Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
Default McMindfullness

07-08-19, 05:24 #1
PS: NÃO SE ATENTEM AO TÍTULO DA MATÉRIA, MAS AO TEXTO EM SI.

https://olharbudista.com/2019/08/05/...o-mindfulness/

Como o capitalismo capturou a indústria do mindfulness

A secularização da técnica e o seu relativismo carente de uma base moral abriu uma série de usos duvidosos do mindfulness, chamados pelos seus críticos de “McMindfulness”.

Na internet, há uma imagem de Ronald McDonald, o ícone da hamburgueria McDonald’s, sentado numa posição de lótus. Alguns budistas tailandeses vêem isso em termos literais como uma falta de respeito ao Buda; outros criticam, com razão, a apropriação cultural colonialista e prejudicial do budismo por parte do Ocidente e a falta de respeito pelo budismo asiático nos EUA e no Canadá.

A definição técnica e neutra do mindfulness (ou atenção plena) e o seu relativismo carente de uma base moral, abriram o mindfulness secular a uma série de usos duvidosos, agora chamados pelos seus críticos de McMindfulness. McMindfulness ocorre quando o mindfulness é usado, intencionalmente ou involuntariamente, para propósitos egoístas e que melhoram o ego, o que contraria os ensinamentos budistas e abraâmicos para deixar o apego ao ego e desenvolver meios hábeis compassivos para todos.

Quote:
“O McMindfulness tem como objetivo reduzir o stress dos indivíduos mas não se interessa pelas causas sociais do stress.”
Em vez de abandonar o ego, McMindfulness promove o auto-engrandecimento; a sua função terapêutica é confortar, entorpecer, ajustar e acomodar o eu dentro de uma sociedade neoliberal, corporativizada, militarizada e individualista, baseada no ganho privado.

Embora o termo McMindfulness tenha sido usado antes, o artigo Beyond McMindfulness de Ron Purser e David Loy, publicado on-line em 2013, causou uma agitação defensiva. Os autores argumentam que uma “técnica secular e despojada” de mindfulness, originada no budismo, que além de não servir para despertar pessoas e organizações das “raízes doentias da ganância, má vontade e ilusão, no geral está sendo transformada numa técnica banal e terapêutica de autoajuda que, na realidade, pode reforçar essas mesmas raízes ”.

O McMindfulness tem como objetivo reduzir o stress dos indivíduos mas não se interessa pelas causas sociais do stress. No mundo empresarial, “os cursos de mindfulness têm um grande apelo porque se converteram num método moderno para subjugar a inquietação dos funcionários, promovendo uma aceitação tácita do status quo, e numa ferramenta instrumental para manter a atenção focada nos objetivos empresariais”. O mindfulness, eles argumentam, precisa recuperar uma estrutura ética que vai além do ajuste individual a uma sociedade baseada no capitalismo de mercado que contribui para o stress e outras fontes de infelicidade.

As práticas do McMindfulness psicologizam e medicalizam os problemas sociais. Mais do que uma forma de alcançar o despertar para o amor universal, torna-se num meio de autorregulação e controle pessoal das emoções. McMindfulness é cego para o atual contexto moral, político e cultural do neoliberalismo. Como resultado, não compreende que uma sociedade individualista, terapeutizada e mercantilizada é, em si mesma, uma grande geradora de sofrimento e angústia social. Em vez disso, o melhor que pode fazer, ironicamente, é nos oferecer uma “cura” individualista e mercantilizada – o mindfulness – para reduzir esse sofrimento.

Apps de meditação converteram o mindfulness em dinheiro. A receita da Headspace é estimada em 50 milhões de dólares por ano e a empresa está avaliada em 250 milhões de dólares. Essas empresas atendem aos grandes negócios, com os quais têm uma longa história. O Vale do Silício produz aplicativos de mindfulness comercializáveis, rentáveis e de alta tecnologia, como “hacks de cérebro”, sem que haja evidências da sua utilidade.

Ao negar e minimizar os contextos sociais e políticos reais e focalizar no indivíduo, ou mais ainda, no cérebro do indivíduo, as intervenções do McMindfulness ignoram a nossa inseparabilidade de todos os outros. Ignoram a nossa inseparabilidade de padrões culturais e estruturas sociais injustas que afetam e constituem as nossas relações e, portanto, nós mesmos. McMindfulness, portanto, perde o imperativo moral de desafiar as desigualdades sociais e promulgar a compaixão universal, serviço e justiça social em todas as formas de conduta humana.

Sem uma crítica ao contexto social do individualismo neoliberal, o mindfulness como prática e discurso focado no eu, minimiza a crítica e a mudança social e contribui para manter intactas as injustiças sociais existentes e as estruturas de poder injustas. Em relação àqueles que escrevem sobre políticas conscientes, Jeff Wilson observou: “A maioria dos autores conscientes colocam as suas esperanças num capitalismo consciente como algo suficiente para tornar a sociedade mais gentil e mais sábia.” Não há nada revolucionário sobre a chamada Revolução da Consciência (Mindful Revolution, em inglês). Chris Goto-Jones disse: “Esta revolução não exige nenhuma mudança particular em valores ou sistemas económicos… Para uma revolução, este movimento mostra notável conservadorismo. As vozes principais não fazem exigências aos seguidores. Eles não precisam de se tornar ativistas ou participar em lutas políticas”.

O terapeuta Jeremy Safran disse: “McMindfulness é a comercialização da prática do mindfulness como uma mercadoria que é vendida como qualquer outra mercadoria na nossa cultura de marca, uma marca que promete entregar… McMindfulness, é a comercialização de um sonho construído; um estilo de vida idealizado; uma reconstrução da identidade.”





Never Ping is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

07-08-19, 09:46 #2
Achei bem bosta o texto. Tudo que já li sobre nunca foi nesse sentido.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

07-08-19, 12:40 #3
Parei de ler aqui...

"A secularização da técnica e o seu relativismo carente""

Não entendi nada.

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

07-08-19, 13:29 #4
ATEUS NÃO PODEM FALAR GRAÇAS A DEUS
OU VIRJ MARIA
OU VENDER IMAGENS DE SANTOS, ESTÃO LUCRANDO COM SECULARIZAÇÃO E RELATIVISMO

Blazed is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
07-08-19, 13:53 #5
-zin?

Chronos is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

08-08-19, 07:56 #6
Secularização foi um movimento do século XIX que limitou o poder da religião no estado. Técnica é um conjunto de ações de objetivo artístico ou científico. A frase só tem sentido de o Mindfulness deve ser entendido como uma nova onda religiosa, o que acredito não ser, voltada para a técnica moderna (trabalho).

Ou seja, não faz sentido. Agrupou palavras desconexas.

O que ele quer dizer é que o mercado de capital se apropria de certos conhecimentos mais, digamos, etéreos (altivos, imateriais), reduzindo sua complexidade para poder vender em massa. Exemplo: a questão da felicidade atormentou a filosofia por milênios, o mercado criou os livros de auto-ajuda que trabalham a questão de forma bem superficial, regredindo séculos de discussão e produção intelectual sobre o tema. E diz o artigo que fez o mesmo com o tal de Mindfulness.


Last edited by WaR WoLf; 08-08-19 at 08:03..
WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
08-08-19, 08:45 #7
Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
Secularização foi um movimento do século XIX que limitou o poder da religião no estado. Técnica é um conjunto de ações de objetivo artístico ou científico. A frase só tem sentido de o Mindfulness deve ser entendido como uma nova onda religiosa, o que acredito não ser, voltada para a técnica moderna (trabalho).

Ou seja, não faz sentido. Agrupou palavras desconexas.

O que ele quer dizer é que o mercado de capital se apropria de certos conhecimentos mais, digamos, etéreos (altivos, imateriais), reduzindo sua complexidade para poder vender em massa. Exemplo: a questão da felicidade atormentou a filosofia por milênios, o mercado criou os livros de auto-ajuda que trabalham a questão de forma bem superficial, regredindo séculos de discussão e produção intelectual sobre o tema. E diz o artigo que fez o mesmo com o tal de Mindfulness.
O Mindfulness é uma técnica originária budista. Entretanto, o fato de ser uma técnica de auto-controle de consciência não faz, na minha opinião, uma religião tomar poder daquele conceito.

Por exemplo, podemos por que quando uma pessoa está rezando e está entrando em contato com Deus é uma técnica de auto-controle de consciência. E isso diversas religiões tem e cada um com sua aplicabilidade.

Acho que a crítica que os budistas fazem, de uma maneira religiosa, é que o McMindfulness está mais associado a uma criação de valor material que apenas aumenta o sofrimento espiritual do que a criação de um valor imaterial que deveria diminuir seu sofrimento e angústia. Eu acho que este é o erro que o Mc Mindfulness acaba alcançando, porque aí existem empresas que estao promovendo este estado de espírito para que o trabalhador aumente sua produtividade, com este objetivo de resultante em foco, e não no bem estar do funcionario que, POR CONSEQUÊNCIA, geraria produtividade.

Até porque a empresa tem que tomar cuidado: Se o funcionario atinge o Nirvana e entende que ele é maior que a empresa, ele pode até pedir demissão.

Never Ping is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

08-08-19, 08:55 #8
Véi

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
08-08-19, 10:54 #9
Interesting.

Chronos is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

16-08-19, 18:06 #10
Ou o cara estuda o básico da filosofia budista (Não é religião, apesar de ter elementos que remetam a uma correlação) ou essa matéria não faz o menor sentido.

Pra mim esse caso aí me lembra o Coaching no mundo, também virou mercadoria e perdeu-se a essencia.

_j5 is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

17-08-19, 10:43 #11
Quote:
Postado por _j5 Mostrar Post
Ou o cara estuda o básico da filosofia budista (Não é religião, apesar de ter elementos que remetam a uma correlação) ou essa matéria não faz o menor sentido.

Pra mim esse caso aí me lembra o Coaching no mundo, também virou mercadoria e perdeu-se a essencia.
Pq vc diz não ser religião? Tudo que já li diz ser religião. Apesar de ser uma religião não teísta. O que acho mto pira.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

21-08-19, 18:28 #12
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Pq vc diz não ser religião? Tudo que já li diz ser religião. Apesar de ser uma religião não teísta. O que acho mto pira.
Desculpe, na fome de desvincular uma coisa da outra eu fui excludente, viajei...

Não está certo o que eu falei, pode-se entender também como religião, se a pessoa focar na parte da filosofia que trata de elementos como a fé.

Tentando me expressar melhor, o budismo não tem este viés como foco, mas sim o auto conhecimento, religiões tendem a ter um foco empírico sobre as coisas, por isso que comparando com religião, ele é bem diferente. Mas como falei, só experienciando e estudando o básico para entender.

_j5 is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:06.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.