Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
marconds
PHD em Dota 2
 

Default [NERD] Ajuda com bibliografia sobre MMORPG

07-10-07, 10:17 #1
Então, galera, esse semestre eu me formo em Publicidade e Propaganda e preciso fazer minha monografia. O trabalho monográfico de conclusão de curso da minha faculdade (TCC), consiste em dois semestres e consegui passar no primeiro semestre com o mínimo de literatura sobre o assunto, apenas o suficiente pra escrever o projeto.

Pretendo escrever sobre o comportamento do consumidor de MMORPGs, o que motiva alguém a começar a jogar e depois a ficar 12h-16h no pc todos os dias.

Sim, eu sei que entra bastante pro lado da psicologia e estou lendo materiais sobre isso, mas material sobre psicologia e comportamento do consumidor não é o meu problema por enquanto.

Meu problema é conseguir livros que falem sobre MMORPG e sobre algo relacionado com a Sociedade em Rede (M. Castells) e o google não tá ajudando muito. Se alguém puder me ajudar com sugestões de livros bons, eu agradeço. Não consegui encontrar monografias relacionadas sobre o assunto, apenas alguns artigos em inglês que já estou pegando como referência.

Desde já, agradeço quem puder ajudar.

Ps.: eu sou nerd, eu sei, mas um nerd convicto que sonha em trabalhar com jogos





marconds is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-10-07, 10:23 #2
simples, os consumidores disso são os darknerds, os que nunca viram uma mulher e os que não tem vida social (geralmente as 3 características andam juntas)




acho que você podia fazer uma enquete aqui na ds. algumas coisas como sempre ter um objetivo novo a alcançar é uma das coisas que faz a galera ficar nessa de 20 horas por dia de jogo hehe.

s p o o l is offline   Reply With Quote
BladeSinger
Trooper
 

07-10-07, 10:46 #3
Tibia é objeto de pesquisa nas universidades


sei que tibia é odiado por 99,9 dos darknerds, mas isso pode te ajudar.

BladeSinger is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
 

Gamertag: Orggbr29
07-10-07, 11:17 #4
marconds, achar isso em livro vai ser meio complicado, talvez materias academicas recentes sobre o assunto vc encontre... (ja q isso eh algo muito recente)

pode ser ateh uma dica meio estupida, mas vc tentou o google scholar?

OrGg is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-10-07, 11:31 #5
http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por.../DEDALUS/START

acervo da usp, tem um monte de mestrados/doutorados... mas exatamente sobre isso será difícil eu acho hehe

s p o o l is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

07-10-07, 11:31 #6
sim, mas não tem muita coisa e a pouca coisa que tem não é muito interessante
como eu falei, o google não tá ajudando muito :P

Legal, esse negócio do tibia ajudo bastante, peguei o nome da autora to procurando a monografia dela
é bem relacioanda, acho que vo conseguir aproveitar bastante coisa se conseguir achar


Last edited by marconds; 07-10-07 at 11:39..
marconds is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
07-10-07, 11:32 #7
Nossa o G1 já publicou várias matérias sobre o assunto. Até o Terra. Segue matérias complementares.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...GO+ONLINE.html


http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...RIMINOSOS.html

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...1-6174,00.html

Never Ping is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
07-10-07, 11:33 #8
OBS.: Recomendo que você mesmo CORRA ATRÁS da opinão de cada MMORPG player, instale jogo e formule sua opinião. Ficar nessa de NAPSTER BAD / METALLICA GOOD é péssimo.

Never Ping is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

07-10-07, 11:33 #9
er, mas isso aí é notícia sobre jogos online né NP... não exatamente uma parada academica uehueh

s p o o l is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

07-10-07, 11:59 #10
mas já são bem úteis, vo pegar como referência de dados pra monografia.
mandei e-mail pra essa autora da monografia sobre tíbia, não consegui achar a monografia mas li um resumo dela sobre o trabalho, parece MUITO bom e relacionado, valeu muito.

BTW, joguei wow por 1 ano NP, entendi perfeitamente como funciona o jogo em si e suas relações ingame e fora do game e pretendo falar sobre isso na monografia também.
Aliás, o capítulo sobre o wow vai ser gigante porque tenho que explicar absolutamente tudo.

marconds is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
07-10-07, 12:42 #11
Marconds, eu recomendo que faça um trabalho chamado "O lado negro do MMORPG", que lhe dará muito mais assunto do que falar só sobre o vício. O vício é um dos capítulos.

Segue uns bons assuntos a serem abordados:

1- Account thefting
2- Gold Farming
3- Online store (www.zritems.com, www.lewt.com)
4- Vício
5- Discriminação (por exemplo, o Priston Tale e o Gunbound criou braços no Brasil para conter a invasão dos brasileiros, que sempre tumultam jogos. Tenta jogar com um Francês também para vc ver o que é bom)
6- Problemas de saúde que podem ocorrer por excesso do gaming.

Never Ping is offline   Reply With Quote
dreisao
Banned
 

07-10-07, 13:03 #12

dreisao is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

07-10-07, 13:16 #13
sea c where´s

Sekzzz is offline   Reply With Quote
DALBEN
Trooper
 

Gamertag: GC DALBEN PSN ID: DALBEN_ XFIRE ID: DALBEN_DALBEN Steam ID: gustavocorsodalben
07-10-07, 15:51 #14
se mata marco!

DALBEN is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

07-10-07, 18:06 #15
Quote:
Postado por Never Ping
Marconds, eu recomendo que faça um trabalho chamado "O lado negro do MMORPG", que lhe dará muito mais assunto do que falar só sobre o vício. O vício é um dos capítulos.

Segue uns bons assuntos a serem abordados:

1- Account thefting
2- Gold Farming
3- Online store (www.zritems.com, www.lewt.com)
4- Vício
5- Discriminação (por exemplo, o Priston Tale e o Gunbound criou braços no Brasil para conter a invasão dos brasileiros, que sempre tumultam jogos. Tenta jogar com um Francês também para vc ver o que é bom)
6- Problemas de saúde que podem ocorrer por excesso do gaming.
É impossível abordar tantos assuntos em uma monografia, e eles são de outras áreas também. Mas eu pretendo estudar mais sobre a área, eu acho muito interessante os mecanismos que fazem com que a pessoa vicie.

marconds is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:24.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.