Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Imprimindo uma casa de concreto

06-09-08, 12:32 #1
Isso tem alguma viabilidade? uma casa inteira de concreto deve ser literalmente um forno, a massa aguenta o proprio peso ou tem que esperar secar uma camada antes da outra? nao precisa de nenhuma coluna?

Sei la, acho que a ideia é boa, mas acho que a "tinta" teria que ser algo bem mais interessante. Do jeito que esta hj, acho que isso faz vasos e com sorte uma caixa d'agua.

Tem algum engenheiro ou pedreiro ai?

www.ovelho.com






Jeep is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

06-09-08, 12:39 #2
[Espaço resevrado para meus comentários após ver vídeo]

jacu is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

06-09-08, 12:57 #3
Não deu tempo...

O começo do vídeo foi um pé no saco, não acabava nunca de imprimir aquele treco.
Depois ficou interessante.

Se é viável?
Acho que não para substituir por completo os métodos tradicionais. E tb não a curto e médio prazo.

No começo eu pensei "mas ele vai construir sem vergas, contravergas etc?"
Aí o safadinho tinha um bracinho pra pegar o colocar esse tipo de elemento


Agora eu pergunto: onde ele passou as instalações predias?
Você notou que a casa não tem tubulações de água, esgoto, sistema elétrico, gás?
HUA

A massa até poderia aguentar o próprio peso (difícil, porém possível), mas, futuramente, outros tipos de sobrecargas trariam problemas.
Se considerarmos que o material a ser usado é concreto, vale lembrar que o concreto só tem boa resistência à compressão. Por isso, a construção tradicional utiliza concreto armado (concreto + armação metálica), o qual combina a boa resistência à compressão do concreto com a ótima resistência à tração dos aços.

Em relação ao conforto, vc tem razão.
O concreto tem um comportamento ruim. Eu particularmente não gosto de concreto.
Falando de forma simples, concreto é quente no calor e frio no frio. O desempenho é péssimo.
Aí surge a necessidade de se usar isolantes para compensar esse desempenho ruim.
Os arquitetos é que adoram este tipo de coisa, criar a necessidade de usar sistemas e elementos que seriam completamente desnecessários em projetos elaborados de forma mais racional.
Eu prefiro um projeto mais simples, mais barato e com menos necessidade de ficar enfiando sistemas de isolamento etc. Pra mim, qto mais sistemas, mais problemas e mais manutenção.



Acho que o vídeo é bastante otimista, mas não creio que vá acontecer. Acho que há alternativas bem melhores, que buscam racionalizar os métodos construtivos tradicionais.
Mas a tecnologia pode ser útil para coisas simples.


PS: Site massa esse o velho... rá


Last edited by jacu; 06-09-08 at 13:07..
jacu is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-08, 13:09 #4
Hehehe, pois é, escavar um tijolo pra passar encanamento é uma coisa, fazer isso na parede de concreto deve ser um bocadinho mais dificil

Isso me lembrou aquela tecnica que construtoras populares comecaram a usar, onde elas encaixam placas plasticas de forma a montar um molde da casa e depois enchem com a massa, apesar da parede ficar fina, continuamos com o problema termico.

Jeep is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

06-09-08, 13:14 #5
amigo meu engenheiro, disse que só no brasil existe esses pilares de concreto que mal cabem na sala, diz ele que nos Eua, é tudo com viga de aço/ferro sei lá, e que os pilares nao tem mais de 10 cm, sao simplesmente uma barra de ferro = aquelas dos desenhos animados e ainda meu amigo revoltado toda vida, diz que aqui no brasil só nao adotam este metodo por causa da votorantin aihe, vai saber... mas mas, to só perguntando, sei de nada.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
06-09-08, 14:37 #6
Nos EUA as casas são feitas de palitinhos de fosforos
Casas do Brasil 1000 x 0 casa EUA
A unica vantagem é o custo e o tempo de construção

Tem uma comunidade acho q e Goias, de naturalistas, pessoas vegetarianas e talz que fizeram uma comunidade ecologicamente corretisima, eles constróem as casas etc com barro. Misturam barro com palha acho, e fica duro depois. É um excelente isolante térmico e vc pode literalmente esculpir sua casa.

T@ti is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

06-09-08, 14:47 #7
eu tava falando ali de constução de prédios.. sem pilares gigantescos.. e nao só nos eua que é assim segundo ele, no primeiro mundo todo

dos Pampas is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

06-09-08, 15:54 #8
isso nunca vai passar de um bom conceito... não vejo nenhuma possibilidade de isso ser usado na prática...

tem uns documentários por aí que mostram nos EUA as casas "pré-fabricadas" e os serviços de "mudança de casas" (literalmente rebocam a sua casa para onde vc quiser colocá-la) e isso já causa um transtorno enorme pq as estradas não foram feitas para carregar esse tipo de estrutura...

dá até para fazer uma comparação porca dessas gruas que aparecem no vídeo "imprimindo" a casa com aquelas que vc vê nos portos de carga... imagina esse treco andando por aí entre os carros pra fazer uma casa em algum lugar...

impossível... fora que montar e desmontar isso + treinamento de pessoal pra usar a máquina vai sair muito caro...

XtremE is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

06-09-08, 15:59 #9
Eu estou fazendo segundo ano de eng. civil e já percebi que concreto não é o caminho. Muitos problemas, consistência, traço(receita), produção(Mão-de-obra tem que ser muito caprichosa e betoneira tem baixa eficiência), compactação, ar incorporado, temperatura, umidade, resistência, tempo de pega, elasticidade, materiais "brutos"(sem muito controle), não existe consenso sobre as fórmulas tudo é muito simplificado(caso da elasticidade e rigidez da peça para calcular quando retirar o escoramento), maioria das normas são impraticáveis por causa da diferença nos materiais da região. Controle tecnológico é essencial mas muito difícil de realizar. Mesmo com tudo certo algo pode dar errado e para arrumar estrutura de concreto é uma merda.
Resumindo, é impraticável uma contrução automática de uma casa em concreto. Mais fácil fazer uma máquina que trabalhe no estilo "Lego" com ferro, blocos, etc.. A idéia é muito boa, mas não vejo onde ela possa ser utilizada.

btw reprovei em materiais de construção I e lab. também.


Last edited by Stranger; 06-09-08 at 16:05..
Stranger is offline   Reply With Quote
NeckrO
Trooper
 

06-09-08, 16:29 #10
Hmmm
Ja vi bastante de algo semelhante nas prototipadoras de carros, a Audi principalmente, faz em tamanho real, modelado em polimero de alta densidade (nao me recordo exatamente ql polimero). Pra estudo volumetrico e etc eh perfeito..
Mas acho que maior que isso (carro), como no video e com concreto! Sei lá ein, nao manjo de construcoes mas duvido da viabilidade disso levando em conta o custo de uma maquina dessa e o transporte dum bicho desse.
SE sair do papel, seria muito util na fabricacao de casas populares, creio.

NeckrO is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-08, 16:52 #11
Ah sim, a ideia nao seria pra construir uma casa apenas, a ideia seria construir um monte em serie. Dependendo dos custos, realmente nem vale a pena levar o aparelho embora, acaba sendo que nem a escavadora do metro que fica dentro do ultimo tunel escavado.

Mas vai saber se algum doido nao inventa algo baseado na teia da aranha + baba de cupim e faz uma massinha otima pra fazer casas? vamos ver

Jeep is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

06-09-08, 18:43 #12
Quote:
Postado por dos Pampas Mostrar Post
amigo meu engenheiro, disse que só no brasil existe esses pilares de concreto que mal cabem na sala, diz ele que nos Eua, é tudo com viga de aço/ferro sei lá, e que os pilares nao tem mais de 10 cm, sao simplesmente uma barra de ferro = aquelas dos desenhos animados e ainda meu amigo revoltado toda vida, diz que aqui no brasil só nao adotam este metodo por causa da votorantin aihe, vai saber... mas mas, to só perguntando, sei de nada.
não é bem assim

O aço é caríssimo e só compensa em obras industriais, e a princípio não vale a pena para prédios residenciais. Além disso exige uma mão de obra muito mais qualificada, coisa que não existe no Brasil em grande quantidade.
E as estruturas metálicas apresentam alguns problemas adicionais. Por exemplo, são bastante suscetíveis à corrosão em ambientes agressivos (litorais, ambientes industriais, até mesmo ambiente poluídos como os grandes centros urbanos), de forma que passa a ser necessário utilizar aços previamente tratados ou revestidos (e ainda mais caros).

Só pra terem uma idéia, eu participei de um projeto para uma produtora de alumínio que envolvia algumas estruturas metálicas enormes. Dentre elas, havia um prédio de cerca de 60 metros de comprimento no qual 90% da estrutura era em aço. Só que devido às condições locais, o aço foi todo galvanizado para atingir a durabilidade necessária. Imaginem o custo disso...

Concreto armado é importantíssimo para sistemas estruturais, principalmente por ser muito barato.


Mas concordo com o fato da Votorantin ser fdp.
Até o fim do ano o monopolista Sr. Ermírio já terá subido os preços das principais matérias-primas da construção civil em mais de 100%.
Assim é impossível não ter inflação.

jacu is offline   Reply With Quote
Helkar
Trooper
 

09-09-08, 20:17 #13
Vídeo bem legal, mas totalmente utópico.

CONCRETO, SE NÃO FOR ARMADO, NÃO TEM CHANCE NENHUMA DE VINGAR.
0,00000% DE CHANCE DE VINGAR. NUNCA! JAMAIS!!!

Daí eu me pergunto, colocando uma armadura de aço, onde correriam esses robozinhos ou esses braços... sei lá... meio absurda a idéia.

Mas supondo que esse problema seja resolvido.

O robozinho continua absurdamente utópico... a chance de dar erro em alinhamentos, esquadros, prumos é 99%. Eu não adotaria essas solução atualmente e sem um bom desenvolvimento.
Quanto à grua, até pode ser usada, porque você garante alinhamento, prumo e esquadro na estrutura de sustentação e não apenas nos braços mecânicos.
Mas nesse processo deve ser levado em conta que o uso e a ocupação do terreno é sempre máxima em um projeto e pra ser feito um negócio desse tipo o cara precisa de de uma área enorme desocupada... sem chance. O canteiro de obras não permitiria isso.
Fora que, como bem lembrou o jacu, cadê as instalações??? Elétrica, hidráulica, telemática (telefonia+informática)... hoje em dia é tudo embutido, não se corta mais bloco depois de assentado ou "cortina" de concreto depois de pronta pra sair encaixando tubulações e dutos, isso é um desperdício absurdo (de material, de tempo e, principalmente, mão-de obra. No Brasil, a mão-de-obra é o item mais caro de um orçamento de uma construção... pode chegar a 30% de TODO o custo do empreendimento), além de ser extramamente ineficaz e dispendioso e de tomar tempo absurdo... hoje não se faz uma construção lucrativa sem que ela seja racionalizada e planejada. Não quero dizer com isso que não ocorram improvisos, mas os processos principais devem ser planejados. E só levantar uma parede com concreto e sair cortando-a pra embutir tudo depois é extremamente estúpido. E dispendioso.

Por outro lado, o que essa máquina propõe é maravilhoso, porque você corta mão-de-obra e transporte de materiais, seja ele manual ou por meio de equipamentos.

Se for refinada, a idéia promete.

Quanto ao desempenho do concreto, acho que se o projeto arquitetônico for bem feito e levar em conta principalmente o desempenho térmico, ok. Como hoje em dia os arquitetos gostam de ambientes com grandes vãos, com bastante iluminação natural, acho que não tem problema... mas tudo deve ser PROJETADO DECENTEMENTE. E não simplesmente desenhado.

Sei lá, a discussão é longa...

Helkar is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
 

09-09-08, 21:17 #14
vc eh engenheiro jacu?

Bullet is offline   Reply With Quote
dw
Trooper
 

XFIRE ID: d4rkwng Steam ID: coragem
09-09-08, 21:45 #15
só porco mesmo

dw is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

09-09-08, 22:15 #16
lol
eh engraçado ver a galera enchendo a boca pra falar besteira..

ninguém sabe nem a pesquisa do cara como é, pra que serve, qual base ele usa, qual é a intenção dele..
aoeurhaeouraheuoraeh
comédia

NewKa is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 05:53.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.