Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
Default Telescópio fodão inaugurado!!!

24-07-09, 15:44 #1
 

Telescópio e autoridades da Espanha!

O Grande Telescópio Canárias (GTC), o maior e com tecnologia mais avançada do mundo, situado na ilha de La Palma, no arquipélago canário, foi inaugurado hoje e permitirá aos pesquisadores conhecerem os mistérios da formação do universo através de seu espelho, com potência equivalente à visão de 4 milhões de pupilas.

O GTC é uma ferramenta refletora, com um espelho primário de 10,4 metros de diâmetro, o maior do mundo. Trata-se de um projeto avaliado em 104 milhões de euros, financiado em 90% pela Espanha e, em 10% do valor, com o apoio do México e dos Estados Unidos.

Situado no observatório de El Roque de los Muchachos, a mais de 2 mil metros de altitude, permitirá revelar segredos ocultos do universo, por captar a luz formando imagens diretas (detectadas pelo olho humano) e imagens espectroscópicas (através de espectrógrafos, que selecionam uma parte da imagem, separando-a nos diferentes comprimentos de onda).

Pô! Loko demais ow!!!! Quero ver as imagens que ele vai proporcionar pra gente!!!

E pra ilustrar, uma imagem muito foda do Eclipse que rolou na China essa semana!
 





Chronos is offline   Reply With Quote
deadcow
Trooper
 

Gamertag: deadcaw PSN ID: deadcaw
24-07-09, 15:47 #2
Heroes? ohshit!

deadcow is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
24-07-09, 15:53 #3
haiuseuha Heroes foi boa!

Fiquei na dúvida sobre o funcionamento de um telescópio, aí achei o seguinte (também fala de alguns telescópios existentes ao longo da Terra):

Os telescópios podem ser refratores (lunetas) ou refletores.

As lunetas são instrumentos relativamente simples compostas de um tubo em cujas extremidades estão colocadas dois conjuntos de lentes que são:

- a objetiva, voltada para o objeto, que se trata de um sistema óptico que capta a luz que provém do objeto, formando uma imagem em determinado ponto (chamado foco);

- a ocular, que amplia a imagem e permite a observação do objeto.

O funcionamento das lunetas baseia-se no princípio da refração da luz, ou seja, um feixe de luz branca quando atravessa a lente é desviado do seu caminho inicial, de modo que o feixe de luz converge para o foco. Além de serem desviados, os raios de luz também são decompostos em diferentes cores, que convergem para pontos diferentes; este fenômeno é chamado aberração cromática e se torna mais inconveniente quanto maior for o tamanho da objetiva.

Os instrumentos que possuem espelhos refletores são chamados telescópios refletores ou simplesmente telescópios. Os refletores foram inventados em 1672 por Sir Isaac Newton, quando procurava uma solução para o problema da aberração cromática. Newton usou o princípio da reflexão que, ao contrário da refração, não produz aberrações cromáticas. Existem diferentes montagens de telecópios refletores; uma das montagens mais comuns trata-se de um tubo aberto com um espelho côncavo ao fundo, chamado primário. Este espelho reflete a luz incidente e concentra a imagem, graças à sua concavidade, em um foco a sua frente. Em seguida, a imagem é rebatida por um espelho plano, chamado secundário. A inclinação do secundário é de 45 graus; assim, a imagem é transferida para o lado externo do tubo, onde pode ser observada.

A estrutura de sustenção dos telescópios, sobre a qual está montado o sistema óptico, pode ser feita de duas maneiras:

- Montagem azimutal: o instrumento gira em torno de um eixo vertical que desloca o tubo do telescópio paralelamente ao horizonte, e em torno de um outro eixo horizontal que permite o movimento perpendicular ao horizonte - esta montagem é muita utilizada em instrumentos pequenos;

- Montagem equatorial: esta montagem também permite a rotação em torno de dois eixos ortogonais entre si: um dos movimentos é feito em torno do eixo polar, que deve apontar para o polo celeste do hemisfério no qual o observador se encontre, enquanto que o segundo movimento é feito em torno de outro eixo, perpendicular ao polar. Esta segunda montagem permite acompanhar o movimento aparente dos astros na esfera celeste com apenas um movimento: o deslocamento paralelo ao equador.

Você poderá encontrar maiores detalhes sobre telescópios, inclusive com esquemas de montagens e funcionamento dos telescópios nos sites http://www.oriontel.com/SIDEBARS/choosingtelescope.html e http://www.oriontel.com/ .

Atualmente existem vários telescópios espalhados por diferentes observatórios como, por exemplo, Monte Palomar(5m/EUA), Keck I e II (10m cada /Havaí), Kitt Peak (4m, o maior telescópio/Tucson-EUA), McDonald (2.7m e 2.1m/Texas), vários telescópios do consórcio europeu ESO, no Chile (o maior telescópio do ESO tem 3.6m de diâmetro). No Brasil, o maior telescópio possui um espelho com diâmetro de 1,6m e encontra-se no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brasopólis, MG. O Brasil está envolvido em dois projetos de construção de telescópios, que devem entrar em funcionamento após o ano 2000: o "Gemini", dois telescópios idênticos (um no Havaí, outro no Chile), com um espelho de 8m cada um, e o "SOAR", no Chile, com um espelho de 4m. Todos estes projetos estão sendo desenvolvidos em cooperação com institutos e governos de outros países. Você encontrará no site: http://astrowww.phys.uvic.ca/resourc...rvatories.html maiores informações sobre os grandes telescópios.

O telescópio espacial Hubble tem um espelho de 2.4m de diâmetro e está em órbita ao redor da Terra, a 600 km de altura. O Hubble não é o maior nem o melhor telescópio possível, ele apenas possui grandes vantagens em relação aos telescópios terrestres porque está fora da atmosfera. Os construtores do Gemini, por exemplo, pretendem que ele consiga obter imagens com uma qualidade muito próxima das imagens do Hubble, através de sistemas de correções nas distorções das imagens causadas pela atmosfera. Com o Hubble, podemos observar detalhadamente regiões de formação estelar, encontros entre galáxias, obter melhor definição para sistemas binários com um componente pouco luminoso, entre inúmeros outros objetivos.

__

Espero que ajude quem tem tais dúvidas também!

Chronos is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

24-07-09, 16:12 #4
adorei a comparação com o número equivalente de pupilas.
'4 milhões de pupilas' uaehuea

Gerson is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
 

24-07-09, 16:16 #5
eu tenho um em casa
da pra ver a lua MTO fodasticamente tipo:

da pra ver saturno, bem pequeno tipo:

e marte do tipo

fora achar umas galaxiazinhas... um conglomerado de estrelas...
eh mto rlz

Bullet is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
24-07-09, 16:19 #6
Que loko, Bullet!

Eu vou comprar um pra mim mais pra frente. Quero ver se consigo ver Eta Carinae (NGC3372), uma nebulosa que acho muito loka!!!!
Edit:
Acabei de achar que pra poder ver a Eta Carinae não dá pra ser apenas usando um telescópio, tem ainda outras paradas... Mas ainda vou dar um jeito! =D

Chronos is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
24-07-09, 16:20 #7
eu tenho um tambem..
a lua eu consigo ver bem.. o restante já vejo beeem zuado

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
24-07-09, 16:23 #8
Quote:
Postado por Bullet Mostrar Post
eu tenho um em casa
da pra ver a lua MTO fodasticamente tipo:
http://www.youtube.com/watch?v=n2zjItJ8UpQ

da pra ver saturno, bem pequeno tipo:
http://www.youtube.com/watch?v=M4TwmnXH9bI

e marte do tipo
http://www.youtube.com/watch?v=hNZiqzAlgoU

fora achar umas galaxiazinhas... um conglomerado de estrelas...
eh mto rlz
caraio deu vontade de ter um telescopio agora ehehe

maxcool is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

24-07-09, 16:27 #9
Quote:
Postado por songer Mostrar Post
adorei a comparação com o número equivalente de pupilas.
'4 milhões de pupilas' uaehuea
eu sinceramente nao entendi a analogia, seria o tamanho da superfície da lente?

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
24-07-09, 16:33 #10
realmente, foi uma comparação infeliz!!!! Muito infeliz!!!!

edit:

Quote:
Entra em operação o maior telescópio do mundo

 


Entrou em operação na última sexta-feira o maior telescópio óptico do mundo. O Grande Telescópio das Canárias, instalado na ilha La Palma, que é parte das Ilhas Canárias, tem um espelho de 10,4 metros de diâmetro, o que o tornará capaz de observar galáxias extremamente distantes, nascidas quando o universo ainda estava nascendo.

Maior telescópio do mundo

Até agora, o título de maior telescópio do mundo pertencia aos telescópios gêmeos Keck, instalados em Mauna Kea, no Havaí, que possuem espelhos de 10 metros de diâmetro.

Os telescópios Hobby-Eberly, nos Estados Unidos e SALT, na África do Sul, têm espelhos maiores, mas a arquitetura dos dois permite um aproveitamento útil apenas de um círculo de imagem de 9,2 metros de diâmetro.

Óptica adaptativa

O Telescópio das Canárias, por sua vez, utiliza uma arquitetura de óptica adaptativa, na qual espelhos capazes de alterar sua própria forma compensam a distorção da luz causada pela atmosfera da Terra.

A operação inicial, que começou na última sexta-feira, vai envolver o ajuste final dos equipamentos. As observações científicas propriamente ditas deverão começar dentro de um ano.
Enfim, ele possui o espelho 40 centímetros maior do que o que era considerado maior do mundo.

Edit2:

Mais detalhes técnicos:
Quote:
O telescópio está instalado no topo de uma montanha de 2400 metros de altitude situada na Ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, no noroeste da África. Seu espelho primário é formado por um conjunto de 36 espelhos hexagonais menores alinhados através de computadores que compensam as micro deformações exercidas pela força da gravidade. O resultado é uma superfície única, extremamente polida e mantida alinhada mesmo com o movimento do telescópio.
Já os telescópios Keck
Quote:
Os telescópios Keck I e Keck II estão localizados em Mauna Kea e são hoje os dois maiores telescópios do mundo, ao invéz de um único e gigantesco espelho, os telescópios de Keck possuem 36 espelhos sextavados montados de forma a equivalerem a um espelho de 10m de diâmetro


Last edited by Chronos; 24-07-09 at 16:45..
Chronos is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
24-07-09, 17:00 #11
onde comprar (nao o de 4mi de pupilas).. ???

tendo 100k pupilas ja ta bom? pra ver sem problemas..

modelo, marca, loja?

Soul is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
 

24-07-09, 17:07 #12
eu tenho exatamente esse

http://produto.mercadolivre.com.br/M...eq-bh-c-nf-_JM

mas 2 anos atras eu paguei 600 conto

Bullet is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
24-07-09, 17:12 #13
Lugares que eu sempre vejo vendendo são lojas de fotografia. Lá deve dar pra vc ver melhor as características, experimentar. Depois vc vai e compra o modelo que gostar na net e GG! huahua

Chronos is offline   Reply With Quote
Soul
Trooper
 

Gamertag: Soul AND
24-07-09, 17:19 #14
Quote:
Postado por Bullet Mostrar Post
eu tenho exatamente esse

http://produto.mercadolivre.com.br/M...eq-bh-c-nf-_JM

mas 2 anos atras eu paguei 600 conto
porra, quase metade do preço...

bom, ja é um parametro.. vou procurar lojas de fotografia e começar a testar.. mas acredito que nao encontre nada desse porte

Soul is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
24-07-09, 17:28 #15
um que desse pra olhar as minhas vizinhas com perfeição tava sussa pra mim
pra que ficar olhando uns planetinhas la na pqp se tem tantas maravilhas aqui na terra?

percezione is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
 

24-07-09, 18:17 #16
por falar em olhar vizinha

qndo eu morava em sao paulo eu tinha um mega binoculos
gigante !!! era mto bom

e morva num predio q era de frente pra uns 3 outros

ja vi mta coisa! a maioria ruim... pq vi uns 3 cara pelado

mas tinha uma minazinha mega gata que dançava direto de camisola na sala.... e dava pra ver!

e uma tiazona q ficava pelada direto tb

Bullet is offline   Reply With Quote
K o R n
Trooper
 

24-07-09, 18:26 #17
Quote:
Postado por Bullet Mostrar Post
por falar em olhar vizinho

ja vi mta coisa! a maioria boa... pq vi uns 3 cara pelado
Esse é o Bullet que nós conhecemos, eterno bambi! :* haeuheuhea

K o R n is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

24-07-09, 20:14 #18
ae Bullet
conta mais sobre ter um telescópio

é muito difícil regular? é muito frágil? dá muito problema?

desde muleque quis ter um, mas a preguiça sempre foi grande

clash is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
 

24-07-09, 20:43 #19
entao
eh foda...

pq vc acha algo legal... dae fala pra sua mae: mae olha q legal
qndo ela vai ver ja saiu de posicao... a terra gira moh rapidow =P

se eu tivesse um sitio acho q aproveitaria melhor
mas to no meio da cidade nao fica tao bom!

nem sei mexe direito na regulacao de angulo certinho
eu acho as coisas na raça
na verdade todo telescopio tem uma mini luneta... q eh tipo a mira do barato ! pra vc achar as coisas com menos zoom

tem umas lentes que aumentam um monte
as chamadas barlow
mas isso da uma enganada... pq se o tele for ruim ele vai ampliar uma coisa ruim
eu tinha estudado antes de compra mas ja esqueci tudo
a distancia focal.. diametro do espelho... eh tudo mto importante! tem mto tele made in china q eh uma merda
dae vendedor aponta ele pra lua... faz vc ver... e vc ve mto bem! mas a lua eh perto d+

enfim
no começo usei pra caramba
agora soh qndo nao tenho nada pra fazer e o ceuzao ta bonito

eu aconselho a comprar se vc realmente gostar do assunto !

Bullet is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

24-07-09, 21:07 #20
Que irado bullet.. A luminosidade da cidade influencia na visualização com telescópio? Pq tipo, no sítio do meu avô tem 0 luz em volta.. Dá pra ver muuuuuuita estrela no céu a olho nu mesmo.. Mas aí pensando na cidade por exemplo, que dá pra ver pouca estrela a olho nu.. O telecópio teria dificuldade? Tipo, pra achar visualmente a estrela e apontar a mira imagino que seria a mesma dificuldade, mas pra ver no telescópio seria ruim tb?

Mano, vou dar um desses de presente pro meu avô.. Ele tinha um ruinzinho e já via mta coisa.. Com um desse então, vai pirar..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

24-07-09, 22:21 #21
Ja viu qnts vizinhas?
Afinal isso tem que ter mais alguma utilidade.

diferent is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
25-07-09, 05:59 #22
vi num documentário da discovery faz um tempo, que o espelho desses telescópios enormes, tem que ser cortados/polidos/lapidados (não lembro ao certo o que era) em uma velocidade muito baixa pra não gerar distorções na superfície deles. então o negócio demora um tempo absurdo. se não me engano, são gastos anos apenas pra cortar a porra do negócio.

vegetous is offline   Reply With Quote
Bullet
Trooper
 

28-07-09, 00:09 #23
Quote:
Postado por MdKBooM Mostrar Post
Que irado bullet.. A luminosidade da cidade influencia na visualização com telescópio? Pq tipo, no sítio do meu avô tem 0 luz em volta.. Dá pra ver muuuuuuita estrela no céu a olho nu mesmo.. Mas aí pensando na cidade por exemplo, que dá pra ver pouca estrela a olho nu.. O telecópio teria dificuldade? Tipo, pra achar visualmente a estrela e apontar a mira imagino que seria a mesma dificuldade, mas pra ver no telescópio seria ruim tb?

Mano, vou dar um desses de presente pro meu avô.. Ele tinha um ruinzinho e já via mta coisa.. Com um desse então, vai pirar..
sim a luminosidade da cidade interfere

na real aprendi uma tecnica q vc tem q fica uns 15 min na escuridao total pro seu olho ficar mais sensivel a luz... e vc ver melhor
em um sitio seria de fuder

eh bem fodao achar as coisas sim cara...
as vezes vai na cagada...
as vezes vc acha um planeta novo... qndo vai ver eh uma estrelinha fora de foco... hehe

mas eh loco
pra quem gosta eh um prato cheio

Quote:
Postado por diferent Mostrar Post
Ja viu qnts vizinhas?
Afinal isso tem que ter mais alguma utilidade.
de binoculos em sp vi varias
agora to em sorocaba... perto de casa nao tem predios nem janelas
tem um hotel la longe q da pra ver poca coisa...
e no telescopio eh tudo de cabeça pra baixo

Bullet is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
09-09-09, 11:27 #24
Quote:
O SONHO DO GTC
27/08/2009. As primeiras imagens fornecidas pelo Grande Telescopio de
Canarias (GTC), o maior do mundo ate' agora, e o seu instrumento OSIRIS
sao, alem de cientificas, poeticas. Uma galaxia em redemoinho, uma
nebulosa esquimo', um enxame de galaxias conhecido como Corona Borealis,
uma fabrica de supernovas, o agrupamento de galaxias Os olhos de
Markarian… Nao ha' duvida: a Astronomia teria de se escrever em versos.
Quando os astronomos observam pelas noites deveriam pendurar na porta o
mesmo cartaz que colocava o poeta Saint-Pol-Roux quando ia dormir: "o
poeta trabalha". ( Fonte: http://www.gtcdigital.net/noticias.php?id=110 )
Ed: JG
PQP olhem isso!

 

 

 

Chronos is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
09-09-09, 13:59 #25
http://www.gtcdigital.net/?lang=en

Lá tem notícias e umas imagens também em HD!

Link da primeira imagem que postei acima - Galáxia Redemoinho - em HD:
http://www.gtcdigital.net/img/imagenes/img20_193_hi.jpg

Chronos is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 13:12.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.