Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
Default [Sustentaside] Usina de ondas

02-09-14, 20:38 #1

E aí? Alguém que entenda bulhufas do assunto sabe dizer se isso ai tem viabilidade?





percezione is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

03-09-14, 08:48 #2
Os países baixos usam ondas para gerar energia, mas creio não ser baseado no mesmo modelo de engenharia (se não me engano as bobinas ficam submersas). A produção energética deve ser baixa uma vez que o fluxo de água, sua força e a própria bobina devem ser pequenas. A questão de viabilidade é bem relativa; a usina eólica produz pouco se comparado a uma hidroelétrica, mas é algo que pode ser implantado em quase toda cidade brasileira tornando-a auto-suficiente.

A discussão de auto-suficiência pra mim é mais importante que a de economicamente viável. Por mais que o tempo de retorno do investimento seja maior quando falamos de energia sustentável a descentralização da produção significa que a longo prazo você perde menos energia no transporte. Fico imaginando quanto a ITAIPU que sustenta o sul e sudeste do Brasil acaba perdendo de energia gerada devido resistência do fio metálico, calor e todas aquelas coisas que aprendemos em física. Creio que a longo prazo as grandes hidroelétricas sejam mais caras e demandem mais infra-estrutura. Falo isso sem levantar dado algum sobre, apenas uma articulação lógica.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Kamikaze-Vesgo
Trooper
 

03-09-14, 19:15 #3
Faz sentido sim, mas não sei quantos seriam necessarios para sustentar uma pequena cidade hahaa

Kamikaze-Vesgo is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

03-09-14, 19:23 #4
Daonde
A capacidade de producao energetica de um negocio desses tem que se esforçar muito pra ser comparavel a uma pequena central hidroeletrica feita em 1900 e bolinha, operando a fio dagua, sem barragem, sem alagar. Pra ter uma ideia a central hidreletrica MINUSCULA da minha cidade de 50k habitantes no RS existe desde 1950 e gera mais MW que isso aí. O negócio lá é tão pequeno e desprezível que eu só sei que existe por acidente da vida, e ainda assim gera mais que as wave farms pelo que vi

MAs é bonito e tá na moda, então basta esperar vídeo com os atores da globo pra apaziguar a culpa de branco porque parar de usar a porra do ar condicionado 24x7 ninguem quer né

Nao sou contra desenvolverem esse troço, mas atualmente é simplesmente inviável. E se isso aí é gancho pra ficar falando que 'nao tem porque fazer hidreletrica e usina nuclear e gás natural e petróleo', melhor ser claro logo de início

Zedd is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

03-09-14, 23:09 #5
O melhor é quando nego fala de geotérmica e pega dado da Islândia pra comparar.

A PORRA DA ILHA É SÓ VULCÃO, CARALHO!

Stranger is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

04-09-14, 00:17 #6
A usina tem uma potência nominal de 100 kW, ou seja, opera na prática com menos do que isso. Se 20 pessoas resolverem tomar banho ao mesmo tempo (e só banho, com a luz apagada, a televisão desligada e a geladeira fora da tomada) já ultrapassa a geração.

Não é viável economicamente, nem tecnicamente.

Os milhões investidos jamais serão recuperados. Pode-se dizer que é um projeto de pesquisa e desenvolvimento, pensando em desenvolver a tecnologia para ser usada em 50 anos, mas mesmo assim, o potencial das ondas é pequeno frente a outras fontes renováveis.

O projeto só é interessante em termos de pesquisa e educação mesmo.

mojud is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

04-09-14, 13:02 #7
Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
Os países baixos usam ondas para gerar energia, mas creio não ser baseado no mesmo modelo de engenharia (se não me engano as bobinas ficam submersas). A produção energética deve ser baixa uma vez que o fluxo de água, sua força e a própria bobina devem ser pequenas. A questão de viabilidade é bem relativa; a usina eólica produz pouco se comparado a uma hidroelétrica, mas é algo que pode ser implantado em quase toda cidade brasileira tornando-a auto-suficiente.
É só que você ta a mercê a da natureza com o vento, inviavel pra muitas coisas.

Precisa de uma fonte de energia on-demand.

sibs is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:15.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.