Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Roger Young
Forever Young
 

Default [Tópico útil] Licenciamento de carro (datas, tarifas, etc..)

12-06-06, 02:05 #1
Agora me lembrei que tenho que licenciar meu carro que é final 3, mas achei de utilidade geral mostrar a todos a data certa em licenciar o carro (isso pra quem já não pagou tudo junto com o IPVA).

Quote:
A taxa cobrada este ano pela renovação do documento dos veículos é de R$ 47,36. Os prazos de licenciamento, tanto para veículos automotores, quanto para caminhões, foram divulgados na Portaria nº 2374, de 26 de dezembro de 2005, do Detran-SP.

Infração gravíssima
O pagamento da taxa só pode ser feito mediante a quitação de eventuais débitos pendentes, como o IPVA, o DPVAT (seguro obrigatório), no valor de R$ 76,08, e qualquer multa em atraso. O licenciamento deve ser feito até o último dia útil do mês correspondente.

Para fazer o licenciamento no Detran, Ciretran, nos Postos do Poupatempo ou do Detran, o proprietário ou seu representante legal, devidamente constituído, deve apresentar documento de identidade, número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), comprovantes das taxas pagas e documento do ano anterior. Quem seguir esse procedimento terá o documento no mesmo dia.

Licenciamento eletrônico
Quem preferir também pode optar pelo licenciamento eletrônico, disponível desde 1º de abril de 1999. Nesse caso, além de recolher as taxas referentes ao licenciamento mencionadas acima, é preciso ter em mãos a cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), assim como a taxa de postagem nos bancos credenciados pelo Detran (Banco Nossa Caixa, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Real, Itaú, Banespa, BBV, Unibanco, Mercantil e Sudameris).

Neste caso, o documento será encaminhado ao endereço do proprietário do veículo, que consta no cadastro do Detran, em até cinco dias úteis. Para usufruir desse serviço, não é necessário ser cliente dos bancos credenciados. Além de não poder ter mais do que 15 multas, não apresentar restrições judiciais ou administrativas e estar emplacado com placas de três letras.

Além disso, para utilizar o licenciamento eletrônico, é preciso que o endereço residencial seja idêntico ao que consta no cadastro do Detran. Quem estiver com o endereço desatualizado, deverá atualizá-lo junto ao órgão onde o veículo está cadastrado, para depois providenciar o licenciamento eletrônico. (ver procedimentos no www.detran.sp.gov.br - ícone Detran em um clique - Alt. de Endereço).

Multa gravíssima
Vale lembrar que é expressamente proibido trafegar sem o que o veículo esteja devidamente licenciado. Se o motorista for pego sem a documentação em dia, terá o veículo apreendido, receberá uma multa de 180 UFIRs (R$ 191,54) e ainda ganhará sete pontos na carteira (infração gravíssima). Confira a seguir o calendário de licenciamento:

Item I - Veículo automotor, reboque e semi-reboque: inclui todos os veículos exceto os listados no item II abaixo:
 





Roger Young is offline   Reply With Quote
Dr_Phibes
Trooper
 

12-06-06, 02:10 #2
Potz eu acho q eu já sou adulto só q eu nunca lembro qdo tem pgar ipva, licenciar o carro, atualizar o cpf...

Dr_Phibes is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 19:39.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.