Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
Default O Poder Do Mito - Joseph Campbell e Bill Moyers

02-03-12, 00:37 #1
Já falei do livro por aqui algumas vezes, que se trata da transcrição das entrevistas dos videos abaixo. Sinceramente já cansei desses tópicos sobre religião que sempre caem na mesmice de "acredito nisso", "não acredito nisso", "me prove", "religião é tudo mentira", etc... isso pra não falar das pérolas do Eon que, na boa... tem que ter muito tempo livre pra continuar respondendo.

Enfim. Joseph Campbell, como alguns aqui devem saber, foi um mitólogo americano muito famoso, influenciou boa parte da indústria dos HQs posterior aos livros dele, bem como muitos filmes, em especial a série Star Wars (ele e George Lucas eram amigos, inclusive). Eu já falei algumas vezes sobre a minha opinião a respeito de religião por aqui, mas parece que pouca gente leu, porque quase ninguém respondeu quando eu falei sério, mas todo mundo adora descer o pau quando eu sou chato... não que eu esteja certo em ser chato, então vou usar esse tópico como uma espécie de "redenção". Os vídeos são bem interessantes, já mostrei pra algumas pessoas e elas gostaram bastante, e várias delas nem tinham muito interesse pela coisa. O negócio é que a conversa flui mesmo, e o assunto prende a atenção. Vale a pena ver. Ah, e o assunto é tratado de forma muito didática, nem um pouco denso.

Quote:
O Poder do Mito é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme Guerra nas Estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.. -

Joseph Campbell: "Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas esperiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo..."

"Nunca encontrei alguém que soubesse contar melhor uma história do que Joseph Campbell. Escutando-o falar sobre as sociedades primitivas, fui transportado às largas planuras sob a imensa cúpula do céu aberto, ou à espessa floresta sob o pálio das árvores, e comecei a entender como as vozes dos deuses falavam através do vento e do trovão, e como o espírito de Deus flutuava em todo riacho da montanha, e toda a terra florescia como um lugar sagrado - o reino da imaginação mítica." - Bill Moyers






São 6 partes, em ordem. Cada parte é sobre um assunto, quase que específico, então não precisa deixar de ver porque acha que não vai ter saco de ver os 6.

Espero sinceramente que isso ajude, apesar de ter a impressão de que o preconceito em relação à minha pessoa vai atrapalhar. Mas pra mim seria interessante se as discussões sobre o assunto passassem a partir de uma perspectiva um pouco menos reducionista.





Conrado is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
02-03-12, 00:52 #2
Conrado, eu até assistiria, se você não se achasse tão importante ao ponto de dizer isso:

Quote:
Postado por Conrado
Espero sinceramente que isso ajude, apesar de ter a impressão de que o preconceito em relação à minha pessoa vai atrapalhar. Mas pra mim seria interessante se as discussões sobre o assunto passassem a partir de uma perspectiva um pouco menos reducionista.
bitch, please.

Enquanto você continuar com essa postura ridicula, você só vai ser tratado da forma "preconceituosa" que voce acredita ser tratado..

Você é só mais um, não é mais nem menos importante do que qualquer outro, suas opnioes valem tanto ou menos quanto de qualquer outro, você se estraga sozinho.

Então rapazinho, acredito que (e isso é só uma opniao, não se ofenda divindade por favor!) que está na hora de você crescer um pouquinho. a terra não gira em torno do seu umbigo.

Você conseguiu estragar um post maneiro seu com um comentario infeliz e desnecessário. parabéns!

deadcow is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
02-03-12, 00:56 #3
Valeu!

Mesmo assim, quando deixar de se preocupar tanto comigo e quiser aproveitar o que eu tô tentando compartilhar, tá aí. Óbvio que não foi a minha intenção ser mais uma vez presunçoso, mas eu sou do jeito que sou, e agora nem dá mais tempo de editar o tópico... enfim. Você pode deixar que isso te afete, ou não.

Conrado is offline   Reply With Quote
Ambervision
Trooper
 

02-03-12, 01:51 #4
tl:dr

Ambervision is offline   Reply With Quote
rini
 

02-03-12, 03:08 #5
Vi o primeiro e realmente eh muito bom. Quanto estiver na frente dge um computador, verei todos.

rini is offline   Reply With Quote
look
Trooper
 

02-03-12, 08:11 #6
WTF?
viu o primeiro onde? num microondas?

look is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

02-03-12, 08:40 #7
Vo ve dpss =)

ShadoW is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

02-03-12, 10:03 #8
Uma boa contribuição do Conrado diga-se de passagem. A questão do "Herói de Mil Faces" é a base de qualquer roteirista/escritor de histórias, além de demonstrar alguns pontos que religiosos nunca consideram (talvez por acharem sua crença especial demais) que é a questão de como os arquétipos humanos agem na explicação de fenômenos desconhecidos.

Vassourada is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

02-03-12, 10:33 #9
Quote:
Postado por Conrado Mostrar Post
Valeu!

Mesmo assim, quando deixar de se preocupar tanto comigo e quiser aproveitar o que eu tô tentando compartilhar, tá aí. Óbvio que não foi a minha intenção ser mais uma vez presunçoso, mas eu sou do jeito que sou, e agora nem dá mais tempo de editar o tópico... enfim. Você pode deixar que isso te afete, ou não.
HAUEHAE OK.

u3663 is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

02-03-12, 11:18 #10
6 vídeos de quase 1 hora cada? Prefiro ler o livro.

Kenny is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
02-03-12, 11:19 #11
Quote:
Postado por Vassourada Mostrar Post
como os arquétipos humanos agem na explicação de fenômenos desconhecidos.
Exatamente o meu ponto em toda e qualquer discussão sobre religião.

Conrado is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

02-03-12, 11:27 #12
Partindo da contribuição do Vassourada destacada pelo Conrado:

Essa questão, de os arquétipos humanos influenciarem na explicação de fenômenos desconhecidos, é inclusive BASE da ciência moderna (leia-se física teórica, ao menos); cuja grande parte (para não afirmar sua totalidade - pois não tenho esse dado) é fundamentada no princípio antrópico , pelo qual se o Universo fosse um mínimo diferente do que é. não estaríamos aqui para estudá-lo.

"Vemos o universo da maneira como ele é porque, se fosse diferente, não estaríamos aqui para vê-lo". Hawking, Stephen W. "Uma Breve História do Tempo, do Big Bang aos Buracos Negros" pg: 180, Gradiva, 3º edção.

Ou seja, ao menos neste ponto: física, cosmologia e religião encontram-se baseadas no mesmo fundamento.

Kenny is offline   Reply With Quote
Demé
Trooper
 

04-03-12, 00:38 #13
com uma diferença: religiões são muitas, ciência é uma só, com algumas poucas teorias que se esbarram em alguns aspectos
e é o mesmo bla bla bla de "Se uma árvore caísse na floresta e não houvesse ninguém la pra ouvir, ela faría barulho?"

Demé is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

05-03-12, 03:17 #14
You must spread some reputation before giving it to Conrado again.
:O

Gerson is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

05-03-12, 03:22 #15
Esse livro é muito bom, dá pra recomendar mesmo. Vou ver eles todos.
Recomendo forte também o Bart D. Ehrman, pra quem quer se aprofundar na história da mitologia cristã.
Abraço e valeu Conrado.

The early Christian Church was a chaos of contending beliefs. Some groups of Christians claimed that there was not one God but two or twelve or thirty. Some believed that the world had not been created by God but by a lesser, ignorant deity. Certain sects maintained that Jesus was human but not divine, while others said he was divine but not human.
In Lost Christianities, Bart D. Ehrman offers a fascinating look at these early forms of Christianity and shows how they came to be suppressed, reformed, or forgotten. All of these groups insisted that they upheld the teachings of Jesus and his apostles, and they all possessed writings that bore out their claims, books reputedly produced by Jesus's own followers.


http://www.amazon.com/Lost-Christianities-Battles-Scripture-Faiths/dp/0195141830

Gerson is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
05-03-12, 07:37 #16
a idéia fundamental da mitologia é que nos mitos não há uma interpretação certa ou errada, só quem criou saberia a interpretação original, uma vez que, muitas vezes na história, a mitologia foi criada no intuito de ser uma representação daquilo do dia-a-dia, da personalidade de cada um, dos anseios e vivencias de suas epocas, das metáforas produzidas pela sociedade e os paradigmas enfrentados em suas épocas, projetada em seres celestes, astrais ou divindades.

É a mesma coisa que eu contar a história do genésio carpinteiro que fazia cruzes e virou messias. Mas quando eu dou um teor religiosos e divino, dizendo que o escolhido de deus, ou Deus em pessoa, ou Zeus, ou Eros, ou Shiva, ou Gamesh, ou Krishna, ou - tirando buda, pq ele realmente existiu... - o resto de todas as divinidades. São projeções de nós mesmos, e cada um se identifica com aquele deus mitológico grego, por exemplo, que mais bate com sua personalidade/atitudes/pensamentos/virtudes/dualidade bem e mal.

Quando eu falo que não há uma interpretação correta ou falsa, é que cada interpretação que fazemos passa por centenas de filtros da nossa mente, que até chegar naquela interpretação dita como uma interpretação que vale para todos, já foi corrompida logo na idéia de interpretá-la assim, por que não há um padrão de interpretação comum para todos, assim como as representações que fazemos do mundo, por vezes são pessoais e partem da nossa vontade de representar o mundo daquela maneira, mas sempre tenha em mente que nem sempre essa representação é algo coletivo.

São histórias que muitas vezes tem moral, nem sempre o contexto é a história do heróis, mas o que se passa por tras dela e assim como as parabolas da biblia e de cristo, assim como os ensinamentos de buda e assim vai...

yahoo!? is offline   Reply With Quote
yahoo!?
Trooper
 

Steam ID: STEAM_0:0:3711915
05-03-12, 07:55 #17
só um adendo, é inocente pensar que eles eram inocentes ao ponto de gerar filosofias tão lindas e criar histórias que consideramos "miticas". é pensar que eles não poderia simplesmente inventar/contar uma história retirando o teor religioso, e hoje a gente chama de mito por que não sabe se foi verdade ou não.

O mito sempre vai ser uma dualidade, por isso é mito. O mito é algo que divide entre o real e a fantasia.

Foi verdade que Homero existiu, ou foi uma produção dos "primeiros" contadores de estórias?

yahoo!? is offline   Reply With Quote
Conrado
Trooper
 

Gamertag: Conrado88 PSN ID: Conrado888
05-03-12, 11:01 #18
Quote:
Postado por yahoo!? Mostrar Post
a idéia fundamental da mitologia é que nos mitos não há uma interpretação certa ou errada, só quem criou saberia a interpretação original, uma vez que, muitas vezes na história, a mitologia foi criada no intuito de ser uma representação daquilo do dia-a-dia, da personalidade de cada um, dos anseios e vivencias de suas epocas, das metáforas produzidas pela sociedade e os paradigmas enfrentados em suas épocas, projetada em seres celestes, astrais ou divindades.
O mito não é criado, ele surge. É uma expressão do inconsciente coletivo. É equivalente ao sonho de teor arquetípico, ou às "visões" (como o caso de Ezequiel, quando viu os evangelistas). Sonhos e visões não são criados. Criações humanas são coisas de teor consciente, mitos e sonhos são oriundos do inconsciente.

É verdade que a interpretação é muito complicada e quase sempre cai em erro, mas não é impossível. O caminho é conhecer a cultura do povo em questão e continuar sempre estudando e refletindo a respeito do comportamento dos arquétipos. E mesmo que não se chegue em uma interpretação 100% acurada, ao menos se pode identificar a ação do mito no indivíduo contemporâneo.

Conrado is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

05-03-12, 16:46 #19
Bom tópico. Já li muito sobre o assunto, mas sob outra ótica e com objetivo diferente.
Pena que tem 30 polls inúteis em cima

Zedd is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
12-03-12, 13:52 #20
Falei no ano passado sobre o Campbell lá no Entretenimento, acho que a essa altura já li praticamente tudo que ele publicou. Pessoalmente eu não postaria sobre ele aqui no genpop, mas enfim, Campbell é do caralho, ótimo tópico

Darth Maul is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:00.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.