Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
Default Minha primeira Gravação \,,/

28-03-15, 19:33 #1
Nerds

Uma coisa que eu sonho em fazer ha mto tempo é gravar uma música. Micfrofonar uma bateria, baixo, guitarra... Aproveitei a viagem e trouxe alguns equipamentos para fazer isso acontecer.

Equipo básico, 2 microfones Samson Q7 (são alternativas baratas ao SM58), uma interface de áudio Focusrite 2i2 de 2 canais e só... Como ela tem apenas 2 canais, usei uma mesinha Behringer, das mais básicas, para gravar a bateria. Isso me abriu a possibilidade de gravar a bateria com 4 microfones.

Usei um software livre chamado Audacity, pois não ia ter tempo para aprender a mexer em nada mto complexo antes dessa primeira gravação.

Antes de postar a track, vale um comentário. A galera que tá tocando mal tinha tirado a música, gravamos algo na empolgação apenas para fazer um primeiro teste.

Com vocês: Bullet In Your Head (originalmente do Rage Against de Machine)






maurocool is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
28-03-15, 20:24 #2
eu achei mt bom, so me pareceu que o vocal ficou mt "encoberto"

MORE COWBELL!

Jeep is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-03-15, 20:27 #3
obrigado

o vocal quebrou um galho, o vocal de verdade nao estava... esses mics dinâmicos tem essa particularidade, se vc não canta com a boca (quase) encostada nele, eles não captam tão eficientemente. O cara que tava cantando se empolgou no rolê, ficou batendo cabeça, pisando no chão, cantando longe do mic....

gravado aí em seus territórios, Djeep, perto do centro de Santo André

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
28-03-15, 20:39 #4
 


 

maurocool is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
30-03-15, 12:43 #5
Te falo que você fez mágica, usando Audacity. hahaha.
Pega o Reaper ou o Cubase (achei o Reaper bem mais intuitivo) que você vai curtir.

Ficou muito bom!

Chronos is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
30-03-15, 14:10 #6
Como o rage eh a minha banda preferida e eu toco bateria, vou ser mais chato ehasuehashue

Apesar de tu ter falado que eles mal escutaram a musica pra gravar, ficou parecendo banda de colegio tocando hehehe. Teve muitas partes que eles tocaram uma coisa nada a ver ehehe. E a bateria nessa musica é vital pra energia dela, e o cara tocou meio morto sei lah, na parte que era pra ele abrir no chimbal, ele tocou meio fraco no ride, nada a ver kkkkk

Mas a qualidade da gravação ficou ate boa, pelo que voce relatou. Vai servir como uma boa base em ensaios, pra saber como que ta a musica de voces, ver erros e melhorias.

Abraço

kakarotto is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
31-03-15, 23:15 #7
vlw pelo feedback :-)

eu insisti para que tocassem uma música que eles já dominassem, mas sabe como são as crianças heauheaue

ontem eu adquiri novos equipamentos, um microfone Shure SM57 (referência histórica na gravação de instrumentos) e um condensador, MXL990

que brinquedos bacanas!!!
[MENTION=7061]Chronos[/MENTION]; junto com a placa veio o Ableton Lite. ainda não instalei, não sei do que ele eh capaz.... Eu tava tentando não usar um SW de torresmo, mas acho que vai ser o jeito

maurocool is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
01-04-15, 18:50 #8
Igual te falei... Instala ele e testa, junto com o Cubase, o Reaper... e vê qual você mais se adapta.
E se você quiser usar linux, tem uma DAW bem parruda pra ele também... Acho que é "Ardour" o nome.

Chronos is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
01-04-15, 22:39 #9
Escutei e acabei esquecendo de voltar pra dar os parabens. Ficou mto legal mauro! Continue!

Kensha is offline   Reply With Quote
esaporski
Trooper
 

PSN ID: esaporski Steam ID: esaporski
01-04-15, 23:29 #10
maurocool, massa pra primeira gravacao mas ta tudo no centro :P
ficou bem mono, tenta usar a PAN da mesa pra dar uma melhorada

usando 2 mics acima da cabeca do baterista, uns 40 ou 45 cm acima dele, um apontando mais pro floor tom e outro mais pro hihat e snare
ai da pra usar 1 na snare e outro no kick q nem vc fez ali
so lembra de qndo os mics entrarem na mesa ajustar a PAN, os dois de cima um pra esquerda e outro pra direita, caixa e bumbo no centro

tem que lembrar que qndo vc usa mais de um mic vc pode ter problemas com fase, pelo fato do som demorar mais pra chegar num mic do q no outro. essa mesa da behringer nao tem botao pra inverter fase, que seria o melhor jeito de saber se ta com problemas ou nao. outro jeito de tentar contornar isso eh ir mexendo os mics e ver se o som vai ficando mais "cheio" ou mais "magro" ("magro" eh pq tem problema de fase, qndo ta "cheio" nao).

vc ta saindo stereo da mesa e entrando no canal 1 e 2 da focusrite?

btw, tem que ajustar no DAW a PAN tb... canal 1 normalmente eh Left e canal 2 Right

abracos!

esaporski is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
02-04-15, 00:00 #11
O problema é que usei apenas mics dinamicos, agora peguei um condensador tb!

Vlw pelas dicas do pam, eu queria ter feito, mas foi tudo muito corrido. A galera queria gravar logo para poderem tocar heheh

A questao do fase acho aue se aplica mais quando for gravar guitarra com 2 mics, ne... Pa como os mics estao captando a msm onda, se estiverem em fases diferentes as ondas podem se destruir, anulando o som

De novo, obrigado pelos toques:-)

maurocool is offline   Reply With Quote
esaporski
Trooper
 

PSN ID: esaporski Steam ID: esaporski
02-04-15, 01:15 #12
hahah pior que eh foda qndo nego ta com pressa xD

a fase pode ser um problema em mic de bateria tb pq se vc usa 1 mic pra captar a caixa por exemplo, ele acaba vazando um pouco de bumbo, e esse "vazamento" acaba chegando atrasado se comparado ao mic dedicado do bumbo. ai pode vir com algumas frequencias em fase invertida (ou quase) e acabar deixando o som mais "fraquinho"

tem esquemas pra vc anular chiado de amp usando 2 mics e testando o posicionamento com inversao de fase e etc, essa parada de fase eh mto maluca hahaha

mas sempre que vc usa mais de 1 mic pra microfonar alguma coisa, pode ter problema de fase

qro ouvir outras gravacoes! abracos

esaporski is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
02-04-15, 02:22 #13
É uma parada de física, né... Destruição de onda

O fluff fez um vídeo com um macete pra posicionar os mics, qdo vai usar mais de 1. Vc grava umas batidas e da um zoom nas waveforms, até vc conseguir enxergar a onda. Aí vc vé se a fase ta certa ou não

http://youtu.be/1UDU_Enb_X8

maurocool is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:47.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.