Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
Default [3DSMAX] Duvida de leigo

27-10-05, 16:33 #1
preciso fazer uma simulação no 3DSMAX, mas nao sei usar a ferramenta. Alguem pode me dizer como faço uma superfície parabólica (tem que ser parabólica) totamente reflexiva?

E se é possivel fazer algo como gerar bolinhas em posições aleatórias que ficam se movimentando aleatóriamente pela tela (mas essa movimentação aleatória deve poder ser definida por duas funções de probabilidade, sendo uma delas gaussiana).

Se a parte das bolinhas nao for possivel eu dou um jeito de criar na mão mesmo as bolinhas e deixo as trajetórias não aleatórias mesmo

Valeu!





Ted is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
27-10-05, 17:32 #2
olha, sobre a superficie parabolica deve ser bem simples de criar no 3ds.

no maya eu vou pra visao side. crio 1 parabola com a ferramenta ep curve e em seguida duplico junto com um translate no eixo de profundidade pra as parabolas ficarem separadas. ai seleciono as 2 parabolas, e dou um make planar nelas. se a parabola q vc se refere, parece com uma antena parabolica, e nao com uma onda, aih eh preciso criar um circulo, apagar uma das parabolas e posicionar o circulo na frente da parobola q sobrou. note q as 2 pontas da parabola tem q estar em contato com o circulo. Aih eh so usar o birail tool(nao lembro se eh assim que escreve).

Um modo bem simples tb, eh criar uma esfera nurbs, inserir uma isoparm onde vc quer q seja o corte de sua parabola, selecionar essa isoparm recem criada e dar um extract (separate). Isso vai cortar sua esfera em 2 meshs. Mantenha a mesh q vc quer usar, e delete a restante.

Tem varios modos de modelar parabolas... aki mostrei alguns.

qto a reflexão, eh so entrar na config de materiais e setar reflexão maxima, e ativar raytracing nas configs do renderizador.

agora qto as esferas se mechendo randomicante, só scripitando a animação, oq eu nunca fiz. eheheh

animar bolinha por bolinha daria um trampo fabuloso, mas se for poucas até q rola... Claro q nao seria basiado em uma funcao de probabilidade nem nada.. mas visualmente daria um resultado legalzinho.

Sussa is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
28-10-05, 02:46 #3
A superficie que quero é um paraboloide de revolução, desenhando uma 2D e fazendo uma revolução no eixo Y. Pensava que dava pra fazer desse jeito nesses programas, mas pelo jeito que voce falou é bem mais complicado.

Ted is offline   Reply With Quote
Sussa
Pit
 

Steam ID: sussa
28-10-05, 08:30 #4
eh isso aqui???
 


existe tb o comando revolve. eh so criar uma parabola com a ferramenta de curva, procurar pela ferramenta revolve e nas opções dela, selecionar o eixo y. so q creio q pra chegar no resultado dessa foto, seria preciso cortar a malha e fazer alguns ajustes a mão.

Sussa is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

28-10-05, 08:43 #5
Quote:
Postado por Ted
A superficie que quero é um paraboloide de revolução, desenhando uma 2D e fazendo uma revolução no eixo Y. Pensava que dava pra fazer desse jeito nesses programas, mas pelo jeito que voce falou é bem mais complicado.

No 3D Studio vc pode fazer sua parabola em 2d e depois dar um extrude pra ela ficar com volume

Inquisitor is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

28-10-05, 14:18 #6
faz um desenho tosko do q vc quer pq eu ñ entendi quase nd
mas posso apostar q dá pra fazer sim

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
28-10-05, 18:40 #7
O que quero é mais ou menos isso:
 


A camera perspectiva eu sei colocar e a ortografica tambem

Ted is offline   Reply With Quote
Inquisitor
Trooper
 

28-10-05, 18:53 #8
Cria uma esfera, converte em editable poly, deleta metade dos poligonos ai vc vai ter uma parabola

As bolinhas vc anima como free e já era

Inquisitor is offline   Reply With Quote
un4
inativo
 

28-10-05, 18:54 #9
O 3dsmax tem um sistema de kinematics FUDEROSO.

Você inclui um objeto "gravidade" no seu projeto, ai escolhe a aceleração dele, sentido etc.. ai vc cria uma gerador de particulas.. essas particulas podem ser um mesh, forma.. qualquer coisa.. esse gerador é totalmente configurável.. tanto na quantidade, quanto na força que elas serão expelidas. Ai vc define que elas irão interagir com seu cone ali, e que elas vão sofrer força da gravidade ali que vc colocou.. tudo isso só clicando naquele icone de correntinha em cima..

tem uma PENCA de tutoriais sobre isso na internet.. google algo como 3dsmax particles tutorial e vc vai achar coisa desde o 3dsmax 2 até os mais novos.. senao me engano tem coisa até em ptg

vale a pena estudar os plugins de kinematics do max.. tem muita coisa legal inclusive pra animacao de corpos humanos

un4 is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 15:31.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.