Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
look
Trooper
 

Question Como funciona um chip ?

20-05-05, 20:40 #1
puts, tenho uma puta curiosidade para saber como funciona essa coisa de tamanho pequeno que passa tanta informação ? alguem tem algum artigo ou link sobre ai ?





look is offline   Reply With Quote
Muttley
Trooper
 

20-05-05, 21:42 #3
como funciona um chip? voce abre o saco e come... fim

Muttley is offline   Reply With Quote
troy
Trooper
 

20-05-05, 21:44 #4
Quote:
Postado por Muttley
como funciona um chip? voce abre o saco e come... fim
Chips né!?
auheuhaehuae

Ow.. não tenho a menor idéia de como funciona um chip. Talvez algo relacionado com eletromagnetismo...

troy is offline   Reply With Quote
Tiger ROX
Trooper
 

20-05-05, 21:49 #5
Daqui um ano eu me formo e te explico direitinho, tá?

Ass.: Futuro Bacharel em Engenharia da Computação
hehe

Brincadeiras a parte, um processador é feito por vários componentes mais simples. Se você abstrair as funções de cada parte fica mais fácil.
Um processador BEM simples mas que é funcional e fácil de entender é o MIPS. Você programa ele em Assembly e da pra simular programas mais complexos. Da uma procurada nisso que você entende melhor, mas não vai ser de uma hora pra outra que você vai entender tudo detalhadamente

Tiger ROX is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

20-05-05, 23:52 #6
Sempre tive uma duvida
Agora q eles tão bem pertinho de chega no limite ou já nao conseguem + ou já ta custando muito caro fazer menor q menor
Pq eles não dobram o tamanho do chip?
Assim se ele tem 1 cm pq nao fazem com 2 cms?
Bem melhor do q ter q fazer 2 placas mãe :/

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Tiger ROX
Trooper
 

21-05-05, 00:30 #7
1 palavra: custo

Quando eles fazem os processadores, eles fazem um monte em um "wafer" de silicone.
Se eles aumentassem o tamanho eles teriam menos chips por wafer, e isso aumentaria o custo e tornaria inviavel. E tenho quase certeza que o custo também aumentaria pelo processo diferente, pela distância entre os componentes, temperatura, interação dos transistores, etc... mas de fabricação eu não sei muito.
Mas o maior motivo acho que é o número de chips/wafer.
Para ter uma idéia, essas últimas fábricas com tecnologia para fazer os chips de 90nm custam cada uma por volta de 1 bilhão de dólares. Grande parte desse dinheiro vai para umas máquinas que geram photons com precisão suficiente para gerar os transistores e "fios" a 90nm.
Esse é um dos grandes motivos porque a maioria das empresas estão demorando para mudar para essa nova tecnologia, e algumas até pensam em não acompanhar esses avanços se o custo continuar subindo assim.
Hoje em dia já são mais de uma companhia que investem nessas fábricas, porque uma só não aguenta o tranco heh

PS: eu falo "fios" porque a conexão é feita por camadas de metal e polímeros... é um processo muito legal...

Tiger ROX is offline   Reply With Quote
BURNOUT
Niilista
 

Steam ID: coffeemaker
21-05-05, 00:47 #8
Quote:
Postado por Tiger ROX
1 palavra: custo

Quando eles fazem os processadores, eles fazem um monte em um "wafer" de silicone.
Se eles aumentassem o tamanho eles teriam menos chips por wafer, e isso aumentaria o custo e tornaria inviavel. E tenho quase certeza que o custo também aumentaria pelo processo diferente, pela distância entre os componentes, temperatura, interação dos transistores, etc... mas de fabricação eu não sei muito.
Mas o maior motivo acho que é o número de chips/wafer.
Para ter uma idéia, essas últimas fábricas com tecnologia para fazer os chips de 90nm custam cada uma por volta de 1 bilhão de dólares. Grande parte desse dinheiro vai para umas máquinas que geram photons com precisão suficiente para gerar os transistores e "fios" a 90nm.
Esse é um dos grandes motivos porque a maioria das empresas estão demorando para mudar para essa nova tecnologia, e algumas até pensam em não acompanhar esses avanços se o custo continuar subindo assim.
Hoje em dia já são mais de uma companhia que investem nessas fábricas, porque uma só não aguenta o tranco heh

PS: eu falo "fios" porque a conexão é feita por camadas de metal e polímeros... é um processo muito legal...

na verdade o tamanho do chip nao é maior pq aumenta demais a capacitancia do circuito, qto maior a capacitancia maior o aquecimento tbm do sistema e tbm a necessidade de um sinal mais forte.

e novidades a parte descobriram um material novo pra fazer os transistores vao ser ainda mais rapidos ... posso ateh estar enganado mas escutei falar em 30ghz ... e sim.. a lei de moore jah era...

BURNOUT is offline   Reply With Quote
Carlos
Trooper
 

21-05-05, 04:17 #9
O problema é realmente o custo da pastilha de silicio, é alto... outro grande problema, é q quanto maior a area do "DIE"(chip), maior a probabilidade de ter falhas nessa area, e com isso, menor a eficiencia da produção(isso é amenizado com versoes da mesma cpu, com cache "cortado", como os celerons, durons, semprons, etc...), mas isso soh eh aplicavel quando a area com "defeito" é na memoria cache, portanto não é totalmente contornavel... alem do que, sempre q ha um die com defeito na memoria cache, menor é o lucro da empresa com esse CPU, obviamente... o prejuizo é apenas um pouco abatido

O custo pra diminuição dos transistores ta chegando em um ponto(como o tiger explicou), q realmente o q tá acontecendo é isso q vc disse... tao "aumentando" a area, e nao a capacidade em frequencia... o q ta acontecendo é q os dois maiores fabricantes de CPUs pra PCs(AMD e INTEL) estao investindo pesado em CPUs dual-core(ou seja, cpus com 2 cores de execução), PCs com esse tipo de CPUs funcionam como sistemas dual de CPU. Esses CPUs ja existem pra venda, tao entrando ja no mercado, timidamente(principalmente por parte da AMD q tem uma capacidade de produção limitada), a AMD por enquanto estará disponibilizando esses CPUs apenas para o mercado enterprise, e depois para o desktop... a AMD so vai ter uma consistencia maior na produção em 2006, qdo entrar em ação a sua nova fab, a fab36, em dresden, na alemanha, ela vai agregar mais capacidade de produção e eficiencia pra amd(ela ja dara suporte a lisura de 65nm e usará discos de 300mm de diametro - hj ela usa discos de 200mm). A intel tem ja usa a bastante tempo discos de 300mm. A intel ja ta entrando nesse mercado mais forte, e com CPUs dual-core mais baratos, comparativamente, a AMD... ela tem capacidade de produção pra isso. Com esses CPUs dual-core, praticamente dobra-se a capacidade de processamento de CPUs na mesma frequencia, e esses fabricantes ja estao prevendo aumentar ainda mais o numero de cores nos CPUs, a INTEL ja preve um CPU com 4 cores em 2007 pro mercado enterprise.

Sim, com o aumento de quantidade de cores, o desempenho vai sendo somado, porem os softwares tem q suportar multi-threading pra tirar o beneficio, o q leva algum tempo, e por isso a adesão a dual-core vai ser lenta... sem contar o problema de produção desses CPUs... pq se todo mundo passasse a comprar CPUs dual-core, os fabricantes nao conseguiriam suprir a demanda, e ai o os preços serão regulados automaticamente, limitando a demanda neh... a AMD faz isso, pra limitar a demanda a seus CPUS dual-core, joga o preço la pro espaço.

Vale lembrar q o limite pra produção de CPUs com esses materiais e esses modos de produção, deve chegar, daqui mais ou menos 15 anos, com a lisura de 25nm +-(limite tecnico, os transistores fabricados com a tecnologia atual nao suportam portas de menos de 3nm)... pra continuar crescendo alem disso, ai entra a nanotecnologia, nanotubos de carbono, outros processos de produção...

[]'s


Last edited by Carlos; 21-05-05 at 04:28..
Carlos is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

21-05-05, 04:30 #10
ou seja tecnologia do caraio
Rlz
isso se aprende fazendo eng da computação ou vcs q sçao metidos a besta e saem por ai pesquisando?

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Carlos
Trooper
 

21-05-05, 04:31 #11
Quote:
Postado por SsjGohan
ou seja tecnologia do caraio
Rlz
isso se aprende fazendo eng da computação ou vcs q sçao metidos a besta e saem por ai pesquisando?
bom, o tiger ja disse q se encaixa na sua primeira colocação, eu ja me encaixo na segunda! ehaUIHEaU!

Falar em curso, to pensando em mudar o meu pra algum da area de tecnologia...

bom vo dormir!

[]'s

Carlos is offline   Reply With Quote
Carlos
Trooper
 

21-05-05, 04:41 #12
ah sim, antes de dormir, eu tava esquecendo de uma coisa... a INTEL e a AMD ja tem planos para CPUS q apesar de serem DUAL-CORE, sao pastilhas de silicio separadas, apenas estao no mesmo encapsulamento! com isso aumenta-se a eficiencia, ja q com os dies separados, se uma parte está com defeito, uma area menor de silicio é "desperdiçada". No caso dos INTEL os cores serao linkados por um FSB de 1066mhz, e nos AMD sera por um link hypertransport, porem sem muita informação... Atualmente os dois cores sao unidos, é uma area unica de silicio... o CPU dual-core com cores separados da INTEL ja tem um codinome, será o presler(ainda com tecnologia netburst e seu hyperpipelining...), e será lançado no segundo semestre de 2006, com lisura de 65nm e cada core terá 2mb de cache(4mb no total). Eu ia falar outras coisas mas esqueci! acho q é o sono

fui!


Last edited by Carlos; 21-05-05 at 04:45..
Carlos is offline   Reply With Quote
cridaum
Banned
 

21-05-05, 09:51 #13
um chisp?

cridaum is offline   Reply With Quote
DestroyMyself
Trooper
 

21-05-05, 09:55 #14
.


Last edited by DestroyMyself; 21-05-05 at 09:56.. Motivo: Ah... eskece
DestroyMyself is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

21-05-05, 10:57 #15
e ninguem falo do chip
dentro da porra do chip existe, nada mais nada menos, do que um micro-circuito.
em vez de ter uma placa soh pra executar uma funcao logica de sinais, o chip daquele tamanhico que faiz pra nois!
geralmente sao micro circuitos de transistores ligados em cascata, totem-pole, e etc. Esses sao os mais simples ( portas logicas,monoestaveis, etc sao os mais comuns e comercializaveis ), agora os mais fodas geralmente sao projetados pelos proprios fabricantes e soh eles sabem oq ue tem dentro daquela porra, a nao ser q eles fornecam um data-sheet ( fazer isso seria, mais ou menos, a mesma coisa do que faze um programa open source )
Agora vo cagar
nao da mais FUi!
UAEHUAEH

GoldenEye is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

21-05-05, 19:16 #16
Golden-eye tava com o charuto no beiço quando escreveu isso ae mas mandou bem.. haha

dos Pampas is offline   Reply With Quote
baladao
Trooper
 

Gamertag: JBaladao PSN ID: jbaladao Steam ID: baladao
23-05-05, 12:06 #17
É uma Máquina de Turing eletrônica

baladao is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
24-05-05, 02:45 #18
..................nanotecnologia
o limite dos processadores atuais c nao me engano vai ser 5 ou 6Ghz
dae so partindo para /\
.............................|

http://www.tokamaki.hpg.ig.com.br/nano.htm

percezione is offline   Reply With Quote
Trovao
Millenium Falcon
 

24-05-05, 08:19 #19
Muito 10 esse site ae Oni....

Trovao is offline   Reply With Quote
vroou
Trooper
 

24-05-05, 08:24 #20
look it is a newbie ! HAHAHA LOOKAO SAUDADES CARA !

vroou is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
24-05-05, 09:08 #21
Ei Ei Ei Carlos é nosso Rei! OIEUHaoiuheAOIHea!

Sumida sua BOBAAA!!! EUHEaiouheAIOUH!

Sabbath is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 05:08.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.