Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
MdKBooM
Trooper
 

Default Ingrid Betancourt libertada!

02-07-08, 17:22 #1
Governo colombiano anuncia resgate de Ingrid Betancourt e outros 14 reféns

Das agências internacionais
Em Bogotá (Colômbia)
Atualizado às 17h20


De acordo com o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, o resgate foi realizado em zona de selva a 72 km da capital do departamento de Guaviare, no sudoeste da Colômbia, em uma operação realizada pelas forças armadas colombianas. Os reféns estão em boas condições de saúde e estão sendo levados a base militar de Tolemaida, informa o ministro.

"Seguiremos trabalhando na libertação dos demais seqüestrados. Fazemos um apelo aos atuais líderes das Farc para que não se matem, libertem os outros reféns e não sacrifiquem seus homens", disse Santos.

A senadora e então candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt foi seqüestrada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no dia 23 de fevereiro de 2002, junto com sua companheira de chapa Clara Rojas. A ação aconteceu perto de San Vicente del Caguán, 740 km ao sudeste de Bogotá, durante o governo de Andrés Pastrana.

Já os três norte-americanos, Thomas Howes, Marc Gonsalves e Keith Stansell, eram trabalhadores a serviço da Departamento de Defesa dos EUA em missão antidrogas que foram seqüestrados quando o avião em que estavam caiu na Colômbia em fevereiro de 2003.

As Farc que chegaram a contar com 17 mil membros hoje estão localizadas em áreas remotas da selva, com cerca de 9.000 combatentes. Só neste ano, a guerrilha já perdeu três líderes.

Repercussões
A irmã de Betancourt, Astrid, disse a uma rádio colombiana que "foram longos anos de espera" pela liberdade da irmã.

Já na França, país que vinha fazendo grandes esforços em favor da liberdade de Ingrid, Herve Marro, porta-voz de um grupo de apoio a Betancourt disse: "eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos, incluíndo o presidente Nicolas Sarkozy".

O seqüestro de Betancourt
A franco-colombiana Ingrid Betancourt foi seqüestrada em 2002 e virou símbolo dos acordos conflituosos entre as Farc e o governo colombiano. Nas eleições em que Betancourt concorria como candidata à presidência, foi eleito Álvaro Uribe, partidário da linha dura com a guerrilha.

Já no poder, Uribe revela um plano para enviar rebeldes presos ao exterior, com apoio da França, em troca da libertação de seqüestrados políticos. A troca seria de 45 reféns, incluíndo Betancourt por 500 guerrilheiros presos.

Em 9 de julho de 2003, a França envia um avião a Manaus, na Amazônia brasileira, para uma eventual libertação de Betancourt, numa operação secreta que fracassa.

Em dezembro de 2004, o presidente colombiano Álvaro Uribe liberta 23 guerrilheiros para destravar o bloqueio a um acordo. No dia seguinte, as Farc pedem a libertade de 500 rebeldes.
Marc Gonsalves...

Um ano depois, em 13 de dezembro de 2005, França, Espanha e Suíça propõem negociar a troca de reféns por prisioneiros em uma pequena propriedade rural no sudeste da Colômbia, com observação internacional. Uribe aceita. Mas em 2 de janeiro de 2006, a guerrilha diz desconhecer a proposta européia e considera que negociar seria favorecer Uribe, que estava em campanha para reeleição.

Uribe é reeleito para um segundo mandato. No início de 2007, Uribe diz ante a cúpula da polícia que o ano será "crucial para resgatar os seqüestrados". A França e a família de Betancourt se opõem a uma operação militar.

Em 28 de abril, o policial John Frank Pinchao, que partilhava o cativeiro com Betancourt, consegue escapar e conta que ela permanece num acampamento na selva do sudeste da Colômbia.

Em 6 de maio, em seu primeiro discurso após ser eleito presidente da França, Nicolas Sarkozy afirma que não esquecerá da sorte de Betancourt. No mês seguinte, Uribe começa a liberar mais de 120 guerrilheiros, entre eles o chamado "chanceler" do grupo, Rodrigo Granda, cuja liberdade foi solicitada por Sarkozy.

Em 17 de agosto, o presidente venezuelano Hugo Chávez aceita fazer a mediação entre as Farc e Uribe. Três meses depois, porém, Álvaro Uribe suspende a mediação de Chávez junto aos rebeldes, acusando o presidente venezuelano de ingerência nos assuntos internos da Colômbia.

No final de dezembro do ano passado, a guerrilha anunciou a intenção de entregar a Chávez a ex-deputada Consuelo González, a ex-candidata a vice-presidente Clara Rojas e o filho dela, Emmanuel, nascido em cativeiro. A decisão é um ato de "desagravo" ao afastamento do venezuelano da negociação.

Em 10 de janeiro, as Farc libertam as duas políticas em uma região na selva do departamento de Guaviare. No começo de fevereiro, o anúncio de mais três libertações. Em 27 de fevereiro, são entregues os ex-parlamentares Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán, Gloria Polanco e Jorge Eduardo Gechém.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/in...t1859u240.jhtm





MdKBooM is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
02-07-08, 17:37 #2
Finally!

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-07-08, 18:07 #3
achei q ia me dar bem no bolão pé na cova

maxcool is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
02-07-08, 18:14 #4
Maxcool cuzão :<
Fiquei feliz com a notícia

didz is offline   Reply With Quote
Rand AlThor
Trooper
 

03-07-08, 18:37 #5
Alguem reparou como ela ta gordinha? Vi a foto dela na ZH. Fome ela não passou no cativeiro.

Rand AlThor is offline   Reply With Quote
St M
Trooper
 

03-07-08, 19:35 #6
Alguem comeu a história de que ela foi resgatada? Acho que estou vendo muito 'arquivo X'

St M is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-07-08, 20:37 #7
Tambei notei, aquelas historia de estar a beira da morte so serviam pra pressionar o uribe a negociar. Sobre o resgate, acho que nunca saberemos se foi um acordo ou um resgate mesmo, mas de qq forma, da pra ver que as farc estao bem enfraquecidas.

Eu so acho lindo que agora que estao praticamente destruidos, toooodo mundo resolveu ficar contra. Conveniencia é tudo.

Jeep is offline   Reply With Quote
St M
Trooper
 

03-07-08, 20:46 #8
Até porque, se o Uribe vai bem, os EUA vão bem aqui no nosso continente e, principalmente: enfraquecem Chávez e Morales.

btw.. estranho mesmo são os militares colombianos entrarem justamente em contato com os dois soldados americanos e a Ingrid. Tipo, EUA sorri, Uribe sorri e o mundo sorri.

St M is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
03-07-08, 22:20 #9
pelo q eu tinha lido na CNN ontem, eles enganaram as FARC com agentes infiltrados que convenceram os guerrilheiros a juntar os refens num lugar so e depois usaram helicopteros disfarcados pra levar embora

predator is offline   Reply With Quote
leonsk5
Trooper
 

Gamertag: Leo oru PSN ID: leonskfifth Steam ID: leoru5
03-07-08, 22:37 #10
Isso tem mais cara de negociação isso sim!!!

leonsk5 is offline   Reply With Quote
rodrigO
Trooper
 

03-07-08, 22:55 #11
Quote:
Postado por predator Mostrar Post
helicopteros disfarcados

rodrigO is offline   Reply With Quote
Vollrath
Trooper
 

03-07-08, 23:03 #12
sera que foi um pintocoptero?

Vollrath is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

03-07-08, 23:17 #13
Só eu que achei estranho demais a Ingrid estar fisicamente e mentalmente tão bem, depois de anos de cativeiro ? Sendo que no começo do ano pelas fotos elas estar toda ferrada ?

Não chega nem a ser uma teoria da conspiração, mas acredito que ela foi salva a algum tempo atrás e só divulgaram agora por motivos estratégicos.

Vassourada is offline   Reply With Quote
slay
 

03-07-08, 23:21 #14
eu acho que foi como falaram mesmo , eles nao iam entregar um comandante das farc

che entregaria um companheiro?!

slay is offline   Reply With Quote
St M
Trooper
 

04-07-08, 03:02 #15
Quote:
Postado por slay Mostrar Post
eu acho que foi como falaram mesmo , eles nao iam entregar um comandante das farc

che entregaria um companheiro?!
Em prol de algo maior? provavelmente.

St M is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
farc

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:56.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.