Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Kenny
Trooper
 

Default [DSVETS] [ELP] Gravidez Canina

09-04-11, 18:33 #1
DS Vets,

Minha cadelinha está grávida, creio eu que desde o fim de fevereiro (os filhotes devem nascer no fim desse mês ou início do outro).
O veterinário que cuida dela disse que seria bom fazer um raio-x para ver qtos filhotes ela vai ter.

Minha dúvida é: o raio-x pode interferir na gravidez? Tem algum risco para os filhotes?

Pergunto isto porque sempre ouvi que mulher grávida não pode fazer exame de raio-x (não sei se o msm se aplica aos cachorros).





Kenny is offline  
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
09-04-11, 21:26 #2
oloco
em humanos nao se faz mesmo
mto estranho isso.. mais indicado eh ultrassom..

rapidiaum is offline  
Kenny
Trooper
 

09-04-11, 22:51 #3
Tb acho, mas 2 vets me falaram que pode fazer raio-x. Por isso prefiro tirar a dúvida com os DSVets.

Summon TATI !!!!!

BTW: http://tudoparaseumelhoramigo.blogsp...s-e-gatos.html (não sabia)

Kenny is offline  
Kenny
Trooper
 

10-04-11, 12:15 #4
UP ...

Kenny is offline  
mojud
Trooper
 

10-04-11, 14:29 #5
Kenny, falei com 2 primos meus veterinarios... Eles disseram que nao tem problema fazer o Raio-X, mas que é mais indicado fazer o ultra-som, por conta da precisao... Raio-X pode dar sombra na imagem e atrapalhar a contagem dos filhotes, ultra-som é um pouco mais caro, mas nao tem esse problema...

mojud is offline  
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
10-04-11, 15:22 #6
To com o mojud.

Never Ping is offline  
troy
Trooper
 

10-04-11, 15:55 #7
Exato... creio que a radiação do raio-x não causaria nenhum mal aos filhotes porém é uma técnica muito imprecisa..

Não sei quais as práticas do seu veterinário e se ele realmente tira radiografia das prenhezes e consegue contar todos os filhotes..

O raio-X é como uma foto de corte único e nem sempre sai da forma com que desejamos.. a precisão fica comprometida se tiver um filhote na frente do outro, não dá pra ver batimento cardíaco, não dá pra ver movimento... gases, líquidos, sólidos, tudo que tiver na cavidade abdominal do animal vai atrapalhar a visualização.. se ele não conseguir o que deseja com uma radiografia, vai ter que tirar outras até conseguir contar os filhotes.. vai expor os animais a mais radiação e estresse

O que eu indicaria seria a ultrassonografia. Através dessa técnica é possível avaliar o número de filhotes, seu tamanho, morfologia, movimentação, estado sanitário, batimentos cardíacos, posicionamento, etc...

troy is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
10-04-11, 17:36 #8
Bom, eu ja acho que dependendo do caso a radiografia é uma boa, pois na minha opiniao fica mais fácil pra contar a quantidade de filhotes no caso de uma gestação com muitos (5 pra cima), por que vc conta a quantidade de crânios por exemplo e nâo tem como errar pq vc vai contar uma foto (usando uma técnica boa ne, claro).

A US eu acho válido também, mas pra contagem acho q fica meio difícil quando são muitos, ja que as vezes o ultrassonografista nao sabe se ja contou aquele e conta 2x ou deixa de contar algum pois ficam se mexendo la dentro e talz.
Mas pra ver a condição dos filhotes, batimento, idade fetal, vitalidade, etc é ele quem é o indicado.

A US não eh tão cara, e se vc tiver a condição eu recomendaria os dois, RX e US.

T@ti is offline  
Kenny
Trooper
 

10-04-11, 18:20 #9
Vlw galera ... meu medo era que o RX prejudicasse os filhotes.

T@ti, quais laboratórios vc recomenda em Sorocaba, cidade boa? CVDI? Safari?

Tenho pedido apenas para o RX, mas vou ver se consigo dar um migué e pedir a US.

Kenny is offline  
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
10-04-11, 20:56 #10
Pergunta idiota:
Quanto tempo demora a gestação?

Many Kalaveraa is offline  
Kenny
Trooper
 

10-04-11, 21:09 #11
Pelo que vi na net, de 57 a 62 dias.

Kenny is offline  
tdf
 

Steam ID: tdf
10-04-11, 21:32 #12
Tá certo que é uma dose ridiculamente pequena, mas Raio X pode desordenar sequência de DNA. Em células embrionárias (com divisões à toda) esse risco de cagadas genéticas é potencialmente maior, mesmo que pouco ainda, risco é risco (daí não fazerem em humanos)!

tdf is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
10-04-11, 21:52 #13
na verdade Kenny, eu recomendo o CECRAVET.
Inclusive a ultrassonografista de lá, se ainda for a mesma, é a melhor da cidade.

T@ti is offline  
Kerpa!100
Carry
 

PSN ID: Kerpa100 Steam ID: Kerpa Wii Code: 1715 1365 8365 5261
11-04-11, 11:21 #14
Chegando meio atrasado aqui, mas é basicamente isso que a T@ti e o Troy falaram.

R-X e Ultrassonografia em gestação são exames que se complementam.
O R-X só pode causar problemas para os filhotes se estes tiverem menos de 48 dias.

Com o R-X o médico veterinário além de poder contar melhor a qtidade de filhotes, pode medir o tamanho da pelve da mãe e prever de uma certa maneira se vai ser um parto tranquilo. As vezes um cão de raça pequena que cruzou com um de raça maior pode ter problemas na hora do parto devido aos filhotes serem muito grandes.

No ultrassom a contagem já fica mais difícil, porém avalia-se a viabilidade dos filhotes, estruturas, etc...
Ou seja, recomenda-se fazer os 2 exames

Kerpa!100 is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
15-04-11, 20:59 #15
Fez algum exame?

T@ti is offline  
Kenny
Trooper
 

15-04-11, 21:28 #16
Levei-a fazer hj .... apareceram 5 crânios e as colunas (uma verdadeira zueira dentro do ventre) ....

Kenny is offline  
Kenny
Trooper
 

26-04-11, 22:05 #17
Pessoal, tô escrevendo para dizer que os filhotes nasceram HJ; são 5 !!! Devem ter nascido à tarde.
Nem eu, nem minha esposa estavamos em casa. Quando voltei do trabalho ouvi os ganidos.
Parecem que todos estão bem.

Seguindo orientação dos vets, não toquei nos filhotes (para evitar rejeição).

Quera saber +ou- com quantos dias eles começam a andar? Quando posso dar o vermífugo? E quando poderei tocá-los sem que a mãe estranhe?

Kenny is offline  
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
26-04-11, 22:06 #18
PICS!

Many Kalaveraa is offline  
Kenny
Trooper
 

26-04-11, 22:35 #19
Onde posso upar as pics ????

Kenny is offline  
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
26-04-11, 23:05 #20
imgur.com

colher is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
27-04-11, 00:02 #21
Kenny, eu acho que depende muito da sua intimidade com a cadela
Se a relacao for proxima vc pode tocar que não haverá rejeição, mas vá aos poucos, toque nela primeiro e talz, ve a reação...
Só evite de ficar pegando toda hora (evite que estranhos fiquem se aproximando, fazendo barulho e pegando os filhotes!!!)

Dê ração de filhote pra sua cadela enquanto estiver amamentando (se já nao estiver fazendo isso), mas troque aos poucos pra evitar diarreia.
Só depois que abrirem os olhos e ouvidos, ou seja, só pra lá dos 10~15 dias, mas eles se arrastam antes. Andar mesmo só com uns 20.
Vermifugar só depois dos 15 dias (a mãe estava vermifugada?)

Qual raça é a cadela?
Repare se ela esta dando conta de amamentar a todos e se ela tb esta comendo/bebendo bem.

E meus parabéns!

T@ti is offline  
Kenny
Trooper
 

27-04-11, 10:07 #22
T@ti, "somos um grude" praticamente, mas eu tentei tirar os panos ensanguentados da casinha e ela avançou na minha mão (bem de leve, mas avançou), então acho melhor não mexer por enquanto.

Já estou dando ração de filhote (comprei a Royal Canin Mini Indoor para filhotes, pois foi a que tinha maior concentração de "nutrientes" que encontrei). Normalmente ela come Pro Plan (o último saco de ração que comprei foi daquela Natural da Guabi, mas só pq a Pro Plan tava em falta).

Sim, eles se arrastam e procuram toda hora mamar, acho que ela tá até de "saco cheio". Tem uma cadelinha, a menorzinha, que tem dificuldades de conseguir um espaço para mamar, as vezes ela fica separada dos demais filhotes.

A mãe está devidamente vermifugada e vacinada (tenho que renovar umas vacinas só em junho).

A raça!? Ela é Poker (lê-se Póker) (vira-lata de Poodle com Cocker).

O ruim é que ela se "entocou" na casinha e não sai de lá para nada. Eu estou colocando um punhado de ração no chão da casinha para ela comer e tb dou água (ela como e bebe de boa).

Eu e minha esposa trabalhamos o dia todo. Hj a noite, ao voltar para casa, vou verificar se ela comeu e bebeu.

Obrigado e Obrigado pela ajuda.

Kenny is offline  
Kenny
Trooper
 

27-04-11, 10:10 #23
Seguem algumas fotos (não fui eu quem tirou):

 


 

Kenny is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
27-04-11, 18:59 #24
Vixe, casinha é fogo mesmo pq é dificil se aproximas de leve hehe, sem parecer estar invadindo muito o espaço. São muito fofinhos. E o pai é que raça?

Bom, seria bom vc colocar uma barreira de uns 10cm ai na porta da casinha pra nao correr o risco de nenhum filhote cair pra fora. E a cadelinha q fica de fora, fica de olho nela pq pode estar mamando pouco, passando frio e talz, talvez precise de complementação com mamadeiras ja que vc nao consegue mexer pra coloca-la pra mamar.

No mais parece estar tudo bem, mas esta cedo pra ela encher o saco hauehaueha

Qualquer coisa estamos ae

T@ti is offline  
Kenny
Trooper
 

28-04-11, 08:57 #25
O pai é um fdp ... hauahuahuaha ... fez o serviço e sumiu no mundo.

T@ti, acho queo pai pulou 2 portões que tem em casa. Deve ser um Peter Parker canino ou algo do gênero.

Já fiz uma barreira de panos, aliás, forrei a casinha toda.

Tô de olho na criação, parece que está tudo bem.

Obrigado.

Kenny is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:49.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.