Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
nulio
Trooper
 

Default ELP - Cálculo financeiro para aposentadoria

16-03-10, 10:27 #1
Baseado no blog desse cara (Viver de Renda) eu to bolando uma planilha que serve basicamente pra fazer um acompanhamento financeiro de fácil interpretação do meu portfolio, com gráficos, previsões, objetivos, etc.

To quebrando a cabeça pra fazer o seguinte, quero calcular quanto eu preciso ter investido para:

Sacar uma quantia mensal (equivalente a X reais hoje), reajustada a cada mês, durante um período finito de tempo (exp. de vida - idade), até que o montante chegue a zero no último saque.

Variáveis para cálculo:

- Exp. de vida;
- Margem de erro para exp. de vida;
- Idade no momento do primeiro saque;
- Inflação (previsão);
- Rendimento mensal esperado (descontando IR);
- Valor do saque (em dinheiros de hoje);

Eu consegui fazer o cálculo para um período infinito de tempo, no qual a renda gerada menos o saque fazem o montante aumentar de tal forma que no próximo mês eu possa sacar o valor reajustado sem comprometer o poder de compra do montante total.

Lógico que o segundo caso é muito melhor do que o primeiro, mas acredito que a quantidade de dinheiro necessária pra isso seja muito maior.

Aquele esquema de PV, n, i, FV e PMT não funcionou porque os valores de PMT não são constantes, eles sofrem um aumento todo mês.

Enfim, to precisando de uma ajuda pra bolar essa fórmula e passar ela pro excel, alguém tem alguma idéia?

Obrigado, e fiquem com Deus meus queridos.





nulio is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

16-03-10, 11:59 #2
se alguem souber posta a resposta ae q eu to querendo saber tb

Bombastic is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

16-03-10, 12:10 #3
ah edit, soh agora vi o link =]


acredito que tenham outros meios melhores de se investir a grana.


previsao de custo de inflaçao e rendimento esperado, sao variaveis nada confiaveis. tens que fazer um planejamento pra investir, e investir em renda variavel direto, só que isso nao quer dizer colocar grana e apenas fazer saques com base em calculos, é um pouco mais complicado.


Last edited by dos Pampas; 16-03-10 at 12:20..
dos Pampas is offline   Reply With Quote
nulio
Trooper
 

16-03-10, 13:29 #4
Eu sei pampas, o que eu queria era uma valor aproximado pra eu ter uma idéia de quão distante eu to do meu objetivo.

O portfolio vai ser aproximadamente 75% RV e 25% RF, e apesar da RV não ter um padrão nem nada, da pra se estipular sem nenhum problema um rendimento médio esperado pra as metas a médio e longo prazo.

Outra, não tem como fugir da inflação, então não se pode deixar de lado os aproximadamente 4,5% ao ano que ela tira do poder de compra do teu dinheiro. Se começar a subir demais, é só aumentar a inflação esperada na planliha e pronto, os valores finais também vão aumentar e tua aposentadoria vai ter que esperar mais um pouco.

nulio is offline   Reply With Quote
Mr. Valle
Trooper
 

16-03-10, 13:35 #5
tem que fazer via goal seek no excel.

1- Principal - saque = Saldo
2- Saldo 1 - saque = saldo 2
...........
.......
........
......
n - Sado n-1 - saque = saldo n

Goal seek = saldo n = 0, variando saque.

Mr. Valle is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 09:17.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.