise" e dentre a reportagem tinha uns exemplos de mera loucura, tipo, o cara que se livrou de microondas, fornos e equipamentos eletricos pra reduzir consumo de energia que estava muito cara, vendeu o carro e trocou por bicicleta (faz compra, levas crianças pra escola,etc), impos uma serie de restrições supostamente por causa da "crise". O fdp tava mais para um caso de pessoa que limpa a bunda com os 2 lados do papel higienico pra economizar do que efetivamente realizando replanejamento orçamentario.

enfim. bola pra frente. é nas horas dificieis que as pessoas tem que se destacar mais. ta com medo de perder emprego? trabalhe mais que os outros. quer passar no concurso? estude mais que os outros. Quer que seu negocio sobreviva? ofereça melhor produto/serviço a preços mais competitivos. e por ae vai.


edit: evil, não sou economista mas concordo com seu pensamento. a maquina publica é a ultima a quebrar e se estiver em dificuldades, ela consegue recursos externos (fmi por exemplo). mas estabilidade é sonho, em qq tipo de carreira. O cargo publico tem maior proteção em relação ao privado, porém em necessidades extremas, não quer dizer que regras possam ser mudadas.

Patua is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

19-07-15, 12:13 #14
Aham, concordo.

Sobre manipulação midiática, claro que existe. Mas quando você olha o histórico da tua conta de luz, o quanto subiu o valor sendo que vc gasta os mesmo kwh mês. Quando vc completa o tanque do mesmo carro e ao invés de pagar 100 reais paga 130. Isso não é manipulação midiática, nossas contas bancárias que o digam... hehehehe

Sobre o ciclo de estabilidade e instabilidade, entendo que após um boom de crescimento vai ter uma retração. Liberam muito crédito pra financiamento, pessoas começam a comprar muito, preços sobem, pessoas param de comprar, governo vê os preços subindo e cortam o crédito facilitado pra segurar a inflação. Acho que é assim mesmo. Mas que o governo atual fez uma manipulação midiática querendo dizer que essa retração não viria, isto fez. E acabou por piorar a situação. Se fosse menos desonesto a crise poderia ser um pouco melhor.

Mas é isso ai, quem se precaveu não vai sofrer tanto. ( precaveu tanto financeiramente como se capacitando )

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 13:29 #15
não entendi seu comentário [MENTION=182]Patua[/MENTION]; eu não disse em nenhum momento que gerações anteriores não passaram perrengue algum... é disso que você está falando?

O tom geral do meu comentário é que, caralho, não faz muito tempo e todo mundo que despontava no mercado de trabalho com 20 a 30 anos conseguia comprar um imóvel, trocar de carro, mesmo isso acontecendo junto/logo a década perdida, hiperinflação ou até após bloqueio da poupança..

tudo que já li sobre a sensação de merda de tirar um salário X e ele valer X-y quando vc for fazer supermercado no dia seguinte não me parece ter deixado as pessoas sem fazer planos pro futuro, que é a sensação de merda que estou expressando, entendeu?

O que vc está dizendo fica parecendo até papo de yuppie deslumbrado, me desculpa. Parabéns pra vc que ta feliz com quanto tem, se ta trabalhando e recebendo o triplo, ta aplicando e tirando um dinheiro, tá gerando renda passiva já? Legal cara, mas talvez seja disso que eu estou reclamando. Tá tudo caro pra caralho até pra vc que tira um bom dinheiro, mas só o rentista parece que tá sempre dando risada com o aperto dos outros e não entendo quando as empresas todas pressionam os preços pra cima, como se todo mundo vivesse no primeiro mundo sem mais nada sendo reajustado o tempo todo, inclusive os serviços públicos, especialmente afetados esse ano.

Aliás, a ironia desse mercado mercado deu no noticiário semana passada, depois que uma promoção de duas horas conseguiu acabar com 2 mil smartphones ... ou seja, deixa nego assalariado se estapear, nessa fila devia ter quem ganha de R$1 k a R$10k por mês, pq ninguém quer se sentir mais tão idiota pagando tão caro, não importa quanto ganhe hoje nem o quanto essa pessoa já está trabalhando em dobro, ou o triplo do que estaria em outro momento da economia. Parece que só tá feliz quem explora o trab dos outros, ou os impostos dos outros, ou as finanças dos outros.

o problema é de fundamentos, ou até AFUNDAMENTO do país, é isso que estou discutindo aqui, é a relação capital/trabalho.. não é um tópico sobre competitividade, sobre como vc deve trabalhar mais pra superar outros, tudo isso já é premissa da discussão acima, ela inclusive só começa quando vc consegue ter a consciência tranquila que já está se esforçando pra caralho, trabalhando sem parar, organizando as finanças todas e ainda assim não está ficando mais fácil pra ninguém...


Last edited by XtremE; 19-07-15 at 13:41..
XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 13:57 #16
[MENTION=110]EviLBraiN[/MENTION]; precaução financeira não muda o fato de que o produto está caro (e o custo/oportunidade vai ser pior ainda se Você tiver uma piora da sua renda)... posso estar com R$ 1 milhão guardados e continuar achando caro o cinema com a patroa no fds, o preço da luz e o resto todo. Também não entendo o que a capacitação muda isso... o fato é a escassez de recursos (dinheiro) para remunerar trabalho, não é o quanto você é individualmente bom no que faz, a tendência é o mercado puxar a "régua" toda pra baixo... bom, talvez não toda...

XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 14:20 #17
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Sobre crise ou etc. não sei dizer, porque ao 'começar' a idade adulta acho que já peguei o gradiente descendente no geral e por ter me especializado muito tenho um emprego binário: ou ele existe e eu ganho $ ou não existe e eu ganho zero. Se passar a não existir, eu não tenho alternativa a não ser ir embora.

Agora sobre poder de compra e consumo, eu não vou me comparar nunca com a geração dos meus pais. Acho que a qualidade de vida e dos serviços - se não dos produtos, mas acho que também - que consumo é infinitamente mais alta do que eles jamais tiveram acesso

Os meus gastos, desde que eu me entendo por gente, envolvem ter várias contas de telefone (impensável na época deles), internet e internet móvel e tudo que vem com isso (inimaginável há 30 anos), plano de saúde privado (não sei se não precisava ou se não se podia pagar), uma variedade de comida absurda (a contar pelas histórias do meu pai, agricultura de subsistência era a norma, lá de onde eu venho, na infância dele), acesso à viagem de avião, que já fiz várias e eles foram fazer só depois de mim...

A gente consume, polui, gasta e enche o saco em uma escala muito maior. A gente dura muito mais, também. É estranho, mas acho que na comparação de 'poder de compra do dinheiro' a gente sai perdendo em muita coisa, mas é de certa forma compensado pela quantidade de coisas de valor que a gente consome
[MENTION=514]Zedd[/MENTION]; talvez aí esteja um dos problemas, quando comparo também o tanto de itens que eu consumo, acho que estamos melhor, mas já pensou realmente na qualidade do que vc consome hoje e o que tinha na época deles? Pega uma coisa simbólica pra geração dos nossos pais como uma televisão. Quem comprava usava aquele televisor por pelo menos 15-20 anos. Não estou falando de índices de obsolescência, que é muito mais acelerada hoje do que antes.

O problema é que hoje já partimos de um preço que, na minha modesta opinião, embora caiba no bolso das pessoas com maior ou menos esforço individual, são produtos que não são sequer concebidos para durar tanto, ou seja, você paga um X hoje (ou mais) e sabe desde logo que daqui a 2 anos você provavelmente vai pagar de novo pra ter um produto um pouquinho melhor...

Sobre educação/saúde a sua percepção vai variar conforme a sua cidade/Estado, mas eu sempre ouvi dos meus pais, que tinham condições financeiras totalmente diferentes, que dava sim pra contar com um hospital público e talvez com o ensino público. Hoje pra muita gente atendimento em hospitais públicos só em caso de emergência real/notória especialidade (como tem aqui no RJ).

Mas o fato é que vc sacrifica ao longo desses dois anos valores bastante expressivos pra ter qualquer atendimento básico de saúde com qualidade e também paga as prestações da tal televisão em paralelo, pq vc tem um bom perfil de crédito, imagino.

E aí? Continua a mesma realidade que você está pagando caro por um produto que simplesmente não vai durar ou que vocÊ vai ter que pagar sempre (saúde/educação).

Tudo isso é muito lindo e tranquilo de levar num mercado positivo, mas e agora que todo o mercado anuncia retração? O modelo de país que temos me parece que vai implodir desse jeito, sinceramente...

XtremE is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

19-07-15, 14:27 #18
Eu acho que se chegar no ponto de que quem é MUITO bom e preparado no que faz ficar sem emprego ou não conseguir nem manter o mínimo das suas despesas, é pq tá tão feio que o país quebrou. Então na minha opinião individual neste ponto nunca chegaremos.

É o mesmo ponto de o "governo" quebrar. Se chegar nisto, é pq todo o resto já fudeu.

Pelo o que entendi vc quer dizer que o mesmo trabalho hoje está dando menos capital do que dava antes. ( foi isto ? )

Se foi isto eu não concordo muito. Acho que alguns preços foram mantidos artificialmente baixos, luz, combustivel, já deveriam ter subido. Mas o governo segurou e agora o aumento veio em paulada. Já imóveis e carros estão artificialmente altos devido ao governo ter liberado crédito demais. Pra ganhar voto, qualquer um conseguia empréstimo na caixa. Quem tinha pra vender aumentou os preços. Conforme os imóveis encalharem, os preços vão voltar ao normal.

Algum economista podia nos ajudar.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
19-07-15, 14:36 #19
Nossa geração tomou no cu MSM... Quem nasceu 10 anos antes conseguiu imóvel muito mais facilmente. Endividamentos de 10 anos... Sussa..
Eu pra ter algo assinei uma sentença de morte de 35 anos por um AP de 61m2... Me considero privilegiado ainda por ter conseguido pois metade dos compradores tão devolvendo pq não conseguiram pagar ou não liberou financiamento.
10 anos atrás com esse esforço eu teria um AP 1 por andar.

tdf is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

19-07-15, 15:02 #20
Quote:
Postado por tdf Mostrar Post
Nossa geração tomou no cu MSM... Quem nasceu 10 anos antes conseguiu imóvel muito mais facilmente. Endividamentos de 10 anos... Sussa..
Eu pra ter algo assinei uma sentença de morte de 35 anos por um AP de 61m2... Me considero privilegiado ainda por ter conseguido pois metade dos compradores tão devolvendo pq não conseguiram pagar ou não liberou financiamento.
10 anos atrás com esse esforço eu teria um AP 1 por andar.
Sei lá...
Daqui a 10 anos a galera vai falar que hoje (2015) era mais fácil e que eles estão vivendo uma crise.
Opinião de leigo, claro.
se tiver alguém com uma opinião mais embasada, por favor se apresente e explique.

NITRO is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 15:40 #21
Evilbrain, é isso mas leia dessa forma e tbm veja o outro lado dessa mesma moeda, que estamos pagando cada vez mais caro pra ter o lixo, tanto de produto como de serviços.

Quer dizer, embora você não sinta ainda sua capacidade econômica retraindo pq continua comprando de tudo, o produto/serviço comprado com o mesmo dinheiro é cada dia de pior qualidade ou mais caro, por isso o retorno pior em relação ao trabalho que você desempenhou entendeu?

Eu podia viver tranquilamente com 100/mês se todo o meu padrão de consumo coubesse nele e mantivesse uma qualidade estável para o que pago. Agora, posso ter ganho um aumento e já estar recebendo 200/mês, mas a perspectiva do mercado é de retração, mesmo com mais gente saindo da miséria e passando a receber 100/mês só agora, o que explica não termos um mercado de consumo sustentável no médio prazo e, pelo que tenho visto, não vai forçar as empresas a revisarem os preços pra baixo, mas sim que os produtos/serviços sejam cada vez de pior qualidade ou que fiquem escassos os de maior qualidade, exatamente nessa visão otimista para esperar que o temporal acabe...

Não tenho mais o mesmo otimismo, nem compartilho dessa visão de que estamos num ciclo natural da economia, acho que não ganhamos nada em termos de produtividade, diversidade, nem nada no empresariado.As empresas não melhoraram no período da bonança, agora receberemos em troca produtos/serviços ruins com cada vez menos valor agregado em retorno...

XtremE is offline   Reply With Quote
doob
Trooper
 

19-07-15, 15:46 #22
Indeed, OP... estou sofrendo um puta terrorismo psicológico no trampo pela crise: queda de faturamento, aumento dos custos fixos, PLR absurdo que o sindicato impõe, aumento salarial de 12% pelo dissídio, férias coletivas no meio do ano, demissões de centenas de funcionários, etc.

Mas ao mesmo tempo chegaram 6 Outlanders zerados pra direção e iPhone 6 pra todos os gerentes... enfim.

Bom, por enquanto uma coisa eu posso falar: ter um ótimo CV (facul/inglês tops) já salvou minha pele de listas negras, pois o salário se autojustifica e evita questionamentos de um diretor de RH---o qual não acompanha seu dia-a-dia e busca pêlo em ovo pra cortar custos.

Ou seja, educação é fundamental e nesaa horas é importantíssimo continuar investindo em renda. Como já disseram, tudo é um ciclo: os projetos vão e voltam, e quando tudo for retomado quem continuou crescendo terá alguns corpos de vantagem.

My2c

doob is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
19-07-15, 16:10 #23
Quote:
Postado por XtremE Mostrar Post
não entendi seu comentário [MENTION=182]Patua[/MENTION]; eu não disse em nenhum momento que gerações anteriores não passaram perrengue algum... é disso que você está falando?
muito pelo contrario. o passado foi muito mais complicado pq a economia era muito mais estavel. Vc mesmo citou o caso dos pais que conseguiram alcançar objetivos em epocas tensas.. o que comentei é que isso eh um alcance pessoal e não pelo estado macroeconomico.
meus pais nessa epoca passaram muito perrengue, diferentemente do que puderam me proporcional nas ultimas 2 decadas.


Quote:
O tom geral do meu comentário é que, caralho, não faz muito tempo e todo mundo que despontava no mercado de trabalho com 20 a 30 anos conseguia comprar um imóvel, trocar de carro, mesmo isso acontecendo junto/logo a década perdida, hiperinflação ou até após bloqueio da poupança..
não falei que despontava ou tivesse sucesso proprio. simplesmente essa minoria tinham privilegios para fazer isso. Antes do plano real praticamente não havia credito.... ou seja, não tinha alternativa para compras de quem não tinha recursos.
Financiamento imobiliario por exemplo, era piada. as coisas começaram a existir atraves da iniciativa privada, o plano 100 da rossi por exemplo... uma construtora financiava a juros menos absurdos que o praticado pelo mercado 100 parcelas e fui algo completamente inovador. hj qq um pode financiar em 30 anos! saca? eu peguei taxas de 7% aa. sabe o que é isso? sabe quando isso existiu no pais? porra, não teve e agora já não tem mais também pq a mesa virou e credito já está mais escasso, mas não é tão impossivel como há 10 a 30 anos atras...
mesma coisa os crediarios: mesbla, mappin, casas bahia, pernambucanas, empresas que encontraram uma saida para vender para o "povo" em epocas mais dificieis por conta propria. soh depois que os negocios deram certo que passaram a ter intermedio de bancos.

mas enfim... talvez eu tenha me expressado mal. Mas o que quis dizer foi exatamente ao contrario do que vc interpretou.

Quote:
tudo que já li sobre a sensação de merda de tirar um salário X e ele valer X-y quando vc for fazer supermercado no dia seguinte não me parece ter deixado as pessoas sem fazer planos pro futuro, que é a sensação de merda que estou expressando, entendeu?
sim.. por isso falei que essa merda é ciclica nesse pais de merda mal administrado. Minha sugestão eh ler os planos de governo que existiram na nova republica e todas as suas consequências... isso eh resultado de má gestão, mas não é nenhuma novidade.


Quote:
O que vc está dizendo fica parecendo até papo de yuppie deslumbrado, me desculpa. Parabéns pra vc que ta feliz com quanto tem, se ta trabalhando e recebendo o triplo, ta aplicando e tirando um dinheiro, tá gerando renda passiva já?
vc leu que estou desempregado ha 1 ano e não estou me gabando disso?
mais uma vez. cada um interpreta como quer as coisas, mas apenas citei um exemplo de que vc deu: "fiquei admirado como ela conseguiu por volta dos 20 e poucos anos e no meio da tal "década perdida" comprar um imóvel próprio com um pequeno comprometimento da renda mensal dela. Era coisa de outro mundo? ". Só citei que nos ultimos anos isso torno-se muito mais facil do que quando sua mãe tinha 20 e poucos anos. é a mesma coisa. provavelmente ela conseguiu isso pq fez um planejamento do caralho para atingir o objetivo. Quando consegui o meu, tinha formação de merda ainda, pouca experiencia profissional etc e comi muito pão com mortadela pra pagar minhas parcelas. ai entra a parte que falei sobre objetivos e planejamento. Hj vc consegue credito facil sem pagar juros de maneira facil.Vc compra celular, seu computador etc.... meus pais não conseguiam montar a da cozinha deles depois que se casaram. tinham que juntar grana e comprar aos poucos...

Quote:
Legal cara, mas talvez seja disso que eu estou reclamando. Tá tudo caro pra caralho até pra vc que tira um bom dinheiro, mas só o rentista parece que tá sempre dando risada com o aperto dos outros e não entendo quando as empresas todas pressionam os preços pra cima, como se todo mundo vivesse no primeiro mundo sem mais nada sendo reajustado o tempo todo, inclusive os serviços públicos, especialmente afetados esse ano.
puta papo de pseudo comunista desinformado isso em achar que existe nego que vive de renda: remuneração bancaria sobre o aplicado, visto que com a inflação, as taxas de juros também aumentam etc.
isso é sonho e nunca aconteceu. Inflação real + impostos sempre sobrepôs a porra do ganhos com juros. É sonho isso. Cansei de escutar nego falar que tio/pai/irmão/chefe etc ganhava muito dinheiro com dinheiro aplicado nos bancos nos anos 80/90... mas sinceramente, ta mais para falta de informação mesmo.


Quote:
Parece que só tá feliz quem explora o trab dos outros, ou os impostos dos outros, ou as finanças dos outros.
eee. papo de comuna que logo mais vai citar a mais valia etc etc etc... que não tem nada a ver com o momento de mercado em si. mas enfim.


em suma.
não estou falando de papo de competitividade, que depende de cada um etc.
o que estou dizendo é que ainda não estamos no momento de nos jogarmos da ponte pq o mundo esta acabando. isso já aconteceu n vezes no mercado e ainda não é nem o começo do que já passamos em governos anteriores. ainda há espaço para o rumo ser retomado. ao menos acredito nisso.
só reforcei que, quem nunca passou por isso ou nunca teve que se preocupar, porra, é hora de se planejar e de se capacitar pois as coisas podem apertar mais durante um tempo. dá para se fazer as coisas e na verdade, a frase que "é em epocas de crises que aparecem as oportunidades" pode ser uma verdade, mas somente para aqueles que se precaveram.

Patua is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

19-07-15, 16:11 #24
toda geração sempre acha que a sua tem sofrido mais, etc.
porque nós estamos vivendo nela e podemos analisar todos os pormenores em tempo real.


falaram das contas aumentando, etc, essas coisas inegáveis do dia a dia, longe da manipulação midiática... aí eu pergunto se quem era pai e mãe na loucura da inflação, tendo que ficar vigiando carrinho de supermercado pra ninguém roubar o seu pedaço de carne (literalmente) concorda com isso tudo.
eles também tinham as contas loucas, aumentando e etc.
e sim, era mais fácil comprar imóvel? sim. mas as pessoas tinham dinheiro pra comprar? em que altura da vida?

o que eu vejo é muita coisa se repetindo, isso sim.
mas vejo que antigamente as pessoas reclamavam menos, eram menos politizadas. então em vez de reclamar só lidavam com isso como coisas da vida.

não que eu esteja dizendo que não se deva reclamar, pelo contrário.

u0165 is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 16:27 #25
Patua, eu moro no Rio cara, deve ter um rentista a cada 100 habitantes aqui. Isso aqui não é discussão política e nem faço ideia de onde vc assimila o meu comentário com algo comunista, pelo amor de Deus.

Estou reclamando que a economia do jeito que está em crise tá acabando com meu consumo, do que vc lê que então eu quero que acabe a economia de mercado e que vivamos num regime comuna? Tem uma distância amazônica entre uma coisa é outra.

Mercado de consumo precisa exatamente de consumo. O que eu estou notando é que nem a merda dos governantes nem a porra do mercado estão fazendo algo realmente voltado para que essas condições se apresentem de novo.

Vão dizer que falta capital, que o endividamento das famílias impede, que os tributos são extorsivos, tudo isso é a mais que pura verdade. Eu só não entendo pq nossa indústria/serviços não melhoraram nada nos anos de excesso de crédito, cuja política também foi um erro bizarro.

Tai a mesma coisa que se poderia pensar, se tomar precaução financeira fosse só uma questão de prioridade/meta/objetivo, então nenhuma empresa estaria mal das pernas hoje e a crise não existiria?

Então todos os empresários que estão revisando pra baixo o crescimento e reclamando dos impostos, do custo de Logística ou inovação tecnológica no Brasil são comunistas?

Queria ver lógica nesse seu argumento sobre meu comentário e continuo não vendo. Você diz que eu li errado e depois argumenta essa bobagem ai, realmente eu não li errado não, agora tenho certeza que você se expressa muito mal e/ou tem uma clara dificuldade de discutir ideias.

Podem remover o tópico se for pra ser esse o nível da discussão.

Abs

XtremE is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
19-07-15, 17:08 #26
Quote:
Postado por XtremE Mostrar Post
ideia de onde vc assimila o meu comentário com algo comunista, pelo amor de Deus.
não disse q vc eh comunista, mas alguns dos comentarios que vc fez são exatamente os comentarios anticapitastas. Um deles foi o que quotei, pode ser mera coincidência, mas encaixa muito... fazer o que ? haeuae.

Quote:
Mercado de consumo precisa exatamente de consumo. O que eu estou notando é que nem a merda dos governantes nem a porra do mercado estão fazendo algo realmente voltado para que essas condições se apresentem de novo.
sim. o crescimento economico é baseado no aumento de produção (PIB). porém só se pode aumentar produção (investimentos) caso haja justificativa de demanda interna e externa para consumir a porra toda.
vamos exemplificar da maneira mais simples que eu consigo (economistas, por favor, ajudem aqui)

se eu tenho consumo exagerado em capacidade de produção, demanda > oferta. Como os recursos são limitados (finitos), a demanda estará disposta a pagar mais pelos itens ofertados que estão cada vez mais escassos.

se temos o cenário contrario (oferta>demanda), temos um grande problema: os investimentos não tem retorno, aumenta endividamento dos fornecedores, deflação, custos não são cobertos pela receita, incapacidade de pagamento de funcionarios, demissões em massa etc (isso é muito comum na agricultura por exemplo).

ou seja, qual o cenário ideal: balanceamento da porra toda.
p q estou citando essa baboseira toda? pra explicar os pontos adiantes:

Quote:
Indústria/serviços não melhoraram nada nos anos de excesso de crédito, cuja política também foi um erro bizarro.
o governo decide intervir no mercado pra buscar o dito balanço. Bem, isso não é ruim, teoricamente é do caralho: incentivo o consumo (aumento a demanda), meio que forçando o setor privado a investir mais na economia e aumentado a capacidade de produção, gerando um ciclo sustentável de crescimento economico. Porra, isso seria perfeito se não tivesse interesses politicos por tras disso, açoes populistas e ausência de contrapartida. Tivemos aumento no consumo, porém para os empresarios, nada de redução de produção, incentivo ao financiamento de bens de capital (geralmente são equipamentos externos e de elevada tributação para importação), protecionismo, aperto fiscal e o caralho a 4 q ja conhecemos nesse pais. Ou seja, os investimentos feitos no pais são mínimos. Porra, diminuiu o emprego? sim, mas basicamente para cobrir a ociosidade de produção que estava parada e não criar mais espaço, por exemplo. Para o empresario foi muito mais comodo reajustar preço dentro da sua capacidade do que investir e reduzir seus custos com escala para deixar seu preço competitivo.
vou dar um exemplo disso. Fabrica da honda no brasil: enquanto todo mundo (vw, fiat, ford, mb, scania etc) está demitindo, parando produção com patio cheio de estoque, ela anuncia que está contratando, sua produção está totalmente ocupada, sem estoque e com planejamento de produção já vendido. P q isso? porra, basicamente pq é uma empresa está satisfeita em vender 10 mil carro mes e não precisa se foder como as outras empresas que precisam vender 5 a 10x mais q isso pra fechar suas contas. Agora se for expandir produção, certamente teria que reposicionar seus veiculos, deixar preços mais atrativos pra vender mais.... pra que fazer tudo isso se eles não tem contrapartida do governo dando alguma garantia pra eles? Estão errados? no meu ponto de vista não...
pra mim errado estão as antigas fabricas do pais, muitas sucateadas praticamente com custos de manutenção abusrdo que hoje não sabem o que fazem já que continuavam a contar com o ciclo de bonança no nosso mercado interno.


Quote:
Tai a mesma coisa que se poderia pensar, se tomar precaução financeira fosse só uma questão de prioridade/meta/objetivo, então nenhuma empresa estaria mal das pernas hoje e a crise não existiria?
Sim. acredito muito nisso. ate mesmo pelo exemplo dado.


Quote:
Queria ver lógica nesse seu argumento sobre meu comentário e continuo não vendo. Você diz que eu li errado e depois argumenta essa bobagem ai, realmente eu não li errado não, agora tenho certeza que você se expressa muito mal e/ou tem uma clara dificuldade de discutir ideias.
comunicação tem 2 pontas. locutor e receptor. certamente alguma dessas pontas esta com problema aqui, ou as duas. nas será que realmente a minha? talvez, não sei, quando colocar a cabeça no travesseiro e dormir vou pensar no caso, ou não. sei la.. quem sabe...

Quote:
Podem remover o tópico se for pra ser esse o nível da discussão.
?

Patua is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

19-07-15, 17:10 #27
Quote:
Postado por XtremE Mostrar Post
Eu só não entendo pq nossa indústria/serviços não melhoraram nada nos anos de excesso de crédito, cuja política também foi um erro bizarro.

Tai a mesma coisa que se poderia pensar, se tomar precaução financeira fosse só uma questão de prioridade/meta/objetivo, então nenhuma empresa estaria mal das pernas hoje e a crise não existiria?
E quem consegue ?

Recentemente qnd começou essa onda de crise atual havia um setor da indústria que não apresentava crise. Continuava crescendo. O setor de cosméticos/perfumes/etc...

Vendo isso que que o lindo governo fez ? Incentivou ? reduziu o imposto das empresas pra elas crescerem mais e contratarem os funcionários demitidos dos outros setores ?

NÃO ! Aumentou o imposto do setor de cosméticos e fez esse setor começar a demitir também !

Com um governo desses, quem q consegue ?

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
DN/LO
Trooper
 

XFIRE ID: b1r0_USA Steam ID: DN/LO
19-07-15, 18:11 #28
Sair do pais nao eh solucao...

 

DN/LO is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
19-07-15, 18:14 #29
vão tomar nos seu cus!

acordei às 15h hoje, não li, ouvi, ou assisti notícia nenhuma nas últimas 24h, ai entro na DS e vejo esse tópico.

vão tomar nos seus cus, achei que tinha acontecido alguma revolução enquanto eu dormia!

vegetous is offline   Reply With Quote
DN/LO
Trooper
 

XFIRE ID: b1r0_USA Steam ID: DN/LO
19-07-15, 18:17 #30
Bom dia [MENTION=330]vegetous[/MENTION];

DN/LO is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 18:22 #31
Não só cosméticos, vc viu o que já fizeram com os importadores de máquinas e equipamentos? Desde 2012 estrangularam qqer um que pretendia aumentar parque industrial com material de ponta aumentando a tributação... Ou seja, eh o idiota do governante dando razão para que os investimentos em produção fossem congelados...

O que estou dizendo é, se os preços sobem como reflexo do fluxo de capitais e condições desestruturantes da economia, e o mercado não consegue reagir porque tbm o governo não facilita na política tributária e já não investe em infra nem 10% do PIB como fazia antes de 88, eu não tenho a menor dúvida que terá muita gente vendo oportunidade de ganhar dinheiro num mercado desse (uns choram e outros vendem lenços), mas esse não é um mercado que me parece dar condições para que as pessoas tracem planos futuros de qualquer ordem.

Ou seja, se nossos pais pegaram uma época de estado mais presente na economia com todas as consequencias que isso teve, hoje temos um estado omisso na economia com consequencias piores ainda, inclusive no que se refere à piora das condições do mercado, isso eles têm contribuído sem parar...

cada engenharia financeira que vejo o governo fazendo me faz ter mais certeza que é o rabo que abana o cachorro nesse cenário que estamos.

Mas a conclusão é uma só, o Estado manobra as Finanças e aumenta impostos e tá tudo bem. O empresário reduz produção, segura expansão e aumenta os preços, se antes era por euforia de consumo, agora passa a ser pelo desaquecimento do consumo.

Ou seja, você leva chute de todo mundo. Mas, se vc já trabalha dobrado, já poupa o que pode, aplica direito, estuda e melhora no trabalho, só te resta chutar o cachorro se os seus planos forem pro espaço?

Ou então eh fugir pros EUA? Vambora?

XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 18:29 #32
Quote:
Postado por b1r0 Mostrar Post
Sair do pais nao eh solucao...

[IMAGEM]

Pior eh que acertaram em cheio na parte que vc não vai nunca conseguir comprar um imóvel... Eu já tenho essa preocupação desde os meia 20, guardo tudo que consigo mas só agora nessa crise é que estou começando a ver que posso conseguir comprar desde que a crise dure o suficiente pois o dinheiro não chega lá se a euforia do mercado continuar eternamente... E a sensação é pior ainda aqui no Rio, onde os preços para compra ainda não cederam como já está acontecendo em outros lugares...

A questão é quem paga essa conta, o tempo todo, da euforia e da crise, somos nós aqui...

XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

19-07-15, 18:37 #33
Vejam que o resultado da frustração na minha área de trabalho eh ver o fdp do analista da receita federal fazendo cálculo reverso pra piorar a tributação e não ter um único deputado/senador com capital político ou interesse de romper com tudo que está aí e mudar essa merda de tributação errada que o Brasil se especializou em ter. Deve ser a única do mundo que consegue foder tudo que importa ao mesmo tempo, a capacidade de investimento do empresário e a capacidade de consumo das pessoas.

Só vai sobrar o serviço público num cenário desses, com os tributos que vc pga eles têm as regalias todas que você não terá mais capacidade econômica de comprar...

XtremE is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
20-07-15, 14:36 #34
trecho da carta de simon bolivar ao seu amigo, o general juan jose flores, em 1830 (MIL OITOCENTOS E TRINTA), onde ele discorre um pouco sobre a america latRina:
Quote:
La América es ingobernable para nosotros. 2°. El que sirve una revolución ara en el mar. 3°. La única cosa que se puede hacer en América es emigrar. 4°. Este país caerá infaliblemente en manos de la multitud desenfrenada, para después pasar a tiranuelos casi imperceptibles, de todos colores y razas. 5°. Devorados por todos los crímenes y extinguidos por la ferocidad, los europeos no se dignarán conquistarnos. 6°. Sí fuera posible que una parte del mundo volviera al caos- primitivo, este sería el último período de la América.
O PROFETA!!!

FIKDIK

Fura Olho is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
20-07-15, 15:00 #35
Quote:
Postado por Annia Walker Mostrar Post
falaram das contas aumentando, etc, essas coisas inegáveis do dia a dia, longe da manipulação midiática... aí eu pergunto se quem era pai e mãe na loucura da inflação, tendo que ficar vigiando carrinho de supermercado pra ninguém roubar o seu pedaço de carne (literalmente) concorda com isso tudo.
eles também tinham as contas loucas, aumentando e etc.
e sim, era mais fácil comprar imóvel? sim. mas as pessoas tinham dinheiro pra comprar? em que altura da vida?
Não sei. Sei que meu pai, como gerente comercial (sem curso superior), conseguiu criar (bem) três filhos, mantendo as contas em dia, colocando comida em casa e pagando colégio particular, um dos mais caros de Curitiba, para todos.

Hoje (e desde o início da minha vida profissional) isso, para mim, como advogado, é algo impensável. Com um já é difícil, com três, impossível. Isso porque minha mãe não trabalhava, enquanto a minha mulher trabalha desde sempre.

Moro de aluguel e não tenho a menor perspectiva de comprar um imóvel próprio, a uma porque o preço está nas alturas; a duas porque eu não pretendo financiar um apartamento de dois quartos num bairro afastado por 30 anos, pois não é esse tipo de imóvel que eu pretendo ter "para a vida" e; a três, porque eu não sei nem até quando vou conseguir permanecer neste país de merda. Eu prefiro pagar um valor altíssimo de aluguel, que seria suficiente para pagar a parcela de um financiamento imobiliário com folga, mas com a possibilidade de me mudar para algo melhor quando der na telha, a me "abraçar" num financiamento de um imóvel com o qual eu simplesmente não estarei satisfeito.

Os que me conhecem há mais tempo sabem. Eu sempre morei em casa (em casa GRANDE). Até uns 14 anos de idade vivia no Seminário (quem é de Curitiba ou conhece a cidade vai saber) numa casa imensa que tinha até cavalo e campo de futebol no quintal; depois nos mudamos para Santa Felicidade, para uma casa com cinco quartos, piscina etc. - alguns darknerds conheceram esta. Enfim, morava em bairros considerados "nobres" (não TOP TOP, mas entre os mais valorizados daqui, digamos assim). Não era uma coisa "DE OUTRO MUNDO", meu pai nunca foi milionário... eram coisas possíveis de se comprar. Não tinha luxo, mas também não precisávamos ficar nos amontoando em cubículos. Hoje, qualquer dos imóveis que mencionei não custa menos de 1 milhão de reais. Porra! UM MILHÃO DE REAIS. É de foder.

Tem horas que tenho esperança; tem horas que tenho vontade de sumir daqui com tudo. E se não o fiz até agora é muito em função da dificuldade (financeira) para sair do Brasil e pelo fato de o Enzo ainda estar na escola, "em formação".


Last edited by night; 20-07-15 at 15:15..
night is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

20-07-15, 15:05 #36
A adaptação para a criança é muito fácil que para adultos. Se tem alguém que tiraria de letra a mudança de país é o Enzo.

Baron is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
20-07-15, 15:14 #37
Não tenho dúvidas. A questão é até quando EU vou conseguir dar boas condições a ele. E como disse: para UM já é difícil, imagina quem tem três, quatro filhos? Sinceramente, eu não consigo nem pensar nisso...

night is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
20-07-15, 15:46 #38
Quote:
Postado por Annia Walker Mostrar Post
e sim, era mais fácil comprar imóvel? sim. mas as pessoas tinham dinheiro pra comprar? em que altura da vida?
opa opa opa
so agora assimilei esse trecho em especial

era mais facil comprar imovel? NAO, nao era. NUNCA FOI.

existia acesso a credito como tb existe hoje. menos acesso ate q no boom imobiliario q vivemos ha uns 3~5 anos. deixando claro q:
FINANCIAR IMOVEL <> COMPRAR IMOVEL

financiar imovel nada mais eh q pegar um emprestimo dando o imovel como garantia da transacao. o imovel eh potencialmente do banco ate o dia q vc pagar a ultima prestacao E conseguir a quitacao do financiamento. sao duas situacoes distintas e existe um ABISMO entre o pagamento da ultima prestacao e a quitacao. a geracao dos nossos pais financiou imovel por 20 anos e, gracas ao plano collor, se deparou com dividas superiores ao valor do imovel depois de terem pago a ultima prestacao. SALDO DEVEDOR SUPERIOR AO VALOR DO IMOVEL. o banco dava a quitacao? RAAAA obvio q nao. as mudancas na matriz economica tb fuderam a operacao de varias construtoras, q quebraram e nao conseguiram entregar imoveis q ja tinham vendido. a Encol foi uma delas. esse risco era o q fazia imovel na planta ser tao mais barato q imovel recem lançado

resultado? varios suicidios, avc, depressao, separacoes, dependencia quimica e tudo mais o q ha de melhor pra tradicional familia brasileira

pesquise um pouco sobre plano bresser/collor, FCVS, EMGEA e alienacao fidunciaria pra dimensionar o tanto q foi "mais facil" pros nossos pais comprarem imovel... btw, eu trabalhava com alienacao no comeco do boom imobiliario (credito a rodo), em meados de 2005, e vendiamos aprox 10.000 imoveis POR ANO e o estoque NAO BAIXAVA. ou seja, mesmo durante o aquecimento economico cerca de 10.000 familias perdiam seus imoveis por falta de pagamento. isso apenas pra CEF, q costuma ter mais decisoes desfavoraveis q os demais bancos. imagino como vai ficar esse quadro daqui uns 3~6 anos........

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
20-07-15, 15:51 #39
retrato das facilidades enfrentadas pela geracao dos nossos pais:
http://g1.globo.com/goias/noticia/20...-em-goias.html

42 MIL imoveis nao entregues apenas na quebra da Encol. quem comprou nao viu nem o imovel e nem a cor do dinheiro. isso ha "apenas" 25 anos...

Fura Olho is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
20-07-15, 15:54 #40
Nada de plano collor ou minha casa minha vida, hoje está mais difícil porque o que o imóvel que custava 100mil antes hoje vale 600mil, proporcionalmente quem ganhava 100reias hoje ganha 145reais no mesmo período de variação (a grosso modo) ... O imóvel subiu de 600% a 900% e o salário 15% a 25% em 10 anos ...

CroNicaL is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

20-07-15, 15:54 #41
a diferença é q o preço dos imóveis era proporcionalmente MUITO mais baixo q atualmente

por exemplo, minha sogra trocou um VOYAGE com 3,4 anos de uso por um terreno de 500m²

pega um Voyage atual (pode até ser zero) e veja o terreno q vc consegue comprar com a grana

rockafeller is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
20-07-15, 15:57 #42
CroNicaL e rockafeller já mataram o problema.

Não é a questão do financiamento e sim do valor.

Se você quiser morar num apartamento hoje considerado DE LUXO (AOUEhAUOEhaUOehauOheauO) com 70m² e três quartos, você precisa pagar aproximadamente R$ 500.000,00.

Se quiser morar numa casa com os mesmos três (ou quatro) quartos, mas com cerca de 200m² e que não seja na CASA DO CARALHO, vai pagar no mínimo R$ 1.500.000,00.

Quem tem esse dinheiro? Quem consegue aprovar um financiamento desse valor?

Eu não consigo.

night is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
20-07-15, 16:09 #43
mesmo se desconsiderar a bolha imobiliaria, q eh evidente, nao da pra ignorar os outros fatores relacionados as transacoes q vcs tao se baseando

voyage com 3/4 anos de uso era carrao, digamos q 40k reais hj. com essa grana eh possivel sim pegar um terreno de 500m2, mas obviamente q nao no mesmo setor q ela conseguiu na epoca. vc tem q traçar paralelos com a epoca e certamente vai conseguir algo proximo a isso

pegue HOJE por ex uma cidade qualquer com a mesma quantidade de habitantes q a cidade dela tinha na epoca e procure terrenos com a mesma condicao q o dela tinha, tipo bairro recem lançado, distancia do centro, comercio/shoppings proximos, qtde de escolas, hospitais e afins nas imediacoes. tirando a doenca da bolha (q nao dura mais 2 anos), garanto q encontra algo equivalente

a grande questao da bolha foram seus catalisadores: facilidade ao credito por manobra irresponsavel do governo E maior liquidez das construtoras, q fez o valor do imovel na planta disparar. ha uns 10/15 anos, imovel na planta custava menos de 1/3 do valor do imovel lancado. ja hj aqui em bsb tem gente fazendo distrato do financiamento pra comprar imovel equivalente e MAIS BARATO no mesmo empreendimento. nego financiou na planta por 300k e tem gente vendendo o apt do lado por 270k

considerando q o analfabetismo financeiro so cai depois do analfabetismo pleno, q so cai depois do funcional, esse cenario nao vai mudar nunca e os ciclos habitacionais vao se repetir ad eternum

Fura Olho is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
20-07-15, 16:11 #44
Eu atualmente moro no Rio de Janeiro, penso em me mudar para um centro urbano de menor porte (Curitiba/Florianopolis/etc), por quê?

Porque tenho que morar na zona suburbana (pelos valores) e acho que sobra mais tempo, além de mais oportunidades de lazer/educação a um preço mais justo. Quem tem filho sabe a diferença do valor de uma escola no centro/zona nobre X área suburbana, independente da qualidade ... A procuraXdemanda disparou os preços dos serviços em gerais ... tudo que fica fora do polo urbanístico sai mais em conta, o problema é que trabalhamos nele.

CroNicaL is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

20-07-15, 16:18 #45
nao confundir voyage com santana... heheah

um voyage com 3, 4 anos de uso hj em dia custa no maaaaximo 30k, isso se for o mais top

agora me fala ONDE vc compra um terreno de 500m² com 30k... (dentro da cidade e não no meio do canavial né claro)

essa mesma casa, q ela deve ter gastado uns 50k no maaaaaaximo pra construir, hoje vale uns 700 mil

qualquer terreno de 250m² aqui atualmente vale uns 200k


a geração desses putos foi muito mais fácil hehehe fala serio

rockafeller is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
20-07-15, 16:24 #46
AH! Não vou nem falar dos preços absurdos de TUDO quanto é produto e/ou serviço.

Vai almoçar fora com sua esposa e seu filho. Não gasta menos que R$ 100,00 nem para comer hambúrguer. Veja quanto custa o seu "combo" de TV + telefone + internet. Veja quanto custa a PORRA DE UM iPHONE 6! HOAEhAUOEhAUOE!

Vamos às coisas mais mundanas, então, para não falar em ostentação. Quanto se gasta para vestir, calçar? Quanto sai um corte de cabelo? A gasolina? Por quanto você compra uma cerveja?

Esses dias estava vendo as fotos da época da faculdade e me deliciando ao lembrar que comprávamos uma latinha de Bohemia por R$ 0,79... hahaha! Isso tem pouco mais de 10 anos.

Sério, ou eu sou muitíssimo "pobre", ou a coisa está totalmente fora da realidade - como o XtremE colocou. Eu tenho pena de quem tem família grande pra sustentar e não tem uma renda minimamente digna. Cada vez que vou ao supermercado, para comprar QUALQUER coisa, o "ticket" mínimo fica em R$ 60 ~ R$ 70. Mas estou falando de compras do dia a dia, tipo pão, frios, um iogurte, um refrigerante, uma cerveja... coisas que não fazem parte da "compra do mês". Sério, é surreal.

Uma geladeira que sua mãe ganhava de presente de casamento e durava a vida inteira, quanto custava? Quanto custa hoje uma geladeira semelhante que, em no máximo cinco anos, vai te dar problema - e vai sair mais barato comprar uma nova?

night is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
20-07-15, 16:30 #47
rocka
ponha apenas a correcao monetaria nessa matematica ai e os 30k saltam pra 90k facil. os 50k da construcao salta pra uns 150k. sim, isso tb pesa. tem qto tempo isso mesmo? nao tem nada disso de "mais facil" pra geracao deles, pq as regras de acesso ao credito mudaram mto pouco

por ex, nego fazia financiamento tranquilo onde a prestacao ficasse dentro da margem consignavel, ou seja, 30% da renda bruta. mesma coisa q rola hoje. nego passou VINTE ANOS com 30% da renda comprometida (caso nao tenham mudado de profissao/cargo) e isso nao eh facil nem se ignorar a logica. 30% a menos de renda apenas pra ter onde colocar a familia pra dormir. obviamente q a especulacao disparou pela ilusao da renda atrelada a facilidade do credito, q foi amplamente explorada por uma das raças mais picaretas da atualidade huesileira: os corretores. mas isso nao torna mais facil a realidade q a geracao dos nossos pais viveu...

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
20-07-15, 16:39 #48
entao, night

hj vivemos a realidade da queda da qualidade dos produtos, q eh brutal, alem de ser um fenomeno q afeta paises tipo o nosso. o povo da UE por exemplo continua podendo comprar eletrodomesticos alemaes q vao durar a vida toda. americano compra liquidificador tope da kitchenaid por 70 usd.

tb temos a precificacao dos servicos baseada na quantidade de dinheiro circulante. eu costumo brincar q qualquer servico de merda eh MIL REAU. "moço qto sai pra trocar essa torneira aqui e arrumar esse vazamento?" MIL REAU! "vem ca.. qto sai pra pintar a sala e essa parte da cozinha sem contar o material, q eu ja comprei?" MIL REAU! "qto eh a mensalidade desse transporte escolar, usando todos os dias pela manha e 2x por semana a tarde?" MIL REAU!!!

e ainda temos a perda do poder aquisitivo, ou melhor, a "perca", pq a inflacao maquiada geralmente fica menos da metade do indice real, isso ha pelo menos 6 anos. o vanish q custava 9,90 ha uns 5 anos hj custa 29,90 em promocao. aplique essa matematica pra cerca de 80% dos itens vendidos em um mercado e vai ter o retrato geral do q rolou nesse tempo. ai vem o outro lado: alguem ai ganhava 1000 ha uns 5 anos, permaneceu no mesmo emprego/cargo e hj ganha 3000? eu duvido muito...

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

20-07-15, 16:39 #49
Preço dos imóveis não tem nada a ver com corretores, tem a ver com a definição de inflação.

Inflação é quando o governo aumenta a quantidade de dinheiro sem lastro no mercado. Crédito imobiliário é um tipo de dinheiro que só pode ser utilizado em uma coisa, mas não deixa de ser dinheiro criado artificalmente e sem lastro.

Resultado: o crédito imobiiário inflacionou o mercado de imóveis brasileiro, incluindo tudo que fosse ligado a ele (materiais de construção, mercado de trabalho no setor etc).

Foi só isso que aconteceu.

Baron is offline   Reply With Quote
CroNicaL
Trooper
 

Steam ID: cron1cal
20-07-15, 16:39 #50
Vamos aos antigamente, era o tempo em que a compra do imóvel (para os mais humildes como eu) vinha do FGTS + Poupança de anos de trabalho (pergunte aos seus pais) ... Ironicamente compra de imóvel é uma das poucas regras para saque do benefício, faça as conta de um salário de R$8.000 e 30 anos de contribuição e você não tira nem a entrada de um imóvel ... quer mais? adicione R$500 reais mensais depositados na sua poupança nesse período e você continua morando de aluguel daqui a 30 anos ... São os dias de hoje

CroNicaL is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
20-07-15, 16:42 #51
Indo um pouco na linha do que o EviLBraiN falou, mas discordando. Não dá pra esquecer, Miguel, que graças a Deus você tem uma profissão que foge à regra da maioria. Méritos seus e não estou questionando isso, mas médico no Brasil, apesar dos pesares, é bem remunerado - e tem a possibilidade de ter vários empregos. Meu cunhado saiu de Curitiba e foi morar em Natal porque lá ele viu uma oportunidade de ficar rico. E ficou. É ortopedista e, segundo ele, em Curitiba estaria ganhando muito menos que lá e trabalhando muito mais. Mas são exceções.

Eu não costumo reclamar muito porque, como você, não sou do tipo extremamente consumista. Se puder trocar de carro, ótimo. Se não puder, tudo bem. Meus maiores gastos são com a educação do Enzo e a minha (estou concluindo a pós), além de moradia. Mas ainda estou num nível, como a maioria aqui do fórum, bem acima da população em geral. E aquém de muitos outros.

Pra você ter ideia, em 2013 eu queria trocar de carro e pensava num CIVIC, CRUZE ou LANCER. Estava meio deslumbrado porque o Escritório estava indo bem, minha mulher tinha conseguido um trabalho que pagava relativamente bem etc. Na hora de fazer as contas e por na ponta do lápis, simplesmente desisti. Primeiro porque o preço estava ABSURDAMENTE maior do que estava quando eu cogitava de pegar tais carros, segundo porque eu acabei priorizando a minha pós-graduação e o valor que eu pagava de financiamento no Logan (que quitei na época) passou a ser utilizado para pagar a especialização e terceiro porque me dei conta de que seria arriscado demais dar uma entrada de 50% e assumir um financiamento gigante. Segurei mais um tempo com o Logan e no começo deste ano troquei por um KA (esse Ford KA mesmo, modelo novo, no qual paguei R$ 39.900,00). Poderia andar com um carro de R$ 80.000,00? Até poderia. Mas preciso? E se der alguma merda? E se o Escritório não fechar clientes? E se a Mari for demitida? A propósito, ela trabalha na área de informática, é analista de testes no CITS e presta serviços para a Positivo Informática - que vai mudar para Manaus. É bastante provável, então, que ela perca o emprego. Se eu tivesse comprado um CIVIC, com uma parcela alta, estaria absolutamente fodido.

Eu posso concordar com o seu argumento de que planejamento é importante, de que na crise aparecem oportunidades etc., mas não dá para desconsiderar o fato de que você (e a maioria de nós) está numa situação privilegiada na sociedade e ainda assim encontra dificuldades para se manter. Que dizer de quem não tem a metade do que nós?

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
20-07-15, 16:44 #52
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
entao, night

hj vivemos a realidade da queda da qualidade dos produtos, q eh brutal, alem de ser um fenomeno q afeta paises tipo o nosso. o povo da UE por exemplo continua podendo comprar eletrodomesticos alemaes q vao durar a vida toda. americano compra liquidificador tope da kitchenaid por 70 usd.

tb temos a precificacao dos servicos baseada na quantidade de dinheiro circulante. eu costumo brincar q qualquer servico de merda eh MIL REAU. "moço qto sai pra trocar essa torneira aqui e arrumar esse vazamento?" MIL REAU! "vem ca.. qto sai pra pintar a sala e essa parte da cozinha sem contar o material, q eu ja comprei?" MIL REAU! "qto eh a mensalidade desse transporte escolar, usando todos os dias pela manha e 2x por semana a tarde?" MIL REAU!!!

e ainda temos a perda do poder aquisitivo, ou melhor, a "perca", pq a inflacao maquiada geralmente fica menos da metade do indice real, isso ha pelo menos 6 anos. o vanish q custava 9,90 ha uns 5 anos hj custa 29,90 em promocao. aplique essa matematica pra cerca de 80% dos itens vendidos em um mercado e vai ter o retrato geral do q rolou nesse tempo. ai vem o outro lado: alguem ai ganhava 1000 ha uns 5 anos, permaneceu no mesmo emprego/cargo e hj ganha 3000? eu duvido muito...
É exatamente isso que eu estou dizendo. O problema é que para nós, ficou difícil acompanhar a lógica do "MIL REAU". E para uma galera deve estar simplesmente impossível. Tirando aqueles que eram efetivamente miseráveis e se beneficiaram com os programas sociais do Governo, o resto está fodido.

night is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
20-07-15, 17:37 #54
Bom, vou passar um pensamento breve que reforça tudo que li acima.

Meu pai com 26 ou 27 anos estava tendo seu quarto filho, estava comprando a terceira casa (todas em bairro nobre), com 2 carros do ano na garagem. Não tinha grau superior e era gerente de banco. Hoje um gerente de banco não significa muita coisa também.

Ele até brinca comigo "Poxa você é engenheiro, tem quase 30 anos e não tem nada!". Eu só respondo "Pois é!! Pra você ver a merda do país em que estamos".

Não estou preocupado com meu emprego, digamos que... tive a sorte de escolher uma área que não está sendo afetada e que só cresce. Me formei em engenharia de computação e trabalho em uma multinacional de TI que hoje possui mais de 400 vagas abertas. Inclusive quem indicar pessoas para alguns cargos "especiais", recebem bonificação de 1000 reais.

Faz 7 anos que estou lá, hoje estou com um cargo bom (líder)... com um salário que considero bom. O que não significa merda nenhuma também... só não estou sofrendo tanto com a crise.

Só agora consegui comprar um imóvel. Um apartamento de 51 m2 em um bairro Classe C... aonde eu tive que zerar meu fgts de 7 anos, dar um valor alto de entrada, parcelar outra parte da entrada... e ainda financiar o resto em 35 anos.

"Sério mesmo Casaldo, que você acha que ganha bem e teve que fazer tudo isso pra comprar um imóvel classe C desse tamanho?"

Vou listar os gastos básicos que tenho mensalmente pra vocês terem uma idéia de quão foda está a situação no Brasil. Moro em Campinas, acho que é um dos metros quadrados mais caros do universo.

Parcela do financiamento: 1.400,00
Seguro OBRA/Construção (valor requisitado pela caixa mensalmente até a obra ficar pronta): 900,00
Restante do valor de entrada que está parcelado: 390,00
Valor do financiamento do carro: 800,00
Valor mensal do seguro (não sou casado, nem mulher, bla bla bla): 300,00
Aluguel (em campinas lembre-se), pois o apERtamento não está pronto: 1000,00.
Outros gastos (celular, agua, luz, internet, etc): 300,00

Já deu mais de 5 mil Dilmas aí... isso que não listei outras coisas, como gastos com alguma roupa, tênis, eletrônico... jogo.

É "chorante"!

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

20-07-15, 17:55 #55
Sim night, eu to Sussa. E digo que só estou Sussa pq além de um emprego bacana q não está em queda eu tb não me vislumbro.

Acho q mesmo quem tem emprego bacanas mas curte ostentar, vai se fuder no futuro próximo. ( como teu exemplo se tivesse comprado o civic )

Acho tb que quem não tem emprego banana, mesmo q tenha se precavido vai passar dificuldade. Que é o que o extreme falou...

Essa falta de educação financeira é foda. Hj eu falando com uma enfermeira q fui trocar o celular da minha esposa. A vivo me fazia o iPhone 6 por 2.400. Levei o moto g por 50 reais. Ai a enfermeira falou q a fisio comprou um iPhone 6 por mais de 3k parcelado em 10x e se arrependeu e queria vender. É o típico pensar no valor da parcela e não do produto vs utilidade. Se fodeu !

Mas se ver uma promoção de ford focuse avisa. :P

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
20-07-15, 20:00 #56
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post

Mas se ver uma promoção de ford focuse avisa. :P
então aproveita
estão com estoque. tem promoção e financiamento de 30m sem juros

Patua is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

20-07-15, 23:20 #57
Vou ler agora os outros posts mas já compartilho análise que achei excelente

Valor Econômico, 20/7/2015

A política monetária já é contracionista, como lembrou Carlos Kawall em entrevista recente no Valor, e dada a recessão em curso seria prudente o BC não elevar mais a taxa de juros. O governo deveria ainda permitir a continuidade de uma desvalorização gradual na taxa de câmbio, o que a médio prazo poderia contribuir para melhorar o desempenho da balança comercial e abrir uma frente para melhorar o crescimento econômico.

Outra questão é a necessidade de se repensar o regime de política fiscal no Brasil, que utiliza uma meta fiscal "cheia", frequentemente de forma pró-cíclica, ao contrário de vários outros países desenvolvidos e mesmo latino-americanos (como Chile e Colômbia) que utilizam o resultado fiscal estrutural, isto é, ajustado para o nível de atividade - isto é, excluindo variações na receita e no gasto que são decorrentes de flutuações no próprio crescimento econômico, tornando a política fiscal neutra em relação ao ciclo econômico.

Acoplado a isto, poder-se-ia pensar na adoção de um fundo fiscal, no qual o governo gera superávits fiscais em períodos de crescimento econômico, e usa a "folga" para implementar políticas contracíclicas na desaceleração (infelizmente não é o que o Brasil tem feito nos últimos anos). É o que Blanchard chama de criar um "espaço fiscal" necessário para implementação de políticas contracíclicas.

Por fim, dever-se-ia discutir seriamente uma mudança na estrutura tributária brasileira, com implementação de impostos progressivos (aumento na alíquota do IR, imposto sobre grandes fortunas, etc.) que poderia contribuir para uma consolidação fiscal que não sacrificasse os investimentos públicos.

Luiz Fernando de Paula é professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e autor do livro "Sistema Financeiro, Bancos e Financiamento da Economia" (Campus).

XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

21-07-15, 00:03 #58
Queria assinar embaixo ou quotar todo mundo que falou acima, night, cronical, rocka, baron e evilbrain tbm por último acho que chegamos no mesmo ponto.

Concordo até com o fura que afirma, certamente com mais propriedade, que foi uma merda nos sucessivos planos econômicos, mas talvez o ponto também seja esse, estamos à beira de um movimento desses agora também? Tá tudo tão surreal que tenho primos que moram nos EUA e são judeus ortodoxos mas quando vêm pra cá reclamam muito do preço de tudo, acham ridículo o que pagamos em vestuário, só pra dar um exemplo, e olha que eles são completamente avessos à indústria da moda/marcas... Deve ser a mesma sensação que eu falei antes, quando vc paga muito pra consumir porcaria isso acaba te revoltando... O problema eh que os preços de tudo sobem mas até o gringo acha que tá pagando caro quando vem pra cá mesmo depois de converter moeda em 2,5 pra um (quando eles vieram da última vez acho que estava assim)....

XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

21-07-15, 00:10 #59
Ah, esqueci do casaldo, seu exemplo é exatamente o que coloca à prova que tá tudo errado. Se na visão dos planejadores financeiros vc pra pagar 5000 no básico deveria ganhar mais de 10000 líquidos por mês pra não reduzir patrimônio... Não eh essa a média que até pessoas que estão bem profissionalmente estão tirando, tenho certeza. Sem ser na área médica ou sem ser empresário esse valor ai normalmente só vem depois dos 30 e olhe lá...

XtremE is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

Default [Aos ignorantes como eu] Deu merda no país e aí? O que eu faço agora pourra?

21-07-15, 00:28 #60
Aliás, uma última coisa, sou só eu que não vejo ou não estão acontecendo grandes promoções nem no mercado de imóveis, nem no supermercado, nem nas lojas de departamento?

Estranho isso, o mercado só dá sinais negativos mas só vi o preço dos veículos e dos aluguéis baixarem significativamente. O resto me parece estar na mesma ou ter promoções curtas, nada que represente um momento de crise pra todo lado...

Na minha leiga visão, o principal agora seria dar giro ao capital das empresas, mas parece que o governo não tem interesse nisso e quer refrear o consumo pra ganhar a queda de braço da inflação "sob controle" e o voto de algum incauto (e nem isso vai alcançar)...

É um desgoverno mesmo...


Last edited by XtremE; 21-07-15 at 00:34..
XtremE is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
21-07-15, 01:53 #61
Claro que estão acontecendo grandes promoções.

Você passa a pagar apenas 300% do valor real do produto, ao invés de pagar 700% como de praxe.

Não passou em nenhum shopping com a "promoção lápis vermelho" esta semana?

night is offline   Reply With Quote
Ice
Trooper
 

21-07-15, 07:40 #62
Lembrei dessa citação dos Miseráveis do Victor Hugo (livro de 1982)

"É uma coisa que nunca falha.
Quando a população sofre, quando falta o trabalho e o comércio é nulo, o contribuinte
resiste ao imposto por penúria, não paga dentro dos prazos estabelecidos e o Estado faz
grandes despesas para os obrigar ao pagamento dos respecƟvos impostos. Quando,
porém, abunda o trabalho, quando o país é rico e feliz, o imposto paga-se
voluntariamente e custa pouco ao Estado. Pode dizer-se que a miséria e a riqueza
pública têm um termómetro infalível: as despesas feitas com a arrecadação dos
impostos
"


Lendo isso junto com a notícia sobre o sistema novo da Receita faz a gente pensar...

Ice is offline   Reply With Quote
Ice
Trooper
 

21-07-15, 08:06 #63
errei a data...
1862

Ice is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

21-07-15, 08:50 #64
eu até que me sinto mais seguro de ter vendido minha casa. Hoje estou com o dinheiro na mão, morando de aluguel. qq coisa eu to livre pra ir embora pra qq lugar. Não saio do país por falta de estudo qualificado e do idioma. Estou no interior e ainda dá pra tocar a vida mas se apertar pelo menos não estou com grana empatada e posso montar no carro e ir embora.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
21-07-15, 10:02 #65
Não sei pq acham que estamos na pior crise que o Brasil já passou. Estão piores os indicadores economicos, mas não tá tão ruim assim.

https://goo.gl/OxliJC

Ted is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

21-07-15, 10:11 #66
Já esqueceram dos 2.000% de inflação ao ano? Correr pro supermercado e posto de gasolina, ficar horas na fila, pro salário não sumir?

Tá ruim, mas não tá nem perto do que a maioria aqui viveu durante a infância. Claro que parece pior pelo contraste, que tava bom e piorou bastante. Mas tá longe do que já passamos.

taco is offline   Reply With Quote
leiden
Trooper
 

Steam ID: olhonolance
21-07-15, 10:30 #67
eh pq estamos enfrentando a primeira crise da vida adulta sentindo na pele o q nossos pais sofreram

o q tenho notado eh q mto comercio aqui perto fechou as portas, varias plaquinhas de aluga/vende

leiden is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

21-07-15, 10:39 #68
esse fds fui numa PIZZARIA com minha noiva e meu cunhado(de 11 anos).

Entre um vinho, entrada, pizzas e petit gateau, 370 reais.

Ridiculo.

obs: os defensores do governo atual chegaram no topico, eh um modus operandi cansativo..

ircF is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

21-07-15, 10:43 #69
Primeiro, não estou defendendo o governo atual.

Segundo, larga a mão de ser otário e chorão, e vai numa pizzaria honesta, tem muitas, até nos bairros mais de elite

taco is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
21-07-15, 10:47 #70
Nem vc nem a pizzaria estão sentindo a crise, ela cobra um lucro absurdo e vc paga.

Ted is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

21-07-15, 11:03 #71
370 reais eu como 10 dias de pizza! huahuahua!
Queria eu ter essa crise sua. kkk

diferent is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

21-07-15, 11:06 #72
Opinião bem sucinta da nossa economia

Something is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
21-07-15, 11:34 #73
Acho que uma parte é isso mesmo..... estamos vivenciando a primeira crise dentro da nossa vida "adulta". Com certeza nossos pais sofreram mais no passado.

Obviamente como falaram aí acima, você tem que ter noção sobre a crise/economia e evitar gastos desnecessários (carro caro, celular caríssimo, etc.) para não se foder mais. Mas nosso país vai de mal a pior.

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

21-07-15, 12:10 #74
pqp
370 conto? tá loco

clash is offline   Reply With Quote
Hobbes
Trooper
 

21-07-15, 12:27 #75
Quote:
Postado por ircF Mostrar Post
esse fds fui numa PIZZARIA com minha noiva e meu cunhado(de 11 anos).

Entre um vinho, entrada, pizzas e petit gateau, 370 reais.

Ridiculo.

obs: os defensores do governo atual chegaram no topico, eh um modus operandi cansativo..
Quote:
Postado por Ted Mostrar Post
Nem vc nem a pizzaria estão sentindo a crise, ela cobra um lucro absurdo e vc paga.
Crise pra uns: pagar mais carro na pizza de luxo.

Crise pra outros: perder o emprego, ser despejado, passar fome.

Óbvio que o cenário é ruim pra todos, mas nessas horas fica claro a importância de "favorecer" o lado mais fraco com políticas públicas.

Hobbes is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:02.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.