Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
Default A internet está destruindo nossa mente?

07-06-10, 13:49 #1
http://info.abril.com.br/noticias/in...07062010-1.shl

A internet está destruindo nossa mente?

NOVA YORK - Quando o autor Nicholas Carr iniciou as pesquisas para o livro que busca descobrir se a Internet está destruindo nossas mentes, ele restringiu seu acesso a emails e desativou suas contas no Twitter e no Facebook.

Seu novo livro "The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains" ("O que a internet está fazendo com nosso cérebro") argumenta que os últimos avanços da tecnologia nos tornou menos capazes de pensamento aprofundado. Carr se descobriu tão distraído que não podia trabalhar no livro enquanto estava conectado.

"Eu descobri que minha incapacidade de me concentrar é uma grande deficiência", disse Carr.

"Então, abandonei minhas contas no Facebook e no Twitter e reduzi o uso de email de modo que eu apenas checava algumas vezes por dia em vez de a cada 45 segundos. Descobri que esses tipos de coisas realmente fazem a diferença", afirmou ele.

Depois de inicialmente se sentir "perdido" por sua súbita falta de conexão online, Carr afirmou que após algumas semanas foi capaz de se concentrar em uma tarefa por um período sustentado e, felizmente, conseguiu terminar seu trabalho.

Carr escreveu um artigo para a revista Atlantic Magazine em 2008 em que trouxe a público a famosa dúvida "O Google está nos tornando estúpidos?" e resolveu estudar mais fundo como a internet altera nossa mente.

O livro examina a história da leitura e aborda como o uso de diferentes mídias muda o cérebro. Explorando como a sociedade mudou da tradição oral para a palavra escrita e para a internet, ele detalha como a mente se reorganiza para se ajustar a novas fontes de informações.

A leitura na internet mudou de forma fundamental a maneira como nós usamos o cérebro, segundo o autor.

Encarando uma enxurrada de textos, fotos, vídeos, músicas e links para outras páginas, além de incessantes interrupções geradas por mensagens de texto, emails, atualizações no Facebook, tweets, blogs e feeds RSS, nossa mente se acostumou a navegar e a escanear informações.

Como resultado, desenvolvemos habilidades na tomada de decisões rápidas, particularmente as baseadas em estímulos visuais, afirma Carr. Mas, agora, a maioria de nós lê com pouca frequência livros, ensaios longos ou artigos que nos ajudam a concentrar e sermos mais introspectivos e contemplativos, diz o autor.

Para Carr, estamos nos tornando mais como bibliotecários, capazes de encontrar rapidamente informações e perceber quais são as melhores, do que acadêmicos que são capazes de digerir e interpretar a informação.

A falta de foco afeta a memória de longo prazo, levando muitas pessoas a se sentirem distraídas, afirma o autor.

"Nunca ativamos as funções mais profundas, interpretativas de nosso cérebro", disse ele.

Para ilustrar esse ponto, ele compara a memória de curto prazo a um dedal e a de longo prazo a uma grande banheira. Ler um livro é como encher a banheira com água a partir de um fluxo constante de uma torneira, com cada porção de informação sendo construída a partir da anterior.

Em contraste, a internet é um conjunto infinito de torneiras abertas ao máximo, nos deixando tomados de porções pequenas de informações desconexas para encher a banheira, o que torna mais difícil para a mente fazer as conexões necessárias que permitiriam seu uso posteriormente.

"O que estamos perdendo é todo um conjunto de outras habilidades mentais, aquelas que requerem não a mudança de nosso foco, mas a manutenção dele sobre um ponto", disse o autor. "Contemplação, introspecção, reflexão, não há espaço ou tempo para isso na internet."

Carr sustenta que durante séculos os livros protegeram a mente da distração, concentrando o foco em um assunto por vez.

Mas com aparelhos como Kindle e iPad, que incorporam leitores de livros digitais a browsers de internet, se tornando comuns, Carr afirma que os livros também vão mudar.

"Novas formas de leitura sempre exigem novas formas de escrita", diz ele.

Se os escritores atuam em uma sociedade que é cronicamente distraída, eles inevitavelmente vão desistir de argumentos complexos que requerem atenção contínua para escreverem pequenas quantidades de informação.

Carr tem uma sugestão para aqueles que sentem que navegar pela internet os deixou incapazes de concentração: reduza o ritmo, se afaste da internet e pratique as habilidades de contemplação, introspecção e reflexão.





Never Ping is offline   Reply With Quote
_j5
Quagmire
 

07-06-10, 14:02 #2
Tudo em excesso faz mal, simples assim...

De resto, internet não atrapalha em nada...

_j5 is offline   Reply With Quote
Universus
Trooper
 

07-06-10, 14:05 #3
Eu sinto que me atrapalha.
Também compartilho com o autor de que passamos os olhos pelas informações sem ao menos interpretá-las. Isso cria em nosso cérebro um rede neural dispersiva. Lemos e deletamos com a mesma facilidade que fazemos no computador. É um estudo interessante que deve ser levado a sério pois o efeito disso a longo prazo pode ser devastador para o indivíduo.

Universus is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

07-06-10, 14:08 #4
Quote:
Postado por Universus Mostrar Post
Eu sinto que me atrapalha.
Também compartilho com o autor de que passamos os olhos pelas informações sem ao menos interpretá-las. Isso cria em nosso cérebro um rede neural dispersiva. Lemos e deletamos com a mesma facilidade que fazemos no computador. É um estudo interessante que deve ser levado a sério pois o efeito disso a longo prazo pode ser devastador para o indivíduo.
é sim, com ctz a internet te atrapalha, oaHEOhae PUTA QUE PARIU, só pq vc nao levanta a bunda gorda ou o mundo nao le com atencao nao é culpa da internet e sim do individuo.. que tem mta futilidade na internet tem sim, isso todo mundo sabe, hoje em dia crianca passar o dia na rua nao é tao atrante quanto aumentar seu e-penis. mas cada um por sua conta.

dizer que atrapalha é mto fracasso. a mim tb atrapalha as vezes =]. mas pq eu sou vadio as vezes hehehe.


e outra, ta descobrindo a roda mais uma vez o cara em, ele descobriu que orkut twiter e msn tiram a atencao LOL. novidade extrema, gracas a esse estudo interessantissimo, posso saber que orkut é futil e nao tem nada que preste la.

MTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO FELIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
MENINAS DE RAY BAN
ADORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO


E vou contra, APOSTO O RABO DO DIDZ, como a internet aumentou no minimo 10000x o grau de leitura dos cidadaos do mundo em média. NO MINIMO, 1000x


Last edited by dos Pampas; 07-06-10 at 14:14..
dos Pampas is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
07-06-10, 14:22 #5
Que grande bobagem a internet não atrapalha nossa concentraç..

CARAIO!!!! SAIU NO MEU RSS Q A LADY GAGA TEM LUPUS.

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
Universus
Trooper
 

07-06-10, 14:24 #6
Quote:
Postado por dos Pampas Mostrar Post
é sim, com ctz a internet te atrapalha, oaHEOhae PUTA QUE PARIU, só pq vc nao levanta a bunda gorda ou o mundo nao le com atencao nao é culpa da internet e sim do individuo..

...a mim tb atrapalha as vezes =]. mas pq eu sou vadio as vezes hehehe.
Não qual dorga estraga vc andou usando mas...
 

Universus is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
07-06-10, 14:29 #7
mentes? han?

Muita gente já vem agindo como se fosse um acéfalo há muito tempo... :|

Chronos is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

07-06-10, 14:32 #8
kkkkkkkk, pq no fim eu to confessando que sou um vadio inutil e fracassado as vezes. LOL. e se for ver me atrapalha no sentido de trabalhar, pois perco tempo, mas pelo contrario to lendo coisas que me interessam mais que o trabalho, de um jeito mto mais facil, ou seja, só me ajuda mas atrapalha no trabalho, mas se for pensar por mim mesmo o que atrapalha minha vida é o trabalho, que eu até gosto, porem existem N coisas na internet e no mundo que eu gosto mais do que trabalhar. ou seja esse cara ai falou o que todo mundo sabe e só.


tudo que eu preciso na vida eu procuro na internetz, e assim como é comigo é com o mundo inteiro, entao dizer que internet atrapalha o mundo é uma imbecilidade sem limites.

sendo ela a ferramenta mais util do mundo moderno.



e eu uso drogas bem mais leve que vc, te garanto. na verdade nem drogas eu uso mais, parei até de beber.. nao pq eu quis nem nada, simplesmente nao tenho bebido mais, faz tempo.


Last edited by dos Pampas; 07-06-10 at 14:37..
dos Pampas is offline   Reply With Quote
Universus
Trooper
 

07-06-10, 14:37 #9
Claro que a internet por si só não atrapalha.
É como nosso amigo Sh3lld3r disse: o problema é a dosagem...essa é a diferença entre droga, remédio e veneno.

Universus is offline   Reply With Quote
Tweek
Trooper
 

Gamertag: diogorighi
07-06-10, 14:43 #10
Concordo... Por mais que eu leia um monte de feeds por dia, dificilmente consigo lembrar de algum depois pra contar...
Tô procurando entrar menos, selecionar melhor o que leio, e ler mais livros, e notei uma melhora muito boa não só na minha atenção, mas como na capacidade de interpretação e de criação..

Tweek is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
07-06-10, 15:20 #11
Meu problema é á DS!


[SPOILER]ok Jeep se você passar por aqui, sem piadinhas sem graça (do tipo me banir e tals)!

vegetous is offline   Reply With Quote
AracnotroN
Trooper
 

07-06-10, 17:50 #12
Tem fundamento, mas não pela internet em sim, mas pela multiplicidade de coisas que fazemos.

Quanto maior a gama de coisas, menor a concentração em uma só.

AracnotroN is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

07-06-10, 17:59 #13
"multitask" é o "nome"

a internet é responsável por te proporcionar uma absurda quantidade de informação, nao pelo teu déficit de atenção

tu q gerencia o teu cérebro, internet pode te induzir a uma atitude mais dispersiva justamente pela impossibilidade de apreender toda informacao q ela nos proporciona, mas nem de longe isso é nocivo, pelo contrário...

marz is offline   Reply With Quote
NITRO
Trooper
 

07-06-10, 18:03 #14
Quote:
Postado por Sh3lld3r Mostrar Post
Que grande bobagem a internet não atrapalha nossa concentraç..

CARAIO!!!! SAIU NO MEU RSS Q A LADY GAGA TEM LUPUS.
Mais um factóide da moça...
Ela já disse que era hermatrodita, agora isso aí.
Ela não é a nova rainha do pop. É a nova rainha do marketing. Aprendeu com a Madonna.

NITRO is offline   Reply With Quote
Sh3lld3r
Trooper
 

Steam ID: sh3lld3r
07-06-10, 21:01 #15
No NITRO, vc não entendeu a ideia do meu post. :x

Sh3lld3r is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

07-06-10, 21:22 #16
cara eu tenho medo e pensar no q seria de mim se eu tivesse acesso a internet antes do q eu tive,tenho medo dessa geracao q jah nasce tendo q encarar essa cultura, a gente pelo menos pego um pokinhooo do resto de uma vida normal quando adolescentes, tenho doh de hj quem ao invez de estar jogando bets na rua tah jogando CS de dentro do seu quarto em um condomínio fechado.
de qualquer maneira acho q com o passar das geracoes a coisa vai se ajeitar ate chegar em um equilibrio entre oq era antes e oq eh hj, pelo menos assim espero, mas acho q o mundo acaba antes de termos tantas chances. pelo menos se eu tiver um filho eu vou tentar adiantar isso e privar ele de certas coisas no incio para o bem dele.

e essa coisa de se concetrar eh dificil mesmo veio vicio eh frenetico bem pior q poh tah ligado

roadster is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

07-06-10, 23:39 #17
toma banho... o cara usou apenas a experiência q ele teve.
oblivius... o problema não é a internet e sim a falta de capacidade desse cidadão de se concentrar!

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Aqualure
Trooper
 

Steam ID: h2otf
08-06-10, 00:04 #18
Faço das palavras do road as minhas...

Graças a Deus, andei de carrinho de rolemã,joguei futebol em campo de varzea/quadra de concreto, andei muito de bicicleta, skate, patins, patinete, fiz tudo que uma criança deveria fazer na infancia, e li muitos livros...

Bastou entrar o "come-come" do atari em nossas vidas que começou a ferrar tudo fato...

Aqualure is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

08-06-10, 00:47 #19
para o MUNDO que INVENTARAM A RODA!!! Jizuis deixa eu pular fora da internetz!!!

XtremE is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
08-06-10, 02:18 #20
Quote:
Postado por EricHavoc Mostrar Post
toma banho... o cara usou apenas a experiência q ele teve.
oblivius... o problema não é a internet e sim a falta de capacidade desse cidadão de se concentrar!
Como não foi feito nenhum estudo científico sobre o assunto, não dá pra dizer se ele está errado ou você enganado!


vegetous is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
08-06-10, 14:27 #21
nao da pra misturar patologias q induzem ao uso indiscriminado/irresponsavel/irrestrito de algo com a finalidade e funcionalidade desse algo

o cara revela, logo no inicio do artigo, q checava email a cada 45 segundos, e agora checa "apenas algumas vezes por dia". fica claro pra mim q ele tem/tinha alguma condicao q o fazia agir assim.. pode ser carencia, baixa autoestima, problemas pessoais serios, insatisfacao, ansiedade, N coisas

ou seja, ele acaba fazendo uma observacao rasa do q realmente acontece gracas a internet. a grosso modo, a forma de uso da internet q ele critica pode ser facilmente observada ao longo da historia dos meios de comunicacao

eh bizarro, por exemplo, tentar sintonizar radio manualmente nos eua, pq existe uma infinidade de radios em um espaco bem curto de transmissao entre elas
o mesmo acontece com tv a cabo, por exemplo, onde eh facil encontrar planos com mais de 100 canais disponiveis

conversar com N pessoas diferentes na mesma festa, sintonizar N radios diferentes, zapear canais na tv, conversar com desconhecidos na fila do banco etc etc
td tem origem nao na quantidade de informacao vinculada, e sim na ansia q o ser humano tem em se comunicar e socializar, e isso independe do meio utilizado

period

Fura Olho is offline   Reply With Quote
marz
Trooper
 

08-06-10, 14:34 #22
blame the world

marz is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

08-06-10, 19:09 #23
intaum neh... ahn... seilah...

MansoN is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

08-06-10, 19:11 #24
Quote:
Postado por Sh3lld3r Mostrar Post
Que grande bobagem a internet não atrapalha nossa concentraç..

CARAIO!!!! SAIU NO MEU RSS Q A LADY GAGA TEM LUPUS.
duvido, nunca é lupus

MansoN is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

08-06-10, 21:22 #25
Quote:
Postado por Aqualure Mostrar Post
Faço das palavras do road as minhas...

Graças a Deus, andei de carrinho de rolemã,joguei futebol em campo de varzea/quadra de concreto, andei muito de bicicleta, skate, patins, patinete, fiz tudo que uma criança deveria fazer na infancia, e li muitos livros...

Bastou entrar o "come-come" do atari em nossas vidas que começou a ferrar tudo fato...
Vcs tb nao fazem o que os adultos de antigamente faziam

dos Pampas is offline   Reply With Quote
intel
Banned
 

08-06-10, 22:03 #26
Vc sabe que esta ficando velho quando começa com essa onda de saudosismo nostálgico na internet.

Concordo em partes com esse fulano (que deve ter algum tipo de TOC nerd), nossa forma de pensar e armazenar informações (úteis, ou não) com certeza tem se modificado nos últimos anos... falando mais pela minha experiência, acho que a quantidade de informações disponíveis e a facilidade de acesso acaba nos gerando conhecimentos superficiais de uma forma geral, e eu acredito que o aprofundamento só se dá lendo livros mesmo, pq a desconfiança nos conteúdos da internet só no faz pesquisar cada vez mais e digerir cada vez mais rápido o que lemos.

Pergunto: quem é a geração Google? Nós com 20 e tantos anos, que acompanhamos o desenvolvimento dessa ferramenta ou a molecada de 14anosrlz agora, que já usa isso desde que tinham uns 6 anos?

intel is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
10-06-10, 02:10 #27
"menino senta longe dessa TV que vai ficar cego"

"não faz careta no vento senão fica assim pra sempre"

"não come manga com leite que da nó nas tripas"

BURNOUT is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:11.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.