Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade > Futebol

Responder
 
Thread Tools
percezione
Trooper
nauticocapibaribe
 

Steam ID: brunorei
Default Como o autismo ajudou Messi a se tornar o melhor do mundo

27-08-13, 22:46 #1
Como o autismo ajudou Messi a se tornar o melhor do mundo

http://www.diariodocentrodomundo.com...lhor-do-mundo/

Messi é autista. Ele foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com a Síndrome de Asperger, conhecida como uma forma branda de autismo. Ainda que o diagnóstico do atleta tenha sido pouco divulgado e questionado, como uma maneira de protegê-lo, o fato é que seu comportamento dentro e fora de campo são reveladores.

Ter síndrome de Asperger não é nenhum demérito. São pessoas, em geral do sexo masculino, que apresentam dificuldades de socialização, atos motores repetitivos e interesses muito estranhos. Popularmente, a síndrome é conhecida como uma fábrica de gênios. É o caso de Messi.

É possível identificar, pela experiência, como o autismo revela-se no seu comportamento em campo — nas jogadas, nos dribles, na movimentação, no chute. “Autistas estão sempre procurando adotar um padrão e repeti-lo exaustivamente”, diz Nilton Vitulli, pai de um portador da síndrome de Asperger e membro atuante da ong Autismo e Realidade e da rede social Cidadão Saúde, que reúne pais e familiares de “aspergianos”.

“O Messi sempre faz os mesmos movimentos: quase sempre cai pela direita, dribla da mesma forma e frequentemente faz aquele gol de cavadinha, típico dele”, diz Vitulli, que jogou futebol e quase se profissionalizou. E explica que, graças à memória descomunal que os autistas têm, Messi provavelmente deve conhecer todos os movimentos que podem ocorrer, por exemplo, na hora de finalizar em gol. “É como se ele previsse os movimentos do goleiro. Ele apenas repete um padrão conhecido. Quando ele entra na área, já sabe que vai fazer o gol. E comemora, com aquela sorriso típico de autista, de quem cumpriu sua missão e está aliviado”.

A qualidade do chute, extraordinária em Messi, e a habilidade de manter a bola grudada no pé, mesmo em alta velocidade, são provavelmente, segundo Vitulli, também padrões de repetição, aliados, claro, à grande habilidade do jogador. Ele compara o comportamento de Messi a um célebre surfista havaiano, Clay Marzo, também diagnosticado com a síndrome de Asperger. “É um surfista extraordinário. E é possível perceber características de autista quando ele está numa onda. Assim, como o Messi, ele é perfeito, como se ele soubesse exatamente o comportamento da onda e apenas repetisse um padrão”. Mas autistas, segundo Vitulli, não são criativos, apenas repetem o que sabem fazer. “Cristiano Ronaldo e Neymar criam muito mais. Mas também erram mais”, diz ele.

Autistas podem ser capazes de feitos impressionantes — e o filme Rain Man, feito em 1988, ilustra isso. Hoje já se sabe, por exemplo, que os físicos Newton e Einstein tinham alguma forma de autismo, assim como Bill Gates.

Também fora de campo, seu comportamento é revelador. Quem já não reparou nas dificuldades de comunicação do jogador, denunciadas em entrevistas coletivas e até em comerciais protagonizados por ele? Ou no seu comportamento arredio em relação a eventos sociais? Para Giselle Zambiazzi, presidente da AMA Brusque, (Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de Brusque e Região, em Santa Catarina), e mãe de um menino de 10 anos diagnosticado com síndrome de Asperger, foi uma revelação observar certas atitudes de Messi.

“A começar pelas entrevistas: é visível o quanto aquele ambiente o incomoda. Aquele ar “perdido”, louco pra fugir dali. A coçadinha na cabeça, as mãos, o olhar que nunca olha de fato. Um autista tem dificuldade em lidar com esse bombardeio de informações do mundo externo”, diz Giselle. Segundo ela, é possível perceber o alto grau de concentração de Messi: “ele sabe exatamente o que quer e tem a mesma objetividade que vejo em meu filho”.

Giselle observou algumas jogadas do argentino e também não teve dúvidas: “o olhar que ‘não olha’ é o mesmo que vejo em todos. Em uma jogada, ele foi levando a bola até estar frente a frente com um adversário. Era o momento de encará-lo. Ele levantou a cabeça, mas, o olhar desviou. Ou seja, não houve comunicação. Ele simplesmente se manteve no seu traçado, no seu objetivo, foi lá e fez o gol. Sem mais”.

Segundo Giselle, Messi tem o reconhecido talento de transformar em algo simples o que para todos é grandioso e não vê muito sentido em fama, dinheiro, mulheres, badalação. “Simplesmente faz o que mais sabe e faz bem. O resto seria uma consequência. Outra aspecto que se assemelha muito a meu filho”.

Outra característica dos autistas, segundo ela, é ficarem extremamente frustrados quando perdem, são muito exigentes. “Tudo tem que sair exatamente como se propuseram a fazer, caso contrário, é crise na certa. E normalmente dominam um assunto específico. Ou seja, se Messi é autista e resolveu jogar futebol, a possibilidade de ser o melhor do mundo seria mesmo muito grande”, diz ela.

A ideia de uma das maiores celebridades do mundo ser um autista não surpreende, mas encanta. Messi nunca será uma celebridade convencional. Segundo Giselle, ele simplesmente será sempre um profissional que executa a sua profissão da melhor forma que consegue — mas arredio às badalações, às entrevistas e aos eventos. “Ele precisa e quer que sua condição seja respeitada. Nunca vai se acostumar com o assédio. Sempre terá poucos amigos. E dificilmente saberá o que fazer diante de um batalhão de fotógrafos e fãs gritando ao seu redor. De qualquer modo, certamente a sua contribuição para o mundo será inesquecível”, diz ela.


Eaí, o que vocês acham? Procede essa informação?





percezione is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
saopaulo
 

27-08-13, 22:56 #2
de acordo com o fantástico de semana passada não existe mais aspie : /

Blazed is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
atleticomineiro
 

27-08-13, 23:03 #3
Acho que é viagem

Bombastic is offline   Reply With Quote
PGSBirD
Trooper
saopaulo
 

PSN ID: pgsbird
28-08-13, 00:30 #4
ahhh...tem que ver issae

PGSBirD is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
ds
 

28-08-13, 00:43 #5
Já é só que sei lá

Biel is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
ds
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
28-08-13, 00:44 #6
creio que seja fake

didz is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
flamengo
 

28-08-13, 01:13 #7
faek mas não dá pra reprovar moralmente... "jogou futebol e quase se profissionalizou" foi meio triste, mas é pai de quem sofre da condição, tá valendo...

XtremE is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
flamengo
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
28-08-13, 09:36 #8
eu ja debati sobre essa possibilidade com alguns amigos por ser algo plausivel e pertinente, dadas as caracteristicas dele e tal

no entanto, o maximo q da pra extrair desse tema nao eh nem o messi em si, mas o padrao de comportamento profissional q ele tem em relacao aos demais atletas

como assim?
bom... uma das coisas q sempre foi frisada em relacao ao pelé foi seu comprometimento profissional. nunca faltava treino, cumpria a parte fisica com rigor, era disciplinado, seguia os esquemas taticos, nao se entupia de cachaça, nao vivia na farra etc etc. atleta profissional de padrao olimpico

o estrelismo q afeta os jogadores eh algo q sempre existiu por conta do glamour, coisa e tal, mas hj em dia ta potencializado pela globalizacao, direitos de imagem do cara (wtf?!?), marketing e afins. o cara virou um produto de prateleira e obviamente quer curtir as benesses disso

temos entao o cristiano ronaldo, por ex. usa bomba ate no rabo, vai pra balada e torra tubos em cachaça, eh arrogante, prepotente, estrela suprema do time. do outro lado temos o messi, q precisou apresentar caracteristicas de autista (ou talvez seja mesmo) pra ter o mesmo perfil profissional de um atleta olimpico

entao, no mercado da bola atual, soh sendo autista pra ser focado e profissional?

Fura Olho is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
itumbiara
 

28-08-13, 09:43 #9
Quem cuida dos direitos de imagem do messi deveria repensar as propagandas que ele faz....


Porra, diet shake e concorrente do whatsapp ?

vitorueda is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
corinthians
 

Gamertag: Orggbr29
28-08-13, 10:01 #10
olha.. nunca havia pensado nessa hipotese, mas é bem plausivel... principalmente na parte da interação social do messi: pouco fala, totalmente desajeitado em qqer evento, entrevista, etc.

temos que arrumar um zagueiro autista pra poder marcar ele... ai da pra confirmar..

OrGg is offline   Reply With Quote
Vautier
Trooper
saopaulo
 

PSN ID: VautierM8
28-08-13, 10:09 #11
não há nenhum diagnóstico médico sobre isso... é uma tese e sei lá, hein? tem que ver issae...

Vautier is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
americarj
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
28-08-13, 10:30 #12
Eu gostei da matéria, mas falta-me uma fonte oficial realmente dizer que ele tem Asperger. A princípio, só se ele tiver um LEVE nível de Asperger, pq essa síndrome tende a deixar a pessoa bem antissocial, o que não parece ser o caso do Messi.

Tem um livro de ficção muito legal que eu amo que se chama "the curious incident of the dog in the nighttime", que fala de um garoto com esta síndrome em específico. Narra a aventura deste garoto em descobrir quem matou o cachorro da vizinha e como ele faz isso driblando os problemas que ele tem com sua própria doença.

Never Ping is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
palmeiras
 

28-08-13, 11:03 #13
Eu sempre vi autismo no messi, por N motivos..

eu e um amigo ja falamos sobre isso, o fato dele ser meio "esquisito" ajuda e mto,ele sente menos pressao nos jogos importantes, parece q nao tem um "dia ruim", esta sempre concentrado..

eu sou MT fã do cara, mas sempre vi algo "errado" ali eohaea

ircF is offline   Reply With Quote
GSI
Trooper
corinthians
 

Gamertag: XAND GSI Steam ID: GSIXD
28-08-13, 13:14 #14
podiamos ter uns brasileiros assim hein
eheuheu
jogador brasileiro faz um gol em um jogo importante no brasileiro, MEU DEUS
ja vira estrelinha

GSI is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
itumbiara
 

28-08-13, 15:58 #15
Quote:
Postado por Fura Olho Mostrar Post
temos entao o cristiano ronaldo, por ex. usa bomba ate no rabo, vai pra balada e torra tubos em cachaça, eh arrogante, prepotente, estrela suprema do time. do outro lado temos o messi, q precisou apresentar caracteristicas de autista (ou talvez seja mesmo) pra ter o mesmo perfil profissional de um atleta olimpico

entao, no mercado da bola atual, soh sendo autista pra ser focado e profissional?
Cristiano Ronaldo pode ser arrogante, prepotente e estrelinha. Mas o cara é extremamente profissional. Treina demais e se cuida também. Já vi várias reportagens pagando pau pra ele quanto a isso.

clash is offline   Reply With Quote
dreh
Trooper
corinthians
 

28-08-13, 16:18 #16
se o cara eh um dos melhores do mundo e se acha um dos melhores do mundo, oq ha de arrogante nisso ? vejo mais um cara realista
tambem nunca vi nada de noticia de torrar tubos em cachaca, o cara eh extremamente profissional, cuida do corpo e nao com bombas

sem contar q ele nao eh estrela, tem um video la da diferenca de tratamento de fas entre ele e o messi ...

messi constantemente envolvido em escandalo
hj saiu q ele humilha os caras do proprio time, ja saiu de sonegacao fiscal, traicao, etc ...

ronaldo ta na dele, eh mala pq pode

e sem essa de autismo, o cara no maximo eh timido

dreh is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
corinthians
 

Gamertag: Orggbr29
28-08-13, 16:21 #17
ITT

MESSI vs CR

BEGIN!

OrGg is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
flamengo
 

PSN ID: atcasanova
28-08-13, 16:42 #18

maxcool is offline   Reply With Quote
dreh
Trooper
corinthians
 

28-08-13, 16:43 #19

dreh is offline   Reply With Quote
hypnos
Trooper
flamengo
 

28-08-13, 16:46 #20
que doido esse vídeo do alfredo!

hypnos is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
palmeiras
 

28-08-13, 17:07 #21
Quote:
Postado por dreh Mostrar Post
se o cara eh um dos melhores do mundo e se acha um dos melhores do mundo, oq ha de arrogante nisso ? vejo mais um cara realista
tambem nunca vi nada de noticia de torrar tubos em cachaca, o cara eh extremamente profissional, cuida do corpo e nao com bombas

sem contar q ele nao eh estrela, tem um video la da diferenca de tratamento de fas entre ele e o messi ...

messi constantemente envolvido em escandalo
hj saiu q ele humilha os caras do proprio time, ja saiu de sonegacao fiscal, traicao, etc ...

ronaldo ta na dele, eh mala pq pode

e sem essa de autismo, o cara no maximo eh timido
Q??
Me diz aonde que o Messi humilha caras do proprio time?

Voce ta bebado?

eu vo deixar esse videozinho aki, mostrando o messi com 8(OITO) anos, apos o seu time estuprar os adversarios, as crianças do outro time se jogando no chao chorando e ele CONSOLANDO.

Isso é ser autista, com 8 anos ter o discernimento q ele teve, messi rlz


pra cada imbecilidade parcial q vc postar eu posso mostrar N atitudes positivas do cara, ele eh competidor, ele provoca os torcedores do Real, e?

Olha as ultimas ferias, enquanto o Cronaldao(que nao tenho nada contra, concordo 100% q eh extremamente empenhado e o pessoal pega no pé DEMAIS com ele, alem de que eu sequer coloco no mesmo patamar pq igual ao Messi nao ha ninguem atualmente) passeava em seu iate o Messi promoveu diversos jogos para arrecadar fundos, viajando dia sim dia nao pra varios paises, inclusive eh um dos motivos porque esta se contundido mto, pessimos descanso.

Nao é possivel que voce seja tao obtuso no Futebol. pqp

ircF is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
itumbiara
 

28-08-13, 17:46 #22
Esse lance de arrecadar fundos sempre tem um proposito pessoal de ganho... É tipo acreditar que jogador tipo o Raí montou ONG só pra ajudar criancinhas dando dinheiro do proprio bolso... Jogadores ganham muito dinheiro com filantropismo... Nada contra, mas me pareceu combinar alguns fatores sociais com interesses economicos

vitorueda is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
remo
 

Gamertag: serjaum
28-08-13, 18:10 #24
cristiano ronaldo faz propaganda de shampoo....

e o messi?

serjaum is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
noroestebauru
 

28-08-13, 19:21 #25
eu sempre achei o messi um cusão, mas e dai, ng tem nada com isso

agora esse texto ai do autismo ta mto tendencioso e parcial, parece que tao querendo achar coisa aonde nao tem

SigSnake is offline   Reply With Quote
AcquiencE
Trooper
corinthians
 

28-08-13, 19:21 #26
Nossa, nada av esses videos do dreh.
O unico lance polemico eh qnd ele chuta a bola na torcida....o resto eh td normal

AcquiencE is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
flamengo
 

PSN ID: atcasanova
28-08-13, 20:07 #27
Jornal espanhol acusa messi de humilhar companheiros

http://globoesporte.globo.com/futebo...panheiros.html

maxcool is offline   Reply With Quote
dreh
Trooper
corinthians
 

29-08-13, 01:51 #28
haha segura a onda ai palmerense de merda, eu falei que SURGIRAM noticias que o cara humilha os companheiros, como o maxcool colocou ai

e jogo beneficiente vc axa q o messi nao leva nada ? incrivel mundo de ircf
messi eh um apostolo

dps voce da uma lambida na cabeca do pau do messi ai ircf q vc garante uma vaga no ceu

dreh is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
fluminense
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
29-08-13, 02:12 #29
Quote:
Postado por maxcool Mostrar Post
Jornal espanhol acusa messi de humilhar companheiros

http://globoesporte.globo.com/futebo...panheiros.html
Globo começando a campanha pra derrubar o Messi e subir o status do Neymar? aiuheae

Sephiroth is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
flamengo
 

PSN ID: atcasanova
29-08-13, 02:28 #30
a reportagem não é da globo.

maxcool is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
flamengo
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
29-08-13, 09:38 #31
Lionel Messi’s Neighbors Were Bothering Him, So He Bought Their House
http://www.sportsgrid.com/soccer/lio...t-their-house/

UAEHAEHAEUE mito

Fura Olho is offline   Reply With Quote
OrGg
Trooper
corinthians
 

Gamertag: Orggbr29
29-08-13, 09:57 #32
Quote:
Postado por materia
So our story goes like this: Lionel Messi, whom I hear is some sort of soccer player of note
pootz.. espero que isso seja sarcasmo.. (nao encontrei o em nenhum lugar! hehe)
mas vindo de 'mericans, tudo é possivel..

OrGg is offline   Reply With Quote
roadster
Banned
corinthians
 

29-08-13, 10:56 #33
acho q ele soh eh um cara estranho
como eu vc ou varios darknerds

roadster is offline   Reply With Quote
dreh
Trooper
corinthians
 

09-09-13, 21:58 #34
Romário diz que Messi sofre de autismo e pai do jogador promete processo
Pai de Messi negou doença Síndrome de Asperger Foto: EFE


O ex-jogador e deputado federal Romário se envolveu em mais uma polêmica, desta vez internacional. Neste domingo, ele publicou uma série de afirmações em sua conta no Twitter dizendo que o argentino Messi sofre de Síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo.

"Vocês sabiam que o Messi tem Síndrome de Asperger? É uma forma leve de autismo, que deu a ele o dom do foco e concentração acima de tudo e de todos. Newton e Einstein também tinham níveis de autismo. Espero que, como eles, Messi se supere a cada dia e continue nos apresentando esse belo futebol", escreveu o tetracampeão, antes de apresentar o link da matéria em que tinha lido sobre o caso.

Mesmo não desmerecendo Messi ou qualquer outro portador da doença, as declarações de Romário irritaram Jorge, pai do meia do Barcelona e da seleção argentina. Nesta segunda-feira, ele prometeu processar o ex-jogador por divulgar falsas informações. Despreocupado com a ameaça, Romário voltou a usar o microblog para se defender.



"Sites da Espanha divulgaram que eu havia dito que Messi tem um transtorno mental e estão fazendo sensacionalismo em cima do assunto. Divulguei uma informação que veículos no Brasil têm abordado. Até uma TV abordou o assunto. Então fica aqui a informação: de acordo com o pai do Messi, ele não tem autismo. Não sou medido para confrontar a informação. Ah, ele disse que vai me processar por isso. Pode processar à vontade", escreveu Romário.


Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
http://esportes.terra.com.br/futebol...6eb0aRCRD.html

messi eh autista o dhduhdudhu

dreh is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
gremio
 

14-10-13, 19:05 #35
levando em conta que hj tudo é doença..

obesidade, depressao, hiperatividade, preguiça

ai no final o cara lanca eisten e nao sei quem, tb eram autistas rsss. blz. nao sabem nem se o messi é. e o cara ja resgata genios do passado pra dizer que eram, e nao que nao sejam, mas tudo bem...

eu só acredito o dia que o proprio messi vier na tv e falar, e ainda sob juramento.

e se nao vier pra mim tanto faz. é craque de bola. joga muito mais que o neymar, mas nao joga mais que o ronaldo fenomeno. e quem discorda é retardado.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
tdf
corinthians
 

Steam ID: tdf
15-10-13, 10:10 #36
De autista ele não tem nada, acho ele bem baixinho hAHIUHUAh aUHAIohsdpo pokashuA PkasshaP apSDokpose

tdf is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:00.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.