Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default [pets] Vacinas anuais sao realmente necessarias?

12-12-15, 12:36 #1
Eu vacino todo ano, mesmo que os 2 pulguentos nunca saiam eu sempre acho que algum vizinho pode ter um bicho sem vacinar, eu posso trazer algo, enfim, shit happens.

Mas depois da 3a pessoa vir falar que nao ia mais vacinar, que uma gata de uma amiga morreu de sarcoma devido a vacina, eu achei melhor perguntar, é mais um momento "vacina da autismo" ou realmente é exagero? Dizem que depois das vacinas de filhote que ele ja desenvolve imunidade, tem esse link que pareceu meio suspeito, especialmente pelo termo "holistico", mas enfim, segue:

http://www.cachorroverde.com.br/inde...nas-para-pets/

Quem mais é vet alem da [MENTION=172]T@ti[/MENTION];? eu preciso fazer uma lista pra nao ficar pentelhando so ela





Jeep is offline  
EviLBraiN
Trooper
 

12-12-15, 14:31 #2
Fazendo um correlato com humanos. Existem vacinas que tomamos uma vez e serve pra vida toda. Aquelas de infância.

Existem aquelas duram 10 anos, febre amarela por ex...

E existem as anuais. Como da gripe pros idosos e população de risco ( pq gripe são vários virus, então todo ano fazem uma vacina com os virus q estão circulando mais no momento ).

Diria então que pra iniciar a conversa precisamos definir qual doença do gato estamos falando ? Para aí pesquisar se a vacina vale 1 ano, 10 anos ou a vida toda ?

EviLBraiN is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
14-12-15, 20:33 #3
Cachorro verde auehaueha
Acho que recebo uns 3 emails por semana de gente que leu algo nesse site e ficou paranoico com alguma coisa depois...

Então Jeep, o negócio é o seguinte, o antigo sarcoma "vacinal" já perdeu este nome pois já está provado que não é somente vacinas que podem desencadeá-lo. Esse tipo de sarcoma pode ser desenvolvidos por alguns gatos que são predispostos (uma média de 1 a 10 casos pra cada 10.000 aplicações, o que representa, na pior das hipóteses, 0,1% da população felina) com qualquer tipo de aplicação injetável que cause inflamação local (vacinas, antibióticos, medicação pra dor, etc).

Toda vacina DEVE produzir resposta inflamatória, senão ela não serve pra nada e o antígeno não é apresentado ao sistema imunológico.

Só a nível de comparação, um estudo recente mostrou que da população total de gatos da cidade de SP, 8% tem FeLV (Leucemia Viral Felina) e no RJ 17% . E esta é apenas uma das doenças que a vacina protege.

O sarcoma pode aparecer entre 4 semanas a até 10 anos após a aplicação.

O desenvolvimento do tumor está mais relacionado à predisposição do animal do que à vacina em si, ou seja, se seu gato é vacinado todo ano e tem predisposição, já vai desenvolver mesmo, se não tem então nunca vai desenvolver.
Logo, parar de vacinar não vai fazer tanta diferença.

Mesmo gatos que nunca foram vacinados provavelmente alguma vez na vida vão receber aplicações de algum medicamento...

Sobre a duração da imunidade, aí vai depender de qual vacina você usa, do tipo de vacina que ela é. Na dúvida, liga pro SAC e pergunta pro vet responsável.
Vou dar um exemplo do que eu sei sobre as vacinas de cães:
Cinomose, adenovirose e parvovirose tem duraçao de, EM MÉDIA 2 anos.
Leptospirose e raiva aprox 1 ano.
Por que vacinamos anualmente? Porque a média não é o total. Alguns animais apresentaram IgG por apenas 1 ano e pouco, e as vacinas são combinadas com as de Leptospirose, pra ficar mais fácil e seguro, vacina todo ano.

E sobre excesso de vacinação, concordo plenamente, também sou contra!
Por exemplo em cães eu jamais vou utilizar uma V10, V#. Só uso V8.
E nunca coloco vacina contra Giardíase e gripe no protocolo de um cão se não acho necessário, apenas pra "ganhar mais".
Já vi veterinário vacinando a cada 6 meses também, EU não faço.

E a última coisa, além de mim de vet que eu sei tem o Kerpa e o Troy, acho que da área de clínica de pequenos só eu, mas com certeza eles tb podem esclarecer essas dúvidas e das suas opiniões pessoais.

Mas não ligo de responder viu, pode perguntar!

Espero ter esclarecido um pouco e se ficou alguma dúvida dizaí

T@ti is offline  
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-12-15, 22:45 #4
Quote:
Postado por T@ti Mostrar Post
Mas não ligo de responder viu, pode perguntar!

Espero ter esclarecido um pouco e se ficou alguma dúvida dizaí
Valeuzao

Entao, na real esse link do cachorro verde eu peguei pq era o que tinha menos erros de portugues e pq bem ou mal é um site natureba antigo, nao é aventureiro novato, mas eu tenho vaaaaarios pes atras com essa linha

Acho que a unica coisa que eu iria pedir pra vc reforcar é a parte do "gato de apartamento que nao tem contato com outros bichos", virus é algo mais ardiloso, nao? pode ficar dormente, vir numa sola de sapato, vento ou eu estou vendo marcianos na janela? sei la, vai que um gato marca territorio no batente da porta e meu gato vai la cheirar e se contamina? (ta vendo? acho que esse era meu real medo nesse lance todo, de nao vacinar e mesmo eles sendo caseiros, entrar em contato com o virus, bacteria, bacilo ou sei la o que)

Meu vet é mais velho e com clinica no mesmo lugar ha decadas, super bem recomendado e tal, no meu olhometro tem um puta jeito com animal e nao é dos caras que empurra remedios, bem ao contrario. Eu realmente so vim perguntar pra vcs pq achei que poderia ofender o cara, tipo "escuta, essas vacinas que eu pago anualmente na real nao tem necessidade nenhuma, né? vc ta de sacanagem, wink wink"

Amanha eu vejo a etiquetinha que ele cola na "carteirinha de vacinacao" e te falo direito do que se trata, em geral sao 2 etiquetas, eu acho que no total sao pra 5 doencas.

Jeep is offline  
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
14-12-15, 23:02 #5
Então... vírus. Nunca é bom vacilar com eles.
Alguns são mais resistentes e sobrevivem meses fora do hospedeiro, outros vivem algumas horas.
O vírus da FeLV sobrevive uns 20 min no ambiente, o da Calicivirose uns 28 dias, o da Panleucopenia é da família do Parvovírus e dura meses no ambiente/roupa/sola de sapato e é bem resistente a desinfetantes em geral.
Sabe aquele brinquedinho que vc comprou no petshop e seu gato adora brincar? Quem garante que algum proprietário que passou com o gato no vet não enfiou a mão nele há uns dias e colou uns virus por ali?

Se a gente consegue trazer carrapatos na roupa, por que não um vírus?


Last edited by T@ti; 14-12-15 at 23:15..
T@ti is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:09.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.