Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Entretenimento

Responder
 
Thread Tools
Eon
Trooper
 

Default Paulistas não vão a teatros e cinemas por falta de interesse

20-10-10, 10:21 #1
Paulistas não vão a teatros e cinemas por falta de interesse, revela pesquisa



ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO

Desta vez, os entrevistados não tergiversaram. Questionados sobre as razões que os deixam do lado de fora de cinemas, teatros e museus, os paulistas miraram, em bloco, uma resposta capaz de embaralhar algumas teses sobre o consumo cultural.

Os números reforçam, primeiro, o que se intuía: 40% dos paulistas não costumam ir ao cinema, 60% não costumam ir ao teatro e 61% não costumam ir a museus. O que chama a atenção é a justificativa para a inércia: "Não me interesso/ não gosto/ não me sinto bem fazendo", respondem os entrevistados.

Repórter comenta resultados da pesquisa. Ouça:



No caso do cinema, enquanto 29% alegam falta de interesse, apenas 8% citam o preço do ingresso como empecilho. A piadinha "Vá ao teatro, mas não me chame" também ganhou torneado estatístico: 32% dizem não ver peças, simplesmente, porque não têm vontade.

A pesquisa é fruto de projeto da consultora J.Leiva Cultura & Esporte, realizado em parceria com o Datafolha e a Fundação Getúlio Vargas. Foram ouvidas, entre 25/8 e 15/9, 2.400 pessoas, acima de 12 anos, em 82 cidades.

O objetivo da pesquisa era mapear e compreender os hábitos culturais da população. Os resultados serão apresentados e analisados amanhã, durante um seminário na Pinacoteca --com vagas já esgotadas.

Caco Galhardo

Pesquisa revela que razão para baixa frequência de paulistas a teatros e cinemas é falta de interesse
BEABÁ

"O que surpreende é o fato de essa resposta aparecer. A pressão por ser culto, consumir cultura é tão grande que, em geral, as pessoas dão desculpas como falta de tempo ou dinheiro", diz Teixeira Coelho, curador do Masp e professor da USP.

"Isso aponta para uma certa sinceridade", observa Teixeira Coelho. "Mas a gente também sabe, por pesquisas internacionais, que, à medida que melhora o nível econômico, melhora o consumo cultural. É claro que o fator econômico pesa, até porque, na cultura, o hábito é fundamental. Falta oportunidade para que as pessoas tenham a cultura introduzida em suas vidas."

O diretor Antonio Araújo, do Teatro da Vertigem, pondera que consumir cultura é abrir-se a uma experiência. "Quem nunca foi exposto a uma ópera pode ter raiva dessa experiência. Voltamos sempre à questão da formação de público", diz Araújo.

O cineasta Domingos Oliveira recorre aos adjetivos "estonteante e deprimente" para falar da pesquisa. Como todos os ouvidos para esta reportagem, ele desvia os olhos dos palcos para as escolas.

"Precisamos cuidar desse um terço [que consome regularmente cultura], porque quem não gosta de arte bom sujeito não é. A doença em geral é a falta de educação", diz Oliveira. "O contato com as artes deveria ser obrigatório no ensino primário."

Paradoxalmente, os "desinteressados" dizem que gostariam de gostar de cultura. Os entrevistados que custam a tirar o pé de casa para consumir cultura dizem ter gosto por "realizar atividades culturais". O "sim", nesse quesito, teve índice de 68%.


_______________________________________________________________

Eu acho que a falta de interesse não é pela cultura em si, como afirma o jornalista e seus entrevistados, e sim pela atividade de consumo cultural.

Eu por exemplo não tenho mais o hábito de ir ao cinema, e provavelmente estaria na categoria dos desinteressados. Não me interesso/não gosto/não me sinto bem fazendo. Mas eu adoro cinema. Como assim?

Não me interesso/não gosto/não me sinto bem fazendo: com relação a ir ao cinema, mas não com relação ao cinema.

Ir ao cinema é um programa, assim como ir a um museu ou ir a uma exposição, ou a uma peça de teatro. O que problema na minha opinião é que há alguns anos estes programas vem sendo bem dolorosos para quem realmente gosta de cultura.

Falta de infra-estrutura, preços elevados, pessoas mal educadas, tudo destrói a experiência maravilhosa que era ir ao cinema alguns anos atrás. Na questão de falta de infra-estrutura inclua a diminuição do números de salas de cinema para cerca de 2000 no Brasil inteiro, o que é um número ridiculamente pequeno. Ou seja, existem menos opções quanto onde ir e o que assistir, pra começo de conversa.

A migração em massa para os shopping centers no formato cinemark também não contribuiu em nada para a qualidade da experiência. As salas melhoraram em assentos e qualidade de projeção, mas também encolheram impressionantemente. Algumas ficaram minúsculas. Ora, hoje temos home theaters que proporcionam uma imagem mais nítida e campo de visão bem melhores que várias dessas micro salas oferecem. Ir ao cinema em função da qualidade audio visual faz cada vez menos sentido.

Aí vem o problema da variedade dos filmes e da quantidade de público. Essas salas apenas optam por blockbusters em potencial, sempre os mesmos 9 ou 10 filmes. E qualquer tentativa de ver um blockbuster em estréia vira uma verdadeira tortura envolvendo filas e brigas por assentos não-numerados, que diga-se de passagem já deveriam ter sido banidos dos cinemas há muito tempo. Fila parar comprar ingresso e depois fila para garantir um lugar decente na platéia.

O tempo necessário para realização de um programa cultural ficou impraticável. Também existe a questão do trânsito, e a menos que o sujeito more ao lado do cinema ou do teatro, fazer um programa inclui fatalmente se enfiar em um engarrafamento de pelo menos 30 minutos. Quem não acredita, que cronometre. Isso quando o sujeito não descobre que o único dia disponível para ver um filme coincide com o dia do rodízio do veículo... isso para quem mora em São Paulo, evidentemente.

Aí vem a falta de vagas, o preço abusivo dos estacionamentos (chega a 30 reais em alguns teatros de são paulo), os flanelinhas, etc. E o sistema de transporte público, que deveria aliviar essa situação, não oferece confiabilidade nem segurança suficiente na maioria das cidades brasileiras.

Na primeira ver que o sujeito responde uma pesquisa dessas ele diz que não vai a cinema por causa do trânsito. Na segunda ele diz que é por causa dos preços. Na terceira ele diz que é por causa da infra-estrutura. Uma hora o sujeito se cansa de enumerar contras e simplesmente desiste do programa. Aí ele perde o interesse. É exatamente a posição onde me encontro.

Talvez as pessoas estejam se esquecendo que, no fim das contas, os programas culturais precisam ser antes de mais nada algo divertido de se fazer. Se um sujeito começa a contabilizar problemas antes de decidir ir ao cinema, ao teatro ou a uma exposição, isso é sinal de que há algo muito errado.

Portanto não me surpreende que as pessoas estejam desinteressadas por essas atividades. Com tantos obstáculos a serem vencidos para assistir um simples filme, muita gente prefere ficar em casa com a bunda no sofá e assistir uma novela.

Enquanto isso não muda, eu fico assim: adoro cinema mas evito ao máximo ir ao cinema. Isso não mostra meu desinteresse em consumir cultura, mas sim um desinteresse transformar seu consumo em algo desagradável.






Last edited by Eon; 20-10-10 at 10:28..
Eon is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
20-10-10, 10:45 #2
Eu ainda tenho a facilidade de ter 2 shoppings próximos à minha casa, aí fica mais tranquilo de ir ao cinema. E eu sempre vou apenas ao cinema. Não gosto de ficar dando voltinha em shopping... Mas ultimamente está difícil de eu ir ao cinema... Tenho perdido muitos lançamentos aí que eu queria muito ter visto no cinema. Mas o cinema sendo em shoppings é algo que, na minha opinião, desvaloriza muito o programa em si. Precisamos de cinemas de verdade!
Eu costumava ir no cinema durante a semana a tarde, quando eu era à toa... Ia sozinho, se necessário. Mas era bem bom. Ultimamente não tenho ido mais tanto assim. Cinema nos finais de semana é praticamente um pesadelo. As últimas vezes, fui ao cinema na segunda feira à noite, após o curso de inglês, e sozinho (forever alone? huahaua).

Teatro eu gosto muito. Mas não tenho muita paciência com peças de comédia. Gostar eu gosto, mas só se vê peça de comédia. Comédia que no final tem alguma mensagem bonitinha... Aqui em BH todo ano tem a campanha de popularização do Teatro. As peças ficam todas a preços populares, isso ajuda muito, pois ir em peças ao longo do ano significa pagar caro, geralmente. O problema é que aí temos a confusão toda pra conseguir comprar ingressos e também para o dia da peça. Mas ainda assim, vale a pena.

Museu, noh! isso é difícil de eu ir! Fui poucas vezes, e geralmente foi em excursão de escola! huauhauha

Chronos is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

20-10-10, 11:01 #3
pra mim é preço e tempo
preço pq teatro é caro(no minimo 30 reais por peça dai tem q levar mulher e sai 60+estacionamento barato 10 reais, comer algo mais uns 30, ou seja 100 reais no minimo)

E cinema tem filme q ñ tenho tempo mesmo e já sai do cartaz, dai tem a facilidade de tv grande em casa + torrents

SsjGohan is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

20-10-10, 11:05 #4
Ae Eon.

Dessa vez eu concordo com tudo.

Talvez só não ache que uma pesquisa baseada no estado seja muito válida para avaliar Paulistanos. Eu chutaria que em SP ainda temos uma % maior para tudo isso, visto a quantidade de serviços que temos mensalmente para uma socialização cultural.

São Paulo, a cidade não o estado, tem muitas opções e nem todas são tão crueis quanto os cinemas...

Eon, recomendo vir aqui para o Centro Cultural Fiesp, na Av. Paulista... lá tem ótimas peças e musicais por preços acessíveis (10 conto). Não costuma ficar lotado mas é bom comprar os ingressos antes.

Quanto a cinema, também aqui pertinho, vá no espaço Unibanco na Augusta. Lá tem uma grande variação de filmes e como é meio cult, você fica mais tranquilo para assistir.

u3663 is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

20-10-10, 11:44 #5
Em São Paulo existem inúmeros cinemas alternativos que cobram miséria para entrar, fora que todo final de semana tem peça de teatro aberta ao público; é só pegar o ingresso lá perto do Masp. Grupos novos de teatro também fazem exibições gratuitas ou por intermédio de doações livres. Nunca vi cidade com mais coisa para fazer sem precisar pagar porra nenhuma. E dependendo de onde se está nem com transporte você gasta, no máximo um metrô. É só se informar e ter interesse.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
20-10-10, 11:59 #6
eu fui no teato essa semana, assistir "O monge e o executivo" e só fui pq saiu uma promoção nos sites groupon da vida...

paguei 20 reais + - pelo ingresso (o preço original era 60 reais) e GRAÇAS A DEUS eu nao paguei 60 reais pois me acharia assaltado!!!!

o conteudo da peça em si, era muito bom, focado em administração e etc... mas dos 7 atores, apenas 1 ou 2 prestavam... figurino era horrivel, e o palco tinha 2 janelas que meu primo de 5 anos faz melhor...

as cadeiras eram confortaveis mas o lugar tinha total falta de estrutura, como os caras OUSAM cobrar 60 reais?! fora outros ai que passam de 150...

eu adoro teatro, mas a falta de interesse vem pelos preços abusivos, ja que se vc quiser ver uma peça realmente boa e com estrutura, vai gastar ai no minimo uns 150 / 200 reais por cabeça (inteira)

ragauskas is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

20-10-10, 11:59 #7

u3663 is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

20-10-10, 12:00 #8
teatro eu acho uma bosta, sorry
nao consigo engolir

e cinema hj em dia é uma "solenidade" q consome muito tempo e dinheiro, só compensa ir se vc for tipo "passear com a namorada", já q atualmente vc pode baixar o filme de graça 1 semana depois e assistir no conforto do lar, numa TV gigante e em altissima definiçao

rockafeller is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
20-10-10, 12:50 #9
Rocka é o exemplo claro dos 40%, 60% e 61%.

Conrado is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
20-10-10, 14:11 #10
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
teatro eu acho uma bosta, sorry
nao consigo engolir

e cinema hj em dia é uma "solenidade" q consome muito tempo e dinheiro, só compensa ir se vc for tipo "passear com a namorada", já q atualmente vc pode baixar o filme de graça 1 semana depois e assistir no conforto do lar, numa TV gigante e em altissima definiçao
(1)

Só vale a pena as vezes para fazer algo diferente, ou passear com a patroa

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
20-10-10, 14:25 #11
Eu só queria morar em sao paulo por causa de cinema alternativo e teatro.

Aqui em Londrina a gente tem que depender de kinoarte ou esperar o FILO. Mas quando tem essas coisas, como é pouco freqüente, ou nao me interessa tanto o tema ou enche tanto de neocult 17anosrlz que me da ate preguiça de ir.

Conrado is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

20-10-10, 14:33 #12
haueh agora q eu vi ali MUSEUS
adoro museus pqp, ja fui em vários, até no museu dos beatles em liverpool (chupa conrado), até na casa em q shakespeare viveu em stratford, no museu de historia natural em londres, alguns na austrália (até o museu naval) mas nao posso dizer q museu é um programa de final de semana no brazil, principalmente na cidade em q eu vivo... seria uma piada de mau gosto

e teatro...
oq dizer do teatro
o teatro está para o cinema como os retratos pintados a óleo sobre tela estão para a maquina fotográfica

rockafeller is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
20-10-10, 15:05 #13
Nossa, que bela merda de se dizer do teatro. Parabens.

Btw, voce foi no museu dos beatles e eu vou ver o Paul McCartney a 5 metros de distancia. Logo, eu > voce

Conrado is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
20-10-10, 17:31 #14
nao gosto do preco do cinema.....mto caro...
18 reais pra ver um filme? nao vo nao

e teatro nao faz meu estilo mesmo

serjaum is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:40.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.