Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Aldous Huxley
Trooper
 

Default Uma pergunta a ser feita a adolescentes que eu achei genial

26-01-12, 15:34 #1
Estes dias, ao preencher um formulário de modelo de negócio, na seção “Questões pertinentes”,me deparei com uma das perguntas mais bem elaboradas que já vi na minha vida.

“Quem são as pessoas envolvidas? O que elas fizeram no passado que poderia levar alguém a acreditar que elas serão bem sucedidas no futuro?” Formulário CEI 2011 UFRGS.

Alguns vão pensar, o que essa pergunta tem de tão especial? Para um modelo de negócio certamente nada demais. Mas para um adolescente, e todo e qualquer adolescente, é uma pergunta de reflexão espetacular.

Quando viemos a este mundo, sabe-se lá por que, e para que, e entramos na adolescência, nós temos um grande futuro pela frente sem ter um passado para nos condenar ou ser julgado. Só que a verdade óbvia e estampada é que, um adolescente não viveu suficientemente para cometer os mais diversos erros que todos nós cometemos no desenrolar de nossas vidas, tentando atingir os mais diversos objetivos, como a própria auto-suficiência, constituição de uma família, um bom emprego ou uma empresa de sucesso.

Como erros deste tipo não podem ser apontados na sua cara, ele traça objetivos muito mais pretensiosos, julgando já ter todo o conhecimento necessário para ser senhor de seu destino, capaz de ajustar sua própria bússola, sem ajuda ou conselho de qualquer outra pessoa.

Ou seja, esta falta de passado se torna em um álibi poderoso para não escutar, não ouvir, não refletir sobre todo e qualquer conselho dado por uma pessoa mais experiente, por mais bem sucedida que ela seja, principalmente se ela estiver dentro de sua casa, zelando por seu destino.

E assim, vários de nós, ou por não dizer todos nós um dia, lutamos contra a escola, contra um pai, uma mãe, um amigo ou até um desconhecido. E sim, sempre tem alguém mais velho que ainda tenta aconselhar um adolescente, as vezes por bem, as vezes a força, se esquecendo de que na sua frente encontra-se uma cópia do que ele mesmo fora um dia no passado. Este esquecimento ocorre de forma natural, quando ao longo de nossas vidas “quebramos a cara”, do vestibular ao cálculo da aposentadoria, que faz parecer esse período de “sapiência universal” da adolescência um ato infantil. E de repente, surge na nossa frente alguém tomando a mesma atitude, emanando ares de adulto.

E é aí que surge um fenômeno bizarro: o adulto não usa sua própria experiência ao seu favor, pelo contrário. Se o fizessem, não tentariam moldar a personalidade de seu filho como um cerâmico chinês de dez mil anos atrás faria justamente nesta fase. É completamente inútil, estressante, além de você estar lidando, quer queira quer não, ainda com uma criança disfarçada de adulto.

Acredite, todos os valores que você poderia dar ao seu filho, você já os passou desde seu nascimento. E se agora ele esta tomando uma atitude ou um rumo diferente, é natural e temporário, ele está tentando se tornar uma pessoa única, e não uma cópia de você. Ou seja, nessa fase ele quer seguir seu próprio caminho e ter sua própria personalidade, e isso inclui as mais variadas atitudes, como matar aula pra ficar escutando “pais e filhos” numa escadaria de uma praça qualquer, chegar em casa fora do horário combinado, mais mamado do que você já pensou estar numa folia de carnaval no Pelourinho, entre várias outras coisas.
Nesta fase você pode tomar atitudes preventivas, mas jamais vai conseguir convencê-lo, de momento, de seguir as idéias que você passou a ele durante toda sua vida.

Mas daí vem a pergunta, quando devo levá-lo a sério? Como repassar a ele (de novo) meus valores?

Acredite, isso só pode ser feito antes e depois desta fase, mas jamais nela. Se o seu filho adolescente olhar para você, e disser que você é um velho que não sabe de nada, use sua experiência, faça cara de paisagem, e deixe cair no esquecimento, assim como ele vai fazer também, automaticamente, quando chegar perto da sua idade.

E assim você verá que todos aqueles valores que você passou a ele, na sua infância, não se perderam, pelo contrário, no seu amadurecimento, ele os redescobrirá um a um, e quando você se for, ele dirá a célebre frase que você talvez já tenha dito ou venha a dizer... “como meu velho tinha razão”.

Enfim...

Escrevi este texto numa madrugada insone. Num daqueles momentos em que tentamos nos descobrir.





Aldous Huxley is offline   Reply With Quote
Aqualung
Trooper
 

Gamertag: Mr Aqualungz Steam ID: Aqualunguer
26-01-12, 15:36 #2
Quote:
Postado por Aldous Huxley Mostrar Post
Num daqueles momentos em que tentamos nos descobrir.
Hmmm, bichona!

Aqualung is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
26-01-12, 15:41 #3
AOIHIUEHIAEIHEUA nego vem, escreve um puta texto bem elaborado, e o retardado vem e fala 'bichona' IUEHIUAHIAIUEHIUA

zorba is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-01-12, 15:46 #4
Quote:
Postado por Aldous Huxley Mostrar Post
Se o seu filho adolescente olhar para você, e disser que você é um velho que não sabe de nada, use sua experiência, faça cara de paisagem, e deixe cair no esquecimento,
vero, mas ai eu me cansei e comecei a dar cartoes

Jeep is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
26-01-12, 15:53 #5
Quote:
Postado por zorba Mostrar Post
AOIHIUEHIAEIHEUA nego vem, escreve um puta texto bem elaborado, e o retardado vem e fala 'bichona' IUEHIUAHIAIUEHIUA
HAUAHUAHAUHAUAHUAHUAHAHA

vegetous is offline   Reply With Quote
Azarael
Trooper
 

Steam ID: azarael
26-01-12, 15:53 #6
Quote:
Postado por Jeep Mostrar Post
vero, mas ai eu me cansei e comecei a dar cartoes
UHAuhauhauhuha, isso soou engraçado com a volta do percezione.

Azarael is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

26-01-12, 15:58 #7
Alguém faz uma resenha, por favor...

mojud is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

26-01-12, 16:01 #8
aposto q dá pra achar o mesmo post em no mínimo 3 fóruns diferentes.

rockafeller is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
26-01-12, 16:09 #9
rsrsrs jeep

ragauskas is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
26-01-12, 16:23 #10
Posta na ds

 







expectativa

 









realidade

 

seuboi is offline   Reply With Quote
GSI
Trooper
 

Gamertag: XAND GSI Steam ID: GSIXD
26-01-12, 16:39 #11
oi

GSI is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
26-01-12, 16:49 #12
então
qual é a pergunta?

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Logan
Trooper
 

26-01-12, 16:59 #13
cospe ou engole?

Logan is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
26-01-12, 17:10 #14
Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
então
qual é a pergunta?
(1)

alguem faz um tl;dr com a pergunta ai

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
StingraY
Trooper
 

Steam ID: FAButzke
26-01-12, 17:14 #15
Pergunta a ser feita a adolescentes:
Qual é o sentido da vida?
R: Beber, catar mulher, ter carro.

Pergunta a ser feita para jovens:
Qual é o sentido da vida?
R: Beber, catar mulher, pagar o carro, tentar se formar na faculdade sem estudar.

Pergunta a ser feita para jovens (20+)
Qual o sentido da vida?
R: Beber, catar mulher, pagar o conserto do carro (que está na oficina porque o jovem bebeu , catava mulher E dirigia), tentar se formar na faculdade sem estudar.

Pergunta a ser feita para jovens (25+)
Qual o sentido da vida?
R: Tentar parar de beber, achar uma boa mulher, pensar em constituir familia e achar um emprego que seja condizente com o diploma que ganhou mas nunca atuou na área.

Pergunta a ser feita para trintões:
Qual o sentido da vida?
R: Continuar tentando parar de beber, achar outra mulher sem que a atual saiba, achar outro emprego que não necessariamente seja melhor que o atual mas que seja em outra área porque ele já não aguenta mais a mesma rotina dos ultimos 5 anos.

Pergunta a ser feita para quarentões:
Qual o sentido da vida?
R: Desistir de tentar a parar de beber, desistir de trocar de mulher, ficar preocupado com o exame de prostata que está por vir, se contentar com o emprego meia-boca que ainda não é um emprego da área na qual ele se formou.

Pergunta a ser feita para cinquentões:
Qual o sentido da vida?
R: Beber, jogar baralho com outros cinquentões, tomar remédio pra pressão e colesterol, ignorar os xingamentos da mulher por chegar bêbado em casa todos os dias, roncar.

Pergunta a ser feita para sessentões:
Qual o sentido da vida?
R: Beber, jogar baralho com outros sessentões, começar esquecer de tomar os remédios para a pressão e colesterol, começar a esquecer que tem mulher e começar a esquecer onde mora, se aposentar.

Pergunta a ser feita para setentões:
Qual o sentido da vida?
R: Beber, esquecer onde era e quando era o jogo de baralho que ele jura que foi marcado com os outros setentões, esquecer de tomar os remédios para pressão e colesterol e se, caso lembrar de tomar, esquecer onde eles estão, esquecer que tem mulher, esquecer onde mora depois de sair para procurar onde era o jogo de baralho.

Pergunta a ser feita para oitentões:
Qual o sentido da vida?
R: Babar, perguntar: "Quem é você?" para cada um que lhe cumprimenta na rua, incomodar parentes com a sua surdez, morrer.

StingraY is offline   Reply With Quote
dbf
Trooper
 

26-01-12, 17:53 #16
Nofa jipe, como vc é poderoso....virtualmente falando, claro



Aldous: vc é pai?

Caso seja: seu filho é adolescente?

Eu nao sou pai ainda e acho que os pais fazem isso institivamente e sem perceber, nao pq querem

dbf is offline   Reply With Quote
NewKa
Trooper
 

26-01-12, 18:43 #17
eu curti o texto. Parabéns.

NewKa is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

26-01-12, 19:36 #18
Nem li o texto. Parabéns.

Biel is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
26-01-12, 19:48 #19
curti tmb... mas gostaria de adicionar algo... isso vale pra pré adolescentes tmb... galerinha anda precoce... vcs não tem noção... eheheh

Sabbath is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
26-01-12, 20:29 #20
cara, adolescente é foda pq eh uma explosão hormonal que deixa qualquer 1 zuado das idéias.. além da insegurança e outras descobertas

o relacionamento com um adolescente deve ser de fato enlouquecedor para um pai, mas creio que do mesmo jeito que vc diz no texto ser necessário ter paciência e esperar essa fase passar, acho tb que é uma fase em que os limites e as autoridades devam ser impostas de forma bem clara e coesa.. uma adolescência sem limites e sem respeito aos mais velhos vai acabar em merda com certeza

então acho q é valido explicar o porque vc está tomando aquela atitude e o porque ele vai obedecer e ponto final...

percezione is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-01-12, 20:45 #21
Dizem que as decisões que se toma antes do completo amadurecimento do 'complexo' de raciocínio abstrato pouco contam, e que modificamos mais facilmente a própria memória pra cobrir 'furos' das etapas cognitivas anteriores (sensório-motoras, concreta, etc. pq não sei quais de cabeça)

Portanto, se você teve um desenvolvimento cerebral considerado normal, as decisões que toma entre os 13 e 18 anos são as que mais vão modificar o que você será pro resto da sua vida, já que qualquer decisão tomada antes pode ser 'revertida'

Pare, pense e olha pra você mesmo com 14: você decidiu que seria 'bem-sucedido'?
(não me importo com a definição de bem sucedido, seja no que for)

Com 13-18 anos:
Mark Twain decidiu virar piloto de barco a vapor (base pra Advetures of Huckleberry Finn, a 'grande obra americana')
Steve Jobs se interessava por mecânica, eletrônica e tudo o mais que fermentava Palo Alto
Warren Buffet teve "likes math; a future stock broker" escrito no yearbook
Johnny Depp tocava em diversas bandas e desprezava educação formal
Bill Gates trabalhava numa empresa de tecnologia e programava pra ganhar uma grana, apesar de ser de família rica
Einstein passava o tempo fazendo cálculo integral e já queria ser professor universitário
John D. Rockefeller: "earned extra money raising turkeys, selling potatoes and candy, and eventually loaning small sums of money to neighbors. He followed his father’s advice to "trade dishes for platters", and always get the better part of any deal"


Sei que exemplo vale muito pouco, mas como existem poucas pessoas indubitavelmente bem sucedidas no que escolheram (ou no que foram levadas a fazer) e em quase todos os casos se sente aquele 'cheiro' de aspiração à grandeza...

tl;dr Somos reflexo do meio somado aos gostos e impulsos da adolescência

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

26-01-12, 20:51 #22
Dito isso, eu não acho que aspirar à grandeza absoluta e imortalidade do nome na história seja um objetivo de vida mais válido que 'jogar todos os RPGs de SNES'

A vida não faz muito sentido, deal with it

Zedd is offline   Reply With Quote
B.2Y.S
Trooper
 

XFIRE ID: B2YS Steam ID: b2ys
27-01-12, 01:40 #23
bela reflexão, parabéns curti mesmo

B.2Y.S is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 13:21.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.