Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
SuckerBuster
Trooper
 

Default Dúvida sobre financiamento de Imóvel / 30% da renda

08-10-14, 15:43 #1
Boa tarde a todos!

Gostaria de começar a financiar um apê na planta para ser entregue daqui a 30 meses, porem tenho um veículo financiado faltando 12 parcelas para quitar.

As parcelas do veículo são altas, ou seja, se somar as parcelas do veículo + as parcelas do financiamento do imóvel ultrapassariam 30% da minha renda.

Agora minha dúvida:

Termino de quitar o financiamento do veículo em 12 meses, mas iria começar a pagar o financiamento daqui 30 meses, sendo assim não estaria comprometendo os 30% da renda. O banco pensa dessa forma para aprovar o financiamento do imóvel ou não seria aprovado?

Eu sei que tenho várias opções na manga, como quitar o veículo e dar uma entrada menor, transferir o veículo para outra pessoa, refinanciar o veículo, etc. É que realmente queria deixar como está, desta maneira eu perderia menos dinheiro.

Obrigado!





SuckerBuster is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
08-10-14, 16:09 #2
vc tem dinheiro pra quitar o veiculo e nao quitou ainda?

bitch please hein.

drakiN is offline   Reply With Quote
Kenny
Trooper
 

08-10-14, 16:12 #3
Geralmente a compra de imóvel na planta é feita com a construtora/incorporadora, podendo o consumidor optar por financiar um parte do preço, que nem sempre (para não dizer quase nunca) é realizada no começo do contrato.

O que vejo bastante é o pessoal financiar o saldo do preço da aquisição do imóvel perto da entrega das chaves. As parcelas pagas antes (quase nada perto do valor total do contrato) é feito diretamente com a construtora/incorporadora em forma de parcelas mensais, semestrais e anuais.

Ou seja, dependendo de como for a negociação para a aquisição do ap, vc só teria que se preocupar com o financiamento daqui uns 2, 2,5 anos.

Agora, se for financiar 100% direto com banco pode ser que o financiamento do veículo dificulte a obtenção do valor necessário exatamente por comprometer a renda. O negócio seria tentar procurar o financiamento imobiliário em um banco distinto para ver se consegue a aprovação.

Kenny is offline   Reply With Quote
gori
Trooper
 

09-10-14, 23:26 #4
complementando o que o @Kenny disse, por experiência própria na compra de apartamento e no conhecimento sobre crédito imobiliário

Apartamento na planta você tem que pagar uma parte pra construtora, obrigatoriamente. É por voltar de 20~30% do valor do imóvel. O restante, fica congelado como saldo devedor e é corrigido mensalmente pelo IPCA (toma cuidado com isso, normalmente é coisa de 0.5% de juros).

Esses 20~30% você negocia como quer pagar. Pode pagar mensalmente, anualmente, dar tudo na entrega das chaves, da pra organizar o fluxo do jeito que for melhor pra você.

Em relação ao financiamento com o banco, ele só é feito quando sai o HABITE-SE, ou seja, quando a obra tá pronta. Você não financiamento antes disso, porque o apartamento "não existe" sem esse documento. Então se o prazo for de 30meses e vc deve 12 do carro, não vai ter intersecção, você estar com 2 financiamentos.

E se você tiver isso vai influenciar sim, independente se tiver devendo no banco x e for no banco y.
Os bancos consultam seu saldo devedor no mercado todo (informações do BACEN) antes de conceder o crédito. Mas normalmente é tranquilo, porque é um tipo de crédito com garantia, e se vc nao pagar o banco tem o que tomar de voce rs.

no mais prepare o bolso e prepare pra ser estuprado pelos cartórios com escritura, contrato nao sei do que, vai uns 15k nessa brincadeira. reserve.

e toma cuidado com seu saldo devedor, pq hj c fica devendo 80, quando sai o apartamento ta devendo 120, e a conta magica do vendedor vai por água abaixo.

gori is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

09-10-14, 23:36 #5
geralmente são duas opcoes, as quais tem que escolher sabiamente:

a) quem compra terra não erra

b) só anta compra na planta

choose wisely

SigSnake is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
10-10-14, 00:18 #6
suckbuster...
depende do imovel que vc está comprando. vou considerar aqui que você não vai comprar um produto com credito associativo (minha casa minha vida, por exemplo), ou seja, vc soh vai contratar o banco somente quando a obra estiver pronta, e não neste primeiro momento, onde vc conversa apenas com o incorporador/construtor.


tem 2 momentos de aprovação de credito: incorporadora e banco...

qual o mais foda: banco... sao rigidos, ainda mais se usar fundos do sfh. se vc tiver algum financiamento bancario, outros bancos conseguem consultar seu comprometimento de renda...
porém, vc vai ativar o banco para avaliar o financiamento somente quando a obra estiver pronta, até la, se você já quitou o carro e não tem outras operações de credito vigente, relaxa, vc pega credito facil no banco comprometendo até 30% da sua renda BRUTA....
vc soh precisa ver quando termina as obras e quando vc quita suas dividas... se não conciliarem, não tem problema...
PS.: se seu carro for leasing, relaxa, vc não tem alienação no seu nome... pode estar devendo ate o botico que o banco nao rastreia/bloqueia credito (ao menos era assim, não sei hoje)

Porém, vc também precisa comprovar renda para comprar junto a incorporadora. dependendo da seriedade da empresa, elas podem ser um pouco rigorosas na aprovação de credito, mas se vc mostrar holerite, dificilmente da merda...
mas ai varia, cada empresa tem sua poltiica. tem algumas que se vc deixar o rg, já é o suficiente. onde eu trabalhava, tinha o mesmo rigor que banco... varia muito...


agora, se for credito associativo, a historia eh totalmente outra...
vc já compra o produto financiado pelo banco, vc precisa comprovar renda logo de cara... neste caso, pode dar merda.... mas vc nao teria custo algum, já rejeitariam seu credito de cara, vc nao pagaria nenhuma parcela pra ninguem.


quanto ao que o gori falou: realmente, prepare grana forte para poder se mudar: papeladas de cartorio (elevados, porém, pagáveis) e ITBI (em sampa, +-2% do valor do imóvel que vc tem que pagar a vista, uma diliça e vc paga já nas chaves. quando passa o imovel, mesmo alienado, para o seu nome)

Patua is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

10-10-14, 00:42 #7

Buwem is offline   Reply With Quote
SuckerBuster
Trooper
 

10-10-14, 03:49 #8
Pessoal muito obrigado pelas explicações!

SuckerBuster is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
10-10-14, 09:02 #9
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
Nao esquece q o valor do imovel eh corrigido pelo incc enquanto ta na construção, +- 8% a.a a ultima vez q eu olhei

quer dizer que se o imovel vale 100k, vc paga 800 por mes, depois dos 3 anos vc financia 100k hehehe

nao esquece de incluir o incc nas suas contas, eu nunca vi 1 corretor que lembra de mencionar esse pequeno detalhe
E vale lembrar que na hora que vc faz a projeção de qto vai pagar na mensalidade do financiamento, eles fazem da seguinte forma:
100.000 - (800*12*3) = 71.200
Ae vc escolhe pagar esses 71.200 em 30 anos e as parcelas viram X.

Mas devido ao incc, como o Buwem disse, na hora de financiar vc vai ter que pagar os mesmos 100.000... Desta forma, pra manter o financiamento em parcelas no valor estipulado inicialmente, vc vai ter que dar uma entrada igual o valor da fase de construção.

Sussa is offline   Reply With Quote
gori
Trooper
 

10-10-14, 15:22 #10
Quote:
Postado por Buwem Mostrar Post
Nao esquece q o valor do imovel eh corrigido pelo incc enquanto ta na construção, +- 8% a.a a ultima vez q eu olhei

quer dizer que se o imovel vale 100k, vc paga 800 por mes, depois dos 3 anos vc financia 100k hehehe

nao esquece de incluir o incc nas suas contas, eu nunca vi 1 corretor que lembra de mencionar esse pequeno detalhe
Eu disse IPCA mas eh essa porra ai

Devia 180, na hora de financiar tava devendo 225 ja

gori is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

10-10-14, 17:43 #11
Comprar na planta agora é pedir pra engolir um preju sem ver o ape sair do chão... Olha a situação das construtoras, tudo quebrando... Junta mais grana e compra algo pronto em "promoção" ou se quiser comprar agora mesmo, compra pronto, tá lotado de ape no mercado muito mais baratos que os "na planta"...

As outras dúvidas já foram devidamente respondidas...

dankretli is offline   Reply With Quote
Arcades Sabboth
Trooper
 

PSN ID: BR-Dude Steam ID: ArcadesSabboth
10-10-14, 19:34 #12
Quote:
Postado por gori Mostrar Post
No mais prepare o bolso e prepare pra ser estuprado pelos cartórios com escritura, contrato nao sei do que, vai uns 15k nessa brincadeira. reserve.
São duas coisas principais, que o banco vai exigir quando fizer o financiamento para evitar a inadimplência ou o calote:

♦ O banco vai exigir que você faça a alienação fiduciária do imóvel em questão, para ter o que tomar de você (O Registro de Imóveis vai cobrar por esta alienação em cima do valor do imóvel e vai ficar caro);

♦ Ele também vai exigir que você reconheça firmas da sua assinatura e dos fiadores e registre o contrato em cartório, para ter como tomar de você (O Registro de Notas vai cobrar por este registro em cima do valor do contrato, e também vai ficar caro).

Fora isso o banco ainda pode te cobrar a TAC (Tarifa de Analise de Crédito) e tarifa extra pela avaliação do imóvel, que geralmente é feita pelo banco ou algum terceirizado do banco. As tarifas referentes a cartórios, são tabeladas até certo ponto, e é possível encontrar estas tabelas de emolumentos, que se não me engano são definidas pelo TJ de cada estado, online.

Arcades Sabboth is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

14-10-14, 00:54 #13
Comprei na planta, valor subiu 170% depois de pronto
claro q faz 3 anos e ficou pronto faz 1

e o financiamento do veiculo não impacta na renda a menos q seja no mesmo banco ou debito em folha
minha renda ta quase 70% comprometida e tudo no mesmo banco, mas modalidades de créditos diferentes

e vai gastar no máximo 5% do valor do imovel de custas

no mas www.caixa.gov.br


Last edited by MansoN; 14-10-14 at 01:04..
MansoN is offline   Reply With Quote
patrick
Trooper
 

PSN ID: rmferrari Steam ID: rmferrari
14-10-14, 02:25 #14
Corrigindo manson: 15% aproximado... Se não tiver outro imóvel no seu nome as custas de cartório tem 50% de desconto...

Normalmente financiamento imobiliário os bancos são um pouco mais frouxos na análise de comprometimento de renda justamente pelo fato que já falaram ai em cima de que eles têm algo pra te tomar caso vc não pague...

patrick is offline   Reply With Quote
dankretli
Trooper
 

14-10-14, 15:44 #15
Quote:
Postado por MansoN Mostrar Post
Comprei na planta, valor subiu 170% depois de pronto
claro q faz 3 anos e ficou pronto faz 1

e o financiamento do veiculo não impacta na renda a menos q seja no mesmo banco ou debito em folha
minha renda ta quase 70% comprometida e tudo no mesmo banco, mas modalidades de créditos diferentes

e vai gastar no máximo 5% do valor do imovel de custas

no mas www.caixa.gov.br
Rendimento passado não garante rendimento futuro...
E sim, quem comprou uns anos atras não fez mal negócio, longe disso... Mas HOJE o momento passou... O discurso dos proprios setores de construção civil alardeiam que o momento é de estabilidade(com uma inflação de 7% ao ano, temos quedas reais)... Procure no reclameaqui pessoas que compraram na planta em 2011 e hoje estão com um saldo devedor maior do que o valor que a construtora está vendendo os encalhados...

dankretli is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:57.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.