Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
mojud
Trooper
 

Default Era uma casa muito engraçada, só tinha pobre, não tinha nada

06-04-15, 16:31 #1
Quote:
“Casa popular em áreas nobres, não!”

Na esquina oposta ao “maior lançamento imobiliário do ano”, um empreendimento na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, composto por duas torres de apartamentos com varanda gourmet que custam até 3 milhões de reais, quadras de tênis, um parque aquático e até um supermercado da rede Pão de Açúcar, um terreno virou motivo de discórdia.

A área de 30.000 metros quadrados, usada atualmente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foi demarcada pelo Plano Diretor da cidade como um terreno destinado à construção de moradias populares, a contragosto dos vizinhos, que agora se mobilizam para tentar mudar a lei.

“O nosso pleito é que a área seja uma biblioteca parque, ou até um próprio parque mesmo”, explica Rafael Bernardes, diretor de planejamento da Associação Viva Leopoldina, uma das entidades mobilizadas para modificar a destinação da área.

O argumento da associação é que o terreno abrigou a garagem da antiga viação Âmbar e o solo estaria contaminado pelo óleo dos ônibus que estacionavam ali.

“A questão não é que o bairro não quer moradia popular, isso seria uma coisa higienista. O que a gente quer é deixar claro que aquilo é um terreno contaminado e que isso pode acabar adoecendo os moradores”, explica ele, que afirma que a instituição só descobriu sobre a contaminação depois de saber que o terreno havia sido considerado uma ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) tipo 3 –que prevê que 60% da área vire habitação popular para famílias que ganham até três salários mínimos, 20% para os que ganham até seis e o restante pode ser usado para uso não residencial.

De fato, o terreno de número 928 da avenida Imperatriz Leopoldina funcionou como uma garagem de ônibus e está contaminado. A CET, entretanto, afirma que o trabalho de descontaminação do terreno já está em andamento -informação confirmada ao EL PAÍS por um funcionário que trabalhava no local na manhã da última quarta. “Nas amostragens realizadas não foram observados valores acima dos limites de intervenção da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Portanto, não existe risco às pessoas no local, sendo a única recomendação a de não utilizar poços para captação de água subterrânea”, explicou o órgão, por meio de uma nota. Não há, portanto, qualquer impedimento para que a área abrigue qualquer tipo de prédio.

Apesar de a associação ressaltar que seu pleito não tem viés higienista, há moradores que afirmam que a chegada de um imóvel voltado aos mais pobres “desvalorizaria a região”. Na área próxima ao terreno despontaram, nos últimos anos, uma série de imóveis como o lançamento descrito acima. Na rua paralela, a Carlos Weber, por exemplo, um prédio recém-construído, com três torres de apartamentos, tem imóveis vendidos a 2,7 milhões de reais. O terreno fica a cinco minutos de carro do shopping e do parque Villa-Lobos e da marginal Pinheiros, uma das principais vias de acesso da cidade.

“Como é que pode?”, pergunta à reportagem Olívia Bohn, 52, dona de um estacionamento na frente do terreno disputado, ao ser informada sobre as intenções da Prefeitura. “Vão tirar as pessoas da favela e colocar aqui? Não é discriminando todas as pessoas que virão, mas tem um monte de bandido no meio. Vai acabar com o sossego do bairro”, diz ela.

“É só você ver o Cingapura [conjunto de moradias populares] que fizeram ali atrás do Ceagesp. É uma sujeira. Cheio de bandidagem. Se fizerem um aqui vai acabar com a região. Todo mundo que mora aqui com certeza vai sair”, diz o morador Demércio Pacheco, 45.

“A região não comporta esse tipo de coisa. Tem muita gente de nível alto aqui. Só para você ter uma ideia: lembra do picadinho? Aquele dono da Yoki que a mulher matou e picou... Então, foi na Carlos Weber. E o cara da Friboi? Aquele que a mulher mandou matar... Foi ali também”, conta ele. “E teve aquele caso famoso daquela médica que matou o filho, a nora e se matou”, complementa Bohn.
Melhor de tudo é esse último parágrafo. Imagina só, um bairro de psicopatas estudados sendo ocupado por pobre vagabundo.

Reportagem completa em:
http://brasil.elpais.com/brasil/2015...47_756022.html

E de bônus, um breve histórico sobre o bairro da Vila Leopoldina:

Quote:
Originou-se como uma extensão da Lapa e tinha, no início, características de região popular. Atualmente tem-se consolidado como uma região de apartamentos de população de classe média alta. O distrito é servido pelos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos através das linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda, nas estações: Imperatriz Leopoldina e Domingos de Moraes na linha 8 e Ceasa na linha 9.

Uma operação urbana coordenada pela Prefeitura de São Paulo está promovendo um processo de verticalização e adensamento do distrito, originalmente ocupado por galpões industriais, no intuito de ocupar a região e reduzir a degradação urbana. O bairro tem experimentado um acelerado processo de expansão imobiliária, com a construção de novos e modernos edifícios de apartamentos. Como consequência desse processo, a região no entorno da rua Carlos Weber vem sendo chamada de "nova Moema", região que sofreu processo semelhante na década de 1970.
Acho interessante o processo de expansão e especulação imobiliária na cidade. Ninguém nunca quis morar na Vila Leopoldinha, agora é chique.






Last edited by mojud; 06-04-15 at 16:36..
mojud is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

06-04-15, 16:48 #2

Buwem is offline   Reply With Quote
Tchesko
Trooper
 

06-04-15, 17:11 #3
Que vai desvalorizar, vai. Mas só valorizou porque compraram áreas que já eram de valores bem abaixos da média de mercado antes dessa explosão imobiliária em SP, construíram prédios de alto padrão e o preço da região aumentou. Só não contavam que isso não dependeria exclusivamente dessa jogada imobiliária pra se manter como região valorizada.
Att,
Tchesko, o seu analista de mercado imobiliário.

Tchesko is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
06-04-15, 17:23 #4
Pode apagar todo o texto e deixar apenas os dois últimos parágrafos!

vegetous is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

06-04-15, 17:23 #5
Só valorizou pq valorizou Tchesko?

much analysys, so deep, such analyst.

mais alguma dica?

sibs is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
06-04-15, 17:32 #6
Mojud, se você tivesse investido 2 milhões num apto. na Carlos Weber e subissem um Cingapura na tua frente você ia ficar putinho, com certeza ia ficar putinho heuaheahe
Não é questão de "intolerância à pobre" e sim de desvalorizar o imóvel que é algo que pode chamar do que quiser, mas acontece...
É burrice pensar que as pessoas querem morar ali pq é chique... Na realidade ficou uma região bonita pra kct e cheia de serviços... pra quem conhecia a Carlos Weber nas antigas e passeia ali a pé... pqp... é outro mundo...

Todavia, é muito mimimi... vide Giovanni Gronchi... de um lado apto. 1 por andar e do outro Paraisópolis... Normal... Isso é absolutamente normal em qualquer lugar de SP... nem sei pra que o choro... Vão tentar evitar, mas se não rolar não vão deixar de dormir por causa disso tb.

tdf is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

06-04-15, 17:33 #7
Pensando do lado dos negócios: se o terreno nesse local vale bastante, por que transformar em prédios de baixo orçamento?

A prefeitura poderia vender o terreno a um custo alto, ou até mesmo viabilizar um empreendimento de alto padrão (oras, ali do lado há apartamentos de quase 3 milhões de reais LOL), pegar esse dinheiro, encontrar um local mais barato (eu diria 'menos ridículo'. 2,7 milhões um apartamento em SP? LOLEZ) e construir 10 ou 20 vezes mais moradias populares do que poderia inicialmente. Talvez até mais, visto o valor dos apartamentos.

Por essas e outras me parece muito estranho isso que a prefeitura faz. Parece-me que ela faz de propósito, como que para incomodar, gerar notícias e colocar população x população, enquanto que quem realmente precisa de moradias populares fica à míngua, com empreendimentos excessivamente caros e financiamento imobiliário caríssimo.

Qual o sentido em gerar destruição de valor num terreno que a prefeitura possui? Será que se o prefeito fosse o dono do terreno ele faria a mesma coisa? Destruir valor nunca é bom para a sociedade em geral, pois como eu disse antes você poderia fazer algo que fosse ajudar 20 vezes mais pessoas. E isso que 20 vezes é um chute ridiculamente conservador.

Sério, isso não é uma medida racional e é isso que deveria estar sendo discutido.

E antes que me encham o saco: não, eu não tenho um apartamento de 2,7 milhões e sabe quando terei isso no Brasil? NUNCA, NUNCA! Mesmo que eu fosse o cara mais rico do mundo, não compraria um negócio desse no Brasil nem com uma arma apontada na cabeça.


Last edited by Baron; 06-04-15 at 17:43..
Baron is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

06-04-15, 17:42 #8
[MENTION=48]tdf[/MENTION]; Minha Casa Minha Vida não é favela, tua comparação com Paraisópolis não procede.

[MENTION=199]Baron[/MENTION]; essa estratégia seria interessante, mas precisa ver se fecha a conta. O fato de existirem apartamentos de 3 milhões não significa que o terreno tenha um alto valor. Provavelmente as construtoras compraram muito mais do que precisavam, considerando que era um bairro degradado com terrenos grandes e de baixo valor e agora estão segurando mercado. Duvido que paguem muito por esse terreno da prefeitura.

O melhor motivo para utilizar esses terrenos mais bem localizados é que você não precisa construir todo um novo aparato público para atender o assentamento. Ocupar uma área distante com terreno barato não basta, precisa considerar os custos de construir infra de transporte, coleta de lixo, esgoto, eletricidade, água, etc etc etc.

mojud is offline   Reply With Quote
vitorueda
Trooper
 

06-04-15, 17:48 #9
E outra, pela região onde vão construir, os serviços todos serão bem caros na região. Mercados, alimentação, tudo, com aluguéis caríssimos para que eles abram seus próprios empreendimentos... Qual o propósito de colocar pessoas de diferentes condições sociais lado a lado?

vitorueda is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
06-04-15, 18:42 #10
Apesar de nao concordar mto com o que as pessoas falaram do que pode acontecer, eu achei a pergunta do Pluto bem pertinente...

Kensha is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
06-04-15, 19:01 #11
Qual a definição de "moradias populares" para prefeitura de SP?

É um prédio normal pra ser financiado, ou é uma favelinha vertical pra ser doada (ou vendido baratinho) pra algum movimento social?

vegetous is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
06-04-15, 20:01 #12
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
[MENTION=48]tdf[/MENTION]; Minha Casa Minha Vida não é favela, tua comparação com Paraisópolis não procede.

[MENTION=199]Baron[/MENTION]; essa estratégia seria interessante, mas precisa ver se fecha a conta. O fato de existirem apartamentos de 3 milhões não significa que o terreno tenha um alto valor. Provavelmente as construtoras compraram muito mais do que precisavam, considerando que era um bairro degradado com terrenos grandes e de baixo valor e agora estão segurando mercado. Duvido que paguem muito por esse terreno da prefeitura.

O melhor motivo para utilizar esses terrenos mais bem localizados é que você não precisa construir todo um novo aparato público para atender o assentamento. Ocupar uma área distante com terreno barato não basta, precisa considerar os custos de construir infra de transporte, coleta de lixo, esgoto, eletricidade, água, etc etc etc.
Mojud se for mesmo pra Minha Casa Minha Vida então é de boníssima... Tão de mimimi mesmo...

tdf is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
06-04-15, 20:03 #13
Meu bairro aqui no Acre valorizou muito nos últimos 10 anos.
Aí fizeram um bairro do minha casa minha vida colado. COLADO. Fodam-se. Chegam a ser assustadores alguns tipos que saem de lá.

Os bairros mais antigos do minha casa minha vida aqui em Rio Branco já tão favelizados, altas gambiarras dos moradores enfeiando tudo.

A Cidade de Deus, no RJ, era muito bonita quando foi construída também.

Eluan is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

06-04-15, 23:30 #14
Opa, mais um topic para falar bem de Sampa?

SigSnake is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

06-04-15, 23:34 #15
[MENTION=182]Patua[/MENTION]; explica para nós a valorização e desvalorização do bairro!

MdKBooM is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

07-04-15, 01:42 #16
Concordo com o baron, parece que fazem de propósito pra incitar ódio entre classes.

rockafeller is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
07-04-15, 02:11 #17
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
Concordo com o baron, parece que fazem de propósito pra incitar ódio entre classes.
de propósito eu não sei,
não dou tanto crédito assim pros nossos governantes.

Acho que é pura e simples incopetência / falta de noção mesmo.


saporra vai ser a nova Cruzada São Sebastião, um gueto que fica cravado no meio do Leblon aqui no RJ.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
07-04-15, 03:07 #18
Quote:
Postado por MdKBooM Mostrar Post
[MENTION=182]Patua[/MENTION]; explica para nós a valorização e desvalorização do bairro!
troll bait...
nao fode mdk... aprendi a fugir de topics de real state na ds... enfim.. como vc pediu... grande texto adiante:

Moradia popular = minha casa minha vida. ou seja, apartamentos ate 190 mil, seguindo os padroes estipulados pela CEF... não sei se este limite aumento nos ultimos meses... mas basicamente é isso...
sim.. isso é popular aqui nesta terra, como rm de campinas, rmrj, df e, se não me engano, rm recife (este último posso estar enganado).
antes o padrao exigido pela caixa em são paulo seria um 2 dorm, quarto e cozinha.. mas ultimamente o pessoal tem conseguido aprovar 1 dorm ou mesmo studio... sim... isso ae... sinceramente não sei como nego conseguiu mudar isso, mas vem acontecendo com alguma triste frequencia...
triste... isso é destinado ao público de até 10 SM... ou seja, familia que ganha hj quase 8 conto por mês que não tenham casa própria (pois é)...

ou seja... o babaca que acha favelado vai morar na porra bairro está completamente enganado...


só entraria um povo mais simples, de até 3 SM se o terreno fosse doado para o Governo do Estado e virasse um CDHU... isso é quase impossivel de acontecer, ate pq prefeitura é pt e estado psdb... acho pouco provavel acontecer. Não me recordo da prefeitura construir casas ultimamente... nem sei se tem este programa, antes era o cingapura e fizeram também em algumas operações urbanas, como a agua espraiada. mas é muito pontual, nao acredito que pegue projeto grande como esse.

ainda assim, não quer dizer que ficaria zoado. quem conhece o CDHU na vila madalena (BNH ali na rua natingui). hj so playboy mora ali e os aptos são bem legais, espaçosos.
mas eu acreditaria num leilão do terreno para a iniciativa privada respeitando a regra de limite de preço das unidades (70% delas, os outros 30% certamente seriam alto padrão com preços carissimos - pratica normal do mercado).


parte do mercado:
vila leopoldina eh um bairro de desenvolvimento extremamente recente. constituido basicamente a partir do ultimo plano diretor de sao paulo. tem entre 10 e 15 anos...
era uma região industrial em decadência (estilo bras, mooca baixa, lapa baixa etc), com muita região abandonada, invadida e presença de favelas (que existem ate hoje) e muita enchente....
alguns eixos se desenvolveram bastante, como a carlos weber (animal este trecho) e av. leopoldina (partes dela).
como a região se desenvolveu: o zoneamento passou a permitir massificação das construções. isso é bastante atrativo para a construtora: constrói-se mais num mesmo espaço, reduzindo custos e preço final. Conseguiram desenvolver apartamentos top a preços bastante abaixo do mercado imobiliario do entorno (alto da lapa, alto de pinheiros e pinheiros)... foi uma oportunidade de upgrade: muita gente deixou regiões melhores para morar num apto mais bacana e pagando menos.... com o tempo, o publico local se consolidou o mercado se desenvolveu e toda a infra estrutura passou a ficar bacana... foi um movimento muito parecido com o que aconteceu na barra da tijuca e recreio dos bandeirantes no RJ, por exemplo...

o pessoal de la ou é tradicional dos outros bairros nobres da zona oeste ou o novo rico... mas ainda tem muita coisa zoada la... tende a melhorar com a saida do ceagesp e algumas obras para amenizar o transito que estão previstas.

porém a região parou de crescer pq basicamente acabou a outorga onerosa no distrito. fica muito mais dificil alguem conseguir viabilizar financeiramente novos projetos no bairro e o novo plano diretor não vai ajudar aquelas quebradas por ausência de metro e corredor de onibus (novos eixos de desenvolvimento estabelecido pela prefeitura)


Minha opinião sobre a reportagem: manchete para vender noticia, pra variar. "Jornalistas" pegando opiniões de coxinhas preconceituosos sem informação alguma transformando comentarios infelizes em materia. Lembram do comentario da velha de higienopolis sobre o metro no bairro né? aquele do "gente diferenciada"... enfim.. bem isso... isso é de uma estupidez sem limites.
o que provavelmente está acontecendo (o que é normal em qualquer bairro, do itaim bibi a itaquera). é alguma associação de bairro reinvidicar a criação de espaços públicos ao invés de gerar mais moradia, tendo em vista que o terreno é público... no caso, uma biblioteca... não necessariamente é a desvalorização do bairro...

btw, mesclar diferentes classes num mesmo espaço de convivencia é tendência mundial... deixar a mão de obra mais próxima do trabalho, gerando economia, redução de transito e discrepância social. Tanto espaço publico quanto moradias "populares" seriam excelente alternativas na região...

Patua is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

07-04-15, 07:29 #19
Vei.

Esse post do Patua, de entendedor imobiliario, merece uma caralhada de positivo, faça o favor ae.

Casas populares não tem nada de favela. Se fosse assim, 70% dos bairros de São Paulo seriam favelas... duh. E ainda assim, nos bairros mais pobres, sempre existem condominios de luxo. Na Zona Norte isso é comum para caraleo. Bairro popular de casas e condominios de valor baixo...e um puta muro dum condominio mais caro.

É completamente normal.

Esse mimimi ai é o famoso mimimi de higienopolis. Um bando de velhos ricos, elitistas, que não querem que os "pobres e drogados" caminhem na região deles. São os mesmos que não queriam metro por lá. Que não querem "se misturar". Se fodam ae e paguem seu iptu.

E antes do mimimi: ser rico, ter dinheiro, é algo maravilhoso. Ser rico e ser escroto, babaca e se achar acima dos reles mortais é coisa de fdp. É tipo os caras que acham que Juiz é um humano melhor por ser juiz e tal.

u3663 is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

07-04-15, 08:56 #20
Tenho a minima ideia de SP.

A exemplo de curitiba existe o pessoal do mossungue...

A prefeitura em seu plano piloto iria transformar o mossungue em um bairro popular.
Para isso expandiu as linhas de biarticulado e a região baixa do mossungue iria virar um parque.

Ai a informação "vazou"

Construtoras compraram todos os imóveis em volta da rua principal do biarticulado aonde é permitido construir prédios com mais de 8 andares.

Resultado, só existe prédio de alto padrão lá, inclusive surgiu um shooping de classe média alta(barigui) e um prédio q gira HUAHUAUH

E dali pra frente só tem prédio bom.

Resultado, os onibus só servem para levar as empregadas e porteiros.

Agora respondendo ao [MENTION=199]Baron[/MENTION]; esse investimento da prefeitura foi bom?
O iptu alto está compensando esse ALTO investimento?
De pavimentar as ruas levar luz e etc, q deveria servir uma comunidade enorme agora serve pra meia duzia de rico.
E essa comunidade enorme q deveria estar ali, agora está aonde?

A linha de biarticulado é completamente inutil. uma linha nomal seria suficiente para abastecer a região.

O "parque" q ia ser construido agora é ocupado pelo pessoal de baixa renda, o q faz com q sempre q tenha chuva alaga a região.

Ps: o bairro hj é conhecido como ecovile ahuauhhua
Massungue jamais uhauhahuauh

SsjGohan is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

07-04-15, 10:16 #21
Quote:
Postado por Patua Mostrar Post
troll bait...
nao fode mdk... aprendi a fugir de topics de real state na ds... enfim.. como vc pediu... grande texto adiante:

Moradia popular = minha casa minha vida. ou seja, apartamentos ate 190 mil, seguindo os padroes estipulados pela CEF... não sei se este limite aumento nos ultimos meses... mas basicamente é isso...
sim.. isso é popular aqui nesta terra, como rm de campinas, rmrj, df e, se não me engano, rm recife (este último posso estar enganado).
antes o padrao exigido pela caixa em são paulo seria um 2 dorm, quarto e cozinha.. mas ultimamente o pessoal tem conseguido aprovar 1 dorm ou mesmo studio... sim... isso ae... sinceramente não sei como nego conseguiu mudar isso, mas vem acontecendo com alguma triste frequencia...
triste... isso é destinado ao público de até 10 SM... ou seja, familia que ganha hj quase 8 conto por mês que não tenham casa própria (pois é)...

ou seja... o babaca que acha favelado vai morar na porra bairro está completamente enganado...


só entraria um povo mais simples, de até 3 SM se o terreno fosse doado para o Governo do Estado e virasse um CDHU... isso é quase impossivel de acontecer, ate pq prefeitura é pt e estado psdb... acho pouco provavel acontecer. Não me recordo da prefeitura construir casas ultimamente... nem sei se tem este programa, antes era o cingapura e fizeram também em algumas operações urbanas, como a agua espraiada. mas é muito pontual, nao acredito que pegue projeto grande como esse.

ainda assim, não quer dizer que ficaria zoado. quem conhece o CDHU na vila madalena (BNH ali na rua natingui). hj so playboy mora ali e os aptos são bem legais, espaçosos.
mas eu acreditaria num leilão do terreno para a iniciativa privada respeitando a regra de limite de preço das unidades (70% delas, os outros 30% certamente seriam alto padrão com preços carissimos - pratica normal do mercado).


parte do mercado:
vila leopoldina eh um bairro de desenvolvimento extremamente recente. constituido basicamente a partir do ultimo plano diretor de sao paulo. tem entre 10 e 15 anos...
era uma região industrial em decadência (estilo bras, mooca baixa, lapa baixa etc), com muita região abandonada, invadida e presença de favelas (que existem ate hoje) e muita enchente....
alguns eixos se desenvolveram bastante, como a carlos weber (animal este trecho) e av. leopoldina (partes dela).
como a região se desenvolveu: o zoneamento passou a permitir massificação das construções. isso é bastante atrativo para a construtora: constrói-se mais num mesmo espaço, reduzindo custos e preço final. Conseguiram desenvolver apartamentos top a preços bastante abaixo do mercado imobiliario do entorno (alto da lapa, alto de pinheiros e pinheiros)... foi uma oportunidade de upgrade: muita gente deixou regiões melhores para morar num apto mais bacana e pagando menos.... com o tempo, o publico local se consolidou o mercado se desenvolveu e toda a infra estrutura passou a ficar bacana... foi um movimento muito parecido com o que aconteceu na barra da tijuca e recreio dos bandeirantes no RJ, por exemplo...

o pessoal de la ou é tradicional dos outros bairros nobres da zona oeste ou o novo rico... mas ainda tem muita coisa zoada la... tende a melhorar com a saida do ceagesp e algumas obras para amenizar o transito que estão previstas.

porém a região parou de crescer pq basicamente acabou a outorga onerosa no distrito. fica muito mais dificil alguem conseguir viabilizar financeiramente novos projetos no bairro e o novo plano diretor não vai ajudar aquelas quebradas por ausência de metro e corredor de onibus (novos eixos de desenvolvimento estabelecido pela prefeitura)


Minha opinião sobre a reportagem: manchete para vender noticia, pra variar. "Jornalistas" pegando opiniões de coxinhas preconceituosos sem informação alguma transformando comentarios infelizes em materia. Lembram do comentario da velha de higienopolis sobre o metro no bairro né? aquele do "gente diferenciada"... enfim.. bem isso... isso é de uma estupidez sem limites.
o que provavelmente está acontecendo (o que é normal em qualquer bairro, do itaim bibi a itaquera). é alguma associação de bairro reinvidicar a criação de espaços públicos ao invés de gerar mais moradia, tendo em vista que o terreno é público... no caso, uma biblioteca... não necessariamente é a desvalorização do bairro...

btw, mesclar diferentes classes num mesmo espaço de convivencia é tendência mundial... deixar a mão de obra mais próxima do trabalho, gerando economia, redução de transito e discrepância social. Tanto espaço publico quanto moradias "populares" seriam excelente alternativas na região...
Do MCMV mesmo não conheço esse modelo studio que você citou, acho que deve ter pouca representatividade no total. O mais comum são casas e edifícios multifamiliares de até 5 pavimentos (que é o limite por lei para não ter elevador).

Sobre o valor para as famílias entrarem, tem a divisão das faixas de renda. Precisa ver se esse terreno em particular seria para Faixa 1, porque se for não é 8 SM, seria para famílias com renda mensal de até 1.600 reais. Heliópolis, por exemplo, vai ter um MCMV pela Faixa 1 em SP.

Sobre a Vila Leopoldina, é muito interessante o processo todo.

Como você disse, o bairro da Vila Leopoldina é uma ocupação antiga de São Paulo e sempre foi um bairro degradado e sujo, porque só atraía grandes galpões que atendiam ao CEAGESP. Esse processo acontecia porque o bairro fica entre as duas principais marginais - Pinheiros e Tietê - o que facilita muito o acesso de caminhões de carga.

Então chegou o momento da explosão da construção civil em São Paulo e as construtoras viram uma excelente oportunidade, comprar terrenos enormes e baratos em uma região razoavelmente bem localizada.

Com esses terrenos em mãos bastou dar um tapa de marketing gourmet nos edifícios, que apesar do glamour são construídos com materiais de baixa qualidade e entregues quase sem acabamento e oferecê-los a uma população com renda crescente e disposta a assumir 35 anos de parcelas com a Caixa para financiar os imóveis com uma das taxas de juros mais altas do mundo.

Ou seja, a Vila Leopoldina não tem nada demais, esses edifícios não tem nada demais, todo esse negócio de "rico" vs "pobre" está na cabeça das pessoas que precisam se rotular para existir socialmente, independente das jornalices.

mojud is offline   Reply With Quote
clash
Trooper
 

07-04-15, 11:17 #22
aí,
depois são os commies que inventam a "luta de classes".

clash is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
07-04-15, 12:10 #23
Quote:
Do MCMV mesmo não conheço esse modelo studio que você citou, acho que deve ter pouca representatividade no total. O mais comum são casas e edifícios multifamiliares de até 5 pavimentos (que é o limite por lei para não ter elevador).
depende da cidade que vc está falando. rodeio o brasil vende este tipo de projeto. casas e torres de até 5 pavimentos exigem terrenos enormes. de baixissimo custo para ter viabilidade economica. em são paulo isso não é realidade há muito tempo. Exemplos de studio e 1 dorm: ak realty no bras, um projetos no cambuci da engelux (http://www.engelux.com.br/institucio...do.aspx#planta) e sanay (http://www.bemvivercambuci.com.br/plantas.html). na barra funda tem um lançado já (central da barra (33 a 38 m²) com algumas unidades sem vagas. projeto gigante: http://centraldabarra.com.br/?gclid=...-cMaAooS8P8HAQ). Sera lançado outro projeto muito parecido este ano com mais de 400 unidades de 35m² tmb.. dentro do PMCMV..
basicamente. em são paulo não tem mais MCVM com 2 dorms, como era exigido antigamente. hj so se viabiliza 1 dorm com aptos minusculos para familias sem filhos... ou seja, foge ao proposito inicial
para reverter isso, soh se o governo doar terrenos e bancar as construções, deixando de ser uma parceria público-privado. Assim como ocorre no resto do brasil pais para unidades destinadas a publico de até 3 sm: não é viavel para as construtoras bancarem todo o processo tendo apoio somente no financiamento. não dá retorno.

Quote:
Sobre o valor para as famílias entrarem, tem a divisão das faixas de renda. Precisa ver se esse terreno em particular seria para Faixa 1, porque se for não é 8 SM, seria para famílias com renda mensal de até 1.600 reais. Heliópolis, por exemplo, vai ter um MCMV pela Faixa 1 em SP.
como eu disse: isso depende da decisão que a prefeitura tomar. se ela optar pela venda do terreno, certamente será para a faixa de renda entre 6 a 10 SM.
agora se ela assumir a construção da porra toda (como no caso de heliopolis e paraisópolis), seria animal. acho pouco provavel que isso ocorra pois a prefeitura faz muito pouco isso, geralmente ou ela repassa para o governo estadual (cdhu) ou direto para o Federal (taí, eu não tinha pensado na dilma boladona construindo essa porra. seria bem provavel e de interesse dela)

Quote:
Com esses terrenos em mãos bastou dar um tapa de marketing gourmet nos edifícios, que apesar do glamour são construídos com materiais de baixa qualidade e entregues quase sem acabamento e oferecê-los a uma população com renda crescente e disposta a assumir 35 anos de parcelas com a Caixa para financiar os imóveis com uma das taxas de juros mais altas do mundo.
ser mais baratos nao significa ser de baixa qualidade. baixo acabamento? onde? pelo contrario, os aptos lá são bem bacanas e bem acabados. obvio, poucos são de altissimo padrão. mas foram projetados para uma classe media alta / alta que buscavam um upgrade de produto (espaço, planta, lazer, acabamento), utilizando um downgrade de região.

Quote:
Ou seja, a Vila Leopoldina não tem nada demais, esses edifícios não tem nada demais, todo esse negócio de "rico" vs "pobre" está na cabeça das pessoas que precisam se rotular para existir socialmente, independente das jornalices.
existe sim uma evolução da renda média na Vl leopoldina. muitos setores censitarios possuem distribuição de renda similar ao alto da lapa, por exemplo. Mas é verdade, ainda é um bairro com muitos paradoxos, trechos abandonados e com favelas ao lado de escolas e apartamentos caros. Um condominio popular seria o menor dos problemas para os moradores do bairro. Entretanto, sempre tem babaca metido a superior que faz comentarios infelizes como o exposto

Patua is offline   Reply With Quote
Hades
Trooper
 

07-04-15, 12:53 #24
Quote:
Postado por rockafeller Mostrar Post
Concordo com o baron, parece que fazem de propósito pra incitar ódio entre classes.
não só parece. é escancarado. para incitar tal ódio e ocupar espaço em mídia e em roda de pessoas politizadas com um assunto diferente do notíciário: "maior escândalo de corrupção da história."

pela quinquagésima milionésima terceira vez discutimos luta de classes, mortes de inocentes em favelas, abusos de policiais, episódios raciais e homofóbicos etc, numa proporção maior do que eles realmente acontecem e num momento em que o Estado já deveria ter resolvido ou pacificado essas questões há muito.

mas não há interesse em pacificá-las. vai que a população começa a pensar e agir contra os verdadeiros inimigos dela mesma, né?!

Hades is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:55.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.