Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Zedd
Trooper
 

01-03-11, 15:48 #301
E eu aposto que o cara de trás está ou muito puto da vida com os ciclistas por atrasarem seu trânsito, mas (como uma pessoa normal) não o suficiente pra tacar o carro em cima OU com o bolso bem parrudinho de dinheiro que ganhou em uma "herança" ou num "negócio particular".





Zedd is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
01-03-11, 15:55 #302
olha, mais um vidente! aueahuehaeua

whiplash is offline   Reply With Quote
carp
Trooper
 

01-03-11, 16:00 #303
O cara ja eh esquentado, soh olhar o historico dele ali. Obvio que ele devia ta xingando, buzinando, jogando o carro. E obvio que isso revoltou algumas pessoas de bicicleta e elas juntaram em volta do carro. E deviam mesmo ta batendo, pode e deve mesmo ter quebrado o vidro. O cara esquentado do jeito que eh, ainda mais com o filho dentro do carro se mandou.
E para né, falar que soh tinha velhinha e nego educado eh sacanagem. Nao sei qts nego tinha na passeata ali mas voce acha que entre esses nego todos nao tinham uns retardados pra arrumar confusao?
Vai que as vezes o cara atropleou um "sem querer", obvio que nego ia querer linchar ele, ai ele se mandou e atropelou 50 pra se salvar e salvar o filho. Eu acho que faria o mesmo.
Nao to dizendo que ele ta certo ou errado. Mas eh mto facil ver a imagem da velhinha de bicicleta, ai ve todo mundo ser atropleado e fala caralho que assassino fdp tem que morrer.

carp is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 16:02 #304
É isso, carp.

night is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
01-03-11, 16:05 #305
night,

Não tem nada ver com ideologia de advogado x promotor. E eu tenho bastante prática forense também, principalmente na área criminal.

1) Eu apenas refutei o seu entendimento de que o dolo eventual seria forçado. Ele é evidente. E para fins de classificação do delito como crime doloso contra a vida, não importa se é eventual ou não. É dolo.

2) Em consequência disso, ele vai pro júri sim, e no plenário deste tribunal seria discutida a excludente de ilicitude.

3) Se existe o dolo, eventual ou não, não existe nenhuma justificativa para desclassificação do tipo. A única hipótese em que este processo não acabaria num júri seria a de absolvição sumária, mas agora não lembro bem as hipóteses e se cabe ouo não no processo de crime doloso contra a vida. Mas aposto o que você quiser sim, que não terá desclassificação, porque o juízo sobre a questão não seria discricionário/ideológico.

StorM is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 16:12 #306
Aposto com você que, mesmo que acabasse sendo denunciado por tentativa de homicídio (com dolo eventual), seria desclassificado antes de ele ir pra júri. Ele não seria nem pronunciado e o júri não se manifestaria a respeito da excludente de ilicitude, simplesmente porque o réu não iria a júri.

night is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
01-03-11, 16:16 #307
Só me diz uma coisa. Desclassificado para que crime? Lesão corporal?

StorM is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 16:18 #308
Sem dúvida nenhuma.

A do CTB, obviamente.

night is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-03-11, 16:18 #309
Não acho que vai colar dolo eventual, pois não existia a possibilidade de ele sair dali sem atropelar pessoas inocentes, o cara não iria dar uma aceleradinha só pra atropelar a meia duzia de arruaceiros que estava batendo em seu carro e depois parar no meio dos outros ciclistas, daí sim ele seria linchado, sem dúvidas.
Não teria como essa conduta ser comedida ou proporcional, ele sabia muito bem o que estava fazendo e tinha consciência de que iria atingir pessoas inocentes durante a "fuga", por isso mesmo acho que o agente agiu sem animus necandi.
Logo, não irá para juri.

rockafeller is offline   Reply With Quote
phrango
Trooper
 

01-03-11, 16:20 #310
CARA
Mas se era na hora do RUSH, quando ele deu strike em todas as bikes... Ele não deu de cara com o transito? :o

phrango is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 16:20 #311
Olha que milagre, até o rockafeller tá concordando comigo.

Isso é um milagre.

NewKa e rockafeller concordarem comigo no mesmo tópico. Estou começando a pensar em rever meus posts... oauheoauHeuoAe...

night is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
01-03-11, 16:23 #312
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
Não acho que vai colar dolo eventual, pois não existia a possibilidade de ele sair dali sem atropelar pessoas inocentes, o cara não iria dar uma aceleradinha só pra atropelar a meia duzia de arruaceiros que estava batendo em seu carro e depois parar no meio dos outros ciclistas, daí sim ele seria linchado, sem dúvidas.
Não teria como essa conduta ser comedida ou proporcional, ele sabia muito bem o que estava fazendo e tinha consciência de que iria atingir pessoas inocentes durante a "fuga", por isso mesmo acho que o agente agiu sem animus necandi.
Logo, não irá para juri.
"ele sabia muito bem oq estava fazendo(...)"

Isso é dolo eventual. Por definição.

A desculpa que você dá pra ele no 1º parágrafo do seu post é (talvez) uma excludente de ilicitude (legítima defesa), não ausência de dolo.

night, tá bom cara. Você acha que sabe tudo, quer apostar? Por mim tudo bem. Dite os termos aí que eu já aceito de antemão.

StorM is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 16:27 #313
Hehehehe... cara, eu não acredito que você acha que esse cara iria a júri, ainda mais aqui, com uma Constituição garantista e os recursos que temos. Daí porque eu falei que você (confundi você com o Saico) quer ser promotor... porque isso aí é visão de promotor. É utopia acreditar que numa situação dessas alguém seria levado a júri. Isso não é "saber tudo", é saber observar o que acontece diuturnamente no Brasil e poder afirmar, categoricamente, que ele não vai a júri. Não iria se fosse meu cliente e, aposto, também não iria se fosse seu cliente. Não iria a júri se fosse cliente de qualquer advogado minimamente capacitado.

Mas sei lá... diga aí, quer apostar o quê? Esse caso aí vai rolar na mídia por duas semanas e será esquecido, mas se quiser nos manter informados, quando ele for a júri (se for) eu pago a aposta, sei lá.

night is offline   Reply With Quote
Cabo 03
Trooper
 

01-03-11, 16:29 #314
Ao que parece ele será acusado de tentativa de homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa das vítimas).

Pela prática forense, não acredito em desclassificação nesse caso. Aposto que ele irá SIM para júri popular e aí, pela dimensão que o caso tomou e pelo clamor popular, será certamente condenado por esse ato criminoso.

Já acompanhei casos que, por muito menos, foram para a competência do tribunal do júri.

No caso, dolo eventual seria o mínimo a ser aplicado, até pela intensidade da conduta do futuro réu. Ademais, a legítima defesa para ser configurada exige o preenchimento de determinados requisitos, dentre eles o uso moderado dos meios necessários para repelir a injusta agressão, sob pena de cair no denominado excesso de legítima defesa (o cara passar por cima de 30 pessoas pelas costas a 500 km/h, na minha concepção não foi nada proporcional).

Cabo 03 is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 16:31 #315
Só pra constar: tem gente que faz coisa muito pior do que isso e não vai a júri. Tem gente que, efetivamente, mata e BÊBADO... e não vai a júri.

Se fossem leigos falando eu entenderia, mas quem conhece minimamente o sistema penal brasileiro não pode cometer o deslize de afirmar que esse caso aí chegaria ao júri. Pelamor...

night is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

01-03-11, 16:38 #316
AE
BRIGA DE ADEVOGADO + JURI VALENDO O TOBA
ESTOU COMEÇANDO A GOSTAR DESSE TÓPICO
btw
mto chato ler com calma e interpretar essa linguagem certinha

Demé is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
01-03-11, 16:44 #317
Quote:
Postado por night Mostrar Post
Hehehehe... cara, eu não acredito que você acha que esse cara iria a júri, ainda mais aqui, com uma Constituição garantista e os recursos que temos. Daí porque eu falei que você (confundi você com o Saico) quer ser promotor... porque isso aí é visão de promotor. É utopia acreditar que numa situação dessas alguém seria levado a júri. Isso não é "saber tudo", é saber observar o que acontece diuturnamente no Brasil e poder afirmar, categoricamente, que ele não vai a júri. Não iria se fosse meu cliente e, aposto, também não iria se fosse seu cliente. Não iria a júri se fosse cliente de qualquer advogado minimamente capacitado.

Mas sei lá... diga aí, quer apostar o quê? Esse caso aí vai rolar na mídia por duas semanas e será esquecido, mas se quiser nos manter informados, quando ele for a júri (se for) eu pago a aposta, sei lá.
night

Você tem alguns conceitos equivocados sobre a tal "realidade do Brasil".

Primeiro, o MP odeia júri. Cansei de redigir denúncias de latrocínio, estupro e lesão corporal seguidas de morte quando a classificação do crime eram simplesmente homicídio doloso. O MP faz de tudo pra mudar essas classificações porque detestam júri.

Segundo, olha a idiotice. Vamos supor que existiu legítima defesa e que de alguma forma, consiga se provar isso em juízo. Como eu disse, legítima defesa é uma excludente, e não descarta o dolo, mesmo que eventual (que para fins de classificação do delito, não importa a modalidade). Estou afirmando, categoricamente que houve dolo eventual, se você acelera o carro, conscientemente, para atropelar pessoas à sua frente, você sabe que existe o risco de matá-las e assume a possibilidade de produzir este resultado. Assim sendo, denúncia será por homicídio tentado (121 cc 14 II). Corre o processo na vara criminal. No fim, o juiz pega o processo concluso e tem como opções: Pronúncia, Despronúncia, Desclassificação e Absolvição Sumária. Se efetivamente existiu a legítima defesa, é caso de Absolvição Sumária pelo art. 415, IV do CPP.

Se não existiu a legítima defesa, é só ver o vídeo. É tentativa de homicídio. Pronúncia. Julgamento pelo plenário do júri.

Estou me baseando pelo que está aí. O vídeo. As declarações. O dolo eventual é evidente, só que não entende realmente o que é dolo eventual não vê isso.

Então, ou ele irá para o júri responder pela tentativa de homicídio, ou será absolvido sumariamente pela excludente de ilicitude.

Não haverá desclassificação. Se houver, eu me abstenho de me manifestar sobre qualque assunto que envolva Direito em sentido amplo aqui na DS, pro resto da minha vida. O mesmo pra você. Concorda?

StorM is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

01-03-11, 16:46 #318
Eu concordo com o night tb!

A lei é branda pra quem não é "bandido" legítimo. O cara é funcionário público, estava com o filho adolescente, teve o carro "atacado" por diversos ciclistas qdo tentou furar o bloqueio.

Eu "acho" q não faria isso, pelo menos não nessa intensidade... mas se alguem começasse a quebrar meu carro, certeza que pelo menos derrubar(nao passar por cima, apenas fazer eles sairem da frente) alguns eu derrubaria...

Os dois tão errados em intensidades diferentes, ou seja, ele tem que ser punido, mas não vai ser preço por anos como se tivesse cometido um crime premeditado a sangue-frio.

dankretli is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-03-11, 16:47 #319
Cabo 03, o que seria um meio moderado de repelir a injusta agressão, no caso em questão?
Qual outra opção ele tinha? Descer do carro e peitar 30 bicicleteiros?

Os meios moderados devem estar ao alcance do agente. Se um cara resolve te bater com um taco de baseball, e você só tem uma arma de fogo na mão, você vai deixar de usá-la, com receio de agir com excesso de legítima defesa?

rockafeller is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
01-03-11, 16:50 #320
concordo com o storm
pra mim é bem possível que vá a júri sim

whiplash is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
01-03-11, 16:56 #321
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
Os meios moderados devem estar ao alcance do agente. Se um cara resolve te bater com um taco de baseball, e você só tem uma arma de fogo na mão, você vai deixar de usá-la, com receio de agir com excesso de legítima defesa?
Acho que esse exemplo explica melhor:
Você está numa festa q tem 500 pessoas e 30 malucos te cercam com tacos de baseball, e você tem uma minigun... você vai usa-la sabendo que pode ferir todo mundo que está no local mesmo assim?

4nkh is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
01-03-11, 16:58 #322
e algumas dessas 500 pessoas sao criancas e adolescentes

predator is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

01-03-11, 17:00 #323
claro, antes essas 500 pessoas do q eu manolo.
ou alguem aki ia se deixar morrer pelo risco de acertar algum inocente?
eh muito bom coracao em, quer casar com minha filha?

roadster is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
01-03-11, 17:09 #324
Night, cadê você?

Faz o seguinte, você trabalha no Dotti, né? Consulta lá o Knopholz (não lembro se é assim que escreve o nome dele). Mostra o vídeo e a notícia, fala da alegação de legítima defesa e pede um parecer dele antes de aceitar a aposta.

Play it safe.

StorM is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
01-03-11, 17:15 #325
apostas do tipo "cale a boca pra sempre" eu acho tao bobinhas, o bom mesmo é briga de advogado camiseta molhada

sei la, nao tem algum livro ou assinatura de algum servico juridico ou revista que advogado curte? ou a boa e velha caixa de cerveja?

Jeep is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

01-03-11, 17:15 #326
Quote:
Postado por 4nkh Mostrar Post
Acho que esse exemplo explica melhor:
Você está numa festa q tem 500 pessoas e 30 malucos te cercam com tacos de baseball, e você tem uma minigun... você vai usa-la sabendo que pode ferir todo mundo que está no local mesmo assim?

Alguém não usaria?
Eu tentaria não acertar ngm que não estivesse me ameaçando, mas se acertasse sem querer, foi triste...

dankretli is offline   Reply With Quote
4nkh
Trooper
 

Steam ID: frayel
01-03-11, 17:19 #327
Quote:
Postado por dankretli Mostrar Post
Alguém não usaria?
Eu tentaria não acertar ngm que não estivesse me ameaçando, mas se acertasse sem querer, foi triste...
Eu tb usaria, obvio, qq um usaria. Não sairia de consciencia tranquila claro.. Mas ser espancado sem reagir, sendo que podia.. só se for Jesus Cristo. hehe

4nkh is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
01-03-11, 17:29 #328
Quote:
"O histórico do motorista nos dá segurança para afirmar que ele representa um risco para a sociedade. Há registros de multas por dirigir na contramão, sobre a calçada e também casos de agressividade. Além disso, o Ministério Público tem uma posição de atitude. Esse é um caso inusitado, de tentativa de homicídio duplamente qualificado, em que há uma agressão por motivo fútil, com o automóvel, contra pessoas que protestavam justamente pela humanização do trânsito", afirma Amorim ao G1.
ciclistas do mal!!!!

XUXU is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
01-03-11, 17:44 #329
Quote:
Postado por night Mostrar Post
Só pra constar: tem gente que faz coisa muito pior do que isso e não vai a júri. Tem gente que, efetivamente, mata e BÊBADO... e não vai a júri.

Se fossem leigos falando eu entenderia, mas quem conhece minimamente o sistema penal brasileiro não pode cometer o deslize de afirmar que esse caso aí chegaria ao júri. Pelamor...
Se você tá falando de dirigir embriagado e matar, sabe que a lei até pouco tempo atrás (2008) considerava isso homicídio culposo né? Aí não ia pra júri mesmo. Agora vai.

Cara, tem coisas que não dependem de argumentação de advogados/promotores ou interpretação e discricionaridade de juízes. É lei.

E mesmo existindo certas bizarrices fáticas, no sistema, não se aplicam aqui. Você já viu gente não indo pra júri quando deveria ir, eu já vi vários indo pra júri quando não deveriam.

Mas esse caso aqui é muito mais simples: Tem um vídeo que mostra o cara avançando e atropelando gente sem frear, sem nenhum vício de vontade. Dolo eventual comprovado.


Last edited by StorM; 01-03-11 at 17:50..
StorM is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

01-03-11, 18:07 #330
eu aposto no storm

taco is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
 

01-03-11, 18:10 #331
eh storm nao precisa nem ver o lado do cara, CULPADO!

roadster is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
01-03-11, 20:14 #333
Quote:
Postado por roadster Mostrar Post
eh storm nao precisa nem ver o lado do cara, CULPADO!
Não disse que ele era "culpado" no sentido em que você usou (como condenado). Disse que o dolo eventual existe.

StorM is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
01-03-11, 20:26 #334
esse topico ta me lembrando 12 angry men agora aeuhuhae
 

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 21:20 #335
"Cadê você" é foda... heouaheuoahuoeha! Não posso sair pra buscar meu filho na escola que o bicho fica atacadinho...

Cara, isso aí não vai a júri mas nem fodendo. E sim, trabalho lá, mas não preciso consultar ninguém pra dizer isso. Estou falando por experiência própria.

Quanto à sua aposta, por mim, essa sua proposta prejudicaria muito mais o fórum do que a mim ou a você... logo, acho estúpida, mas se for essa a proposta, por mim, beleza.

Vou repetir: eu acho bem provável que seja desclassificado, mas não posso afirmar isso categoricamente. O que eu posso afirmar, categoricamente e sem medo de errar, é que esse caso não vai a júri.

E aproveite também, já que você domina o assunto (?) para esclarecer a todos a diferença do dolo eventual (Foda-se, morram todos. Vou a júri.) de culpa consciente (Fodeu! Mas não vou a júri.)

Você está sendo extremamente simplista e deixando de lado a análise das circunstâncias fáticas para afirmar que com certeza houve dolo eventual. DOLO, ainda que eventual, é DOLO. Pressupõe o conhecimento do resultado e sua aceitação. Se eu matar, foda-se. O cara não agiu com dolo homicida nesse caso. É por isso que eu estou dizendo que não vai a júri e qualquer advogado meia boca consegue fazer não ir a júri.

E por isso que eu falei em desclassificação para lesão corporal... porque o único DOLO que é possível sustentar pela análise pura e simples do vídeo é o de lesão corporal. Dizer que o cara queria matar, ou ao menos assumiu o risco de matar, é impossível nesse caso.


Last edited by night; 01-03-11 at 21:28..
night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 21:38 #336
Mas só uma coisa: não mude o que eu falei. Eu não disse qual vai ser a consequência jurídica da conduta do cara... eu só estou dizendo (e nisso consiste a minha aposta) o que não vai acontecer.

night is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
01-03-11, 22:13 #337
E por fim, StorM, eu queria dizer umas coisas. Eu não quero desmerecer o seu entendimento e acho até que você tem argumentos bem razoáveis. Poderia, sem dúvida, defender a denúncia do cara por tentativa de homicídio com dolo eventual.

O que eu estou dizendo aqui não é que sua análise esteja errada, nem certa. O que eu estou afirmando é o que vai acontecer na prática, porque é assim que acontece na esmagadora maioria dos casos: ele não vai ser julgado pelo Tribunal do Júri.

Você citou que "até 2008" a conduta era "homicídio culposo" e não levava a júri e disse que "agora vai". Pois bem. Muito antes de 2008, o Ministério Público (e por isso eu falei que você tinha "arzinho de promotor") ignorava a existência do CTB e denunciava todo e qualquer homicídio culposo (de trânsito) quando o cidadão estava alcoolizado como homicídio com dolo eventual. E o que acontecia sempre? Desclassificação. Nesse ponto, aliás, eu posso citar dezenas, talvez centenas de casos...

Desde que eu entrei na faculdade até hoje eu nunca vi alguém ir a júri (com exceção do Ribas Carli, devido ao grande clamor público) por ter cometido homicídio no trânsito, ainda que embriagado. É claro que não conheço todos os casos e deve ter havido mais alguns, mas posso dizer que certamente é a grande minoria...

Nesse caso do tópico, então, em que nem houve vítima fatal, eu duvido e aposto que não vai a júri. Não vai porque não tem dolo (não tem, por mais que você insista em dizer que tem). E não vai porque qualquer advogado meia boca consegue descaracterizar o dolo.

Note que eu nem estou aqui falando da tese da legítima defesa (que daria absolvição sumária). Estou falando que é perfeitamente possível afastar o dolo - necessário para levar a júri o crime (ainda que tentado) contra a vida.

Então, volto a dizer, pode desclassificar (para lesão corporal, por exemplo) ou pode até mesmo ocorrer a absolvição sumária (se acolherem a tese de legítima defesa). Mas para o Tribunal do Júri esse caso não vai.

night is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

01-03-11, 22:30 #338
 

gusto is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

01-03-11, 22:31 #339
Desculpa a ignorância, o que muda ir ou não para júri?

ShadoW is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

01-03-11, 22:59 #340
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Desculpa a ignorância, o que muda ir ou não para júri?
+1

Qual a pior punição que ele pode ter? E a melhor?

David is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

01-03-11, 23:00 #341
Atropelador de ciclistas se interna em clínica psiquiátrica no RS

http://noticias.terra.com.br/brasil/...quiatrica.html

AHUUHEHUAHUEA

gusto is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

01-03-11, 23:06 #342
Prisão preventiva do atropelador foi decretada há alguns minutos pela Juíza Rosane Michels. Estamos indo neste momento buscar o cara.

marconds is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
01-03-11, 23:07 #343
PEGA ELE MARCONDS

Conrado is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

01-03-11, 23:09 #344
ae marconds, manda um abraço pra DS se vc for entrevistado.


gusto is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
01-03-11, 23:11 #345
boa marconds!

XUXU is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

01-03-11, 23:14 #346
Quote:
Postado por marconds Mostrar Post
Prisão preventiva do atropelador foi decretada há alguns minutos pela Juíza Rosane Michels. Estamos indo neste momento buscar o cara.
Nessa hora eu comparo a DS com o "Clube da Luta". Temos darknerds inseridos em todos os lugares.

Vai Marconds...

David is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

01-03-11, 23:19 #347

Buwem is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

01-03-11, 23:28 #348
Chegamos na clínica em Alvorada, onde ele está internado.
Quem quiser informações em tempo real siga twitter.com/policiacivilrs

marconds is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

01-03-11, 23:37 #349
Oloco marconds, que coisa ein, tirar o cara da clínica, deixa ele lá, ele obviamente precisa se tratar e voces so vao atrapalhar

Zedd is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
01-03-11, 23:52 #350
velho, ainda bem que eu demorei a ler o topico

estou com nojo disso aqui, na boa.

Espero que seja troll isso vei.

Kensha is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

02-03-11, 00:01 #351
Há polêmica sobre a possibilidade de prisão ou não do motorista, uma vez que está internado em uma clínica. Dúvida agora é sobre condições de funcionamento da clínica.

marconds is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
02-03-11, 00:04 #352
@giovanigrizotti Reforço chegando em Alvorada. Mais infos sobre a operação p/ prender o atropelador na @rdgaucha, com a @SaraBodowsky. Boa noite!

Vai lá conds

wiseman is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
02-03-11, 01:44 #353
Que ele pode não ir à júri eu tou dizendo desde o primeiro post. E não vou ficar quotando aqui mas a aposta era de que a conduta seria desclassificada. Sério, quer que eu quote tudo?

"E por isso que eu falei em desclassificação para lesão corporal... porque o único DOLO que é possível sustentar pela análise pura e simples do vídeo é o de lesão corporal. Dizer que o cara queria matar, ou ao menos assumiu o risco de matar, é impossível nesse caso."

Cara, sério. Eu não to lendo isso pelamordedeus. O cara avançou (em velocidade considerável) com o seu automóvel para atropelar ciclistas, conscientemente. Sério que você tá afirmando que ele não assumiu o risco de matar? Aí você já tá de palhaçada.

Dolo eventual: o agente conhece o risco do resultado + o resultado é presumivelmente e razoavelmente possível, e ele assume o risco de produzi-lo

Culpa consciente: o agente conhece o risco do resultao + acredita verdadeiramente que o resultado não ocorrerá ou que poderá evitá-lo + o resultado só ocorre em razão de erro de cálculo

Qual dos dois se encaixa melhor? E mesmo que exista dúvida, quem julga se é dolo eventual ou culpa consciente? Tribunal do Júri.

Fiz até uma pesquisa de julgados do TJRS, Estado onde o ditocujo vai ser processado (acidentes de transito, dolo eventual e culpa consciente):

1) 70038943361 Tribunal de Justiça do RS, Recurso em Sentido Estrito, Primeira Câmara Criminal Relator: Marco Antônio Ribeiro de Oliveira

2) 70035145481 Tribunal de Justiça do RSRecurso em Sentido Estrito, Primeira Câmara Criminal, Relator: Marco Antônio Ribeiro de Oliveira

3) 70036376309 Tribunal de Justiça do RS, Recurso em Sentido Estrito, Primeira Câmara Criminal, Relator: Marcel Esquivel Hoppe

4) Cara, tem um monte. E até agora não encontrei um que julgue inexistente o dolo eventual ou afaste do Tribunal do Júri o juízo sobre ele.


----
Shadow, existe diferença significativa entre ser julgado por um juiz e ser julgado por um júri formado por 7 pessoas que por muitas vezes, não têm a mínima noção de direito.

StorM is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

02-03-11, 01:54 #354
Fora o tamanho da pena, Storm.

gusto is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
02-03-11, 01:55 #355
Exato.

StorM is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
02-03-11, 02:32 #356
O delegado titular da Divisão de Crimes de Trânsito do Rio Grande do Sul, Gilberto Almeida Montenegro, afirmou nesta terça-feira que o motorista que atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre na semana passada será indiciado por tentativa de homicídio duplamente qualificado. Segundo Montenegro, os agravantes são motivo fútil e redução de defesa das vítimas.

[...]

Segundo nota divulgada pela polícia, foi possível apurar, pelo depoimento do acusado, que o automóvel foi "utilizado como uma arma" e isso acarretaria, entre outros elementos colhidos, na intenção de matar. Outro fator para o pedido foi o fato de o acusado ter ciência de que sua atitude colocou em risco a vida dos ciclistas e, por isso, ele assumiu o chamado dolo eventual, quando se arca com o risco das atitudes provocadas. O inquérito sobre o caso deve ser concluído em um prazo de 30 dias.

fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/...gravantes.html

predator is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
02-03-11, 02:35 #357
como tem gente q se fode por pouco....

Tudo isso pq simplesmente nao teve saco de esperar aparecer uma rota alternativa...

Zigfried is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-03-11, 09:38 #358
predator, pouco importa o que o Ministério Público e o delegado estão dizendo e/ou o que eventuais assistentes de acusação dizem, porque eles sempre pedem o máximo possível. Já falei isso em replies anteriores e volto a repetir.

StorM, para sua alegria e satisfação, acabei de falar tanto com o Alexandre Knopfholz quanto com o Gustavo Scandelari. Vou reproduzir o diálogo:

Eu - "Caras, vocês viram aquele episódio de Porto Alegre, em que o motorista passou por cima dos ciclistas lá?"
Gustavo - "Aham..."
Alexandre - "Sim..."
Eu - "Então... como é que vocês classificam a conduta do motorista?"
Gustavo - "Você quer saber o que... se dolo ou culpa?"
Eu - "Não, eu considero que pode ser dolo eventual... quero saber o crime."
Alexandre - "Ah, vai caracterizar uma lesão corporal... do CTB."
Gustavo - "Exato. Lesão corporal."
Eu - "Não dá pra ser tentativa de homicídio?"
Alexandre - "Não, isso não. Tentativa não se coaduna com dolo eventual. Não tem como sustentar dolo eventual para tentativa. É lesão corporal."
Gustavo - "Lesão corporal."

Pronto, StorM. Já que você me julga muito idiota para dar uma opinião, perguntei aos dois. Não perguntei somente ao Knopfholz, como você tinha sugerido, mas também ao Gustavo, que é mestre também. E olha só... viu? Não sou tão burro assim.

Portanto, vou repetir: se for denunciado por tentativa de homicídio, vai ocorrer, sim, a desclassificação. E ele não vai a júri.

night is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
02-03-11, 09:40 #359
Ah, então os dois são os detentores de todo o conhecimento da constituição brasileira.

Ganhou, night.


Conrado is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-03-11, 09:47 #360
Não é uma questão constitucional, Conrado, cale a boca.

rockafeller is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-03-11, 09:51 #361
Não, eu apenas fiz o que o StorM me pediu pra fazer... perguntei ao Knopfholz e, de quebra, ouvi mais um especialista, pra não restarem dúvidas.

Mas já estou pesquisando aqui em um livro também...

Como eu falei: até admito discussão, mas não admito que me tirem pra idiota.

night is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
02-03-11, 09:53 #362
que guerrinha de ego heim?

XUXU is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-03-11, 09:55 #363
É. Bom, na verdade não é briga de ego.

A questão é que eu não posso admitir que se considere isso aí dolo eventual para tentativa de homicídio. Minha formação não permite que eu concorde com qualquer argumento nesse sentido. Só isso.

night is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
02-03-11, 09:58 #364
ia te positivar mas nao posso night ;D
hueeeeeeeeee

mrxrsd is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-03-11, 10:00 #365
Mas olha só, há controvérsia até doutrinária sobre o assunto:
http://www.alexandremagno.com/site/i...erdiahis&id=85


Por isso que eu falei, replies atrás, que até admitia a tese do StorM, porque amparada em bons fundamentos (tanto que o MP e o delegado já estão falando em tentativa de homicídio duplamente qualificado).

E a minha posição é diversa. Acho que cabe dolo eventual exclusivamente para lesão corporal e que, caso haja denúncia falando em tentativa de homicídio, vai ser desclassificado.

night is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
02-03-11, 10:02 #366
PRESO HOJE de manhã

http://noticias.terra.com.br/brasil/...to+Alegre.html

Quote:
Postado por Terra
A Polícia Civil prendeu às 6h30 desta quarta-feira, em Porto Alegre, Ricardo Neis, 47 anos, autor do atropelamento dos ciclistas do movimento Massa Crítica. Os agentes cumpriram o mandado de prisão expedido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri.

A captura se deu no Hospital Parque Belém, na zona sul, onde ele está internado. Neis deve ser levado à Delegacia de Delitos de Trânsito assim que receber alta médica. Ele teria se internado na ala psiquiátrica da instituição por estresse pós-trauma. Segundo seu advogado, a internação seria para "garantir sua integridade física e psicológica".

Entenda o caso
Por volta das 19h da última sexta-feira, o movimento Massa Crítica promovia um passeio ciclístico a favor do uso das bicicletas no tráfego urbano. Durante a manifestação, que reuniu mais de 100 pessoas, Ricardo Neis, funcionário do Banco Central, que dirigia um Golf preto, acelerou e atingiu os ciclistas que bloqueavam a rua José do Patrocínio na altura da rua Luiz Afonso, no bairro Cidade Baixa. Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas.

Em depoimento à Polícia Civil concedido na segunda-feira, Neis alegou legítima defesa, relatando que os manifestantes agiram com violência contra seu carro. De acordo com o delegado, as vítimas foram impedidas de se defenderem, uma vez que o motorista avançou com seu carro enquanto os ciclistas estavam de costas, sem esperar o golpe.

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio Grande do Sul pediram a prisão preventiva de Neis. A requisição foi encaminhada à 1ª Vara do Júri e analisada pela juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels, do 2º Juizado Tribunal do Júri.

Segundo nota divulgada pela polícia, foi possível apurar, pelo depoimento do acusado, que o automóvel foi "utilizado como uma arma" e isso acarretaria, entre outros elementos colhidos, na intenção de matar. Outro fator para o pedido foi o fato de o acusado ter ciência de que sua atitude colocou em risco a vida dos ciclistas e, por isso, ele assumiu o chamado dolo eventual, quando se arca com o risco das atitudes provocadas. O inquérito sobre o caso deve ser concluído num prazo de 30 dias.


Last edited by night; 02-03-11 at 10:03.. Motivo: Só arrumei o "quote"...
CaSaLDo is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
02-03-11, 10:02 #367
O que levou um bom tempo pra que eu assimilasse em discussoes juridicas é que uma coisa é "o que vc acha", outra é "o que esta na lei".

Nao adianta nada (num exemplo tragico) o night ter perdido alguem importante no atropelamento e estar com sangue nos olhos, se ele pedir algo que na definicao da lei nao tenha respaldo, o advogado da outra parte vai derrubar. Nao gostou? exija reforma das leis.

Agora, uma coisa que me preocupa é que nao é essa a 1a vez que eu vejo uma situacao aparentemente clara (videos do acontecido, descricao do ocorrido que se mantem) em que advogados que nao sao contratados, ou seja, nao tem pq defender uma ou outra parte, tem uma leitura bem diferente das coisas, ai eu imagino como um leigo fica nessa historia.

Imagino que situacoes limite sempre vao levar a isso, mas fica sempre uma impressao que um texto revisto por alguem que procure clareza e nao pompas literarias acabaria tendo uma serventia maior, ate pra entrar no assunto do topico do zedd sobre ter aulas de nocoes de direito.

Jeep is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-03-11, 10:11 #368
É que nesse caso específico, Jeep, não tem como fugir da parte técnica.

A consequência é a pena e a apreciação (ou não) do caso pelo Tribunal do Júri.

Mas pra tentar deixar claro, sei lá, vou tentar colocar da seguinte forma:

Para mim, não houve tentativa de homicídio porque o sujeito não previu o resultado morte e não assumiu o risco de produzi-lo.

Pode ter havido, sem dúvida nenhuma, o dolo (direto ou eventual), ou seja, a vontade (direta ou com o risco assumido) de machucar. Por isso, acredito que a denúncia deveria ser por lesões corporais. Não culposa, evidentemente, porque culpa é quando você produz o resultado "sem querer". O caso é de dolo (vontade), mas de produzir o resultado lesão corporal e não morte.

Daí porque eu insisto na tese de que, caso chegue a ser denunciado por tentativa de homicídio duplamente qualificada (com dolo eventual, ou seja, aquele em que o agente conhece a possibilidade do resultado - morte - e assume o risco de produzi-lo), pode (e deve) haver a desclassificação para lesão corporal (dolosa) do CTB. E por isso reafirmo que um caso desses não vai a júri nem a pau, porque ao Conselho do Tribunal do Júri somente são submetidos os crimes dolosos (ainda que o dolo seja eventual) contra a vida. Lesão corporal não é um crime contra a vida; é um crime contra a integridade física.

Não sei se ficou claro...

O que o StorM defende é o contrário. Ele acha que houve dolo (eventual) de homicídio. Em resumo, o que ele acredita é que o motorista sabia que poderia matar vários ciclistas e, mesmo assim, acelerou o carro, assumindo o risco de produzir o resultado (morte). Tipo assim: "Se morrerem, foda-se."

Mas o que vai te espantar de verdade é que, na lei, não tem distinção entre dolo DIRETO e dolo EVENTUAL. Então não é uma questão de lei. E a adequação típica (dizer QUAL foi o crime, seja doloso ou culposo) também não é definida em lei... vai de quem estiver aplicando. Por isso o negócio que você falou de "é o que está na lei" não vinga.

night is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
02-03-11, 10:16 #369
Funcionário do Banco Central ainda... tinha filho.. e pelo carro, tinha uma vida boa.

Agora tudo está o lixo

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
02-03-11, 10:19 #370
Ai que esta, so pra facilitar as coisas, vamos supor que realmente o cara tava ali de boa, do nada os ciclistas do fundao atacaram o cara e comecaram a depredar o carro e berrar que iam matar os dois, ok? senao fica muita variavel. Digamos que tenha video do cara entrando em panico com o ataque sem provocacao, etc e tal.

A partir dai existem 2 opcoes, ou ele nao faz nada e provavelmente morre ou ele reage, se ele tivesse uma arma, poderia atirar, como nao tinha ele opta por usar o carro como arma, se fosse fuga ele teria uma rota, ele nao tem, ele vai usar a forca fisica do carro para incapacitar ou se livrar fisicamente dos atacantes.

É obvio que qq pessoa que dirige sabe que ao jogar seu carro em uma pessoa a pe, no minimo ela vai se machucar, se ela for jogada pra baixo seguramente corre um serio risco de morrer.

enfim, eu acho que a frase seria "se morrerem, foda-se, eu nao tive opcao pra salvar minha vida", mas eu acho que ele faz a opcao consciente de atacar com possibilidade de matar, sim.

Jeep is offline   Reply With Quote
DALBEN
Trooper
 

Gamertag: GC DALBEN PSN ID: DALBEN_ XFIRE ID: DALBEN_DALBEN Steam ID: gustavocorsodalben
02-03-11, 10:21 #371
Eu estava lendo esse topic pra ver a opiniao do povo, mas a uns 30 posts esse topic viro uma merda, dicussao retardada, na boa.

DALBEN is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
02-03-11, 10:25 #372
Acho que a discussão ta bem melhor agora Dalben. Eu também acho que o motorista assumiu o risco de matar, até pela velocidade que acelerou e pela quantidade de gente que ele atropelou. Teve pessoas com fraturas múltiplas e tal, não foi pouca coisa.

asmur is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
02-03-11, 10:27 #373
Pra simplificar, pense assim:

DOLO DIRETO (HOMICÍDIO): eu quero o resultado; quero que você morra.
DOLO EVENTUAL (HOMICÍDIO): eu sei que se eu fizer isso, você pode morrer; e estou pouco me fodendo.

DOLO DIRETO (LESÃO CORPORAL): eu quero machucar esses ciclistas filhos da puta que estão me impedindo de passar.
DOLO EVENTUAL (LESÃO CORPORAL): eu sei que se eu arrancar com o carro, muita gente pode se machucar; mas foda-se.

No caso, eu só consigo ver dolo de lesão corporal. E acho muito "coisa de promotor" querer dizer que o sujeito tinha intenção e/ou assumiu o risco (conscientemente) de matar aquele povo todo...

Uma coisa que é importante destacar é que o risco tem que ser consciente. O cara tem que, efetivamente, mentalizar: "Se morrerem, foda-se." Isso não aconteceu nesse caso, em absoluto.

night is offline   Reply With Quote
predator
Back to the U.S.A.
 

Gamertag: decapentaplegic PSN ID: decapentaplegic Steam ID: decapentaplegic
02-03-11, 10:30 #374
como nao? se alguem decide fazer um arrastao com um carro na frente de centenas de pessoas, como essa pessoa nao pode estar consciente que poderia matar alguem fazendo isso???

aposto que todo mundo aqui que assistiu o video sem ler a noticia achou que era muito provavel que alguem tinha batido as botas

predator is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
02-03-11, 10:31 #375
O cara estava cercado, acuado e sendo agredido, você acha mesmo que ele teve noção do que ele fez? ele simplesmente fugiu pela vida dele.

mrxrsd is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:42.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.