Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
Default Rainy Day - Jogo sobre depressão

02-08-16, 13:22 #1
https://thaisa.itch.io/rainy-day

Quote:
Postado por http://br.ign.com/brasil/33277/news/brasileira-desenvolve-jogo-sobre-depressao-e-ansiedade
Brasil dos Games / 28 de Julho de 2016

Brasileira desenvolve jogo sobre depressão e ansiedade



"É reconfortante ver quantas pessoas se sentiram como eu"

Por Thais Stagni O Brasil está cheio de desenvolvedores indies brilhantes e isso não é novidade. Temos exemplos como o jogo Moira, que homenageia o Game Boy, e Trajes Fatais, que é um jogo de luta com "jeitão SNK". Recentemente, mais um game foi lançado e, desta vez, traz em sua produção as desenvolvedoras brasileiras Thais Weiller e Amora, do estúdio MiniBoss.
Rainy Day é um jogo de aventura em texto que trata de temas como depressão e ansiedade. O game apresenta a história de uma pessoa tentando se levantar da cama para ir trabalhar. Por meio das escolhas do jogador, a história se desenrola revelando os diálogos internos cheio de sentimento da personagem. A temática do jogo é extremamente importante na sociedade contemporânea, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a depressão como a doença "mais incapacitante" de todas. Em entrevista ao IGN Brasil, Thais, de 28 anos, contou como surgiu a ideia e como foi o processo de criação do game.
"Eu não estava muito bem, me sentia mal fazia algum tempo e uma das coisas que mais me pega é a sensação de incapacidade, de fazer alguma coisa de valor", declarou a desenvolvedora brasileira. "Fazia um tempão que de fato eu não produzia nada por conta própria, então resolvi tentar fazer algo para ver se me ajudava com isso. Eu queria mexer com o twine [ferramenta de criação de adventures em texto] há algum tempo, então resolvi dar uma chance", completou.
 
Imagem retirada do jogo Rainy Day. Thais afirmou que, ao longo da produção do jogo, percebeu que o "game estava muito árido, praticamente apenas com textos, e pouca arte". Foi quando ela decidiu chamar Amora para fazer parte do projeto -- e a integrante da MiniBoss aceitou. Juntas, elas "fizeram alguns testes" e conseguiram vencer as dificuldades para produzir um game da maneira como planejaram.
"Fiquei muito comovida ao ver as respostas de quantas pessoas estavam se identificando", declarou Thais sobre a repercussão do game até agora. "Como o jogo faz parte daquele estilo de 'faça sua própria história' -- dentro das limitações do personagem --, é reconfortante ver quantas pessoas passaram pelos mesmos problemas que eu. Por muito tempo eu achei que só eu tinha problemas assim, só eu não funcionava direito", completou.
 
Imagem retirada do jogo Rainy Day. "Nenhum jogo meu anteriormente havia sido tão pessoal", afirmou Thais. "É diferente quando você faz algo com amor para ser de uma maneira e quando você faz algo com amor falando sobre você mesmo", afirmou a desenvolvedora, que também contou que a produção do jogo a ajudou a sair da depressão. Além da recepção positiva, o desenvolvimento do game "fez com que ela se sentisse melhor" e quisesse terminar e lançar Rainy Day.
O game trata de maneira delicada e intimista a dificuldade que é viver com depressão e ansiedade. Por mais simples que pareça ser levantar da cama e ir trabalhar, o jogo mostra como pode ser complicado fazer até mesmo as mais simples tarefas do dia-a-dia.
Ficou curioso para jogar? Rainy Day está disponível online e gratuitamente neste link aqui.
Thaís Stagni é redatora do IGN Brasil e adora saber que games podem ajudar pessoas. Siga-a no Twitter.





Chronos is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

03-08-16, 09:55 #2
Muito legal. Vou instalar e jogar e depois posto o q achei

EviLBraiN is offline  
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
03-08-16, 12:09 #3
Dá pra jogar direto pelo browser, [MENTION=110]EviLBraiN[/MENTION];

Chronos is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

03-08-16, 12:39 #4
Pois é. Cliquei no link e vi. Tô no cel o dia todo, vou olhar a noite.

EviLBraiN is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:07.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.