Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
rockafeller
Chief Rocka
 

Default Medalha do pan

25-07-07, 15:16 #1
vcs já 'viram de perto' as medalhas do pan?
eu tava visitando um forum ae, e me deparei com a notícia de q o judoca mongo q ganhou a medalha de ouro conseguiu quebrá-la
heheha

 


"O Tiago estava com a medalha no pescoço e, ao se virar, ela bateu no ônibus e quebrou", diz João Gabriel.

dai eu falei "wtf q ogro, como o nego quebra uma medalha?"
entao eu li:
"Segundo o judoca João Gabriel Schlitter, o acrílico da medalha de Tiago teria quebrado acidentalmente. "

acrilico? wtf?
haehehaehae

dai eu fui atras de imagens, e achei algumas
vejam, e me digam oq acham


 


 


 




se alguem tiver uma foto hi-res, seria legal, pois essas foram as melhores q o google pôde me oferecer


minha opinião é de q uma medalha deve ser algo q transmita NOBREZA, PRESTÍGIO, etc... e isso só pode ser atingido através de um design mais classico (desconsiderando os materiais)
e essa medalha ai, sei la
é BONITA sim, muito... esse simbolo do rio com os passaros é ANIMAL
mas achei a fita muito carnavalesca, e q, como Escultura, ela está nota 10, mas como medalha, nem tanto...

e ai?
massa ou podre?





rockafeller is offline   Reply With Quote
Roger Young
Forever Young
 

25-07-07, 15:19 #2
... é o Brasil.

Nem as medalhas que ganhei no cabo de guerra no Exército não quebram deste jeito.

Roger Young is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 15:20 #3
a fita é fita.. sempre assim mesmo.. as cores do país, agora essa parada de uma medalha quebrar, pqp.. tinha que ser de metal maciço(ouro, prata e bronze, pouts sinceamente nao estou acreditando que as medalhas quebram tao facilmente.PQP.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

25-07-07, 15:22 #4
é de ACRÍLICO a parada meu heheh
só de cair no chao deve quebrar

e essa fita... tem uma parada escrita, e as linhas sao tudo tortas...
é oq eu disse
nego quer pagar de "design moderno" em algo q tem como princípio ser classico

rockafeller is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-07-07, 15:25 #5
Não é errado fazer medalhas de acrílico, seria errado fazer com papel e colado com cuspe

Usar a medalha por aí, PEGAR ÔNIBUS com ela, é que é fora da casinha

Zedd is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
25-07-07, 15:26 #6
Gosto da "mudança".... não gosto de "tradicionalismos", não digo que tradicional seja ruim, mas sempre quando há mudanças, eu gosto! Lembra do ford Ka qndo saiu? Poisé.... olha hoje em dia, ninguém fala mais nada!

Sabbath is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 15:26 #7
alguem tinha que derrubar uma medalha no chao a hora que fosse entregar para um atleta, e a medalha quebrar e o cara ficar com cara de WTF? "outs fiz cagada, ei pessoal da pra trocar" aoehoaHEOahe ia ser massa.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
[SKAN]
Trooper
 

25-07-07, 15:26 #8
eu, particularmente, não achei as medalhas bonitas não - principalmente por causa desse acrilico.
Pior, as medalhas nao tem a inscrição em que modalidade o cara ganhou a medalha, o que é padrao. Por exemplo, aquele cara que ganhou uma caralhada de medalha de ouro na natação, ele nao sabe em qual prova ele ganhou qual.

aqui estão as fotos das medalhas olímpicas de pequim:
 
 


Quote:
Postado por http://www.joiabr.com.br/noticias/n270307a.html
Da redação - Foram apresentadas nesta terça-feira (27), as medalhas oficiais dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A principal novidade são as incrustações de jade, material usado pela primeira vez em medalhas olímpicas. A gema - que representa virtude e honra na cultura chinesa - estará em uma das faces das medalhas, junto com o emblema de Pequim-2008. Na outra face, as medalhas adotam o projeto padrão prescrito pelo Comitê Olímpico Internacional, com figuras de divindades gregas.
JADE ou ACRÍLICO... o que voce queria?!


Last edited by [SKAN]; 25-07-07 at 15:37..
[SKAN] is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

25-07-07, 15:28 #9
realmente é uma cena bastante catastrófica
o nego ganha uma medalha de ouro (banhada no maximo)
sai com ela no pescoço, no RIO DE JANEIRO, de ONIBUS
hehehehahahaehae

rockafeller is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 15:29 #10
USAR MEDALHA POR AI... pra que que tem a fita.. CTZ que se fosse eu só ia tirar do pescoço quando chegasse em casa.. chegar ser desonra guardar uma medalha dessa importância na mala hehe exagerando.. cara façam de acrílico as medalhass, mas que seja um material que nao quebre.. POUTSSSSSSSSS.. alguem por favor posta a medalha das olimpiadas passadas ae.. pra vscs verem o que é uma medalha, eu nem lembro.. só lembro que era massa.. vo procurar.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
25-07-07, 15:30 #11
é só banhada?

Sabbath is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-07-07, 15:30 #12
Cara
Cadê a inscrição da modalidade nessa de pequim, aí? É aquele texto seguindo a circunferência das 'moedas' em cima do carinha com asas, na última imagem? Então essas três aí são da mesma modalidade

E isso é PADRÃO mesmo, tipo, todos os Pans tiveram até hoje e falhou, ou é tradição das olimpíadas?

Zedd is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 15:35 #13
nem.. as medalhas devem ser de metal maciço a parte de dentro.. nas olimpiadas pelo menos sempre foram.. fi.. MEDALHA DIZ TUDO.. medalha que quebra, perde total o prestigio da competiçao... EXATAMENTE POR ESSE MOTIVO QUE ELAS SAO DE METAIS PRECIOSOS, prestigio e durabilidade.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
25-07-07, 15:38 #14
Quote:
Postado por rockafeller
é de ACRÍLICO a parada meu heheh
só de cair no chao deve quebrar

e essa fita... tem uma parada escrita, e as linhas sao tudo tortas...
é oq eu disse
nego quer pagar de "design moderno" em algo q tem como princípio ser classico
as linhas são "tortas" pq são inspiradas nos calçadões do rio de janeiro, e a fita é colorida por causa das cores da bandeira do país em que você mora, caso não tenha reparado. É tradição que a fita das medalhas carregue as cores do país sede dos eventos.

E eu acho que a medalha ficou muito foda

maxcool is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

25-07-07, 15:38 #15
putz animal essa de pequim
ela resume tudo oq eu disse sobre 'classico', 'prestigio', etc

sabbath, acho q deve ser banhada no maximo
nao duvido q seja ferro pintado mesmo
só sei q nao é maciça NEM FODENDO heheh
já foram umas 100 medalhas de ouro, ia um bom KILÃO aí heheah

rockafeller is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
25-07-07, 15:42 #16
É de acrilico e com metal maciço dentro..
e é muito tosca essas medalhas.. puta que pariu

Medalha da olimpiada de inverno de 2002 (salt lake city)
 



e a de 2004 (atenas)
 


>>>>
medalha do pan

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
ArKaNuS
Trooper
 

25-07-07, 15:45 #17
Medalha das olimpíadas de Barcelona > ALL
nem procurei pics

ArKaNuS is offline   Reply With Quote
[SKAN]
Trooper
 

25-07-07, 15:45 #18
ah entao vai se fuder arkanus

[SKAN] is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
25-07-07, 15:48 #19
medalha de olimpíada é medalha de olimpíada
medalha de pan é medalha de pan
claro que o glamour é diferente

maxcool is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 15:52 #20
e medalha de jogos de inverno maxcool.. para de defender bixo.. a medalha do cara quebrou.. VC TEM NOÇAO DISSO? tem que ver que essas medalhas´do PAN tem cara de serem BEM mais baratas que as outras.. dai pode ser um motivo justificavel. mas elas tem que ser de metal maciço, sempre foram..

dos Pampas is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
25-07-07, 15:53 #21
Quote:
Postado por rockafeller
putz animal essa de pequim
ela resume tudo oq eu disse sobre 'classico', 'prestigio', etc

sabbath, acho q deve ser banhada no maximo
nao duvido q seja ferro pintado mesmo
só sei q nao é maciça NEM FODENDO heheh
já foram umas 100 medalhas de ouro, ia um bom KILÃO aí heheah
100?
só eua+cuba+brasil já têm 132.


Contei aqui rapidinho, 201 se não me engano
ainda faltam várias do atletismo, por exemplo.


No total, foram distribuídas até agora 644 medalhas

maxcool is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
25-07-07, 15:53 #22
Concordo com o maxcool.

Alguém coloca as medalhas dos pans ae pra gente comparar.

Aqualung is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

25-07-07, 15:54 #23
Até onde eu sei, as medalhas, até das olímpiadas, são apenas banhadas. É feito de algo tipo bronze, eu acho.

s p o o l is offline   Reply With Quote
ArKaNuS
Trooper
 

25-07-07, 15:55 #24
aeuaehehauhse só teci um simples comentário sobre a medalhinha da 1992 não precisa comerem meu cu

ArKaNuS is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
25-07-07, 15:57 #25
Medalha da olimpiada de Barcelona

 

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 15:57 #26
VENDER MEDALHAS? POUTSSSSSSSSSSSSSSSSS.. NAO SAO BANHADAS TENHO CTZ.. SEMPRE CURTI SABER DAS MEDALHAS..

SPOOL CAPAZ DE UM MEDALISTA MUDAR DE VIDA SE VENDER SUA MEDALHA EM!!


agora que to me lembrando que alguem já tinha aberto um topic sobre essas meldalhas quando foram lançadas..

dos Pampas is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
25-07-07, 16:01 #27
Pampas, o que quebrou não foi a medalha em si, mas sim a "liga" entre a fita e a medalha, só isso. Sem alarde por isso pelamor.... já tem "escandalosos" demais no país.


Dudes... alguém esclarece, é ouro o que? 24 quilates? 18 quilates? É só banhada? Acho que não, ela não é muito grossa!

Sabbath is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
25-07-07, 16:01 #28
n consegui acha as medalhas dos pan americanos

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
 

25-07-07, 16:07 #29
ah meo
num é feia, mas as de pequin são mto mais foda haueauh

AcquiencE is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
25-07-07, 16:11 #30
Salt lake city > all

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

25-07-07, 16:22 #31
Pampero, as de OURO não são feitas de ouro, disso eu tenho certeza. Eu acho que são feitas de prata ou bronze e depois banhadas. Na boa, cada medalha deve ter cerca de 100 a 200 gramas (vamos usar 150 pra uma média). Isso deve dar uns 7 mil reais (ok, chute, mas deve ser por aí), que pra um atleta de um país pobre é bastante grana sim.


Last edited by s p o o l; 25-07-07 at 16:30..
s p o o l is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

25-07-07, 16:31 #32
pan <> olimpíada

Esse que quebrou, o pessoal da organização vai trocar por um novo.

SparkS is offline   Reply With Quote
[SKAN]
Trooper
 

25-07-07, 16:57 #33
Quote:
Postado por Gamma Ray
só que aqui ng participa de nada obviamente...
 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/olimpiadadeinverno/brasileiros.shtml
 

[SKAN] is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
25-07-07, 17:25 #34
Quote:
Postado por s p o o l
Pampero, as de OURO não são feitas de ouro, disso eu tenho certeza. Eu acho que são feitas de prata ou bronze e depois banhadas. Na boa, cada medalha deve ter cerca de 100 a 200 gramas (vamos usar 150 pra uma média). Isso deve dar uns 7 mil reais (ok, chute, mas deve ser por aí), que pra um atleta de um país pobre é bastante grana sim.
31 gramas de ouro = +- US$ 675

se uma medalha pesar 150 gramas, dá uns US$ 3260 no chutometro
com o dolar a 1,85, daria pelo menos 6 mil reais

pode ser muito dinheiro pra qualquer um, mas não é suficiente pra ninguém mudar de vida

maxcool is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

25-07-07, 17:38 #35
Fala isso pra um angolano 6k arruma a vida de uma familia inteira


Mas me lembro de assistir o globo esporte uma vez e tavam falando disso
As medalhas são todas de bronze e dai banhadas em prata e ouro
A reporter ateh brincou q td mundo ganha medalha de bronze então.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

25-07-07, 17:41 #36
As medalhas que mostraram até agora, não aparece em lugar nenhum a modalidade em que o cara venceu

Ou ninguém inscreve isso (até porque ia ser um trabalho do caralho auhahu) ou as fotos que postaram aqui são de modelos genéricos

Zedd is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 17:41 #37
continuo achando que as das olimpiadas sao de ouro, até que provem o contrario.. se provarem nao tenho problema nenhum em admitir o erro.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
25-07-07, 17:43 #38
Coisa mais escrota fazer medalha com "borda de acrílico".

night is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 17:47 #39
e se o desenho do caue, custa tudo aquilo, quanto será que custa um projeto de medalha?

dos Pampas is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
25-07-07, 17:56 #40
pode estar escrito atrás a premiação, como é praxe
na frente o emblema e atrás as inscrições
parem de inventar

maxcool is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

25-07-07, 17:57 #41
Achei algo
Quote:
Taxista devolve medalha esquecida por remador

Por Roberto Dias
Enviado especial
Da Agência Folha
Em Atenas (Grécia)

O holandês Diederik Simon, 34, ganhou no último domingo uma medalha de prata no remo. Foi o terceiro pódio de sua carreira; havia conquistado um ouro, em Sydney, e uma prata, em Atlanta. Mas a medalha de Atenas ele certamente não vai esquecer -pelo menos não de novo.

Na segunda-feira, Simon descuidou-se e largou seu prêmio dentro de um táxi grego. Quando percebeu que estava sem a medalha, avisou a polícia. O Athoc (Comitê Organizador dos Jogos) entrou no meio da confusão: fez contato com a Associação dos Taxistas, que repassou um apelo aos 5.000 motoristas que trabalhavam na segunda-feira à noite.

Até que um deles, chamado Ioannis Zavos, encontrou a medalha em seu carro e a devolveu ao Athoc, que iria retorná-la nesta quarta ao holandês. O episódio foi transformado em 'prova" do comprometimento nacional dos gregos com o espírito olímpico.

"Deve-se dar mérito especial ao taxista, por honrar sua profissão e seu país. Ele provou que todos os gregos podem contribuir para o sucesso dos Jogos", disse Serafim Kotrotsos, porta-voz do Athoc.

O Athoc fabricou 3.122 medalhas para a Olimpíada e a Paraolimpíada, divididas da seguinte forma: 986 de ouro, 986 de prata e 1.150 de bronze.

Na frente, elas trazem a representação da deusa Nike e do estádio Panathinaiko -um padrão estabelecido desde os Jogos de 1928, em Amsterdã. No reverso, aparecem a Flama Olímpica, o símbolo de Atenas-2004 e o nome do esporte do premiado.

As medalhas começaram a ser confeccionadas em junho, de maneira artesanal, numa produção máxima de 150 por dia. As de prata e de bronze são feitas de prata e bronze puros. A de ouro, porém, não é feita de ouro. Ela tem uma base de prata que é depois coberta com 6 gramas de ouro em um empresa na Suíça -só a parte do ouro custa US$ 83. Desde os Jogos de Estocolmo, em 1912, as medalhas do primeiro colocado não têm sido mais feitas de ouro maciço.

Para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o Athoc calcula que gastará 13 kg de ouro (um tanto a mais que em Sydney, 10,5 kg). Cada medalha distribuída nestas duas semanas pesa cerca de 150 g e tem 6 cm de diâmetro. O ouro e a prata distribuídos em Atenas vêm da Suíça. O material das medalhas de bronze é grego -em Sydney-2000, todo o metal dos prêmios era australiano.

Por terem a noção do trabalho que dá produzir uma medalha olímpica, a organização dos Jogos já decidiu: o taxista que achou e devolveu a medalha do remador holandês vai ganhar um prêmio, de valor não revelado, por sua honestidade.
http://esporte.uol.com.br/olimpiadas...lt2269u78.jhtm

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
25-07-07, 18:08 #42
tipo..

o tal ALAN DO CARMO (17 anos, ficou em terceiro na travessia) é daqui e tal.. é amigo meu.. rolou festa na casa dele no ultimo domingo.

peguei na medalha e tudo mais... tem até um pesinho bacana. mas é realmente de acrilico, mas pelo que vi, não me pareceu ser tão frágil assim :/ e eu achei a medalha bonita, fugiu do padrao das medalhas convencionais

Holocaust is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

25-07-07, 18:26 #43
lol mano nao sei como nego cogita a hipótese de uma medalha de 150g ser de ouro maciço...

imagina os cubanos da vida
nego nao pode ter uma oportunidade q já FOGE HAEUHAE imagina com um tanto desse de ouro na mao
o time de volei feminino de cuba ia reerguer o regime comunista com os kilos de ouro q iria levar pra casa hehehauhaeuae

rockafeller is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
25-07-07, 18:43 #44
Achei na media. Não é nem a pior e muito menos a melhor que já vi.
Mas de fato acho que o material que utilizaram para fazer esse revestimento transparente (acrilico) mtoooooooo mal escolhido. Deviam ter procurado algo um pouco mais resistente.

Sussa is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

25-07-07, 18:52 #45
Quote:
Postado por Nightwolf
Coisa mais escrota fazer medalha com "borda de acrílico".
pois é, sempre odiei essas paradas com material transparente em volta. me dá uma puta vontade de quebrar e pegar o que tem dentro.


s p o o l is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

25-07-07, 19:47 #46
horrivel a medalha,esse acrilico ao redor a torna uma medalha de colegio de tao porca..

ircF is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

25-07-07, 21:18 #47
rocka as medalhas da copa do mundo de futebol sao de ouro maciço..pior que ctz agora nao sei.. mas sempre pensei que fossem de ouros as das olimpiadas tb.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

25-07-07, 21:40 #48
Quote:
Postado por rockafeller
lol mano nao sei como nego cogita a hipótese de uma medalha de 150g ser de ouro maciço...

imagina os cubanos da vida
nego nao pode ter uma oportunidade q já FOGE HAEUHAE imagina com um tanto desse de ouro na mao
o time de volei feminino de cuba ia reerguer o regime comunista com os kilos de ouro q iria levar pra casa hehehauhaeuae
nao tinha lido,AEOHHOEOHEHOEHOEHO

vei,tao vendendo agasalho da delegacao por 150dolares, ganham poco mais de 140 dinheiros por mes la,claro tem casa e tudo certinho mas qlker tipo de ganancia eh impossibilitada pela limitacao financeira, imagina com uma merda d ouro maçiço OAEHHOE

ircF is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

25-07-07, 22:03 #49
lol pampas
duvido q as da copa sao de ouro
prove, ou stfu

rockafeller is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

25-07-07, 23:10 #50
Quote:
Postado por ircF
horrivel a medalha,esse acrilico ao redor a torna uma medalha de colegio de tao porca..
(1)

Comentei isso com um amigo esses dias, estavamos relembrando quando ganhamos um torneio do colégio e as medalhas era bem parecidas com essas do pan.

Biel is offline   Reply With Quote
Factor X
Trooper
 

Steam ID: marceloumeda
26-07-07, 00:07 #51
Cara, se ver ao vivo essa medalha parece ser um tesao, eu vi na tv. Nao achei feia mesmo, pq ela eh de ouro, mas tem o acrilico em volta, o que eu achei que deu um imagem irada! Eu curti mesmo, queria ter uma! =/

Factor X is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

26-07-07, 02:13 #52
factor x, treina alguma coisa aí cara! ainda dá tempo! nunca é tarde para praticar esportes!

s p o o l is offline   Reply With Quote
mllr
Trooper
 

26-07-07, 05:02 #53
Para a criação das 2.252 medalhas distribuídas aos atletas que subirem ao pódio nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, os autores associaram os conceitos olímpicos ao espírito inovador e à modernidade. O tradicional formato circular foi deixado de lado. A forma é trapezoidal, com curvas inspiradas no desenho dos pássaros da logomarca do Rio 2007. O formato remete ao esforço em busca da capacidade de superação dos limites.

Em torno da peça metálica, as medalhas têm uma moldura acrílica. Com sua resistência e durabilidade, o acrílico representa a modernidade e a leveza do RIO 2007. Esses dois materiais representam conceitos como a diversidade, a integração e a união em torno de um objetivo.

A fita da medalha traz cores do RIO 2007 (amarelo, verde e azul) em faixas que remetem ao horizonte e às paisagens do Rio de Janeiro. O estojo tem a imagem do Pão de Açúcar, cartão-postal da cidade, construído em planos de cores, a partir das curvas do contorno dos pássaros da logomarca RIO 2007.

A medalha de participação (foto acima), a ser entregue a todos os atletas, treinadores e oficiais dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, tem o mesmo formato da de premiação.

mllr is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 05:10.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.