Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Helsing
Banned
 

Default [ECONOMIA] Oferta / Demanda - HELP

28-08-06, 21:09 #1
Bom eu to fazendo um questionario de economia, mas eu nao vi essa aula, eu comecei a fazer mas to com umas duvidas e travei.

Alguem ai manja disso? Eu sei que é bem easy e ridiculo, mas to perdidao.

Vou colar as perguntas abaixo:

1.Considere o mercado de computadores pessoais. Suponha que a demanda esteja estável: a curva de demanda não muda. Preveja o efeito das seguintes mudanças sobre o preço de equilíbrio. Utilize um gráfico de demanda e oferta para ilustrar sua resposta.

a.O custo da memória RAM do computador diminui;

b.O governo aumenta o imposto sobre os computadores pessoais.

2.Faça um gráfico de oferta e demanda para ilustrar o efeito da renda dos consumidores sobre o mercado para refeições em restaurantes.

3.à medida que o verão se aproxima, o preço e a quantidade de equilíbrio do picolé aumentam. Trace um diagrama de oferta e demanda que explique estas variações.

4.Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? (a resposta da economia)

5.Quais são os fatores que provocam deslocamentos (a) ao longo da curva de demanda; (b) da própria curva de demanda.

Meu problema mesmo é saber em que cituação a curva de demanda e a curva de oferta se deslocam.





Helsing is offline   Reply With Quote
The.FirevpeR
Trooper
 

28-08-06, 21:32 #2
cituação ?!

The.FirevpeR is offline   Reply With Quote
jpadua
Trooper
 

28-08-06, 21:50 #3
Considere o mercado de computadores pessoais. Suponha que a demanda esteja estável: a curva de demanda não muda. Considerando...

a. O custo da memória RAM diminui, então o preço dos computadores vao diminuir, mas a demanda não vai mudar pq vc mesmo falou que se mantêm. Entretanto com a diminuição do preço da memória, os produtores podem aumentar a produção.
b. O imposto aumenta, os produtores diminuem a produção e a oferta abaixa.


2. Se a renda dos consumidores aumenta, a quantidade de comida que consomem em restaurante tende permanecer a mesma, porém o consumidor passa a optar por restaurantes de melhor qualidade. E se a renda diminui, acontece o inverso. (Bem resumido o estudo. Pode não estar certo.)

3. Com o verão, é maior a procura por picolé, devido ao calor e a necessidade de se refrescar(aumenta a demanda) e a produção pra atender esta buca aumenta tambem(aumenta oferta).

to elaborando respota pra 4 e 5 ainda... ta bem básico, mas alguma coisa pode te acrescentar.

jpadua is offline   Reply With Quote
ih8u
Trooper
 

28-08-06, 21:54 #4
Quote:
Postado por Lord Helsing
Meu problema mesmo é saber em que cituação a curva de demanda e a curva de oferta se deslocam.
O seu problema mesmo eh o portugues! hehehehe Brincadeira! Bom, qualquer variavel, menos o preco, eh responsavel pelo deslocamento das curvas de demanda e oferta! Uma variacao do preco causa apenas deslocamento NA curva e nao DA curva!

ih8u is offline   Reply With Quote
jpadua
Trooper
 

28-08-06, 21:54 #5
4. O Governo mantém preços mínimos pros produtos agrícolas afim de dar segurança ao produtor e extimular a produção. Se os preços dos alimentos cairem muito, os produtores não vão querer produzir e é possível a demanda efetiva nao seja atendida.

(só lembrando, que eu nao sou formado em economia, só tenho noções básicas do curso, pq estou apenas no fim do segundo período.)

jpadua is offline   Reply With Quote
Helsing
Banned
 

28-08-06, 21:55 #6
Pootz eu sou mto burro cara, eu li umas cem vezes o enunciado dessa primeira questao e tava até agora imaginando a curva de oferta e a curva de demanda modificando, dai tava foda de aprensetar uma resposta. =***

as outras tb ajudaram!

vlw

Helsing is offline   Reply With Quote
walker
Trooper
 

28-08-06, 21:59 #7
 


Google : "lei da oferta e da demanda"

walker is offline   Reply With Quote
jpadua
Trooper
 

28-08-06, 22:50 #8
Falta de atenção sua. Gostei das perguntas, é bom por em prática o que eu aprendi, pq por enquanto o curso ta extremamente teórico.

jpadua is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

30-08-06, 00:04 #9
Vou tentar te ajudar porque sou meio economista fajuto, e vi que nos posts anteriores tem algumas confusões conceituais. Vou começar do zero pra ver se clareia a parada pra você.

Primeiro uma explicação sobre variáveis endógenas e exógenas.

Em uma economia fechada, a demanda agregada é definida por Y= C+I+G

onde Y = Demanda = Oferta (Demanda é sempre igual a oferta, o que é conhecido como lei de Say), C = consumo, I = investimento, G = gastos do governo. Toda vez que alguma destas variáveis aumenta, a demanda agregada se desloca para direita e para cima, ou seja, aumenta. Quando elas diminuem, a curva de demanda se desloca para baixo e para esquerda, ou seja, diminui.
Nessa identidade (Y = C+I+G) Y é a chamada variável endógena, e C, I, G são as variáveis exógenas, ou seja: O nível de consumo, investimento e gastos do governo definem o nível de renda, e não o contrário. O consumo agregado depende da propensão marginal a consumir, o investimento depende da taxa de juros, e o gasto do governo depende da política fiscal do governo. Sabendo o que influencia no comportamento das variáveis, fica fácil prever o resultado de qualquer problema que envolva esse modelo.
Alías, em qualquer modelo econômico existem variáveis exógenas e endógenas. Entender qual variável é exógena e qual é endógena é o primeiro passo pra entender qualquer modelo econômico, sem isso fica impossível entender qualquer coisa.

Pra sacar como a economia agregada funciona, (oferta de bens e serviços e mercado financeiro) vc precisa estudar um modelo que se chama IS-LM, que vc pode econtrar aqui:

http://www.actiomercatoria.com.br/up...iles/frame.htm

Isso é um modelo macro.

Mas como essas questões que vc postou são de microeconomia, vc precisa olhar esse link aqui:

http://www.univercidade.br/HTML/curs...de%20oferta%22


Dá uma olhada aí, que tem perguntas e respostas muito parecidas com essas que vc postou. Melhor do que dar as respostas é explicar o modelo né, afinal de contas eu sou economista fajuto e poderia errar as respotas feio...

Eon is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 03:04.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.