Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
Thumbs up A Ilusão da Escolha

05-11-13, 12:43 #1
Achei a imagem interessante e cumpri meu dever de compartilhar.

Essa imagem reflete beeeeem o mundo em que vivemos, e que achamos que escolhemos.

Aqui eles se limitaram a dez conglomerados, mas com certeza, poderíamos incluir no gráfico várias indústrias de tecnologia e de automóveis.

 


Fonte





Clx is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
05-11-13, 12:48 #2
fiquei mais impressionado com a nestle e a p&G ehuae
nao sabia q tinha até roupas no meio do rolo

serjaum is offline   Reply With Quote
rog
Trooper
 

05-11-13, 12:52 #3
roupas ou perfumes serjo ?!

rog is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
05-11-13, 12:54 #4
caralho..isso q da ver a imagem sem expandir
tomanocu

serjaum is offline   Reply With Quote
spektro
Trooper
 

PSN ID: sreiii XFIRE ID: kurunoe
05-11-13, 12:55 #5
Rox, tava conversando disso com um amigo, que eu estava precisando comprar um mouse, dai eu vi ele em um preço no shoptime e com uma diferença de tipo 30 reais no site da americanas, esse meu amigo disse que se eu não me engano o americanas, shoptime e magazine luiza são do mesmo grupo.

Dai os caras criam uma "concorrência" entre eles mesmos para parecer que nós estamos no lucro comprando algo...

=/

spektro is offline   Reply With Quote
NickTrocado
Trooper
 

05-11-13, 13:00 #6
Submarino também faz parte do mesmo grupo. Acho que magazine luiza não, é o B2W!

NickTrocado is offline   Reply With Quote
SyncMaster
Trooper
 

Gamertag: CRCANDIDO
05-11-13, 13:02 #7
É exatamente isso... uns poucos grupos econômicos é que decidem... pequenas variações dão às pessoas a sensação (não tão falsa) de que estão escolhendo o que desejam consumir.

Por que não estariam? Existem outras marcas pequenas, infinitas marcas... quem quiser pode consumir outros produtos.

Ilusão, para mim, é o cara comprar produto de marca cara e achar que é melhor do que os outros por conta disso.

SyncMaster is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

05-11-13, 13:03 #8
tem umas coisas mto mais fucked up, sorvete por exemplo nos USA, voce entra no supermercado tem 27 marcas diferentes... que sao todas do mesmo dono fora uma iheiohe

sibs is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
05-11-13, 13:06 #9
Esqueci de comentar no post inicial que isso foi feito nos EUA, por isso vcs não vão encontrar nem "Omo" e nem "Kibon" abaixo da Unilever.

Clx is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

05-11-13, 13:21 #10
CADE O REDBULL, PQ O MONSTER EU JA ACHEI

Bombastic is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

05-11-13, 13:27 #11
Concordo com o Sync, não acho que há ilusão de escolha.

Uma mesma empresa pode controlar várias marcas diferentes, como por exemplo a coca cola na figura acima, mas quando você olha Sprite, Minute Maid, Fanta, Nestea, etc, são de fatos marcas diferentes com produtos diferentes que servem para atender mercados diferentes. Então de fato você tem escolha, pois você pode tomar qualquer coisa que a empresa produzir graças a empresa que produz todas essas coisas, não vejo nenhum tipo de ilusão ou sacanagem.

Outra coisa real é que os supermercados brasileiros estão para os supermercados dos EUA como os supermercados cubanos estão para os do Brasil... a gente não tem preço nem variedade, é um lixo.

O nosso governo porco achincalha o empresariado com uma carga tributária impagável e o resultado é que aqui nós ficamos mais vulneráveis a oligopólios e monopólios em todo lugar, as empresas pequenas não condições de competir e os preços dos importados são impraticáveis, a gente fica refém das multinacionais que tem bala na agulha para encarar a burocracia e lucrar com volume. E não, eles não vem com todos os produtos, mas apenas aqueles que podem ser competitivos no Brasil, em geral coisas baratas e de baixa qualidade comparado com o que eles produzem em outros lugares.

Eon is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
05-11-13, 13:28 #12
Quote:
Postado por spektro Mostrar Post
Rox, tava conversando disso com um amigo, que eu estava precisando comprar um mouse, dai eu vi ele em um preço no shoptime e com uma diferença de tipo 30 reais no site da americanas, esse meu amigo disse que se eu não me engano o americanas, shoptime e magazine luiza são do mesmo grupo.

Dai os caras criam uma "concorrência" entre eles mesmos para parecer que nós estamos no lucro comprando algo...

=/
americanas, submarino e shoptime

extra e ponto frio são a "mesma" empresa, até mais cara de pau. quando acaba um determinado produto no extra, ele normalmente também tá esgotado no ponto frio.


eu trabalho aqui em BH próximo a um local conhecido como praça do peixe, pois tem grande concentração de peixarias. ai outro dia um colega que sempre compra peixe, tava me falando que quase todas as lojas são do mesmo dono.

dá mais lucro concentrar todas suas lojas num mesmo local, disfarçando-as como concorrência fantasma, do que ficar abrindo filiais na cidade toda.

vegetous is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

05-11-13, 13:30 #13
a schweps nao é da coca?

SigSnake is offline   Reply With Quote
doob
Trooper
 

05-11-13, 14:31 #14
extra, ponto frio e casas bahia são "mesma empresa".

mas a parada não fica só nos bens de consumo.
eu trabalhei numa metalúrgica do setor automotivo onde o dono tinha 3 fábricas, com nomes diferentes, pra fazer a tal concorrência fantasma.

doob is offline   Reply With Quote
Behemott
Trooper
 

05-11-13, 16:36 #15
Não sabia que a Kraft tinha tanto produto. :O

Behemott is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

05-11-13, 16:41 #16
Vc vai no setor automotivo é assim, vc vai no setor energético é assim, vc vai no setor de iluminação é assim, celulares é a mesma coisa, aí depois nego abre tópico pra falar sobre o livre mercado e como ele é a salvação da humanidade. Nem o mercado de acessórios pra festas de criança atende todos as premissas que o livre mercado prerroga.

mojud is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

05-11-13, 16:44 #17
LoL, wut????

Explique onde oligopólios e monopólios contradizem o livre mercado, Mojud.

Iluminados da DS alcançando níveis cada vez maiores de atraso mental. rs.

Eon is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

05-11-13, 16:54 #18
Não contradizem.

mojud is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 18:37.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.