Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Zedd
Trooper
 

Default O Dilema do Prisioneiro

22-05-09, 11:48 #1
Pra quem gosta de lógica e teoria dos jogos, um jogo muito simples e que é bem legal de perder um tempo pensando:

Dois prisioneiros jogam. O jogo se baseia em uma sequência de rodadas onde cada jogador simultaneamente realiza uma ação. Cada jogador tem duas ações possíveis: cooperar ou trair.

Dependendo da combinação de jogadas, cada jogador ganha ou perder um certo número de pontos:
->Ambos cooperam: cada um ganha 3 pontos; (+3)
->Ambos traem: cada um perde um ponto; (-1)
->Um coopera e o outro trai: quem traiu ganha cinco pontos (0 / +5).

Note-se que só é possível perder pontos traindo. E só é possível ter o rendimento 'máximo' traindo, também.
É impossível ganhar do adversário (fazer mais pontos que ele) sem trair pelo menos uma vez.

Porque esse jogo é tão interessante?
Porque é um jogo de soma não-zero. Ou seja, os jogadores não precisam necessariamente jogar um contra o outro, embora a traição ocasional seja muito recompensadora, desde que o outro lado seja crente. Se alguém aqui já leu algo sobre o assunto deve saber que, simplificadamente, usa-se esse jogo para representar modelos comportamentais, especialmente de animais.

Tem umas histórias legais sobre isso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro

Uma coisa legal que eu vi foi a história de um cara que estudava teoria dos jogos que organizou uma competição. Ele pediu para vários pesquisadores da área escreverem um algoritmo (um 'roteiro' de jogo cada um para que, numa bateria de jogos sucessivos, fosse possível ver qual o algoritmo 'vencedor'. Mandaram vários, vários, algoritmos complicadíssimos, que tinham 'memória' de longo prazo (lembravam se alguém os tinha traído ou não), que eram 'malvados' ou não (malvado = trai sem ser traído), etc.

O algoritmo que se saiu vencedor na primeira bateria de jogos (todos contra todos X vezes) foi o algoritmo mais simples: olho por olho.
O algoritmo se baseava em:
1- cooperar na primeira rodada
2- jogar o que o outro cara jogou na rodada passada.

Ele NUNCA ganha uma partida individualmente, só perde ou empata. E no entanto foi o vencedor porque somou mais pontos ao final de todos os jogos. Porque?
Soma não-zero.
Apesar de nunca empatar, ele

A- quando encontra um cara bonzinho, coopera o tempo todo. Ganha 3 pontos por rodada.
B- quando encontra um cara que cooperar um parte do tempo e trai outra parte do tempo, tende a empatar com uma pontuacao média de 2,5 pontos por rodada. (Pense assim: cada rodada um coopera e o outro trai).
C- quando encontra um cara que trai muito, ele tende a retardar o ciclo de 'trair mutualmente sempre', e basta o outro cara não trair uma vez pra quebrar o ciclo. Assim, ele tende a não perder muitos pontos.

É óbvio (ou nem tanto) que o sucesso de um algoritmo depende dos outros que estão competindo. E isso nos leva ao próximo assunto: estado estável.

O que é um estado estável? É um estado onde a inserção de alguém que é 'diferente' resulta na morte deste e na permanência do estado como estava. Um estado instável é quando se insere um cara diferente e ele mói os outros a pau. Seleção natural existe porque a natureza é um estado instável: aparece um leão que caça um pouco melhor, ele vai se reproduzir mais e então se tornar a maioria na população.

O legal é o seguinte:
em um lugar onde a maioria é 'olho por olho', o estado é estável desde que só hajam, além deles, caras que cooperam sempre. Porque aí todo mundo coopera o tempo todo.

E se aparece um cara que trai nessa história? Ele se dá mal.
Quando ele encontrar um cara que coopera sempre, ele vai ganhar bastante. Mas desde que haja muito mais olho-por-olhos do que inocentes autistas na população, ele vai se foder amargamente, porque essa grande maioria das vezes vai só perder pontos. E o olho por olho, não vai perder também?
Vai, mas ele vai encontrar muito mais olhos-por-olhos que vao fazer ele ganhar 3 pontos por rodada.


Espero que alguém leia e se interessa pra gente poder conversar sobre isso um pouco. Eu sei que é nerd, mas porra, é interessantíssimo.





Zedd is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
22-05-09, 12:11 #2
nem li!




















mintira, li sim! só que acho que vou precisar ler sobre teoria dos jogos pra entender isso direito!

vegetous is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-05-09, 12:15 #3
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
O legal é o seguinte:
em um lugar onde a maioria é 'olho por olho', o estado é estável desde que só hajam, além deles, caras que cooperam sempre. Porque aí todo mundo coopera o tempo todo.

E se aparece um cara que trai nessa história? Ele se dá mal.
Quando ele encontrar um cara que coopera sempre, ele vai ganhar bastante. Mas desde que haja muito mais olho-por-olhos do que inocentes autistas na população, ele vai se foder amargamente, porque essa grande maioria das vezes vai só perder pontos. E o olho por olho, não vai perder também?
Vai, mas ele vai encontrar muito mais olhos-por-olhos que vao fazer ele ganhar 3 pontos por rodada.


Espero que alguém leia e se interessa pra gente poder conversar sobre isso um pouco. Eu sei que é nerd, mas porra, é interessantíssimo.
Depois vou ler isso com mais atencao que agora to de saida, mas se vc puder dar uma elaborada com exemplos eu agradecia, parece realmente bem interessante

Jeep is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

22-05-09, 12:21 #4
Bem legal Zedd, eu não sei se entendi direito os principios, mas pelo que deu pra entender me lembrou uma coisa que etologos observaram trabalhando com suricattas Eles eram considerados mamíferos altruistas, até que observando bem perceberam que existem pequenas sacanagens no grupo, tipo avisar que tem um predador pra todos se esconderem o o vigia comer a comida, coisinhas assim e não absurdamente frequentes, ou ele perdia a confiança do grupo.

Estudando isso, foram analisar as vantagens evolutivas do egoismo e altruismo, a primeira vista o egoismo parece ser melhor, um individuo egoista tem mais chances de se reproduzir do que os altruistas do mesmo grupo, mas quando se expande a analise pros grupos ve-se que grupos com mais individuos altruistas tem chances melhores de sobrevivencia que grupos com mais individuos egoistas, e portanto as caracteristicas geneticas de altruismo permanecem na seleção.

Basicamente o egoismo teria vantagens a curto prazo, mas o altruismo beneficia o grupo como um todo e a longo prazo.

Suricatta is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
22-05-09, 12:28 #5
o problema eh q o humanidade tende a pensar mto mais a curto do q longo prazo

predator is offline   Reply With Quote
Shooter
Trooper
 

PSN ID: g_baladao Steam ID: shooter_g
22-05-09, 12:37 #6
carai gostei bastente desse esquema ai!!

adoro coisas lógicas ! NERDS FTW

ps.: You have given out too much Reputation in the last 24 hours, try again later. Srry Zedd

Shooter is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

22-05-09, 12:40 #7
To tentando acabar um trabalho de computação gráfica, vou tentar postar alguns exemplos bons depois.

Zedd is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

22-05-09, 12:47 #8
é mais jogo cooperar, vc tem mais chances de ganhar.
ou no caso, não perder.

O Sílvio Santos usou isso num programa (acho que se chamava Vinte e um).
Não lembro muito bem como funcionava, mas ninguém queria passar a imagem de "perdedor", aí os dois perdiam.

NITRO is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-05-09, 12:49 #9
boa zedd, fui seguindo o raciocinio a medida que as duvidas surgiam..
muito interessante!

a curto prazo, o traidor ganha cinco pontos, e começa a perder um por rodada.. se forem jogadas somente 2 rodadas por jogo, ele "ganha" e "elimina" a sociedade estável
porem se forem jogadas 3 ou mais, os pontos que ele ganhou na traicao diminuirao abaixo do saldo que ele teria se tivesse cooperado. e isso força ele a sair do jogo, ou quebrar a cadeia de traiçao para fazer o traído cooperar. se o traído for olho por olho, ele pode cooperar para recuperar os pontos negativos da cadeia de traiçao, ou continuar traindo e "ensinar uma lição" ao traidor


Last edited by rapidiaum; 22-05-09 at 12:57..
rapidiaum is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 13:20 #10
Acho que o exemplo como um jogo não ficou muito bom. Uma vez em uma aula chamada Tecnicas de Negociação agente fez um case, cujo princípio era o mesmo. Mas funcionava da seguinte forma.

Nós eramos países árabes donos de imensa reserva de petróleo e vendiamos para os Eua. Ai tinhamos que definir o preço de venda em 8 rodadas, tentando atingir o lucro máximo, foi muito legal, a galera se traindo e no final todo mundo se fudeu... e os EUA ganhavam, ehehhe

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

22-05-09, 13:38 #11
isso aí é teoria dos jogos que eu estudei em microeconomia há uns 2 anos. O dilema do prisioneiro é o mais clássico e foi amplamente utilizado na guerra fria. Por sinal, fiquei sabendo desse jogo de algoritmos na aula também

John Nash (o cara lá do filme "uma mente brilhante") que iniciou toda essa teoria. e era época justamente de guerra fria.

Quote:
Postado por NITRO Mostrar Post
é mais jogo cooperar, vc tem mais chances de ganhar.
ou no caso, não perder.
Nope.

Digamos que 100% dos players cooperem uns com os outros. Isso significa que o primeiro que trair será vencedor.

Os jogadores antecipam isso desde a primeira rodada, por isso não jogarão no esquema "cooperar sempre".

Baron is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
22-05-09, 14:19 #12
Porra! Muito interessante.

night is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
22-05-09, 16:33 #13
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
isso aí é teoria dos jogos que eu estudei em microeconomia há uns 2 anos. O dilema do prisioneiro é o mais clássico e foi amplamente utilizado na guerra fria. Por sinal, fiquei sabendo desse jogo de algoritmos na aula também

John Nash (o cara lá do filme "uma mente brilhante") que iniciou toda essa teoria. e era época justamente de guerra fria.


Nope.

Digamos que 100% dos players cooperem uns com os outros. Isso significa que o primeiro que trair será vencedor.

Os jogadores antecipam isso desde a primeira rodada, por isso não jogarão no esquema "cooperar sempre".
baron, mas se os traídos continuem cooperando entre si, traindo somente o traidor
pra cada rodada em que o traidor perde um, os outros ganham 3
pra ele não perder pontos, ele tem que cooperar, e "ganhar a confiança" dos outros, para poderem cooperar com ele
a nao ser que os cooperados sejam inocentes e cooperem com o traidor sempre.

rapidiaum is offline   Reply With Quote
Pena
Trooper
 

22-05-09, 16:41 #14
Antes de ler a sua conclusão eu já tinha pensado exatamente aquilo Zedd, muito bom mesmo viu !

Pena is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

22-05-09, 16:56 #15
Quote:
Postado por rapidiaum Mostrar Post
baron, mas se os traídos continuem cooperando entre si, traindo somente o traidor
pra cada rodada em que o traidor perde um, os outros ganham 3
pra ele não perder pontos, ele tem que cooperar, e "ganhar a confiança" dos outros, para poderem cooperar com ele
a nao ser que os cooperados sejam inocentes e cooperem com o traidor sempre.
Mas se eles trairem o traidor, eles já esperam ser traídos, logo será -1 pro dois. A melhor hipótese é ele tentar cooperar novamente, se o outro se redimir, 3 pra cada, se não ele fica com 0. O que já é melhor. E ideialmente depois ele tenta trair o FDP pra recuperar os ptos que deixou de ganhar na primeira traição.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

22-05-09, 17:10 #16
Realmente, da pra pensar bastante sobre o assunto.

Gerson is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

22-05-09, 18:07 #17
Ainda trabalhando, mas fazendo um comentário:
o jogo tem um fundamento básico que é nenhum dos jogadores conhecer qual o número de rodadas.
Não posso explicar tudo agora, mas é mais ou menos o seguinte:
se eu cooperar com o cara o jogo inteiro e trair na última, vale a pena porque o único ponto que eu perco caso ele traia também é muito pouco comparado com os 5 que eu ganho se ele for meu pato.
Assim, se os dois jogadores souberem que são 10 rodadas, automaticamente procurarão (claro, dependendo) trair na última. E se trair na última vira a regra, o jogo passa a só ter na verdade 9 rodadas com penalidade de -1 inicial para cada jogador!
Então seguindo o raciciocínio, se os dois caras souberem que tem 10 rodadas pra jogar, ambos simplesmente perdem 10 pontos porque ninguém quer ser o pato do outro

De noite posto a dedução.

Zedd is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
22-05-09, 18:24 #18
Poxa, muito doido!
Gosto desse tipo de coisa!
Vou pesquisar mais a fundo!

Chronos is offline   Reply With Quote
micha
Trooper
 

22-05-09, 18:30 #19
é só trair sempre que (quase) não dá pra perder.

micha is offline   Reply With Quote
hardcore
Trooper
 

22-05-09, 18:40 #20
mt legal, demorei um pouco pra entender mas entendi agora, se trair é mais provavel se dar mal

hardcore is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

22-05-09, 20:53 #21
Mais ou menos.
micha: absolutamente não.
Considere 20 jogadores: um sempre coopera e os outros 19 só traem.
Primeiro jogam o cooperador e um traidor. Resultado em 50 rodadas:
0 para o cooperador (ganhou nem perdeu nada)
250 para o traidor (5 x 50)

Agora os outros todos jogam entre si, sempre dois traidores. Resultado:
-50 para cada traidor.

Agora pensa se jogarem todos contra todos, quem se sai melhor?
O colaborador que sai com zero ou os traidores, que saem com 250-(19*50)? Num cenário dominado por traidores como esse, um colaborador ia se sair 700 pontos melhor que cada traidor (que fica com -700).

Na seleção natural, o cara que coopera sempre ia rapidamente começar a `tomar conta` da população. Isso porque apesar de aparecer um `pato a mais` cada vez que aparecer um colaborador nato, os traidores `perdem` mais em relacao aos colaboradores que dessa vez em vez de ficar sempre com zero vao marca 60 pontos por partida que jogarem entre si!

Deu pra entender?

Eu achei que ia poder explicar mais sobre isso ainda hoje, mas acho que só vou ter um bom tempo pra escrever mais a partir do fim de semana.

Zedd is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

22-05-09, 20:55 #22
Quote:
Postado por micha Mostrar Post
é só trair sempre que (quase) não dá pra perder.
Se for uma unica rodada da pra se trair aleatoriamente, porem sendo o numero de rodadas indefinido, trair torna-se desvantagem. Pois vc vai ficar com o filme queimado e todos que vc traiu vao querer te trair em alguma das proximas rodadas, por instinto de sobrevivencia no jogo ou vingança. Dai entao uma pessoa que cooperou sempre pode vencer o traidor com facilidade, pq em duas rodadas contra o mesmo adversario o traidor pode fazer %Teoriacamente% +5-1 e o cooperador pode fazer +3+3. Isso claro se os jogadores lembrarem das decisoes que o adversario tomou na rodada anterior.

diferent is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

23-05-09, 23:12 #23
Aí pessoal, acabei de entregar o trabalho qeu eu tava fazendo e fui direto procurar o exemplo pra escrever ele bem direitinho. Aaaaaaaand achei esse aqui. Roubando dele (http://mbarbatti.sites.uol.com.br/def/p56.html), segue:

Suponha que numa certa população de uma espécie animal os machos compitam entre si para garantir a algo valioso para sua reprodução como hierarquia, território, comida ou acesso às fêmeas. E suponha ainda que estes machos estejam divididos em dois grupos diferentes, de acordo com a estratégia de competição. Um macho é brigão (hawk) se na competição ele não desiste até que vença ou esteja gravemente ferido. No entanto ele é covarde (dove) se na competição ele recua rapidamente diante do adversário.

Quando um covarde enfrenta outro covarde, a peleja dura pouco. Um deles, com 50% de chance, vence sem muito esforço, e ambos saem sem perder tempo na briga, e melhor, sem ferimentos graves. Claro que, por outro lado, na competição entre um brigão e um covarde, o brigão sempre irá ganhar. Ele obterá os recursos pelo qual briga, e seus genes para a estratégia brigão serão propagados mais eficientemente dos que os genes para a estratégia covarde. Mas quando o brigão encontra outro brigão, o perdedor sai muito ferido, e mesmo o vitorioso tem que pagar um preço pela luta prolongada, que pode ser contado como uma diminuição na sua prole.

 



No balanço, brigões propagam seus genes tanto brigando com outros brigões quanto com covardes. Mas os covardes ainda se saem bastante bem brigando entre si. Se se atribui valores numéricos para a vitória, a perda de tempo na briga, a derrota e o sair gravemente ferido, como no exemplo da figura acima, pode-se calcular como as populações de brigões e covardes aumentarão e diminuirão, assim como se pode provar que esperado tempo suficiente, estas proporções tenderão a um certo equilíbrio. Na linguagem da teoria dos jogos, estas estratégias são um conjunto misto evolucionariamente estável (de ESS - evolutionarily stable strategy), conceito desenvolvido por John Maynard Smith, já no contexto biológico.

No exemplo da figura, vemos como uma população de brigões e covardes evolui ao longo das gerações. A população total de 1000 indivíduos é suposta constante ao longo da simulação. A condição inicial é de 500 covardes e 500 brigões. As recompensas são vitória = 50, derrota = 0, ferimento = -100 e perda de tempo = -10. Para estes números, a população de covardes tende a ser 5/12 da população total.

Agora vou ver se escrevo sobre tudo que prometi aeuhaeu
Ish, acho que era só um exemplo. Fiquei de postar a dedução do negócio do `conhecimento prévio` mas não to achando.
E o pessoal fez umas contribuições legais. Me empolguei com a aceitação, próximo tópico é sobre fractais

Zedd is offline   Reply With Quote
B.2Y.S
Trooper
 

XFIRE ID: B2YS Steam ID: b2ys
25-05-09, 00:07 #24
Zedd, muito interessante! Realmente gasta-se tempo pensando sobre o assunto e ainda falta!
Sinta-se à vontade de postar mais dessas!
Fractais (pelo que eu me lembre, 4-5 anos atrás) é bem legal também...

B.2Y.S is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

16-04-11, 19:26 #25
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
John Nash (o cara lá do filme "uma mente brilhante") que iniciou toda essa teoria. e era época justamente de guerra fria.
Dando um rise from your grave nesse tópico, só queria apontar uma correçãozinha de mérito ao criador: quem começou mesmo com isso foram von Neumann e O. Morgenstern.

Lembrei desse tópico porque recentemente comecei a ler um livro sobre o Nash (o que deu origem ao filme, aliás) e subsequentemente descobri a variante do Dilema em que o melhor resultado para o jogador X é cooperar quando Y trai (o que muda muita coisa).

Zedd is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
16-04-11, 19:37 #26
aheuahe
eu nem me lembrava dos meus comentarios nesse topic
muito bom, ja to queimando oleo de novo

rapidiaum is offline   Reply With Quote
urtigaum
Trooper
 

17-04-11, 00:30 #27
Só pra acrescentar o rise from your grave desse tópico...
Aqui na facul, na disciplina de biologia pesqueira, se utiliza o dilema do prisioneiro para explicar, em parte, o problema de sobrepesca, esgotamento e as vezes até extinção dos recursos pesqueiros que ocorre em todo o mundo

Imaginem inicialmente 2 pescadores, tendo a opçao de conservar ou depletar uma determinada pescaria comum aos dois
Se a biomassa atual dessa pescaria é maior do que o rendimento sustentável que ela proporcionaria ano a ano, ambos tenderão a depletar essa pescaria e repartir a biomassa
Já se a biomassa atual dessa pescaria é menor do que o rendimento sustentável que ela proporcionaria ano a ano, ambos têm incentivos para conservar essa pescaria. Porém, se um conserva e o outro depleta, o primeiro pescador perde mais ainda. Então, cada um tenta pescar o máximo que puder.

Agora imaginem como é de fato na realidade onde existem vários pescadores:
O resultado individual da estratégia de conservar é menor já que a parte do rendimento sustentável da pescaria para cada um diminui. Nesse caso a possibilidade de que alguém não respeite as normas de conservação aumenta porque a competição leva a crer que a melhor estratégia individual é de pescar o máximo possível independentemente do que os outros façam. Aí, essa pescaria está fadada a ser depletada (ou até mesmo extinta).

Por isso os esforços dos biólogos pesqueiros em avaliar as pescarias para subsidiar o manejo por parte dos tomadores de decisão. Através do manejo da pesca, é possível que vários pescadores cooperem para explorar uma pescaria de forma sustentável.


Last edited by urtigaum; 17-04-11 at 00:39..
urtigaum is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

17-04-11, 03:05 #28
Legal. Me pareceu similar ao problema dos pastos ingleses, na Wikipedia tá como "Tragédia dos Comuns"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_..._dos_comuns.22

Zedd is offline   Reply With Quote
Glutton
Trooper
 

19-04-11, 00:54 #29
É legal que esse dilema dos prisioneiros consegue explicar também o porque dos carteis funcionarem. Teoricamente o cartel é um jogo com infinitas rodadas então eles não tem motivo para trair um ao outro porque se trair, no longo prazo, todos irão sair no prejuizo.

Glutton is offline   Reply With Quote
mago
Trooper
 

19-04-11, 01:22 #30
Estudei essa joça na graduação em Economia.
Lembro até o nome do professor: Zilton Luiz Macedo...

E revi agora no MBA... mas com uma vertente relacionada a Negociação... o famoso: ganha/ganha... tem um livro famoso, todo mundo q estuda negociação lê.. Getting the YES (Como chegar ao SIM).

mago is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

19-04-11, 08:34 #31
para quebrar o olho-por-olho:
-trai na primeira rodada
-coopera eternamente

troll face

EricHavoc is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

19-04-11, 10:11 #32
Quote:
Postado por EricHavoc Mostrar Post
para quebrar o olho-por-olho:
-trai na primeira rodada
-coopera eternamente

troll face
Na segunda rodada ele te trai e empata novamente... Fail...

dankretli is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

19-04-11, 10:27 #33
MORTE AO TRAIDORES!!!!111!

diferent is offline   Reply With Quote
bw
Trooper
 

19-04-11, 14:04 #34
Nossa, muito massa isso, Zedd. Pena que não posso te positivar de novo.

O "jogo": http://www.gametheory.net/Mike/apple.../PDilemma.html
em português: http://www.gametheory.net/Mike/apple...lemmaPort.html

bw is offline   Reply With Quote
phrango
Trooper
 

19-04-11, 15:38 #35
se trair TODAS não tem como perder! Essa é a moral do jogo. Esse é o dilema na prisão. Sangue no olho.

phrango is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
19-04-11, 16:22 #36
caralho q rola loca, tenho q ler de novo pra entender direito auerhuaeir

troca o nick do Zedd pra Nerdd e subnick pra Zedd

seuboi is offline   Reply With Quote
bw
Trooper
 

19-04-11, 17:53 #37
Quote:
Postado por phrango Mostrar Post
se trair TODAS não tem como perder! Essa é a moral do jogo. Esse é o dilema na prisão. Sangue no olho.
Na verdade o "jogo" ali conta 10 pontos se ambos traírem. Deveria ser como o primeiro post do Zedd e dar pontos negativos, aí sim ia forçar a escolher pelo menos alguma vez o cooperar - e nesse carrosselmuitoloucodasprobabilidades se fuder/se dar bem.

Velho, como profissional do Direito, achei interessantíssimo isso, facilmente transportável pra institutos como o plea bargain, delação premiada etc. É fodástico.

bw is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

19-04-11, 18:27 #38
Quote:
Postado por phrango Mostrar Post
se trair TODAS não tem como perder! Essa é a moral do jogo. Esse é o dilema na prisão. Sangue no olho.
Ah é?

Apliquemos o dilema num caso prático.

Aproveitemos a Guerra Fria, que foi justamente este o propósito da invenção do jogo.

Se todos traem o tempo todo o que acontece? Kabooom. Todo mundo perde.

Então não, sangue no olho não é a melhor estratégia.

A melhor estratégia, pelo menos no que se alcançou até hoje, é o tit for tat.

Não é à toa que se comprova isso no campo da biologia.

No caso teórico: se a distribuição dos pontos do jogo for mal feita pode causar distorções. Nos campeonatos de algorítmos o Tit for tat também se provou o melhor estilo.

Baron is offline   Reply With Quote
phrango
Trooper
 

19-04-11, 18:30 #39
Eu falei isso referente ao jogo 1x1, sem muita filosofia alem disso.
Se falar aplicar o jogo num bagulho maior e claro que e diferente ne

phrango is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

19-04-11, 18:33 #40
Então, mas aí depende da distribuição dos pontos, pois o jogo é feito para retratar a realidade.

Portanto o Kabooom tem que ser refletido no jogo.

Baron is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

19-04-11, 21:37 #41
tem vc e outro preso, ambos se delatam o tempo todo.. os dois perdem...

o único ganha ganha é qdo ambos sempre coperam...

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

19-04-11, 23:07 #42
Esse é o resumo, Valle, mas tem que adicionar um fato:
o único cenário onde todos ganham é todos cooperarem, mas o primeiro que trair terá mta vantagem sobre os outros.

Zedd is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 02:02.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.