Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
Default Astronomia - Quem?

03-05-13, 09:48 #1
Andei dando uma olhadinha no Search vi pouquíssimos tópicos relacionados a Astronomia : http://forum.darkside.com.br/vb/tags.php?tag=astronomia

Mas nenhuma propriamente dito para Astronomia. Que provavelmente não devo ser o único aqui no fórum a curtir esse tipo de coisa.

Eu pratico pouquíssimo, mas gostaria de praticar bem mais só que eu não sei absolutamente nada de equipamento, lente e até mesmo apontar para ver uma estrela.

Eu comecei olhando o Google Sky Maps, depois evoluí para um telescópio BEEEEEM ruim que eu dei para minha filha que a gente consegue achar e ver a lua de BOA, mas para achar uma estrela, apontar e focar... é um sofrimento. Ela até curte um pouco também.

Eu vou muito no interior de minas na cidade de Lavras Novas e lá o céu é muito foda para observar, estou querendo muito é ir no observatório da UFMG na serra da piedade também, dizem que lá é um absurdo.

Alguém aqui conhece mais sobre?





DeMolay is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

03-05-13, 10:25 #2
Eu adoro astronomia, mas o grande problema no Brasil é o preço dos telescópios para observação... são impraticáveis!

Aí a gente fica limitado a softwares para aprender e observar, mas não é a mesma coisa.

EDIT: Pra Mac tem um software chamado Stellarium que é espetacular, acho que tem pra windows também!!

Eon is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
03-05-13, 10:34 #3
@Summon Jeep e Zedd

Me disseram que os dois são entendidos no assunto

DeMolay is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
03-05-13, 10:52 #4
Stellarium tem pra Windows sim, na minha opiniao é um dos melhores que tem.
Dia 18 vamos pra chácara de um camarada aqui e tentaremos umas fotos do centro da via láctea.

SuN WaR is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-05-13, 11:18 #5
estou sentindo uma certa inferencia gay no meu sumonamento.

 


na epoca do halley eu consegui umas lentes e montei uma luneta, nao vi porcaria nenhuma, mas pra ver a lua e afins era mt bom. Obviamente nao tinha internet na epoca entao digamos que eu fiquei meio perdido pra tentar achar algo, sem falar que um tripe teria sido fundamental

Hj em dia nem deve ser tao caro montar um tendo um minimo de paciencia, obvio que querendo imagem "daboa" o ceu é o limite, mas pra amadores tem opcoes.

Jeep is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
03-05-13, 11:28 #6
Mas Jeep, quais são as opões para amadores?

Eu ouço gente falando de começar com um binóculo daqueles para enxergar com pouca luminosidade.
Quais os parâmetros para saber qual equipamento é bom para observar é bom?

DeMolay is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
03-05-13, 11:33 #7
Quote:
Postado por DeMolay Mostrar Post
Andei dando uma olhadinha no Search vi pouquíssimos tópicos relacionados a Astronomia : http://forum.darkside.com.br/vb/tags.php?tag=astronomia

Mas nenhuma propriamente dito para Astronomia. Que provavelmente não devo ser o único aqui no fórum a curtir esse tipo de coisa.

Eu pratico pouquíssimo, mas gostaria de praticar bem mais só que eu não sei absolutamente nada de equipamento, lente e até mesmo apontar para ver uma estrela.

Eu comecei olhando o Google Sky Maps, depois evoluí para um telescópio BEEEEEM ruim que eu dei para minha filha que a gente consegue achar e ver a lua de BOA, mas para achar uma estrela, apontar e focar... é um sofrimento. Ela até curte um pouco também.

Eu vou muito no interior de minas na cidade de Lavras Novas e lá o céu é muito foda para observar, estou querendo muito é ir no observatório da UFMG na serra da piedade também, dizem que lá é um absurdo.

Alguém aqui conhece mais sobre?
eu ja fui na serra da piedade inclusive fiz rapel lá, numa paredão em frente ao observatório. parece um pouco velho mas deve dar pra ver algo ^^

Kamael is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
03-05-13, 11:42 #8
Rapel.... pfff no maximo uma Tirolesa...

Renegade is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-05-13, 11:48 #9
informacoes datadas e de memoria, favor conferir:

cara, o mais simples é o de galileu, acho que chamam de gaussiano tambem. Basicamente é o mesmo funcionamento do binoculo, a diferenca basica é ter duas lunetas e juntar as imagens com um prisma, isso quando tem.

a regra é a seguinte, objetiva e ocular, esfericas, a objetiva com diametro "grande", pelo menos uns 3-4 cm (nada contra uma de 10cm ), ela tem que ter distancia focal alta, e uma objetiva com distancia focal curta. Por exemplo, uma objetiva com distancia focal de 30 cm e uma objetiva de 1cm, resultam em um aumento de 30x, uma de 50 com ocular de 2 em 25x, é so dividir um pelo outro.

Quanto maior a ocular, mais "luz" vai entrar e menos escura a imagem sera, tambem nao adianta exagerar demais na relacao, vai gerar aberracao cromatica nas bordas, estamos falando de lentes baratas aqui.

Na epoca a melhor relacao qualidade/preco era com espelho refletor, lembro que tinha um pessoal que era aficcionado que aceitava encomendas, era caro mas pagavel, e quem era amador "serio" dizia que no fim era mt mais barato que as de loja por ter uma qualidade mt melhor. Mas isso é info de 10-15 anos atras, talvez tenham marcas boas e pagaveis em loja hj em dia.

Jeep is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

03-05-13, 12:17 #10
Galera, acho que vocês tão confundindo as coisas. Astronomia é a ciência que estuda objetos celestes através da física, química e matemática. Observar corpos celestes é parte das práticas dessa ciência.

Dito isso meu interesse por astronomia e cosmologia tem crescido a cada dia que passa, e assim que eu sair de SP vou comprar uma luneta com certeza.

punisher is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

03-05-13, 13:46 #11
Cara, uma boa maneira de você aprender sobre equipamentos é ler o forum Cosmobrain.

Fazendo um resumão, o ideal é começar com um bom binóculo 10x50 pra aprender a se localizar e encontrar os pontos principais no céu. A pira de ir direto prum telescópio é grande, mas vale a pena ir com calma porque o custo da brincadeira não é pequeno. Uma sugestão de bom custo benefício é o Celestron Upclose.

No que diz respeito a óptica não tem muito como fugir da relação direta entre custo e qualidade, então é bom pesquisar BEM antes de comprar qualquer coisa, pra não perder dinheiro.

Pra aprender a encontrar os pontos o Stellarium é uma ótima pedida. Uma vez que você esteja familiarizado, conseguindo identificar constelações, estrelas e planetas, ai vale investir numa telescópio.

Na hora de comprar o telescópio, você tem que analisar alguns pontos, por exemplo:
  • Utilização principal: Planetas ou Deep Sky, vai definir o tipo de telescópio e de montagem
  • Tamanho: não adianta comprar um enorme e não ter como transportar
  • Disponibilidade de $: além do tele, tem o custo das oculares, barlows, etc

Além disso, ajuda bastante se você tiver acesso a um lugar com pouco luz, observações feitas na cidade são um lixo se comparadas a um lugar mais afastado.

nulio is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
03-05-13, 14:52 #12
uma duvida besta, lembrando que eu acho bem interessante a area... mas vcs q compraram um telescopio por exemplo, miram pra uma constelação e olham ela

o desafio de encontra-la que é interessante e quando acham, olham 5 segundos e gg ou tem algo a mais? hauhauhauhauah

ragauskas is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

03-05-13, 15:10 #13
ahiuah cara, nebulosas, estrelas e etc eu acho mais massa o desafio de encontrar, planetas já é mais top observar por mais tempo, dependendo do tele e do dia você consegue ver as luas dele fazendo sombra, acompanhando por vários dias voce ve a evolução do anel em saturno, etc

mas pra mim a pira maior é dar aquela fugida da correria, parar num lugar calmo, passar a noite observando, quebrar o ritmo do dia a dia mesmo

nulio is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
03-05-13, 15:24 #14
Nulio,

É o Celestron Upclose 10x50 WA em questão que voce indica?
Tem um lugar confiável onde se compra? Não sei nada dessas coisas

DeMolay is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-05-13, 15:32 #15
nulio, comecou, agora conta a historia toda e mostre seus brinquedos

Jeep is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

03-05-13, 15:33 #16
Cara, conheço só duas lojas online de equips de astronomia, já comprei nas duas e foi tranquilo: Astroshop e Armazém do Telescópio.

Olhei nas duas e nenhuma tem ele a pronta entrega, nem algum parecido hehe.

Mas pegando algum 10x50 ou próximo de marca boa você consegue fazer boas observações.

Já aviso de antemão duas coisas importantes:

1) É um binóculos, então você vai ter uma aproximação não muito grande, mas o mais importante vai ser no ganho de quantidade de objetos visíveis, que é bem perceptível

2) Esquece essas imagens que você ve na net, coloridonas e bem aproximadas, isso ai eles geram com montagens próprias pra fotografia de longa exposição, algo que o olho não consegue captar. Você vai ver sim detalhes em planetas, lua e objetos próximos em geral, mas nebulosas, aglomerados e galáxias você vai ver provavelmente em cinza claro ou verde, e bem pequeninhos hehe

nulio is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

03-05-13, 15:46 #17
Haha jeep, comecei por pura curiosidade, temos uma casa afastada da cidade e lá o céu sempre foi fantástico de se observar, mesmo a olho nu.

Comecei igual to falando pro demolay, com um binóculos, stellarium, lendo o cosmobrain, primeiro identificando tudo, mesmo sem muita ampliação, mais pela pira de achar mesmo.

Ai com o tempo comprei um desses:

 


Uma bela bosta HAHAUHAIUHA fui com uma expectativa do caralho mas era praticamente impossível de mirar em qualquer objeto e, quando conseguia, a imagem ficava totalmente desfocada. Deu uma desanimada legal, encostei o tele e mantive o binóculo mesmo.

Depois de um bom tempo, pesquisando melhor, peguei um desses:

 


e junto com ele umas oculares específicas pra planetas. A diferença entre os dois é absurda, o foda desse skywatcher é que, apesar dele ser retrátil, continua grande pra caralho (300mm a abertura, contra 60 do antigo, sem contar o comprimento) pra ficar carregando de um lado pro outro, então é bom ter um lugar específico pra guardar ele, próximo de onde vai ser montado.

Tem bastante diferença entre tipos de telescópio, tipos de montagem e de oculares, não sou mto entendido da parte de equipamentos não, só as diferenças básicas, mas fonte pra pesquisa tem bastante.

Ultimamente tenho tirado pouco tempo pra observar, até porque na maioria dos dias os planetas tão aparecendo tarde no céu, e nesse tempo de espera acabo ficando bebado e vou dormir uiahiaha mas eu apoio sempre que tá começando, rende uns momentos fantásticos.

nulio is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

03-05-13, 16:55 #18
Cara, não entendo praticamente nada do assunto

Acho massa pra caralho, jamais tive a chance de ver qualquer coisa, porém

Zedd is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
03-05-13, 17:08 #19
Acho que o Zafa ja postou em algum lugar, mas tem a ver com o topico:
 


Nuvens de Magalhaes.
A foto acho que ta com uns 30s de exposicao, mas dava pra ver beeeeem de levinho a olho nu.

SuN WaR is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

03-05-13, 17:22 #20
prefiro astrologia!

alguem de peixes quer tc?

ircF is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-05-13, 17:25 #21
acho que tem um pouco com o carinha que vai pescar mais pra ficar literalmente meditando olhando pra agua, tomando sua cervinha e ocasionalmente dando atencao para algum peixei distraido

Ah sim, isso que eu chamo de ficar puto com a luneta, olha o brinquedo que vc pegou na sequencia.

A manutencao disso é mt complicada, tipo, as lentes sujam, pegam umidade e afins e vc mesmo limpa, foco sai do alinhamento? etc etc, ou tem que usar um servico especializado com alguma frequencia?

Jeep is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

03-05-13, 17:27 #22
Jeep, a diferença é que na pescaria você pode depois cozinhar o peixe com legumes no vapor.

gusto is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

03-05-13, 17:47 #23
mas astronomia é mto mais efistaile pra se exibir gusto ahuihaiuha

jeep, esse é newtoniano, então é bem tranquilo, são 2 espelhos dentro de um tubo que ocasionalmente podem desalinhar, mas com uma tampinha furada e uns parafusos voce alinha numa boa

umidade tem que cuidar mais pelo tubo do que pelas lentes, esse ai por ser aberto tem gente que usa uma capa em volta, mas eu acho frescura haha

nulio is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

03-05-13, 18:02 #24
Quote:
Postado por nulio Mostrar Post
2) Esquece essas imagens que você ve na net, coloridonas e bem aproximadas, isso ai eles geram com montagens próprias pra fotografia de longa exposição, algo que o olho não consegue captar. Você vai ver sim detalhes em planetas, lua e objetos próximos em geral, mas nebulosas, aglomerados e galáxias você vai ver provavelmente em cinza claro ou verde, e bem pequeninhos hehe
Na verdade as fotografias são tiradas captando diferentes faixas de luz. Por exemplo, em algumas eles tiram 4 fotos, uma de cada espectro: verde, vermelho, azul e infravermelho ou ultravioleta. Depois fazem uma composição transformando os espectros invisíveis em visíveis. Por isso fica sinistro

punisher is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-05-13, 18:16 #25
e tem tambem aquelas que eles literalmente escolhem as cores e pintam (acho que de radiotelescopios), photogolpe na cara dura

Jeep is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
03-05-13, 20:15 #26
Show de bola, parab[ens pelo topic.

Eu tenho somente o Google SkyMap no celular, StarWalk no iPad e vou baixar o programinha que citaram lá no início (Stellarium), e o preço dos binóculos não é ruim hein

Seria interessante fazer um testdrive

PS - Uma dúvida que me surgiu (talvez, besta): e quem usa óculos?

Clx is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

03-05-13, 21:16 #27
Cara, eu uso óculos, mas é bem leve e acho que um ajuste no próprio foco do tele já resolve! Pode ser que pra quem tem mais problema não funcione, mas pra mim vai na boa hahaha

E das fotos é isso mesmo, quando o negócio é profissa, foto de Hubble da vida os caras fazem bem o que o pupu e o jeep falaram, quando é mais amador soca uma montagem equatorial motorizada, longa exposição e gg

nulio is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
03-05-13, 23:06 #28
Ae nulio,
Achei esse brinquedo aqui no armazem do telescopio
http://www.armazemdotelescopio.com.b...on12x60-detail

Vale a pena?
Não estou achando o Celestron Upclose que voce diz nessas lojas. Eu vou procurar num Shopps da vida aqui em BH e talz, talvez tenha.

A proposito, isso não é um telescopio.. é uma bateria anti-aerea


Last edited by DeMolay; 03-05-13 at 23:16..
DeMolay is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
04-05-13, 00:23 #29
demolay, aqui em bh só tem equipamento fraco e caro nessas lojas.... Não sei de uma loja boa aqui... Não tem loja especializada, aí as lojinhas metem a faca nesses aparelhos. Triste isso :/
Se achar uma loja boa me fala. Huahua

Chronos is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

04-05-13, 01:54 #30
Então, 12x60 eu considero um pouco grande, a numeração é assim: 12 é a ampliação, 60 é o diâmetro da lente. Quanto maior a ampliação, menor teu campo de visão e menor a estabilidade, já que qualquer tremida que você der vai ter um efeito maior.

Pra você ter uma noção, muita gente usa tripé pra usar os 12x60, mas também tem gente que vai na mão mesmo.

Já o 10x50, apesar da ampliação menor, é o suficiente pra fazer ótimas observações e tem um campo maior, você vai ver mais estrelas e se localizar melhor, e ai, quando quiser uma ampliação mais top, parte pro tele!

A marca Orion é boa, procura algo do naipe de Orion, Celestron, Skywatcher, Nikon que não tem muita errada.

E claro que isso é minha opinião né, se tiver a mão firme o 12x60 é um puta binóculo, eu sou mais o 10x50 pq sei pra que mim a tremedeira atrapalha hauiha

edit: no buscapé tem o 10x50 em várias lojas, inclusive americanas e submarino!


Last edited by nulio; 04-05-13 at 02:02..
nulio is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

04-05-13, 02:09 #31
Quote:
Postado por SuN WaR Mostrar Post
Acho que o Zafa ja postou em algum lugar, mas tem a ver com o topico:
[IMAGEM]

Nuvens de Magalhaes.
A foto acho que ta com uns 30s de exposicao, mas dava pra ver beeeeem de levinho a olho nu.
*acho* que é menos exposição pois em 30s suponho que veríamos um certo grau de arrasto.

mas vocês sugerem algum lugar com pouca iluminação? faz algum tempo que penso em achar algum lugar perto de sp com pouca iluminação para tirar fotos assim mas não tive nenhuma boa ideia..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
04-05-13, 10:12 #32
Mdk, se vc notar tem um arrasto nas estrelas que estão nas pontas das fotos. Essa foto foi tirada apontando para o eixo sul de rotação ( aonde estavam as 2 mini galáxias aí no dia ), por isso o arrasto é menor no centro.

Pra tirar fotos com exposição maior, é essencial que vc esteja bem longe da cidade, principalmente sendo SP, ehehe. Essa parte mais clara da foto, é pq Mogi-Guaçu estava a 3km nessa direção.

SuN WaR is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
04-05-13, 10:26 #33
 


Meu irmão tirou uma bacana da via láctea esses tempos

tdf is offline   Reply With Quote
dbf
Trooper
 

04-05-13, 10:41 #34
http://roteirosincriveis.uol.com.br/...as-do-atacama/

DESTINOS
ATACAMA
 

Perca o fôlego em um tour pelas estrelas do Atacama
SPACEOBS.COM

ATACAMA É UM IMPRESSIONANTE TOUR PELO ESPAÇO

por Christian Brandão

O deserto do Atacama, no Chile, é uma região inóspita que vai te surpreender. Além de múmias, vulcões e locais que mais se assemelham a terrenos lunares, o local é um paraíso para os astrônomos – e também curiosos.

Você sempre teve vontade de observar imagens alucinantes do céu através de um telescópio? O deserto te dá essa chance. São 330 noites claras por ano e um dos céus mais limpos de todo o planeta.

As saídas para os passeios acontecem de San Pedro de Atacama, principal cidade de apoio do deserto. Quase sempre às 20h – horário que pode variar dependendo da época do ano.

O transporte até a base onde ficam os telescópios não demora nem 15 minutos. 

Os roteiros, sempre acompanhados de astrônomos experientes, começam com uma explicação sobre o céu e suas constelações. Logo depois de entender um pouco mais sobre o que está acima de sua cabeça, começam as observações.

A partir daí a diversão não tem fim. É fácil ver com clareza as crateras da lua, os anéis de Saturno, as galáxias e milhares de centenas de estrelas. A emoção é certa.

Com os astrônomos fica fácil identificar os astros. Com um laser verde eles apontam tudo quanto é galáxia e planeta. A aventura dura cerca de três horas – que parecem minutos quando você está por lá. No fim, um delicioso chocolate quente pra espantar o frio do deserto.

Os preços são atraentes: para ver o que os olhos não alcançam você não vai ter de mexer muito no bolso. E tudo inclui o transporte e o chocolate.

Uma dica: dá para ver um número muito maior de astros durante a lua nova. Quando a lua está cheia o céu está claro e muitas galáxias ficam praticamente invisíveis. Dê uma olhada no calendário lunar antes de viajar.

Em terra
Já com os pés no chão, não deixe de conhecer os vulcões, picos nevados, lagos coloridos e salares do deserto do Atacama. 

Entre os vales conheça o de la Luna e o da Morte. Os geisers, o grande salar de Atacama, as ruínas de Tulor e o vulcão Licancabur, que faz fronteira com a Bolívia, são outros pontos que devem fazer parte do roteiro.


fim de agosto eu conto como é

dbf is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
04-05-13, 13:40 #35
Eu fui pro Atacama (2008), eles tavam construindo todo esse complexo e na epoca, eu nao tinha essa vontade de olhar pro ceu, alias, la tem um monte de outras coisas pra fazer

Clx is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

04-05-13, 13:47 #36
Próxima vez que eu for pros EUA vou trazer um telescópio cabuloso comigo. Já era pra ter feito isso da última vez, mas o excesso de bagagem não permitiu. rs.

Eon is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
06-05-13, 09:24 #37
Nulio,

Vou comprar um 12x60 mesmo de aniversario, só a grana do salario cair e vou encomendar.
Experimentei o 10x50 tambem nas lojas que vi esse fim de semana, mas 600 conto na loja é teeeeeeeeeeeeeenso
Comprarei na internet mesmo.

Pelo menos deu para ter uma noção. Eu acho que dou conta de um 12x60 (UI).

Baixei o Stellarium também e a minha reação foi "PQP", muito bom o troço.

DeMolay is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

06-05-13, 10:11 #38
Eon, dependendo do telescópio dizem eh possivel ver o satã dando um peteleco na nuca do Sr. Jesus e fugindo pra baixo, se voce tiver um bom equipamento...

ircF is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

06-05-13, 10:24 #39
hauhiauh boa, agora é só dar uma estudada no céu e partir pra observação! procura pela nebulosa cabeça de cavalo, fica perto do cinturão de orion (tbem conhecido por "três marias") e é bem fácil de achar/ver

nulio is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
06-05-13, 10:47 #40
A quem se interessar,
http://spotthestation.nasa.gov/

É o site para ver a ISS, você se cadastra e a nasa te manda um e-mail informando que a ISS estará sendo vista na sua região. Chegou agora pouco para mim que ela está podendo ser vista hoje de BH.

Time: Mon May 06 6:35 PM, Visible: 4 min, Max Height: 50 degrees, Appears: NNW, Disappears: E

DeMolay is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

06-05-13, 11:04 #41
Nice. Já vi satélite a olho nu, é bem legal.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
06-05-13, 13:11 #42
eu vi uma vez em uma fazenda. Achei foda demais!!! Visão maravilhosa!!!!
Tô olhando um binóculo pra comprar. Vou pegar um 10x50. Acho que vai me atender bem.

Chronos is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

06-05-13, 13:41 #43
Astrologia? Eu adoro! Sou escorpião!

NewKa is offline   Reply With Quote
rini
 

06-05-13, 13:52 #44
Leão aqui.

rini is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
06-05-13, 14:46 #45
Quote:
Postado por NewKa Mostrar Post
Astrologia? Eu adoro! Sou escorpião!
Sabia que a estrela Antares, que é a estrela principal da constelação de escorpião é uma gigante vermelha 800x maior que o nosso sol? E que ainda por cima é uma estrela dupla? E que ela está entre as estrelas mais brilhantes no céu?


DeMolay is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

06-05-13, 15:18 #46
E também é responsável pela força da "Agulha escarlate de Antares", golpe quase responsável pela morte de Hyoga.

nulio is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
06-05-13, 15:21 #47
Quote:
Postado por DeMolay Mostrar Post
Sabia que a estrela Antares, que é a estrela principal da constelação de escorpião é uma gigante vermelha 800x maior que o nosso sol? E que ainda por cima é uma estrela dupla? E que ela está entre as estrelas mais brilhantes no céu?

 


Quote:
Postado por nulio Mostrar Post
E também é responsável pela força da "Agulha escarlate de Antares", golpe quase responsável pela morte de Hyoga.
E este golpe final causa sangramento impossível de ser parado, a não ser por um golpe de mesma intensidade "por trás"?

Chronos is offline   Reply With Quote
rini
 

06-05-13, 15:42 #48
Sabiam que Chaka de Virgem é o homem mais próximo de Deus?
Deus que se quiser pode ser infinitamente maior que qualquer estrela que o homem jamais viu ou verá?
poisépoisépoisé.

rini is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
09-05-13, 10:34 #49
Ae, comprei o binoculo
http://www.armazemdotelescopio.com.b...on12x60-detail

Chega em seis dias uteis. Vou até arrumar uma viagem para o interior pra estrear esse troço.

Ah sim, a ISS está passando pelo Brasil ainda, para os Belo Horizontinos, aqui estão as cordenadas:
Time: Thu May 09 5:47 PM, Visible: 2 min, Max Height: 81 degrees, Appears: SSE, Disappears: SE

DeMolay is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

09-05-13, 14:44 #50
Boa!! Já da uma estudada no céu antes pra saber pra onde olhar e ai é só curtir!

nulio is offline   Reply With Quote
B.2Y.S
Trooper
 

XFIRE ID: B2YS Steam ID: b2ys
09-05-13, 14:52 #52
Quote:
Postado por Kerpa!100 Mostrar Post
Já faz umas 2 horas que eu to viajando aqui, é mto legal essa coisa
http://applesforgeeks.com/space-engi...rse-simulator/

Dica - jogar em fullscreen com uma trilha sonora foda de sua preferência!
kerpa on cracks detected

B.2Y.S is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
17-05-13, 11:38 #53
Eu vou deixar isso aqui, e espero q seja util para alguem

http://iate.oac.uncor.edu/~manuel/libros/Astrophysics/

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

17-05-13, 11:44 #54
tem um simulador muito foda chamado celestia
da pra instalar varios packs de texturas dos planetas, incluindo marte em alta definicao, espaconaves que estao na ativa e outras coisas mais, recomendado para quem curte

http://www.shatters.net/celestia/
http://www.celestiamotherlode.net/

taco is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
08-06-13, 10:20 #55
Curso de Astrofísica

Aos interessados, o Observatório Nacional lançou um EAD de Astrofísica Geral.

Resumo:

O Observatório Nacional está oferecendo o curso com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta é abordar o tema de forma didática e simples, a fim de propagar o conhecimento científico. NÃO É NECESSÁRIO NENHUM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O ASSUNTO.

O curso terá duração de 5 meses e serão feitas 3 avaliações ao longo deste período. Ao final, será disponibilizado um certificado de conclusão somente para aqueles que alcançarem média mínima igual a 7.0.

As inscrições estão abertas até dia 30 de Agosto, dia da primeira prova no site do ON.

http://www.on.br/ead_2013/

Clx is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
06-08-13, 12:06 #56
Foto espetacular da Terra tirada pela espaçonave Cassini enquanto orbita Saturno.

 


Recomendo dar play e começar a ler.

Quote:
Olhem de novo para esse ponto. Isso é a nossa casa, isso somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um dos que escutamos falar, cada ser humano que existiu, viveu a sua vida aqui. O agregado da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões autênticas, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e colheitador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilização, cada rei e camponês, cada casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada mestre de ética, cada político corrupto, cada superestrela, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu aí, num grão de pó suspenso num raio de sol.

A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pensai nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, vieram eles ser amos momentâneos duma fração desse ponto. Pensai nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores dum canto deste pixel aos quase indistinguíveis moradores dalgum outro canto, quão frequentes as suas incompreensões, quão ávidos de se matar uns aos outros, quão veementes os seus ódios.
As nossas exageradas atitudes, a nossa suposta auto-importância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são reptadas por este pontinho de luz frouxa. O nosso planeta é um grão solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda esta vastidão, não há indícios de que vá chegar ajuda de algures para nos salvar de nós próprios.
A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie puder emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar.
Tem-se falado da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso miúdo mundo. Para mim, acentua a nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para protegermos e acarinharmos o ponto azul pálido, o único lar que tenhamos conhecido.

- Carl Sagan
Quote:
"Consider again that dot. That's here. That's home. That's us. On it everyone you love, everyone you know, everyone you ever heard of, every human being who ever was, lived out their lives. The aggregate of our joy and suffering, thousands of confident religions, ideologies, and economic doctrines, every hunter and forager, every hero and coward, every creator and destroyer of civilization, every king and peasant, every young couple in love, every mother and father, hopeful child, inventor and explorer, every teacher of morals, every corrupt politician, every "superstar," every "supreme leader," every saint and sinner in the history of our species lived there – on a mote of dust suspended in a sunbeam.

The Earth is a very small stage in a vast cosmic arena. Think of the rivers of blood spilled by all those generals and emperors so that in glory and triumph they could become the momentary masters of a fraction of a dot. Think of the endless cruelties visited by the inhabitants of one corner of this pixel on the scarcely distinguishable inhabitants of some other corner. How frequent their misunderstandings, how eager they are to kill one another, how fervent their hatreds. Our posturings, our imagined self-importance, the delusion that we have some privileged position in the universe, are challenged by this point of pale light. Our planet is a lonely speck in the great enveloping cosmic dark. In our obscurity – in all this vastness – there is no hint that help will come from elsewhere to save us from ourselves.
The Earth is the only world known, so far, to harbor life. There is nowhere else, at least in the near future, to which our species could migrate. Visit, yes. Settle, not yet. Like it or not, for the moment, the Earth is where we make our stand. It has been said that astronomy is a humbling and character-building experience. There is perhaps no better demonstration of the folly of human conceits than this distant image of our tiny world. To me, it underscores our responsibility to deal more kindly with one another and to preserve and cherish the pale blue dot, the only home we've ever known."

- Carl Sagan
High res version and more information here: http://1.usa.gov/19f3Col

Chronos is offline   Reply With Quote
punisher
spkr
 

06-08-13, 12:15 #57
Quote:
Postado por Chronos Mostrar Post
Foto espetacular da Terra tirada pela espaçonave Cassini enquanto orbita Saturno.

[IMAGEM]

Recomendo dar play e começar a ler.
http://www.youtube.com/watch?v=i6vc0DCR3qA




High res version and more information here: http://1.usa.gov/19f3Col
Nãããão! Pale Blue Dot não tem o mesmo impacto se não for o Sagan falando:

punisher is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
26-08-13, 14:47 #58
RISE.

Alguém conseguiu ver a chuva de meteoros Perseidas nesse mês de agosto entre os dias 8 e 14?

Eu consegui ver alguns riscos no céu apenas com o binoculo. Por mais que tenha visto pouco já achei doido demais.

ah sim
 

DeMolay is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
14-04-14, 09:55 #59
RISE

http://www.itatiaia.com.br/noticia/e...ta-terca-feira

Eclipse total deixará a Lua vermelha por 78 minutos nesta terça-feira

Na madruga desta segunda para terça-feira, a Lua cheia terá um atrativo especial: um eclipse total deixará a Lua vermelha por 78 minutos. O fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta. O eclipse lunar total é um fenômeno que acontece quando quando a Terra , a Lua e o Sol estão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra. No dia 15 de abril, quando a Lua entrar na sombra completa da Terra, o planeta vai espalhar a luz vermelha do Sol, que resultará na cor vermelha da Lua. Segundo Jair Barroso, a constituição da atmosfera da terra, como partículas vulcânicas podem dar um cor ainda mais avermelhada.

De acordo com a Nasa, o evento será visível na América do Sul e do Norte. O fenômeno também poderá ser acompanhado parcialmente por observadores do Pacífico ocidental, e partes da Europa e da África. No Norte da Europa, na África Oriental, no Oriente Médio e na Ásia Central não será possível ver o eclipse.

No Brasil, o eclipse total poderá ser visto das 4h46 às 5h24 (horário de Brasília). Mas, de acordo com o astrônomo, o começo do fenômeno será por volta das 3h da madrugada, “quando a Lua leva a primeira mordida”, usando o terminologia dos astrônomos para identificar o processo gradual da formação da sombra.

De acordo com Barroso, os estados brasileiros que estão na parte leste país como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte terão dificuldade de ver todo o fenômeno. Pois, quando o eclipse estiver chegando ao fim, o dia estará clareando nesse lugares.

O pico do eclipse vai acontecer quando a Lua estiver e um ponto próximo a Ilha de Galápagos, no Oceano Pacífico. Por isso, de acordo com pesquisador, quando mais próximo desse ponto melhor será a visualização do fenômeno.

No Brasil, o lado oeste esta mais próximo da parte principal do eclipse. Nos estados da região norte e Centro-Oeste, o Sol demora mais a nascer e os horários serão apropriados para ver toda Lua Vermelha. Em Brasília, por exemplo, o dia só começa a clarear às 5h40.

A Lua Vermelha do dia 15 de abril terá um detalhe especial, do lado direito, um pouco acima será possível ver o planeta Marte e a brilhante estrela Espiga. O planeta, conhecido como “estrela vermelha”, estará mais próximo do Terra. A Espiga, que é a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem, também estará alinhada com a Lua. “A conjugação de astros numa região pequena de Sol formam um eclipse muito mais atraente pro público”, disse o astrônomo.

Sobre a mística em torno dos efeitos da Lua sangrenta, o pesquisador ressalta que a cor vermelha é apenas a competência da retração seletiva por conta atmosfera terrestre e que não há nenhuma alteração ou implicação do ponto de vista gravitacional e que as as místicas ficam mais por conta da imaginação das pessoas.

Para o astrônomo a melhor forma de acompanhar o fenômeno é a olho nu. O uso de pequenas lunetas poderá ajudar na visualização da Lua entrando na sombra da terra.

Este é o eclipse 56 de Saros, que começou no ano de 1022 e terminará em 29 de outubro no ano de 2338. O fenômeno do dia 15 de abril é também o primeiro de quatro eclipses lunares totais consecutivos em 2014 e 2015. O próximo acontecerá em 8 de outubro.

-------
Para quem acorda cedo para ir trabalhar pode ser uma boa porque será facilmente visto a olho nú

DeMolay is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
07-05-14, 08:59 #60
A NASA está fazendo uma experiencia e acoplaram cameras hd na ISS e estão fazendo um stream 24/7

Vale a pena dar uma olhada
http://eol.jsc.nasa.gov/HDEV/

DeMolay is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
24-07-14, 13:16 #61
"O astrônomo Rogério Marcon detectou hoje o início do "apagão" da estrela Eta Carinae. Esse apagão possui duas fases, a fase de eclipse (já que trata-se de uma estrela dupla) que dura em torno de um mês, e a fase de colapso dos ventos solares da estrela menor quando esta entra na atmosfera da maior. Essa segunda fase dura em torno de dois meses. A estrela Eta Carinae A já deu nítidos sinais de que está "convulsionando" para a morte. Três grandes explosões com emissão de matéria já ocorreu com a estrela, a primeira a 1000 anos, a segunda há 200 anos (que formou as bolhas de matéria em forma de "amendoin" conhecido como homúnculo) e uma terceira explosão há 100 anos aproximadamente. A próxima poderá ser fatal, uma Supernova, então Eta Carinae se tornará o objeto mais brilhante de toda a galáxia, e poderemos não ter noites escuras nos céus do hemisfério sul da Terra por muitos dias..."


Eta Carinae, Eta Car ou Eta Carina, se posiciona ao sul e fica até aproximadamente umas 22h no céu.

VELHO. PQP... eu vou olhar pelo telescopio todo...santo...dia

DeMolay is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

24-07-14, 13:25 #62
Galáxias antenas

[SPOILER]
 

taco is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
29-07-14, 22:40 #63
Nucleo da via lactea, aqui do estacionamento! aehaeh
 

SuN WaR is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
31-07-14, 10:57 #64
Tratadinha no fotoshopis
 

SuN WaR is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
31-07-14, 11:21 #65
 

Jeep is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
31-07-14, 11:25 #66
Quote:
Postado por SuN WaR Mostrar Post
Tratadinha no fotoshopis
[IMAGEM]
Uia, onde foi isso? Tá massa hein, qual EXIF da foto?

O máximo que consegui no fundo do quintal foi isso eohouEAHE:

 

Sabbath is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
31-07-14, 11:28 #67
Com quais dispositivos vocês bateram as fotos?
É sempre bom saber


Deixa eu contribuir com uma foto da lua
 

DeMolay is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
31-07-14, 11:34 #68
Sabbão, tirei do estacionamento do meu prédio. Moro no centro de Campinas! (tenho uma nikon d3100 simplinha) Eheheh
Eu curto muito astro fotografias mas tinha desistido de tentar tirar fotos daqui.

Então vi um vídeo no youtube de um cara explicando uma técnica chamada ETTR (expose to the right) que permite tirar fotos de alguns objetos "deep sky" em lugares com bastante poluição de luz.
Basicamente vc tira a foto com menor F possivel, 30 segundos de exposicao, iso 6400, em RAW. Vai sai um borrão branco pra vc trata-lo posteriormente no photoshop (por isso tem que ser RAW).

Ah, eu também usei o Google Sky Map no celular pra ver aonde que tava a constelação de Sagitário (ela fica na direção do centro da via láctea).
Aproveita que nessas noites do inicio de Agosto, lá pelas 21h, ela tá bem no centro do céu aqui pra região Sudeste.

Video do ETTR:

SuN WaR is offline   Reply With Quote
SuN WaR
Trooper
 

Gamertag: samuelpires Steam ID: sunwar
31-07-14, 23:23 #69
Tirei mais duas hoje, do quintal da casa da minha mãe, ahehaheha.
 

 

SuN WaR is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
08-08-14, 12:59 #70
Caralho... show as imagens pessoal..
Vamos tirando mais fotos ai.. parabéns

chrysler is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
08-08-14, 13:13 #71
 


Olha quem peguei ontem
No telescópio ainda dá para ver Titã.

Telescopio Refrator Skywatcher 90mm + Camera lixo de um Motorola Razr D1

DeMolay is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
08-08-14, 13:15 #72
Eu vi mesmo..
Saturno e Marte estão aparecendo quase que na mesma linha..

DEMAIS MANO...

DeMolay, qual é o modelo do seu SkyWatcher 90mm? Seria o AZ3 ?

chrysler is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
08-08-14, 13:19 #73
Sim, é o AZ3

Com o telescopio você consegue ver:
Marte com Phobos e Deimos
Jupiter com as quatro luas ganimedeanas
Saturno com Titã

Então Crilão.

Todos os planetas quando estão visiveis, eles estão alinhados

Esse vídeo explica bem o porque

DeMolay is offline   Reply With Quote
chrysler
Trooper
 

Gamertag: x bOuL Steam ID: kqchrysler
08-08-14, 13:36 #74
Irado velho,
Você usa algum aplicativo para procurar os planetas/estrelas?
Eu uso o NightSky2 .. É perfeito..

Por exemplo, mirando para o sol agora, olha quem está ali...

 

chrysler is offline   Reply With Quote
DeMolay
Trooper
 

XFIRE ID: DemolayDS Steam ID: rodrigofnahas
08-08-14, 13:38 #75
Eu uso o Stelllarium Mobile.
Ele é FODASSO.

Nota ae Crhysler, a rota que o sol faz de leste a oeste é a mesma rota que os planetas do sistema solar e a lua seguem

DeMolay is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
astronomia, telescópio

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 20:26.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.