Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Team Fortress

Responder
 
Thread Tools
ds
Trooper
 

Default Duvida sobre editor mapas

18-08-07, 03:46 #1
Nas vezes que tentei criar mapas sempre quando acabava de compilar
em .bsp eles ficava meio bugado no encontro dos poligonos parecendo
aqueles jogos antigos de psx.

Tipo parece que duas paredes estão separadas por um espaço bem fino
e tambem vem acompanhado de outro problema de FPS, onde mesmo
desenhando uma plataforma simples a movimentação no mapa depois de
compilado fica prejudicada como slow

Queria saber se existia alguma regra pra criar mapas como não estrapolar
algum limite de tamanho dos poligonos e etc.

Flw!





ds is offline   Reply With Quote
Nissim Miojo!
Trooper
 

18-08-07, 03:59 #2
kra eu gostaria de saber um pouco sobre isso... o HWjumps teve esse problema q me desanimou de criar mapas, dá um erro de compatibilidade com pessoas q tem 2 mapas idênticos

o gus entende melhor disso

Nissim Miojo! is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

18-08-07, 09:46 #3
que programa vocês estão usando? eu lembro que tinha duas opções... tentem outro programa, outro "compilador", essas coisas

eu já usei aquele QUARK pra fazer mapas... cheguei a bolar um mapa gigante e locão assim... dois castelos medievais, rolava até fosso em volta, uns túneis EHUeh

mas sei lá, eu só sabia fazer parede, não sabia fazer as portas abrirem/fecharem, respawn, gol, essas coisas. aí eu desisti depois de duas horas brincando

s p o o l is offline   Reply With Quote
Nissim Miojo!
Trooper
 

18-08-07, 15:39 #4
criar entidades é facil... é só tu usar Ented q tu cria qualquer coisa, até parede invisível ou lugar q passa gren mas nao passa o inimigo, criar armadilha...

Nissim Miojo! is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

21-08-07, 04:12 #5
cara eu usava Qoole, Quark e Ented tudo junto

O Quoole é muito facil e leve de usar, mas ele não é completo de opções como quark
então na parte das Enties eu uso Quark+ented.

Uma coisa que eu tenho ainda comigo é um .WAD de texturas muito loucas que eu
fui colecionando nesses tempo de quake


 


 



Esses dois mapas não são meus mas as texturas deles tão ripadas no meu .wad
ou seja voce pode fazer um mapa e usar essas texturas.

NIssim essa parte do "dá um erro de compatibilidade com pessoas q tem 2 mapas idênticos"
ja vi acontecer em vezes que o mapa corrompeu no upload pro ftp de linux.
Mas o que te fez desistir desse seu mapa foi esse problema ou mais pela parte de dar pau
na movimentação?

Eu acredito que pau na movimentação e alguma coisa relacionada tecnica de desenvolver mapas
pq ja decompilei .bsp da ID pra .map e compilei para .bsp e ficou tudo ok na movimentação.

Falando em enties cara se voce quiser ver do que a engine do quake é capaz
olha as do Megatf, da pra fazer qualquer coisa que tem em outros FPS

Uma outra coisa bizarra, se voce abrir o mapa Estudios com o ented voce ve uma linha em uma entie com
a seguinte trigger "MEDO DE ET???"

heoaheioaheohaieh até hoje pra mim isso é misterio!

ds is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

21-08-07, 04:30 #6
Uma outra coisa que esqueci de postar que eu acho importante no qoole
(me perdoem se o quark ja fazia isso)

Ele tinha um sistema de salvar trechos do mapa pra biblioteca
tipo, voce vai abre a 2fort5 no qoole salva a sala das rampas
ai depois vai em outro mapa e salva uma escada na biblioteca e vai indo...

Ai nisso quando voce ia fazer seu novo mapa era so ir usando os itens da biblioteca
e complementando com coisa da sua cabeça
No seu caso nissim dava pra selecionar a mesma area de outros mapas pro seu Hwjumps
ou ate mesmo montar um mapa de x1 def x atk nas rampas eheheh!

ds is offline   Reply With Quote
Nissim Miojo!
Trooper
 

21-08-07, 21:44 #7
desanimei pelo problema de compatibilidade de mapas mesmo...
eu não sabia dessa q dava pra pegar "partes" de mapas e grudar no q vc fazia, bem, eu tava com dificuldade até pra criar formas geométricas huaeh

problema é q os helps existentes não são práticos, só teoria nao satisfaz-me pra eu criar um mapa :/, o HWjumps deu um belo caldo, pra fazer mapa BÁSICO tu demora umas 18 horas kra, os detalhes faz vc perder mto tempo...pqp

Nissim Miojo! is offline   Reply With Quote
ds
Trooper
 

22-08-07, 03:18 #8
Vo tenta fazer o upload das ferramentas que eu usava
a proposito ninguem aqui tem contato com os brazuca que fazia mapa de tf?

ds is offline   Reply With Quote
Tannark
Trooper
 

25-08-07, 15:48 #9
Que editor você usa?
eu nunca gostei do Quark versão Phyton, instável e bugado (pelo menos era quando eu usava)... O problema dos polígonos pode ser alguma falha "microscópica" na junção dos polígonos, usa o máximo de zoom que puder e dê uma olhada, o melhor a fazer é apagar a parte errada e reconstruir

Quanto aos FPS, você já deve saber que precisa VISar o mapa e aplicar o Light.

O mapa tem que estar hermeticamente fechado, não pode ter nenhum "vazamento" para o espaço exterior, é que nem o balde de tinta do Paint . Use o Noclip e fly dentro do jogo e voe pra fora do mapa. Se você enxergar a parte "de fora" das paredes (ao invés de enxergar a área "andável" do mapa) é porque o mapa está "vazando". O difícil é achar o vazamento, a busca do quark é uma bosta.

Outra coisa, os campos de visão (que determinam FPS) são bloqueados por PAREDES, de espessura que não pode ser muito fina. Portas não bloqueiam. você deve tentar "bloquear" os campos de visão que não são necessários. É por isso que a maioria dos mapas têm duas entradas laterais ao invés de uma no meio da base.

Se você tiver um campo de visão MUITO amplo, parte dele vai ficar "cinza". Isso é uma limitação do engine.

Outra limitação, o mapa tem um limite, que se não me engano vai de 4096 a -4096 (não tenho certeza absoluta) em cada um dos eixos. Se você ultrapassar isso, acontece como se você voltasse para o outro extremo do mapa, mas você não pode interagir, só olhar.
Isso acontece no Geradores. Tente mergulhar no lago em volta do gerador e ir pra trás da sala, você vai enxergar a outra base!

Eu acho que no seu caso, o mais provável é que um "vazamemto microscópico" esteja causando ambos os problemas.


Last edited by Tannark; 25-08-07 at 15:56..
Tannark is offline   Reply With Quote
Tannark
Trooper
 

25-08-07, 15:52 #10
Ah sim, o tempo pra fazer um mapa decente definitivamente NÃO se conta em horas . Eu gastava semanas pra fazer mapas ruins

Tannark is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:55.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.