Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
Default De quem é o parto afinal?

23-07-12, 22:42 #1
Gostaria de compartilhar com vocês notícias que me deixaram extremamente assustada e indignada.
Tenho medo do que vou ler aqui, mas a curiosidade para ouvir as opiniões, principalmente dos médicos da DS, é mais forte.

Então vou quotar aqui um texto de um blog que expressa muito bem o que eu penso e sinto com esta situação e que explica o que está havendo:
Quote:
Parto só no hospital. E sem a sua doula.

Por Gabi Prado.

Depois de tentar fechar a Casa de Parto David Capistrano Filho em 2009 e, mais recentemente, tentar uma retaliação ao médico paulista Jorge Kuhn por ter emitido em rede nacional o apoio ao parto domiciliar e , deste modo, incentivarem a linda Marcha pelo Parto em Casa o CREMERJ lançou semana passada duas novas resoluções que dispõem sobre a assistência ao parto.

As resoluções 265 e 266/12 do CREMERJ desceram mal na garganta de muitas mulheres.

Nelas o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro deixa claro, entre outras coisas, que o parto é um evento exclusivamente hospitalar, onde apenas o médico está capacitado para dar a assistência necessária e decidir quem pode estar presente neste momento único de nossas vidas.

Dizendo pensar no nosso bem-estar e de nossos filhos, eles deixam claro que o parto é tão seguro como uma bomba relógio e que a única assistência coerente para quem não quer se “arriscar” é estar com um médico , dentro de um hospital e envolta de equipamentos.

***

O CREMERJ proibiu qualquer participação médica no SEU parto domiciliar:

Enumerando riscos e responsabilidades com o bem-estar da sociedade, o CREMERJ VETA qualquer participação médica em partos domiciliares, casas de parto, assistência imediata a neonatos nascidos em domicilio. Eles ainda estimulam o “denuncismo” dentro de sua própria classe, tal qual na ditadura, com o intuito de que nenhum médico tente burlar as suas resoluções.

Não, eles não propõem a omissão de socorro em caso de urgências/emergências, mas, ao impedirem a atuação de médicos como backups de partos domiciliares ou realizados em casas de parto (sim, ainda temos uma aqui no Rio de Janeiro, embora vira e mexe eles tentem fechá-la!), acredito que para estimularem a omissão de socorro falta pouco.

***

Além de deliberarem sobre a atuação dos médicos de forma tão arbitral e nada baseada em evidências, fazendo o jogo baixo do terrorismo e denuncismo, eles resolveram, agora, deixar ainda mais claro que no parto mandam eles, e SÓ eles!

Isso mesmo: O CREMERJ proibiu a participação de doulas, obstetrizes e parteiras no SEU parto:

Dentro de suas deliberações, o CREMERJ institui o parto como um evento puramente médico-hospitalar, dá as costas para a medicina baseada em evidências e impõe que os partos de baixo risco sejam realizados exclusivamente em ambientes hospitalares e que, desta forma, só cabem aos médicos deliberarem quem pode estar presente nele.

Neste “saco de gato”, o CREMERJ coloca as Doulas, Obstetrizes, Parteiras e “etc” como personas non gratas dentro do ambiente hospitalar e impedidas de prestarem assistência à mulher - seja técnica, seja emocional.

Com a “desculpa” de pensar no que é melhor para VOCÊ, o CREMERJ mais uma vez tutela as mulheres e decide como deve ser o SEU parto.

Não se surpreenda, amiga, se você entrar para os 89% das mulheres cesareadas do Brasil. Lembre-se: o CREMERJ sabe o que fazer no SEU parto e está apenas pensando no seu bem-estar, mãezinha...

Agora, se você deseja retomar o protagonismo do seu parto, da sua vida, não fique aí sentada!

Você pode assinar a esta petição pública.

E pode se unir à Marcha pelo Parto Humanizado e mostrar para eles que estamos bem informadas, sabemos parir e temos o direito de escolher quem bem entendermos para nos prestar assistência no NOSSO parto!

E você, querido médico, que fala abertamente que “adoraria” participar da equipe de parto domiciliar como backup, gostaria de poder dar assistência aos neonatos em domicilio após o parto, discorda das deliberações do CREMERJ quanto aos riscos intrínsecos do parto, quanto as possibilidades de assistência técnica, quanto ao trabalho das doulas... Lembre-se, o conselho também fala por você. Participe das reuniões, dos conselhos deliberativos, das eleições, mexa-se! Você também é parte importante desta engrenagem!



Gabriela Prado, psicóloga, doula do Núcleo Carioca de Doulas e mãe de dois, que nasceram em casa com enfermeira, mas tendo obstetra e pediatra de backup !!!!

Gostaria de lembrar que gravidez não é doença e o parto, obviamente em casos onde o pre-natal não demostra nenhum tipo de risco, pode SIM ser realizado onde a mulher quiser.
Se ela quiser parir no hospital, que seja, se quiser em casa, que seja.

Diversos estudos já comprovaram que os "procedimentos de rotina" adotados na maioria dos partos hospitalares (como uso indiscriminado de ocitocina, episiotomia, o parto em decúbito dorsal, etc) atrapalham e aumentam os riscos de complicações durante o parto saudável.
Isso quando as mulheres não acabam em uma cesariana marcada pelo obstetra, por ser mais conveniente pra ele, claro.

Em países como a Inglaterra, o serviço público de saúde fornece profissional qualificado e treinado e equipamentos para a mulher ter seu parto domiciliar, e na Holanda 35% dos partos são domiciliares e a taxa de cesariana é de 10% (no Brasil, pelo sistema particular ele passa de 82%).

Não é que toda mulher tem que parir em casa, e sim que AQUELAS QUE PODEM E QUEREM, devem ter esse direito de escolher e nenhum médico pode ser punido por prestar esse tipo de atendimento!



O que vocês pensam sobre isso?






Last edited by Jeep; 23-07-12 at 22:54.. Motivo: tag yt
T@ti is offline  
Aveia-Quaker
Trooper
 

23-07-12, 23:06 #2
what?

Aveia-Quaker is offline  
Blazed
Trooper
 

23-07-12, 23:10 #3
uhum, nao entendo o problema

Blazed is offline  
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
23-07-12, 23:22 #4
sei lá, do meu convívio diário e contínuo com médica ginecologista, eu posso dizer que eles tem sim motivo para tentar fechar essas casas de parto.... e "monopolizar" o atendimento aos partos... eu diria que mesmo uma gravidez que está normal e "boa" até o parto, pode se complicar tremendamente instantes antes da "luz" propriamente dita.

então, eu analista de t.i., não vejo porque ter um filho em casa, visto que em um hospital o que pode dar errado, poderá ser corrigido, e em casa infelizmente não...

Em parte grande parte da culpa do excesso de cesareanas no brasil é culpa da CULTURA brasileira em achar que o parto natural é anormal. É bem isso mesmo, escuto não só da minha esposa mas inclusive no meu circulo de trabalho, a mulherada toda briga com os médicos praticamente implorando para que "arranque a criança daí!".

btw, parabéns para você em pensar assim t@ti, são raras as mulheres assim...

O que eu mais escuto de mulher contando(no meu trabalho), é assim ó "nossa, cheguei no hospital, e me deixaram 12hras lá sofrendo ao invez de arrancar o menino da minha barriga logo", outra coisa que os médicos escutam muito, é o paciente ou até mesmo os familiares reclamando que o bebe vai "passar da hora" e aí sabe como é né?

a bem da verdade é que o POVO é muito mal educado e não sabe porra nenhuma, e agora que estão mexendo no "direito" deles, vira esse burburinho todo... não tem do que chorar, arruma motivo...

Sabbath is offline  
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
23-07-12, 23:23 #5
Façamos assim:

Tenha o filho aonde quiser e aonde bem entender. Qualquer zica, a culpa é inteiramente de quem decidiu fazer o que quis fazer.

Never Ping is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

24-07-12, 11:21 #6
Sabbath deu um depoimento perfeito. Pra variar o povão colocando a culpa no medico para não assumir responsabilidade sobre o q eles mesmos queriam...

Pre Natal tranquilo, tudo indo bem... Chega hora do parto pode dar merda ? Pode ! Se der merda, o parteiro sabe resolver ? Não ! Vai fazer o q ? Chamar um medico ou correr pra maternidade... Então pq dar chance pro azar ?

Por mim, cada um faz o q quiser... Mas q assuma a responsabilidade... Agora o que acontece é este tipo de gente fazer a merda e dai no desespero chega no hospital dando escândalo e querendo processar do porteiro até o dono do hospital se o medico não fizer uma magica e resolver toda a seqüência de merdas previas.... E é por isso q a gente se revolta.

Já os conselhos tem o dever por zelar pela saúde do povo. Mesmo que o povo não entenda que estão fazendo o melhor para ele. Então devem sim minimizar a todo custo a possibilidade de mortes tanto dos filhos como das mães nos partos.

Essa psicóloga deveria estar brigando pela inserção de parteiras na maternidade. Qq problema o medico esta ao lado e o ambiente tem todo o suporte.

Eu mesmo já fiz parto normal como estudante de medicina com uma enfermeira obstétrica junto. O medico estava na sala ao lado...

E vcs esquecem q na maternidade o bebe sai da mãe para os braços de um pediatra. Este tem toda uma seqüência de cuidados iniciais para garantir a perfeita saúde do bebe. Já pensou q legal o parto em casa tudo normal, Dae o bebe nasce com problemas e precisa de um suporte avançado ? Chega no hospital morto ?

Parto é um momento para se pensar na saúde da mãe e bebe, não em convicções e brigas pessoais. Menos egoísmo e mais altruísmo pra essa autora do texto. Justamente aquilo que ela acusa os médicos de não possuírem...

Sim, este tema me enerva profundamente.

EviLBraiN is offline  
u3663
Trooper
 

24-07-12, 11:37 #7
Eu acho que todo parto deveria ser feito no hospital.

É muito bonito ter o direito de ter o filho onde quiser. E é muito errado. Porque se der merda, vai dar uma merda muito grande por estar longe de um ambiente hospitalar. Pode até ter um médico do lado, longe de um hospital ainda vai ser ruim.

Mas é mais uma idéia feminista de que a mulher deve escolher tudo e blablabla here we go again.

u3663 is offline  
Blazed
Trooper
 

24-07-12, 11:43 #8
PEW PEW PEW

Blazed is offline  
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
24-07-12, 11:48 #9
o begod ta com 10 bolhinhas de pus no rosto e a gente manda ele pro hospital correndo ir ver isso, uma mulher parindo um bebe me parece um tanto mais complicado e propenso a problemas e o pessoal quer brigar pra atender em casa. Sei la, acho que é gente que nunca teve que levar alguem sangrando pra um hospital rezando pro tempo congelar.

Jeep is offline  
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
24-07-12, 11:50 #10
Mulher: Ser pouco capaz de agir ou pensar de forma racional e fazer manobras com veículos automotores

Renegade is offline  
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
24-07-12, 12:00 #11
Evil, esse tema enerva quase qualquer médico, minha esposa só de escutar eu falando já ficou nervosa... eoahaeouhea .. anyway, concordo com cada palavra que escreveu.

véi, trabalhar em um hospital não é fácil, a cada 10, 15 querem processar e colocar a culpa no médico...

agora me responde? pra que colocar a vida da criança em risco? (se fosse só a mãe)

Sério, digamos que seja 5 minutos para chegar da sua casa até o hospital em caso de merda, em um PARTO 5 minutos é a diferença entre a vida e a morte.


anyway, é engraçado escutar a mulherada (mesmo querendo o parto normal, porém realizando-o) xingando o próprio filho no nascimento.. oaehaeouhaeh esse é o "AMOR" que eles descrevem.... (DESGRACAAAAAAAAAAAADOOOO SAI LOGO DAIIII AHHHH QUE DOR!!! UOOOOOOORGHRRRRR!) ahaoeuhaeouhea

Sabbath is offline  
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
24-07-12, 13:05 #12
Meu na moral
alem de TODOS os motivos relacionados a saude. Tem um outro muito importante

Controle de natalidade pro país, qdo nasce no hospital ja nasce registrada e o caralho a 4.
Nao da pra ter filho em qqer lugar porra.

Ja saimos da idade media seus paus no cu

Kensha is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
24-07-12, 19:57 #13
Queria deixar claro aqui que a minha intenção não foi que alguem apoiasse o parto domiciliar, apesar de ser SIM, seguro, segundo milhares de estudos que já foram feitos.

O que propus foi a discussão sobre a atitude do CREMERJ de punir os médicos que optassem por acompanhar partos domiciliares, médicos que prestassem atendimento ao neonato nascido em casa, entre outras coisas que estas resoluções absurdas ditam.

O que queremos é poder escolher, inclusive ter um parto normal hospitalar sem intervenções invasivas e desnecessárias, que na grande maioria das vezes só atrapalha!

Vocês sabem pelo que uma mulher que está parindo num hospital passa? sabe o que lhe acontece? sabe o que acontece a um bebe nascido em um hospital normal, por que é PADRÃO?

Eu sei que tem muitas mulheres que QUEREM uma cesariana, claro que eu sei. Mas sei também que isso vem de uma ignorância coletiva, muitas vezes reforçada pelos tais médicos que citei anteriormente, que querem fazer cesária e inventam (SIM, INVENTAM!) mil desculpas e preocupações descabidas na cabeça das mulheres a respeito do parto normal.
E as poucas que QUEREM o parto normal sentem uma dificuldade ABSURDA de encontrar um médico que o faça sem querer engaubelá-la, ou sem querer no mínimo fazer uma indução.
Não estou generalizando, não são todos, mas é realmente MUITO difícil encontrar.
E a pior coisa que tem é uma mulher insistir em um parto normal com um cesarista, pois parece que ele vai querer transformar a experiência dela num inferno, e já li muitos relatos que comprovam isso.

Outra coisa: O parto domiciliar responsável sempre é acompanhado por um pediatra, uma enfermeira obstétrica, no mínimo. E eles tem todo o material para ressuscitação e manutenção da vida da criança caso ela venha a ter algum problema.
Claro, TUDO tem riscos, as mulheres NÃO morrem em partos hospitalares? Morrem, e os estudos indicam que o parto domiciliar Não aumenta este risco, nem pra mãe, nem pro bebê.
E crianças que nascem em casa são sim registradas. Não digo as que nascem no meio do mato, pois estas com ou sem lei continuarão parindo assistidas apenas por uma parteira, e isso não é por escolha própria, mas as mulheres que fizeram a passeata, que lutam por este direito são pessoas inteligentes, informadas e responsáveis. Elas precisam inclusive ter dinheiro pra fazer um parto domiciliar, pois o plano, claro, não cobre.

Mas voltando ao assunto do tópico:
Proibir doulas no ambiente hospitalar?? Punir médicos? Eles são ou não capazes de decidir o que é melhor para suas pacientes? Não tem esta autonomia?
Por que tantas intervenções são feitas desnecessariamente nos partos hospitalares?
Será que não é por causa disso que cada vez mais mulheres MUITO BEM INFORMADAS estão escolhendo ter seus bebês em casa?

T@ti is offline  
Vulcano
Trooper
 

24-07-12, 20:01 #14
Eu acho q antes de qualquer 1 aqui falar oq ja tem em sua cabeça, deveria pelo menos ler oq a tati colocou e assistir aos videos antes de falar algo.

Ela nao disse q todos TEM q ter o parto em casa, e sim, TER A LIBERDADE DE ESCOLHER.
Nao disse tb q todas as pessoas poderão ter parto em casa, pois hj no Brasil, tem parto em casa quem pode pagar por isso. Quem pode pagar por isso e ao começar o trabalho de parto se tiver algum problema o profissional encarregado saberá q deverá encaminhar ao hospital e essa pessoa muito provavelmente tem um plano de saude, consequentemente nao será em um hospital publico.

Parto em casa tb nao é como na idade media kensha, usando toalha branca e agua quente. Existe todo um equipamento para o parto ser realizado la.

A mulher q escolhe ter o parto em casa ela sabe dos riscos, ela sabe da dor, ela sabe de tudo, pois ela SE INFORMOU a esse respeito. Ela esta preparada psicologicamente para oq ela vai passar, assim como muitos se preparam para ir ao dentista para 1 extração.

A discussão aqui nao eh qual eh o melhor ou pior e sim sobre a deliberação do CREMERJ de punir medicos (q sabem oq estao fazendo OBVIO e tem experiencia nisso) q realizarem o parto em casa, e OBRIGAR todos os partos serem realizados nos hospitais.

Se a mulher tem medo de sentir dor, nao quer sofrer ela tem o direito de escolher "eu quero cesaria", se outra q se informou a esse respeito, poem na balança os pros e contras ela tem q ter o direito de escolher ter em casa.

Se fosse tao ruim como todos aqui colocaram, inclusive profissionais da saude tb, nao teria, em paises de primeiro mundo, extimulos ao parto em casa, na presença da familia, dos filhos q ja possui, sem o clima de hospital, com a presenca de pessoas doentes no prédio, com prodecimentos muitos vezes inuteis. Nao é uma regra, nao é uma obrigação. PARTO NAO É ALGO ANORMAL, o ser humano faz isso a mais de 250 mil anos por que agora seria errado ter parto normal, ainda mais em casa?

A discução deste topico foi desvirtuado.


Last edited by Vulcano; 24-07-12 at 20:10..
Vulcano is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
24-07-12, 20:02 #15
E deixo com vocês mais algumas informações pra quem realmente quer se informar, sem preconceitos:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...pt=sci_arttext

Quote:
Parto em casa é seguro

Li com atenção a interessante matéria do Guia do Bebê sobre Parto em Casa. Efetivamente, a recente notícia de que o parto da modelo Gisele Bundchen foi assistido nos Estados Unidos em sua própria residência, dentro da banheira, teve grande repercussão na mídia e despertou grande interesse em diversas mulheres, além de debate por diversas categorias profissionais.

Entretanto, mesmo bem preparada, a matéria peca por apresentar apenas o ponto de vista de uma única obstetra, sem considerar a visão de diversos outros profissionais que podem participar da assistência ao parto e, sobretudo, sem analisar a opinião das mulheres.

Como obstetra, pesquisadora e integrante do Movimento de Humanização do Parto no Brasil, não poderia deixar de contrapor a este ponto de vista, digamos, “oficial”, por refletir a opinião de grande parte dos médicos-obstetras em nosso País, considerações baseadas não em “achismos” ou receios, mas em evidências científicas.

O parto em casa, conquanto seja uma modalidade ainda pouco freqüente no Brasil, representa uma realidade dentro do modelo obstétrico de diversos outros países, como a Holanda, onde 40% dos partos são assistidos em domicílio, dentro do Sistema de Saúde. Mas vários outros países europeus e até os EUA contam com estatísticas confiáveis pertinentes aos partos atendidos em casa, e é impossível falar em RISCOS ou SEGURANÇA sem considerar os resultados dos diversos estudos já publicados sobre o tema.

Em 2005, chamou a atenção a publicação de um interessante estudo analisando os desfechos de partos domiciliares assistidos por parteiras na América do Norte: "Outcomes of planned home births with certified professional midwives: large prospective study in North America"[http://bmj.bmjjournals.com/cgi/conte...505/1416?ehom]. O estudo incluiu 5418 mulheres. A taxa de transferência para hospital foi de 12%, com uma taxa de cesariana de 8, 3% em primíparas e 1,6% em multíparas.

A frequência de intervenções foi muito baixa, correspondendo a 4,7% de analgesia peridural, 2,1% de episiotomias, 1% de fórceps, 0,6% de vácuo-extrações e uma taxa global de 3,7% de cesarianas. A taxa de mortalidade perinatal (intraparto e neonatal) foi de 1,7 por 1.000, semelhante à observada em partos de baixo risco atendidos em ambiente hospitalar. Não houve mortes maternas. O grau de satisfação foi elevado (97% das mães avaliadas se declararam muito satisfeitas). A conclusão deste estudo foi que os partos domiciliares assistidos por parteiras têm os mesmos resultados perinatais que os partos hosp italares de baixo risco, com uma frequência bem mais baixa de intervenções médicas. Entretanto, alguns críticos comentaram que o número de casos envolvidos seria insuficiente para determinar a segurança do parto domiciliar em termos de mortalidade materna e perinatal.

Seguiram-se vários outros estudos, publicados em diversas regiões do mundo, comparando a morbidade e a mortalidade tanto materna como perinatal entre partos domiciliares e hospitalares. A conclusão geral é que o parto domiciliar NÃO envolve mais riscos para mães e seus bebês, e cursa com vantagens diversas, relacionadas sobretudo à expressiva redução de intervenções e procedimentos. Partos assistidos em casa têm menor risco de episiotomia, de analgesia de parto, de uso de fórceps ou vácuo-extrator, de indicação de cesárea e a taxa de transferência hospitalar fica em torno de 12%. Destaca-se ainda o conforto e a satisfação das usuárias, que vivenciam uma experiência única e transformadora em seu próprio lar.

O estudo mais recente publicado no British Journal of Obstetrics and Gynecology (2009) analisou a morbimortalidade perinatal em uma impressionante coorte de 529.688 partos domiciliares ou hospitalares planejados em gestantes de baixo-risco: Perinatal mortality and morbidity in a nationwide cohort of 529,688 low-risk planned home and hospital births. [http://www3.interscience.wiley.com/j...RY=1&SRETRY=0]. Nesse estudo, mais de 300.000 mulheres planejaram dar à luz em casa enquanto pouco mais de 160.000 tinham a intenção de dar à luz em hospital. Não houve diferenças significativas entre partos domiciliares e hospitalares planejados em relação ao risco de morte intrapa rto (0,69% VS. 1,37%), morte neonatal precoce (0,78% vs. 1,27% e admissão em unidade de cuidados intensivos (0,86% VS. 1,16%). O estudo conclui que um parto domiciliar planejado não aumenta os riscos de mortalidade perinatal e morbidade perinatal grave entre mulheres de baixo-risco, dese que o sistema de saúde facilite esta opção através da disponibilidade de parteiras treinadas e um bom sistema de referência e transporte.

Parteiras treinadas ou midwives, em diversos países, são aquelas profissionais que cursam em nível superior o curso de Obstetrícia e são treinadas para atender partos de baixo-risco e, ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades específicas para identificar os casos de alto-risco, providenciar suporte básico de vida em emergências, tratar potenciais complicações e referenciar ao hospital, quando necessário. Essas profissionais, como a que atendeu Gisele Bundchen, estão aptas para prestar o atendimento à mãe durante todo o parto, bem como para assistir o bebê imediatamente após o nascimento e nas primeiras 24 horas de vida. Embora não haja necessidade de equipamentos sofisticados ou de UTI à porta da casa da parturiente, o material básico de reanimação neonatal é providenciado pelas parteiras certificadas. Parteiras também podem atender em hospital, de forma independente ou associadas co m médicos.

Uma revisão sistemática recente encontra-se disponível na Biblioteca Cochrane com o título de “Midwife-led versus other models of care for childbearing women” [http://www.cochrane.org/reviews/en/ab004667.html]. Esta revisão demonstra que um modelo de cuidado com parteiras associa-se com vários benefícios para mães e bebês, sem efeitos adversos identificáveis. Os principais benefícios são redução de analgesia de parto, menor número de episiotomias e partos instrumentais, maior chance de a mulher ser atendida durante o parto por uma parteira já conhecida, maior sensação de manter o controle durante o trabalho de parto, maior chance de ter um parto vaginal espontâneo e de iniciar o aleitamento materno. A revisão conclui que se deveria oferecer à maioria das mulheres (gestantes de baixo-risco) a opção de ter gravidez e parto assistidos por parteiras.

Em resumo, as evidências científicas disponíveis corroboram a segurança e os efeitos benéficos do parto domiciliar. Apenas criticar e apontar possíveis complicações, sem comprovar as críticas com evidências bem documentadas, publicadas em revistas de forte impacto, não pode ser mais aceito em um momento da história em que os cuidados de saúde devem se respaldar não apenas na opinião do profissional mas, ao contrário, devem se embasar em evidências científicas sólidas. Este é o preceito básico do que se convencionou chamar de “Saúde Baseada em Evidências”, correspondendo à integração da experiência clínica individual com as melhores evidências correntemente disponíveis e com as características e expectativas dos pacientes”. Embora iniciado na Medicina (“Medicina Baseada em Evidências”) esse novo paradigma estende-se a todas as áreas e sub-áreas da Saúde.


Melania Maria Ramos de Amorim
MD, PhD
Quem quiser ler mais sobre a médica que escreveu este artigo:
http://guiadobebe.uol.com.br/dra-mel...mos-de-amorim/

T@ti is offline  
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
24-07-12, 20:14 #16
T@ti, vc é a favor de aborto?

maurocool is offline  
doob
Trooper
 

24-07-12, 22:45 #17
tati, vão pensar que na nossa terra boa só tem parto domiciliar.
hue

doob is offline  
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
24-07-12, 23:42 #18
Tati, eu acho CORRETO o que o CREMERJ tá fazendo, se o médico não segue o protocolo, tem mais é que ser punido mesmo. Talvez eu não tenha sido claro.... mas a pergunta do tópico dá a entender que você quer saber "de quem é o parto", lógico que dos pacientes afetadinhos por "perderem o direito" de parir em casa.

Sério que você acredita que é seguro ter um filho em casa? Não li pesquisas, e de fato, não tenho interesse, é uma pura questão de (pra mim lógico, vou passar esses estudos pra minha esposa) "e se...", meu filho tava indo MUITO bem no pré natal e tal, desenvolvimento certinho, se posicionando, mas uma bela noite, minha mulher acorda e estamos no hospital, nasceu prematuro... beleza... e quantos casos minha esposa acompanha, faz pré natal bunitinho, aí chega na hora do vamo ver dá alllllltas merdas... lógico, se tá dando tudo certo até o final, a tendencia é que continue assim... mas "e se...".

Vc quer uma coisa MUITO comum? É o peso/tamanho do bebe estarem completamente errados no ultra som... vi caso que tava com 3,5kg no ultra som nasceu com 4,1Kg.... IMAGINA se não tivesse indicação de cesareana eestivesse em casa? É seu filho com clavícula quebrada pra sair na marra e a mãe quase morrendo!

Sei que você é veterinária, meu primeiro emprego, com 15 anos foi em uma clínica de grande porte aqui na região, eu era o "enfermeiro", pra não dizer lava fezes do canil.... eaoheauohae... todas as cadelas q eu tive na vida tiveram os filhotes em casa(acompanhei umas 4 cadelas em trabalho)... e a maior merda que deu foi a mãe muito loca sair correndo pra latir no portão e um filhote "pular pra fora dela" dentro de uma poça de agua... eu até compartilhava um pouco da sua visão, que parto em casa é mais seguro partindo da premissa das minhas cadelas(ambiente seguro, controlado, calmo blahblahblga)... que nunca deu merda... ehheheh até nascer meu filho e casar com uma ginecologista... aí o mundo virou. Eu APOIO o parto natural, e minha esposa tmb, mas na atual condição cultural brasileira, de deturpar e querer tirar proveito de tudo... apoio imensamente a atitude do CREMERJ.

Sabbath is offline  
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
25-07-12, 10:14 #19
Meu filho tava com 3100 no USG de 30 semanas, nasceu de 38s com 2400... o parto foi totalmente normal, o pré natal tambem... fez hipoglicemia varias vezes antes de ter alta da maternidade...

Poderia ter sido um parto domiciliar, ele teria feito hipo em casa, ninguem veria e amanheceriamos com um filho morto na cama...

Por mim, podem parir onde quiserem, só que nunca contarão com meu apoio... se tem algum maluco pra apoiar isso, que apoie... na primeira merda que der e nego enfiar um processo arrancando todas as pregas anais do caboclo, quero ver se ele vai continuar apoiando essa insanidade...


Engraçado que vcs acham certo fazer benzetacil em ambiente hospitalar, onde a chance de complicação é de 1 em 1 milhao mas acham errado que todos os PARTOS (OMG!! PARTOS!!) sejam feito dentro de um hospital, onde a taxa de complicação é bem maior que isso...

Se for assim, sutura de ferimentos é algo simples a ser feito, daria pra ligar pro costureiro, morder um pedaço de pano e tomar uma dose de conhaque e suturar ali mesmo, no cru, pq sentir dor é massa e o procedimento é simples, "quase não tem risco"!!!

Pelo amor de Deus... o que acontece com algumas mentes por aqui (Brasil, não DS)? Tem cada coisa absurda que não me entra na cabeça... E Parto é procedimento MÉDICO, não de parteira, doula, faxineira e a puta que pariu... Quer provas disso? Só compara a taxa de mortalidade infantil quando os partos eram predominantemente em casa com a de agora...

patrick is offline  
u3663
Trooper
 

25-07-12, 10:34 #20
Desculpa Tati.

Mas nesse caso eu apóio a opinião médica que já foi dada acima.

É bonito ter a liberdade, é legal ter estudos sobre ser seguro e tal.

Mas existe o SE. Sim, o SE existe no hospital também mas se você pode reduzir a % de dar merda, porque deixar ela ser maior?

E sim, eu concordo com a CREMERJ porque é um assunto delicado e ela tem que se responsabilizar e responsabilizar os médicos por casos que possam ocasionar em acidentes ou mortes.

Lembro ainda que li o artigo que você colocou e é bonito ver isso funcionar na Holanda, na Inglaterra. Mas estamos lidando com o Brasil onde 60% da população não tem condição de manter uma segurança minima em um parto caseiro. E ainda assim, essa segurança minima não é comparável com a segurança de um hospital.

u3663 is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

25-07-12, 10:42 #21
Tudo isto que vc quer de beneficio do parto em casa, pode ser incentivado e instituído no hospital. Familiares juntos, um quarto legal, uma banheira... EEE se por ventura der merda, a UTI neonatal esta ao lado, a estrutura avançada esta a segundos de distancia.

Se os partos no hospital estão "errados", a solução é mudar o hospital, e não tirar o parto de lá...

Vc diz q a maioria dos partos sao normais e seguros em casa e pesquisas blá bla bla... Tem estatística q não importa em medicina. E se o 1% q dá errado for exatamente o seu filho ?

Quer mudar a forma atual dos partos ? Ok... Sou a favor... Agora arriscar sem realmente ser necessário ? Não... E é por isso q o conselho quer proibir, não tem pq dar chance pra pessoas morrerem se tem como evitar....

Mais um exemplo de qnd eu era estudante em maternidade do SUS. Acompanhei parto feito no leito, no quarto e cama da Pct... Com o marido do lado... Susse...

Assim como teve parto nesta mesma modalidade q só na hora foi diagnosticado q o tamanho da pelve e diâmetro cefálico do bebe não eram compatíveis. Em poucos minutos a cesaria tava feita. Se estivesse em casa era um bom tempo até chegar na sala da cesaria. Neste meio tempo quem tá sofrendo com hipoxia, perdendo neuronio e aumentando muito a chance de ter seqüelas pro resto da vida é o bebe...

EviLBraiN is offline  
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
25-07-12, 10:45 #22
Eu acho que ja comeca com o termo errado. Falar que é um parto humanizado me faz pensar que os partos de hospitais sao feitos por marcianos ou carrascos completos. Isso em boa parte é revanchismo com o Ato Medico.

Sobre dar merda, sim, partos fora de hospitais na maioria das vezes dao certo, é so ver continentes pobres como a africa e ver seu crescimento demografico, na maioria das vezes vai dar certo mesmo, nao chegamos a 7 bilhoes a toa.

Agora, resta saber se vc, tendo a opcao de ter acompanhamento, vai recusar. Estatisticamente nao precisamos tambem tomar varias vacinas, existem algumas doencas que ate dizem estar extintas "ao ar livre", nem fazer seguros contra incendios (quantos incendios em casa ou apto de conhecidos vc tem conhecimento?) e por ai afora. Fica a seu criterio.

edit: evil, sua sugestao é o que ja acontece, pelo que eu vi (rapidamente, ok) em depoimentos de mulheres que fizeram parto na inglaterra, vc vai ter a tal doula, mas numa maternidade equipada.

Jeep is offline  
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
25-07-12, 10:58 #23
Sempre tem que tomar muito cuidado com pesquisas cheias de estatísticas e numeros, principalmente de outros países que não se pode transportar para a realidade brasileira.

Outro motivo é que normalmente só pegam os dados que importam para eles e pode sempre acontecer alguma distorção.
Nesse estudo ai mesmo postado, pode-se concluir que pessoas de baixa renda tem menos chance de mortalidade fetal nas primeiras 24 horas, já na primeira semana de vida os de média renda são os que tem mais chance de mortalidade.
Logo se vc for classe média é melhor doar tudo quando planejar ter filhos e ficar pobre, assim seu filho tem mais chance de sobreviver na primeira semana de vida.

Sem contar que um dado muito importante foi "esquecido", que é a porcentagem de partos planejados em casa que tiveram que ser movidos para o hospital. Só colocaram os que precisaram de UTI, mas tem muito que tem que nascer no hospital sem precisar de UTI.


Last edited by Ted; 25-07-12 at 11:07..
Ted is offline  
Tiger ROX
Trooper
 

25-07-12, 12:00 #24
Segundo um médico anestesista me informou, na Holanda tem essa porcentagem enorme de partos em casa, mas em cada um deles é obrigatório ter uma ambulância em frente à residência para caso dê alguma merda.

Assim como o aborto, não acho justo proibir, mas *EU* NUNCA arriscaria o 1% de chance de alguma coisa dar errado e prejudicar meu filho ou minha esposa sendo que existe uma opção que não elimina mas transforma esses 1% em 0,0001%.

Visitei N maternidades procurando a melhor preparada e equipada para o parto, assim como procurei um obstetra que me passasse confiança e capacidade. Não estava pensando no parto, que "qualquer um" faz, mas para no caso de alguma complicação ter ferramentas e pessoas capacitadas para minimizar as consequências (o tal 0,0001%).

PS: Meu filho nasce amanhã

Tiger ROX is offline  
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
25-07-12, 15:59 #25
Parabéns TIGER

Sabbath is offline  
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
27-07-12, 00:18 #26
tipo
eh serio q a base do argumento eh fundamentada na comparacao estatistica entre BRASIL, INGLATERRA e HOLANDA?

massa... faz mto sentido, pq eh exatamente esse ponto q nos deixa bem distinto deles... no resto somos assustadoramente semelhantes, ainda mais no q diz respeito a infraestrutura hospitalar, capacitacao dos profissionais de saude, comprometimento do governo em relacao ao cidadao e nivel cultural da populacao

Fura Olho is offline  
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
27-07-12, 08:26 #27
Puxa, fazia tempo que nao concordava com o fura.
Acho legal qdo vc posta assim meu colega

um beijo pra voce.

Kensha is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

29-07-12, 19:45 #29
OWNED !

EviLBraiN is offline  
Psycose
Let it Be!
 

Gamertag: AdZotin PSN ID: AdZotin XFIRE ID: AdZotin Steam ID: AdZotin
29-07-12, 20:13 #30
Sem tocar no assunto de parto em casa no hospital, ridículo é proibirem as Doulas!
Minha filha nasceu no hospital, parto normal, e minha esposa fez questão da presença da doula. Foi a melhor coisa que fizemos, é praticamente uma enfermeira dedicada full-time ao bem estar da mãe. Ensina técnicas de alívio enquanto as contrações estão fortes, dá apoio (até para o pai) e também está ali para tirar qualquer dúvida que a gente tem.
Afinal, por que não pode isso? Em momento algum ela teve um "ato médico" ou tomou uma decisão sem consultar o obstetra da minha esposa (que inclusive foi quem indicou ela).
Ridículo!

Psycose is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

29-07-12, 20:24 #31
Concordo com vc psycose, qnt mais gente ajudando no parto DENTRO do hospital, melhor !

EviLBraiN is offline  
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
30-07-12, 00:42 #32
Hahahahahaha

Close topic total...

patrick is offline  
Eon
Trooper
 

30-07-12, 00:54 #33
Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
Vocês sabem pelo que uma mulher que está parindo num hospital passa? sabe o que lhe acontece? sabe o que acontece a um bebe nascido em um hospital normal, por que é PADRÃO?
Não, não sabem. A maioria das pessoas hoje prefere ter um cachorro a ter um filho, e quando tem, tem no máximo 1 ou 2. Não é como se estivesse sobrando experiência sobre maternidade no mercado, então as pessoas não conversam sobre isso tanto quanto deveriam, e muitas vezes quando conversam, conversam com base no que ouviram falar e não com base em experiências próprias.
Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
Eu sei que tem muitas mulheres que QUEREM uma cesariana, claro que eu sei. Mas sei também que isso vem de uma ignorância coletiva, muitas vezes reforçada pelos tais médicos que citei anteriormente, que querem fazer cesária e inventam (SIM, INVENTAM!) mil desculpas e preocupações descabidas na cabeça das mulheres a respeito do parto normal.
Fato indiscutível.

A esmagadora maioria dos médicos inventam desculpas e colocam preocupações absurdas para forçar os pais a "optarem" por parto cesáreo, e qualquer um que já tenha tido pelo menos 1 filho (com a intenção de parto normal) sabe perfeitamente disso.
Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
E as poucas que QUEREM o parto normal sentem uma dificuldade ABSURDA de encontrar um médico que o faça sem querer engaubelá-la, ou sem querer no mínimo fazer uma indução.
Não estou generalizando, não são todos, mas é realmente MUITO difícil encontrar.
Outro fato indiscutível!
Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
E a pior coisa que tem é uma mulher insistir em um parto normal com um cesarista, pois parece que ele vai querer transformar a experiência dela num inferno, e já li muitos relatos que comprovam isso.
Não apenas transforma num inferno, como na medida em que o parto se aproxima começa a jogar com o psicológico do paciente para que ele acredite ser absolutamente necessário fazer uma cesárea quando isso não é nem remotamente verdade.

O médico joga com a autoridade que tem e ao mesmo tempo com a insegurança do paciente, tirando o corpo fora "veja bem, a melhor escolha é a cesárea, mas a decisão final é sua, se você quiser arriscar..."

E o leigo sempre acaba cedendo, afinal de contas, com que autoridade um leigo vai confrontar a opinião do médico para "arriscar"? Com base em que informações ele vai "arriscar" se as informações que chegam via de regra são viciadas e porcamente interpretadas para passar uma sensação de urgência que na maioria das vezes não existe? É apenas uma ilusão de escolha, a escolha real do paciente não existe, o médico força a cesárea na esmagadora maioria dos casos e ponto final.

Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
Será que não é por causa disso que cada vez mais mulheres MUITO BEM INFORMADAS estão escolhendo ter seus bebês em casa?
Exato.

O que deveria estar em discussão em primeiro lugar é o MOTIVO que está levando as pessoas a fugirem de hospitais (e médicos) para terem seus filhos, e talvez isso esteja remotamente relacionado com as estatísticas imorais dos partos cesáreos no Brasil?

Mais de 50% de cesáreas no total de partos? Mais de 80% na rede privada?

Digamos que se você tem um problema cardíaco você espera que teu médico não te jogue numa sala de cirurgia sem um bom motivo, mas de repente você descobre que no seu país isso acontece com uma frequência 5 vezes maior do que em outros lugares, sério mesmo que você não começaria a duvidar da ética do sistema?

Sério que pode haver tanta polêmica em torno de algo tão simples? Pra mim é uma questão clara, é uma questão de intervenção dos conselhos de medicina e até mesmo de investigação governamental, não sei porque ainda não fizeram isso ainda, no mínimo deve ter gente atolada até o pescoço em dinheiro sujo, e gente de alto escalão pelo visto.

EDIT: Bom, basta olhar para quem ganha com essas estatísticas: convênios médicos, hospitais e médicos. Não precisa ser um gênio para concluir que o paciente se dá mal porque alimenta um sistema viciado, não existe como por um ponto final nisso senão com uma intervenção pesada do governo nesse assunto.


Last edited by Eon; 30-07-12 at 01:08..
Eon is offline  
u3663
Trooper
 

30-07-12, 07:53 #34
Ou seja Eon, você é a favor de partos em casa por causa da Máfia Branca?

Eu acho realmente que não é esse o ponto.

Você tem razão, existe falhas estruturais e sistemáticas extremas. Porém a questã aqui é outra.

As mulheres em questão não querem a cesária por causa de Máfia, de erros ou de instruções erradas. Elas querem fazer o parto em casa.

Uma vez que isso seria um direito (o que concordo, cada um faz o que quer), o que se discute é se isso é seguro e se a decisão do Cremerj é de caráter justo. A má informação e péssimo sistema fazem parte dessa decisão? Sim, concordo com todos os pontos que você colocou. Porém a segurança do fato ainda é altamente questionável e os motivos são em sua maioria levianos e diferem da máxima que você colocou.

u3663 is offline  
Eon
Trooper
 

30-07-12, 10:04 #35
Eu sou a favor do parto normal, não do parto em casa. E acredito que o parto cesáreo desnecessário é um crime contra a mulher e contra a família de uma maneira geral.

O parto em casa ao meu ver é uma reação extrema das gestantes à completa perda de confiança nos médicos e no sistema de saúde de uma forma geral. Se houvesse confiança, elas não fugiriam do sistema, simples assim.

O problema é que essa reação gera novos problemas que não existiam antes. Mas isso é como todo o resto das demandas reprimidas existentes na população. Ignore a necessidade das pessoas de se deslocarem e o que você tem é um carro por habitante, com um trânsito caótico. As pessoas vão se virando como podem, mas se o problema original não é resolvido, novos problemas vão surgindo ao longo do caminho e a coisa nunca tem fim.

Eon is offline  
u3663
Trooper
 

30-07-12, 10:14 #36
Então mas dai entra o fato principal.

O motivo não é a falta de confiança nos médicos.

"Na opinião delas, o parto feito em casa seria uma conquista porque é mais humanizado, permite menos intervenções médicas e ainda representa uma vivência de profunda intimidade feminina. "

http://www.estadao.com.br/noticias/v...s,825527,0.htm

Claro, algumas não confiam nos médicos. Mas porra, os motivos são futéis e arriscados. E a Cremerj não aceitar isso é o minimo que se pode fazer visto que está sim correndo risco.

Mas o seu ponto é perfeito e qualquer médico pode elucidar. Existe sim falhas bizarras no sistema de saúde que precisam de cuidado urgentemente.

u3663 is offline  
Eon
Trooper
 

30-07-12, 12:11 #37
Saico, eu acho que não dá pra ficar tentando julgar as motivações das pessoas.

Ninguém tem como saber se a justificativa "oficial" bate com a realidade efetiva das pessoas que optam por esse tipo de parto, na real acho que o perfil deve variar muito, deve ter desde a feminista radical que quer parir como uma mulher das cavernas até a que quer apenas um parto tranquilo e não consegue ver isso acontecer numa sala de cirurgia com as tripas de fora cercada de completos estranhos numa proporção de 10 pra 1.

O que dá pra saber é que a situação médica atual não tem pé nem cabeça e é uma violência contra as gestantes, sobre isso temos números. E creio que disciplinar o comportamento dos médicos é mais urgente do que tentar disciplinar os pacientes, ainda mais porque sem sombra de dúvida o sistema atual está causando um estrago bem maior do que a meia dúzia de mulheres que estão optando ter filhos em casa com parteiras.

Eon is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

30-07-12, 13:36 #38
Só pra avisar aos teóricos conspiratórios do grupo médico fdp:

Tanto sus como convênio paga mais ao médico por parto normal do que cesária.


Nossa Eon, que bom que aí perto de vc ainda tem tanta gente que escuta e faz o que o médico pede.
Eu to acostumado com um mundo onde eu peço pra pessoa tomar um remédio, depois de uma semana ela volta no hospital com a mesma queixa e dizendo que não tomou o remédio pq achou q não precisava...
To acostumado com um mundo onde foi preciso PROIBIR venda de antibiótico sem receita pq o povo não escutava os médicos dizendo para não se auto medicarem pq criariam bactérias mais potentes...

Que bom que aí perto de vc as pessoas ainda escutam o médico. Pq aqui pelos meus lados, cada um faz o quer.

Ps: pra tentar não desvirtuar mais o topic, vou avisando que sou a favor do parto normal sempre. Cesária só quando necessário.

EviLBraiN is offline  
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
30-07-12, 23:35 #39
Parto normal e pra bicho...

patrick is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
06-08-12, 11:10 #40
Quote:
Postado por patrick Mostrar Post
Parto normal e pra bicho...
É realmente triste ler isso de um médico...


http://oglobo.globo.com/rio/mulheres...ustica-5698244

T@ti is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

06-08-12, 12:53 #41
Que bom q no Brasil tem ambulância sobrando. Da pra atender todo mundo q está infartando, tendo avc, etc, e botar no balaio junto os partos caseiros q complicaram...

Dá nada. Se alguém morrer, põe a culpa no medico !

EviLBraiN is offline  
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
06-08-12, 16:51 #42
nao entendo a escolha dessas mulheres
1. internar no inicio do trabalho de parto, chamar seu obstetra de confiança, ter suporte de prontidão
2. se expor a possibilidade de um ZERG RUSH KEKEKEKEKE na emergência obstétrica do hospital, todo mundo correndo desesperado gritando, empurrando macas, marido, vó, cachorro, todo mundo desesperado

acho que proibir acompanhantes e doulas foi precipitado
mas nao expor as maes e os medicos nos partos domiciliares, acho certo, pros 2

rapidiaum is offline  
Eon
Trooper
 

17-08-12, 17:10 #43
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Só pra avisar aos teóricos conspiratórios do grupo médico fdp:

Tanto sus como convênio paga mais ao médico por parto normal do que cesária.
Permita-me questionar (na verdade detalhar) a sua informação.

Em primeiro lugar não se trata de uma "teoria" da conspiração. "Teoria" seria se não houvessem estatísticas para ilustrar a gravidade do problema, mas esse não é o caso. Nós sabemos exatamente o tamanho do problema. E sabemos quem são as partes envolvidas, então peço que você tire o seu corporativismo de lado, e pelo menos admita que existe um problema que precisa ser resolvido.

São 52% de cesáreas onde o número aceitável deveria ter 15%. Só pra relembrar. Isso não é teoria, isso é fato.

Em segundo lugar, você precisa rever os seus cálculos sobre a remuneração dos procedimentos.

Um parto cesáreo é um trabalho rápido e com hora marcada, enquanto um parto normal pode levar horas e não tem hora marcada.

No parto normal o médico tem que estar disponível pelo tempo que for, até que literalmente o bebê decida quando vai sair. Na minha família tem casos onde a mulher levou 11 horas para dar a luz. O médico ficou a disposição o tempo todo. Claro que isso não aconteceu no Brasil, aconteceu na Austrália, país onde a porcentagem de cesáreas está bem mais perto do número que a OMS considera aceitável.

Já no cesáreo o médico pode chegar literalmente meia hora antes de cortar a paciente. Como de fato já aconteceu com diversas pessoas que conheço, aqui o Brasil, e inclusive com minha mulher uma vez.

Agora vamos admitir que na prática realmente paguem mais para um parto normal do que um cesáreo, tanto no convênio quando no SUS. Deixo claro aqui que essa informação contradiz absolutamente TUDO o que eu já li a respeito em todos os lugares que já li a respeito.

Mas vamos admitir que ela seja verdadeira.

O cálculo correto seria dividir o preço do procedimento pelas horas trabalhadas do médico. Porque isso é um cálculo bem básico para qualquer profissional: saber o quanto remunera cada hora trabalhada.

Se o médico tem que ficar a disposição de uma paciente que quer ter parto normal, ele não pode atender outros pacientes neste mesmo período. Não pode estar com a família. Não pode estar vendo um jogo de futebol. Não pode estar viajando.

Além da conveniência para o profissional. Bebês não sabem quando é fim de semana, feriado prolongado, jogo do seu time, almoço com a sua mãe... Eles simplesmente nascem, e você como médico tem que estar lá nessa hora. Simples assim.

Cada hora ao lado paciente e longe de outras atividades é, de fato, uma hora trabalhada, considere o SUS assim ou não. E são horas trabalhadas, e não um preço fechado de procedimento, que você deve considerar.

Agora pega o preço de tabela desses procedimentos e faça o cálculo por hora trabalhada. É mais do que óbvio que um parto cesáreo paga infinitamente melhor por hora trabalhada, além de ser mais conveniente para o médico. Isso não tem nem o que discutir.
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Nossa Eon, que bom que aí perto de vc ainda tem tanta gente que escuta e faz o que o médico pede.
Eu to acostumado com um mundo onde eu peço pra pessoa tomar um remédio, depois de uma semana ela volta no hospital com a mesma queixa e dizendo que não tomou o remédio pq achou q não precisava...
To acostumado com um mundo onde foi preciso PROIBIR venda de antibiótico sem receita pq o povo não escutava os médicos dizendo para não se auto medicarem pq criariam bactérias mais potentes...

Que bom que aí perto de vc as pessoas ainda escutam o médico. Pq aqui pelos meus lados, cada um faz o quer.
Para você ver como nós vivemos exatamente no mesmo país e enfrentamos os mesmos problemas, mas em perspectivas opostas.

Porque você acha que seu paciente não toma os remédios como deveria, toma antibióticos por conta própria, ou foge da sala de parto para ter um filho em casa sem estrutura nenhuma?

Aprenda a ver esses comportamentos como um reflexo da falta de confiança dos pacientes no sistema de saúde como um todo, não como um problema de relacionamento entre médico e paciente.

É um sistema que atualmente atende mal, cobra preços extorsivos, e tem resultados muitas vezes questionáveis. Como por exemplo 52% de cesáreas onde deveria haver 15%.

Cada vez que um paciente entra no seu consultório ele entra com um histórico. Então não se surpreenda se ele estiver sempre com um pé atrás, pois ele tem suas razões para se comportar assim.

Comparando seu exemplo com o exemplo do tópico, se um paciente entrar no seu consultório exigindo que você receite um remédio X você não vai dar, pois receitar é uma função do médico. Você analisa o paciente, e se achar que é necessário, receita o remédio que for melhor.

Então porque diabos um paciente pode entrar no consultório de um obstetra exigindo um parto cesáreo? Isso deveria ser uma decisão técnica, simples assim. O médico tem que levar para a sala de cirurgia de acordo com a NECESSIDADE, e não de acordo com a VONTADE do paciente. E muito menos pela vontade do médico!

Não respeitar isso é claramente uma violação ética.

As pessoas reagem como podem e todos tem seus problemas? Com certeza, tanto médicos como pacientes. Mas não tenha dúvida de que no caso em questão a parcela de responsabilidade maior está com os médicos. É ele que está com bisturi nas mãos e também quem tem a palavra final para resolver essa situação toda.


Last edited by Eon; 17-08-12 at 17:21..
Eon is offline  
ShadoW
Trooper
 

22-08-12, 00:22 #44
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Então porque diabos um paciente pode entrar no consultório de um obstetra exigindo um parto cesáreo? Isso deveria ser uma decisão técnica, simples assim. O médico tem que levar para a sala de cirurgia de acordo com a NECESSIDADE, e não de acordo com a VONTADE do paciente. E muito menos pela vontade do médico!

Não respeitar isso é claramente uma violação ética.
.
Po Eon, ai você forço d+ AEUHEAUHEUHEAU

mas valeu a criatividade
10/10

ShadoW is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

27-08-12, 08:48 #45
No parto normal o medico fica de boa vendo tv, fazendo consultas, vendo outros pcts. De vez em quando faz um toque pra ver como esta evoluindo. Quando o bebe tá saindo, aí sim ele se paramenta e faz o parto. Dura uns 5 minutos. No parto normal o plantonista faz o toque e chama o medico da Pct só quando esta nos finalmente.

O parto cesaria leva uns 30 minutos.

E realmente, se vc quer um profissional a qualquer hora e pelo tempo q for preciso, vc vai ter que pagar o valor hora dele. Então parto normal sem hora e dia marcado e com o medico do lado o tempo todo, se eu fosse obstetra, cobraria mais caro q cesaria. E isso vai pra qq profissão. Não venha com falsos moralismos...

Vc devia ser mais humilde Eon. Vc não sabe tudo sobre qq coisa q existe.

EviLBraiN is offline  
intel
Banned
 

27-08-12, 08:55 #46
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Vc devia ser mais humilde Eon. Vc não sabe tudo sobre qq coisa q existe.
ERRADO. Não questione o onipresente.

intel is offline  
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
27-08-12, 09:30 #47
"Permita-me questionar (na verdade detalhar), sua informaçao.

Vindo de alguem que nao é médico, parei de ler ali mesmo.

Kensha is offline  
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
24-09-12, 13:08 #48
Enquanto isso, no Youtube...

www.youtube.com/watch?v=qiof5vYkPws

Never Ping is offline  
ShadoW
Trooper
 

24-09-12, 19:19 #49
E EU TENHO QUE ME ESCONDER POR UMA COISA NATURAL?

ShadoW is offline  
tdf
 

Steam ID: tdf
25-09-12, 08:49 #50
TEM QUE SER "MUITO MACHO" PRA SER MULHER PQP... APOSTO QUE NA HORA Q ELA TAVA COM AQUELA CARA DE DOR ELA PENSOU: "PUTA MERDA PQ NÃO FIZ CESÁRIA"

tdf is offline  
hpunkcgirl
Trooper
 

25-09-12, 15:03 #51
VÉI...
[SPOILER]
 

hpunkcgirl is offline  
cebols
Trooper
 

26-09-12, 08:57 #52
http://g1.globo.com/mundo/noticia/20...-aborto-1.html

Legalizaram a maconha, agora o aborto. Tomara que sirva de exemplo pra esse lixo de braziu

cebols is offline  
Tiger ROX
Trooper
 

26-09-12, 11:42 #53
Enquanto isso, na cesária:
 


[SPOILER]
 

Tiger ROX is offline  
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-09-12, 11:50 #54
congratz

Jeep is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

26-09-12, 12:51 #55
Uau, que desumano Tiger ! Que absurdo hein !



EviLBraiN is offline  
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-09-12, 13:09 #56
esses panos de hospital (que devem ter um nome super tchararans) sao azuis ou verdes pra dar uma disfarcada no vermelho do sangue ou tem alguma razao a mais?

Jeep is offline  
hpunkcgirl
Trooper
 

26-09-12, 14:11 #57
Acho que é só porque tons de azul/verde-água em geral passam tranquilidade/serenidade/paz/bláblá, por isso é mais usado em ambientes hospitalares... =P

hpunkcgirl is offline  
ircF
Trooper
 

26-09-12, 16:31 #58
ehheh esse conceito (que deu origem ao topico) tem tantas coisas absurdas q da preguiça ate começar a escrever.

felizmente Patrick e outros ja demonstraram a ridicules dessa "campanha"

tiger, seu monstro, no hospital vei?really?

ircF is offline  
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-03-13, 09:17 #59
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
esses panos de hospital (que devem ter um nome super tchararans) sao azuis ou verdes pra dar uma disfarcada no vermelho do sangue ou tem alguma razao a mais?
aha! é pra dar reset na visao do medico.

Why Do Doctors Wear Green Or Blue Scrubs?

http://www.lifeslittlemysteries.com/...e-scrubs-.html

Scrubs used to be white — the color of cleanliness. Then in the early 20th century, one influential doctor switched to green because he thought it would be easier on a surgeon’s eyes, according to an article in a 1998 issue of Today’s Surgical Nurse. Although it is hard to confirm whether green scrubs became popular for this reason, green may be especially well-suited to help doctors see better in the operating room because it is the opposite of red on the color wheel.

Green could help physicians see better for two reasons. First, looking at blue or green can refresh a doctor’s vision of red things, including the bloody innards of a patient during surgery. The brain interprets colors relative to each other. If a surgeon stares at something that’s red and pink, he becomes desensitized to it. The red signal in the brain actually fades, which could make it harder to see the nuances of the human body. Looking at something green from time to time can keep someone’s eyes more sensitive to variations in red, according to John Werner, a psychologist who studies vision at the University of California, Davis.

Second, such deep focus on red, red, red can lead to distracting green illusions on white surfaces. These funky green ghosts could appear if a doctor shifts his gaze from reddish body tissue to something white, like a surgical drape or an anesthesiologist’s alabaster outfit. A green illusion of the patient’s red insides may appear on the white background. (You can try out this “after effect” illusion yourself.) The distracting image would follow the surgeon’s gaze wherever he looks, similar to the floating spots we see after a camera flash.

The phenomenon occurs because white light contains all the colors of the rainbow, including both red and green. But the red pathway is still tired out, so the red versus green pathway in the brain signals “green.”

Jeep is offline  
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-03-13, 21:30 #60
e nem é nome tcharans

chamam-se campos estéreis.. pq nao tem nd de bactírias ali

rapidiaum is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
03-04-13, 18:31 #61
A quem interessar:

T@ti is offline  
ShadoW
Trooper
 

04-04-13, 12:40 #62
tem campo estéril branco tb

ShadoW is offline  
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
14-10-15, 11:08 #63
Pra mim, o ponto chave do texto:

(...)
Para isso, é preciso confrontar o mito da maternidade, que esmaga as mulheres há tantos séculos. A ideia de que ser mãe é a realização suprema de qualquer mulher e de que nos tornamos mulheres mais completas ao vivermos a experiência da maternidade é uma armadilha na qual algumas de nós caem alegremente. Outras até mesmo se atiram. Ainda hoje, mulheres que não têm filhos são vistas por muitas de suas contemporâneas esclarecidas como uma espécie de ser pela metade. Ora histérica, ora frustrada. Para sempre incompleta. No mesmo sentido, é preciso combater a ideia de que a maternidade é feliz. E feliz mesmo quando é triste, o clássico clichê do “ser mãe é padecer no paraíso”. O lugar mitificado dado à maternidade por uma série de razões históricas reduz mulheres como Sandra a “safadas”, no jargão popular, a criminosas no Código Penal.
(...)

http://brasil.elpais.com/brasil/2015...13_446672.html

Never Ping is offline  
mf-master
Ewok
 

06-11-15, 07:22 #64
Não deviam tentar proibir a presença da Doula, já que fica a critério médico.

Mas sobre o parto domiciliar, acho muito improvável que alguém que trabalhe na área da saúde seja a favor do parto domiciliar.

mf-master is offline  
SigSnake
Trooper
 

06-11-15, 09:03 #65
Sobre o texto da mulher beatificando a conduta da Sandra:

http://noctulachannel.com/ninho-cuco/

 


é o mundo animal dos humanos

SigSnake is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

06-11-15, 11:08 #66
Quote:
Postado por mf-master Mostrar Post
Não deviam tentar proibir a presença da Doula, já que fica a critério médico.

Mas sobre o parto domiciliar, acho muito improvável que alguém que trabalhe na área da saúde seja a favor do parto domiciliar.
Te conto que um casal de médicos que conheço fez parto domiciliar. Eu não entendo pra q correr o risco. Mas decerto tinham grana e meios pra correr pro hospital privado se desse merda.

EviLBraiN is offline  
mf-master
Ewok
 

06-11-15, 12:29 #67
Mas aí vejo uma diferença, Evil Brain, mesmo não concordando também.
Não era leigos dados ao acaso dos possíveis acontecimentos.

Sabem avaliar e com certeza deveriam ter equipamentos de cuidados imediatos caso algo saísse fora do script e meios como você citou e se vacilar, o médico deve ter montado uma estrutura para o acontecimento, que não existe nos 90% dos partos domiciliares. AINDA ASSIM, isso não garantiria sucesso se desse algo errado.

Também não dá para entender. É confiar demais que tudo daria certo desde transporte até estabilização do RN ou até mesmo da esposa gestante e do RN, caso viesse ter complicações de ambos.. O cara seria 1 só ou ele e mais um(a) ajudante com emergência de duas pessoas e ainda se preocupar com condução/chamar transporte de urgência.

O cara sendo experiente ou não, teria que agir por 3 ou 4 pessoas ao mesmo tempo pois teria ações diversas a fazer em curto espaço de tempo, tanto médicas como "administrativas" digamos assim.

mf-master is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
15-11-15, 21:11 #68
Quote:
Postado por mf-master Mostrar Post
o médico deve ter montado uma estrutura para o acontecimento, que não existe nos 90% dos partos domiciliares. AINDA ASSIM, isso não garantiria sucesso se desse algo errado.
Só se você ta considerando os partos desassistidos em locais sem acesso a saúde pelo Brasil/mundo né?
O parto domiciliar consciente, com enfermeiras obstetras, médicos obstetras, médicos pediatras, doulas, etc (não necessariamente todos atendendo ao mesmo tempo) tem toda estrutura para atender as principais emergências que podem acontecer, pelo menos até a transferência até um hospital.

Ou você acha que em 90% dos hospitais quando há uma emergência obstétrica a pessoa está sendo operada em menos de 15 minutos?

Muito achismo

T@ti is offline  
mf-master
Ewok
 

15-11-15, 22:01 #69
Tati, basta ir em muitas cidades interioranas, onde o acesso a saúde é precário e o modo tradicional, com doulas/parteiras/benzedeiras(rsrs) são os recursos do local. Cito um exemplo aqui:

Laranjal do Jari, no AMAPÁ onde você consegue ir para Macapá de barco ou por estrada de terra (75% do trecho) que dura 4 horas +/-. Mas não precisa ir muito longe não, tirando sobre essa questão de parto, conheço cidadezinhas de 10 mil habitantes que não tem um negatoscópio por exemplo, quanto mais ter uma ambulância decente para pelo menos fazer um transporte digno.

Porque eu acho que quando se toca no assunto parto domiciliar, não se pode englobar apenas as famílias que leram, estudaram sobre isso e optaram por ter uma estrutura mínima e tiveram acompanhamento assíduo a algum serviço de saúde para acompanhar o desenvolvimento da gestação. A realidade pelos interiores afora é dura.

Sobre as emergências obstétricas depende muito de local para local. Em grandes centros pode até ser complicado, mas em cidades também do interior, mas referências para as menores ainda, geralmente conseguem sim, só não conseguem quando falta médico na localidade, por isso, é algo que eu creio, que mesmo que a conduta em um emergência obstétrica no hospital não seja o esperado, ainda tem mais estrutura do que um parto sendo feito domiciliar levando a um quadro de emergência.

Mas sobre a questão de tempo, em cidade grande, é muito difícil chegar em algum hospital em menos de 30 minutos em uma situação assim.
Pode até chegar, se morar no bairro onde o hospital está... 30 minutos para uma questão emergencial é tempo pacas.

mf-master is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
15-11-15, 23:15 #70
Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
Só se você ta considerando os partos desassistidos em locais sem acesso a saúde pelo Brasil/mundo né?
Exatamente.
O parto domiciliar que defendo não é aquele imposto pela falta de médico/hospital na regiao, onde nem um pré-natal a gestante consegue fazer.

Sou a favor do parto domiciliar, como disse antes, escolhido pela mulher, e assistido por profissionais, com pré-natal perfeito e próximo a um hospital no caso de emergência.
A mulher que escolhe e paga por este serviço é, na maioria, pessoas esclarecidas, com boa saúdem, não uma louca paranoica que quer dar uma de índia.

Tudo isso que você falou é pensado. O tempo até o hospital, a duração média do trabalho de parto, se se trata de uma primípara ou não, se possui cesáreas anteriores, etc etc etc
Pode dar merda? Claro que pode! Mas as estatísticas já mais que provaram que o risco não aumenta. Pelo contrário, as estatísticas mostram que as mulheres tem um parto mais tranquilo sem todas aquelas intervenções "protocolo" dos hospitais e a chance de acabar numa mesa de cirurgia é infinitamente menor.

T@ti is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

15-11-15, 23:30 #71
Ah, mas aí é fácil.

Defender políticas de países da elite do primeiro mundo qualquer um defende.

Se a pessoa é rica e esclarecida e voluntariamente decide fazer algo e pagar por isto com o dinheiro dela. Acabou. Ng tem nada a ver com isso. Ng vai discordar de vc !



Só tome cuidado, pq as matérias que saem na mídia não falam isto aí não. Nenhuma fala que mulheres com dinheiro pra pagar uma equipe inteira particular deveriam poder fazer o parto em casa. ( até pq elas PODEM )

Aqui no Brasil Brasileiro onde o ministério da saúde diz que não precisa fazer mamografia todo ano, e nem que a mamografia precisa ser nas duas mamas, que pode ser só em uma. Aqui, temos coisas mais importantes pra se preocupar. ( Link )

Eu primeiro quero as mulher vivas e com saúde.

EviLBraiN is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
15-11-15, 23:53 #72
Um problema não exclui o outro.
Quem bom que tem gente se preocupando com cada um deles.

A primeira postagem, que foi justamente a que deu origem ao tópico, foi falando que médicos estavam sendo proibidos por alguns conselhos de classe de assistir partos domiciliares, tirando o poder da mulher em escolher como e onde ela pode parir.

Foi por isso que eu criei este tópico, não pra falar sobre como andam os hospitais pelo Brasil, até por que isso é um assunto muito mais complexo e daria milhões de tópicos diferentes.

T@ti is offline  
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
16-11-15, 08:57 #73
Pra mim parto humanizado é o que o ser humano intervém com toda tecnologia para tentar zerar riscos e diminuir a dor.
O outro é o parto animal, que todo animal faz.

Ted is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
24-11-15, 00:20 #74
Pois é, quem dera tecnologia fosse sinônimo de segurança e bem-estar né?
Pensando assim daqui a pouco somente usaremos úteros artificiais, Fertilização in vitro, etc não é por nada não, só pra zerar os riscos.

T@ti is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

10-01-16, 23:58 #75
Saiu um artigo mês passado, mesmo não sendo minha área eu li pq lembrei deste topic.

Publicaram em uma das revistas mais fodas de se publicar. Tem q ser um artigo mto bom pra conseguir.

Se alguém tiver interesse, é longo e complexo, mas segue a fonte: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMsa1501738

Bom, long story short:

Analisaram todos os nascimentos de um estado dos eua por 1 ano inteiro. Pegaram todos os partos que aconteceram no hospital e em casa.

O grande lance deste estudo é que eles estratificaram mais. Eles estratificaram quem tentou fazer o parto em casa mas houve um problema e foi transferindo pro hospital e nasceu lá. E também os partos que ocorreram em ambulâncias ou mesmo em casa mas por acidente, mas q as mães queriam q fosse no hospital. E tiraram do estudo.

Então compararam só mesmo os partos que as mães queriam q fosse no hospital e ocorreram no hospital. E os partos que as mães queriam que fosse em casa e foi em casa.

Com essa comparação os partos em casa tiveram uma mortalidade maior dos bebês. E também os bebês tiveram mais complicações ( tiveram convulsão ao nascer ou notas mais altas nos scores que medem a vitalidade do bebê ao nascer ), indicando que os bebês sofreram mais pra nascer.


EviLBraiN is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:27.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.