Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
13-09-15, 22:42 #151
Isso eh um airlock, ele deixa o CO2 sair, sem que nada entre

Precisa usar





maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

14-09-15, 07:43 #152
[MENTION=34]Clx[/MENTION]; sou de São José do Rio Preto - SP

[MENTION=109]maFious[/MENTION]; uso filtro agora.

Pelo menos a bombona dá pra enfiar o braço dentro .. eu estava usando o galão de água e fica nojento.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Clx
Trooper
 

PSN ID: FKempf Steam ID: FKempf
14-09-15, 08:29 #153
@mafious, eu uso agua dar torneira e passo por um filtro triplo igual esse:

http://www.cervejantes.com.br/produt...-12-16-40.html

Clx is offline   Reply With Quote
maFious
 

14-09-15, 09:40 #154
[MENTION=1]Jeep[/MENTION]; não entendi sua pergunta metálica! hauehuahe

Sobre a água, eu vou começar a usar água mineral para testar. Tenho um amigo que tem um disk água e me vende por R$ 5,00 a bombona de 20L.

Vocês fazem algum tratamento com alguma coisa para diminuir ph ou regular magnésio, cálcio e essas putarias? haeuhaeuaeuh. Eu não faço ainda, mas estou dando uma estudada.

maFious is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
14-09-15, 09:47 #155
não faço nada disso... ja ouvi dizer que água mineral não é das melhores pra fazer breja

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

14-09-15, 09:54 #156
estou usando isso

 

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
14-09-15, 11:20 #157
[MENTION=109]maFious[/MENTION]; [MENTION=8680]maurocool[/MENTION];
era so pra ver se vcs usam algo de vidro ou transparente, algo que de pra ver as coisas acontecendo, tipo esse garrafao de vidro. Eu sempre vejo fotos com tamborzoes de plastico branco ou de metal (inox sempre, nem sei se aluminio pode tbm)

Jeep is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

14-09-15, 12:04 #158
Esse de vidro nunca ví vendendo aqui no br.. tem de plastico mas ele é muito dificil de limpar. o balde ainda é a melhor alternativa pra nós aqui no br.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
14-09-15, 12:17 #159
cara, vidro não parece uma boa alternativa. além de ser frágil, não protege da luz

maurocool is offline   Reply With Quote
maFious
 

14-09-15, 13:09 #160
Entendi...

Pois é, a vantagem de ser transparente é o que o Jeep comentou. É interessante ver a fermentação acontecendo sem precisar abrir o recipiente.

A desvantagem é que tem que cobrir com algo para abrigar da luz.

maFious is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
14-09-15, 13:15 #161
bom, ver a fermentação é bacana como curiosidade, né... pq o processo msm vc acompanha pelo airlock

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

15-09-15, 12:33 #162
Quote:
Postado por Clx Mostrar Post
Nos temos uma de 60L e uma de 30L dessas azuis. Ela eh ótima pra vedar e carregar, mas eh meio f*dida para limpar e saber a qtde de bira dentro.

Bom mesmo são os baldes de 30L brancos, que precisa do "abridor" pra tampa. Facílimo de usar, porém, pequeno.

To no celular de novo e não tenho a receita que fiz da Pale Ale, mas no HomebrewTalkBR tem um típico meu (fkempf) com a receita dela, foi minha primeira.

Mafious é do RS, certo? Vc tbm Homebrewer?
Fui ver sua receita e pelo o Brewer's Friend ficou bem dentro .. só o IBU mesmo que ficou fora. Como vc acabou resolvendo isso? A cerveja ficou boa? Esse Caramel deixa aroma de mel? Gostei a receita, vou tentar .. estou experimentando varias APAs que é o estilo que mais gosto (depois da IPA).

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
15-09-15, 12:37 #163
esse fds teve encontro de cerveja artesanal em SP (encontrei Igo e Pupu!!)

Confirmei algo que ja suspeitava: gosto bastante de Brown Ale e seu aroma de castanhas / nozes / avelãs / seiláoque

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

15-09-15, 12:38 #164
bora brassar uma?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
15-09-15, 12:45 #165
nossa, a oferta é tentadora... mas SJRP é longe pra dedéu!!

o que tem de bom pra se fazer por aí, além de cerveja?

maurocool is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
15-09-15, 12:48 #166
sem contar que SJRP fica bem perto do Sol, tipo Ribeirão, né?

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

15-09-15, 12:49 #167
vc não é de ribs? Eu vivo arruma desculpa pra ir beber em ribeirão preto huauhauha Inclusive vou no evento lá dia 31/10

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
15-09-15, 12:49 #168
Nada, capital hehehe

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

15-09-15, 12:57 #169
Eu talvez vá pra sp no feriado do dia 12/10 qq coisa te aviso.

Tem equipamento aí pra fazer quantos litros?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
15-09-15, 13:05 #170
5L :-(

maurocool is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

15-09-15, 13:12 #171
NOW KISS

rockafeller is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

15-09-15, 13:59 #172
é.. vai ficar pra quando vc vir pra cá mesmo. Não dá pra levar os esquips.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

21-09-15, 08:20 #173
[MENTION=109]maFious[/MENTION]; ontem fiz lá aquela receita da Belgian Pale Ale.. nunca antes na historia desse pais se viu uma recirculação tão linda.Consegui mandar os 20l pro fermentador com OG de 1048. Foi lindo. Espero que fique boa.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

21-09-15, 14:28 #174
Hahahaha... Você diz da recirculação utilizando sua bomba? Eu ainda estou ensaiando para comprar uma. Hoje estou fazendo na mão mesmo: enchendo uma jarra e colocando de volta na panela.

Usou qual fermento na Belgian? Essa é uma das únicas belgians que gosto, pois não é muito doce e nem muito alcoólica.

Eu fiz no domingo uma Oatmeal stout e testei um método que não conhecia antes. Em vez de colocar os grãos torrados junto com os demais na mostura, eu deixei de molho um dia antes em água com temperatura ambiente e adicionei somente no final da fervura. A ideia é de deixar o sabor de café e torrado mais suave e preservar a cor. Vamos ver o que vai dar. Ficou com OG de 1.054.

Temos que combinar uma troca de garrafas... uaheuhaehuae

maFious is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
21-09-15, 14:43 #175
eu faço esse esquema da jarra também... aproveito e já faço a filtragem hehehehe

maurocool is offline   Reply With Quote
maFious
 

21-09-15, 15:22 #176
Filtragem para mim é a recirculação, não é?

Tem a recirculação/filtragem e depois faço a lavagem com 'fly sparging'.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

21-09-15, 16:10 #177
Quote:
Postado por maFious Mostrar Post
Hahahaha... Você diz da recirculação utilizando sua bomba? Eu ainda estou ensaiando para comprar uma. Hoje estou fazendo na mão mesmo: enchendo uma jarra e colocando de volta na panela.

Usou qual fermento na Belgian? Essa é uma das únicas belgians que gosto, pois não é muito doce e nem muito alcoólica.

Eu fiz no domingo uma Oatmeal stout e testei um método que não conhecia antes. Em vez de colocar os grãos torrados junto com os demais na mostura, eu deixei de molho um dia antes em água com temperatura ambiente e adicionei somente no final da fervura. A ideia é de deixar o sabor de café e torrado mais suave e preservar a cor. Vamos ver o que vai dar. Ficou com OG de 1.054.

Temos que combinar uma troca de garrafas... uaheuhaehuae
usei a bomba.... foi lindo de ver .. devia ter filmado.

o fermento é o M27 da Mangrove .. Belgian sim

Opa... se ficar boa te mando uma amostra.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

22-09-15, 14:47 #178
Pela primeira vez vazou mosto pelo airlock. Acredito que foi porque enchi o fermentador com um pouco a mais do que o normal...

 

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

22-09-15, 14:57 #179
que porquera uhahahua brown ale? Legal essa bombona.. minha próxima aquisição. deve ter vedação melhor que os baldes né?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

22-09-15, 14:59 #180
Muito melhor. Ela tem essa cinta que pressiona a tampa e o balde. A tampa também tem umas borrachinhas para vedar. Eu tenho os baldes, mas acabei só os utilizando para moagem dos grãos.

Essa é uma oatmeal stout. Aquela que fiz deixando os maltes torradas de molho um dia antes.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

22-09-15, 15:52 #181
ahhh é verdade.... a que eu vou ganhar uma garrafa depois huauhauhuha

essa bombona aí vc disse que vende na sua cidade? tem link?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

22-09-15, 15:59 #182
Essa mesmo... uhaeuhaeuhae

Tem o site da empresa, mas não é um e-commerce. http://www.emplasul.com.br/

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

30-09-15, 07:45 #183
20l de Weiss gaseificando e 20l de Belgian Pale Ale na fermentação secundária.

 


se tudo correr bem esse fds tem Amber Ale na panela.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

30-09-15, 14:23 #184
Show de bola, [MENTION=512]Homebrewer[/MENTION];. Como ficou a OG da belgian? Bonitas suas garrafas. Eu estou usando as retornáveis comuns de brahma e etc.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

30-09-15, 14:45 #185
Ficou em 1048 .. na receita pedia 1050 então achei que ficou bem dentro. Medi tem uns dias e estava em 1015, joguei a temp. pra 25º pra fazer um segundo estágio da fermentação e ver se baixa mais. A meta é 1005. Vou medir dinovo na sexta, caso seja positivo eu dou cold crash e deixo maturar 1 semana a 5º.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

30-09-15, 14:46 #186
Cara, não sei se baixa tanto assim. Nem é bom baixar tanto para não ficar tão 'seca'. Acho que vai ficar por aí mesmo. 1015, 1012.

Esse final de semana vou fazer alguma, mas ainda não escolhi a receita.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

30-09-15, 15:19 #187
Eu vou fazer uma Amber Ale e depois uma Kolsch. Depois dessa, se a cerveja ficar dentro da minha expectativa, vou dobrar pra 40l a produção.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

01-10-15, 07:42 #188
[MENTION=109]maFious[/MENTION]; resolvi medir da densidade ontem a noite e deu 1004. Mandei pro freezer agora fica lá até 09/10 quando eu faço a clarificação com gelatina por 2 dias evou engarrafar dia 11 ou 12/10.
Estimativa de ABV em 5,8%

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

02-10-15, 09:57 #189
Olha só que interessante. Suas leveduras estavam com fome!! hahauehuhae

Será que está certo seu densímetro? Achei que baixou demais! Já conferiu com água para ver se está certo?

maFious is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

02-10-15, 10:24 #190
THAT'S IT

alguém faz ai uma lista de equipamentos q eu vou precisar, me explica basicamente o processo e me dê links para leitura
NOW

rockafeller is offline   Reply With Quote
maFious
 

02-10-15, 10:33 #191
Massa, [MENTION=2007]rockafeller[/MENTION];. Eu comecei a fazer só pelos livros e materiais na internet. Basicamente você precisa ler o livro mais clássico para os iniciantes: "How To Brew - John Palmer". Você vai encontrar para vender na amazon e têm cópias traduzidas na internet.

Assim como qualquer novidade, pode parecer bastante confuso no começo, mas depois você assimila melhor. Especialmente quando fizer a primeira brassagem.

Você precisa, primeiro, decidir quantos litros você quer fazer por lote. Normalmente começa-se por 10 a 20L (mais comum ainda 20L). Para decidir você deve levar em consideração seu espaço físico disponível, sua grana e também se prefere fazer muito de pouco ou pouco de muito. Existem kits prontos também. Você compra quase tudo que precisa numa tacada só.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

02-10-15, 10:40 #192
[MENTION=109]maFious[/MENTION]; eu coloquei 2 saches de fermento e uma baita controle de temp. acho que tá dentro ... o densimetro é novinho e eu testei com agua antes... tava marcando certinho tadinho .. fala assim dele não :P

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

05-10-15, 08:32 #193
Domingo foi dia de brassagem bebê
 
 
 
 
 

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
05-10-15, 08:34 #194
equipo irado!

maurocool is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

05-10-15, 10:03 #195
tá saindo coisa boa daí... domingo foi uma Amber Ale .. OG de 1055. Muito linda e perfumada. Dá pra ver a cor dela na foto da lavagem alí. Parece meio gambiarra essa recirculação mas tá funcionando bem d+. Meu único problema está sendo a resfriação do mosto. Esse fds eu usei o sistema de banco de gelo e bomba de recirculação e consegui até baixar beem... 27º mas não consegui formar o wirlpool e o trub ficou um lixo e acabei tendo uma perda consideravel, foi só 16l pro fermentador. até Vamos ver.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

05-10-15, 10:55 #196
O equipamento tá massa mesmo! Não achei que parece gambiarra. É assim mesmo. Esse domingo também brinquei de mestre cervejeiro! Fiz uma american pale ale, é para ser uma cópia da Sierra Nevada.

Como você faz o whirlpool? Eu faço com a pá, mexo de forma circular bem rápido, logo após a fervura, pois o trub baixa bem melhor com o mosto quente.

Sobre a resfriação. Eu tenho um plate chiller de 20 placas (http://www.dudadiesel.com/choose_item.php?id=HX1220BWGH). Em 10 minutinhos baixo 30L de 95ºC para 27-30ºC. Uma boa dica, se você usa chiller de imersão, é mexer o chiller enquanto passa água. Nunca fiz o teste, mas vi num blog o cara fazendo isso



Sobre o trub, calcule uma perda boa de mosto para o trub. Assim você não se preocupa muito. Utilize essa sua última brassagem como padrão, por exemplo, e adicione mais água para a fervura (logicamente os grãos e lúpulo aumentam também, mas é pouca coisa).

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

05-10-15, 11:13 #197
eu nao costumo ter tanta perda mas como inventei na hora de resfriar acabei me ferrando. Eu uso o chiler de imersão e agito mas ele bagunça o trub. Dessa vez fiz a frio e não formou nada. Esse chiller de placa vc limpa como? Tinha vontade de ter um mas sempre vejo o pessoal falando que fica sujeira dentro.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

05-10-15, 11:20 #198
Limpo alguns minutinhos depois de usar. Eu acho tranquilo.

Logo depois de usar passo água da torneira na saída do mosto quente, direto da mangueira (faz o caminho inverso). Depois disso passo água fervendo, com a ajuda de uma jarrinha. E, para guardar, coloco um pouco de vodka para evitar que bactérias façam a festa.

maFious is offline   Reply With Quote
maFious
 

05-10-15, 11:26 #199
Sobre a perda. Para você ter uma ideia, eu já calculo que vou perder 3.5L só na panela de fervura. Eu até conseguiria aproveitar um pouco mais, mas adotei essa medida como padrão para não ter surpresa. Quando chega perto de 3,5L restantes (um pouco acima da válvula) eu paro, pois meu fermentador já está com 30L, aproximadamente.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

05-10-15, 11:35 #200
excelente, valeu a ajuda, vou procurar um plate chiller agora mesmo.
Você faz o wirlpool a quente, deixa um tempo descansar pra decantar e depois extrai pela valvula em baixo para resfriar ou sifonando por cima? Usa só a gravidade ou bobeia pro chiller?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

05-10-15, 11:44 #201
Faço o whirl, deixo descansar 10min, extraio pela válvula por baixo só usando a gravidade.

Compre um plate que tenha placas grandes (o meu é pequeno perto de outros modelos). Quanto maior a superfície de contato, maior a troca de calor. Dá uma olhada nesse site: http://www.dudadiesel.com/heat_exchangers.php . Tem um pdf ali que compara o tempo para resfriamento de cada modelo da marca.

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

05-10-15, 11:49 #202
legal... só estou vendo que essa marca aqui no Br tá meio salgado... mas vou estudar melhor. Valeu mesmo.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

06-10-15, 15:29 #203
[MENTION=2007]rockafeller[/MENTION];

Veja esse kit: http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-c-moedor-_JM

Vem até uma apostila junto! auhehueauhuaehuae


... e um brinde surpresa!!

maFious is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

06-10-15, 15:42 #204
caraca mulieke
achei meio caro hhehehe
será q comprar individualmente não é mais negocio?

rockafeller is offline   Reply With Quote
maFious
 

06-10-15, 15:50 #205
Cara, pior que se sair mais barato não vai ser tanta coisa. As panelas vem prontas com furos e válvulas. A tampa está ajustada com o chuveirinho. Tem bomba para recircular, moedor.

Tem até a primeira receita!! Tenta dar uma olhada, mas acho que o preço não deve sair muito diferente. Você precisaria comprar o fogareiro somente.

maFious is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

06-10-15, 15:56 #207
HELP US MAFO

pra falar a real eu queria ter um equipamento de qualidade, bonito, etc.
não me incomodo em pagar um pouco mais

acho caro esse de 1400 pq parece meio vagabundo o material hheaheh

rockafeller is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

06-10-15, 16:02 #208
SEM BRINDE
NUFF 4 ME.

Blazed is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

06-10-15, 16:21 #209
rocka, compra 3 dessas:

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-cerveja-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:1]

e um fermentador de inox conico refrigerado:

http://produto.mercadolivre.com.br/M...120-litros-_JM

vai ficar lindo.

Ou uma cozinha pronta:

 



Fica lindo tb..

Agora se quiser montar um na unha dá pra economizar um bom tanto

http://produto.mercadolivre.com.br/M...lt-c-tampa-_JM


mas tem todo o trabalho de furar, comprar as peças separadas e tal ...

Tá afim de comodidade ou curte por a mão na massa?

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

06-10-15, 16:38 #210
to coçando pra começar uma dessa tbm, tem um brother dono de uma tornearia que quer fazer junto, ia ser ez.

Blazed is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

06-10-15, 16:48 #211
http://www.casaolec.com.br/

Quem quiser comprar

Bombastic is offline   Reply With Quote
maFious
 

06-10-15, 19:23 #212
Sig, aquele que você me mostrou está legal também, mas vem sem moedor, sem a bomba e sem a panela para fervura. Está sem preço também, pois está indisponível.

O moedor nem é tão essencial no começo, pois nas lojas de insumos eles moem para você. O problema, quando ficarem mais 'exigentes', é que eles moem somente na regulagem padrão deles. Bomba também dá para se virar bem sem (eu não uso).

Aquele kit do ML, eu achei honesto, rapaz. Bonitinho, vem tudo que precisa (talvez precise de um fogareiro apenas). O que achou, Homebrewer? Você que montou seus equips?

maFious is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

07-10-15, 07:52 #213
Eu prefiro montar em casa por que vc aprende mais sobre o processo e quando precisa dar manutenção vc conhece cada pedaço do projeto. Eu sou da turma de "faça vc mesmo", como vcs já viram em outros tópicos. Gostei de por a mão na massa e ver o resultado. Aqui em Rio Preto eu tive bastante dificuldade em achar os equipamentos, 99% veio da internet, mas ainda sim achei que valeu a pena.

Se eu fosse começar hoje eu partiria pra compra de barris de chopp usado, que são de 50l e de inox. Um bom polimento e eles ficam lindos. Valvula esfera de 1/2, bazooka, uma bombinha e mangueiras. Fermentaria em galões de agua 20l.
No meu ponto de vista o essencial é a geladeira e o controlador de temperatura. Se vc cuidar dessa etapa a cerveja será outra.
Dá pra fazer isso com menos de 1k.

Homebrewer is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
07-10-15, 08:33 #214
So por curiosidade, eu sei que o foco nao é "só" esse, mas, esse equipamento se paga em quanto tempo? Os insumos tambem nao sao baratos e pelo visto tem gastos com gas e energia eletrica da geladeira.

digamos que para um consumo de 20 litros por mes, que pelo que entendi é a producao de uma "fornada" desses equipamentos padrao.

Jeep is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

07-10-15, 09:09 #215
depende né jeep

não acho q ele chega a "se pagar", pois vc precisaria colocar um preço na sua cerveja heheh

e obviamente eu e o pessoal fazemos para consumo próprio e não comercialização

os insumos são caríssimos, com certeza sai muito mais barato tomar brahma mesmo, o negocio é a vaibe mesmo de fazer a própria cerveja

isso é priceless... heheh


Homebrewer, eu sou 100% DIY, tenho furadeira, micro retífica, etc

achei absurdamente ridícula a diferença de preços haehaehae 500 conto a panela sem nada e 2 mil e não sei quantos a panela com uns furinhos e umas mangueiras

nada a ver, faço tranquilo (com as instruções necessarias)

tem algum grafico, sei la, q explica direito as peças, suas funções, etc?

to afinzao de fazer essa porra ae agora

mas precisa ser um equipamento q dê pra desmontar e guardar, senão a muié pira heheah
esse esquema da geladeira, qual q é? precisa ter uma geladeira DURANTE o processo? ou tem um chiller q vc coloca dentro da panela e boa?

rockafeller is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

07-10-15, 09:22 #216
Jeep; Se imaginar que pra beber a mesma qualidade pagariamos em torno de 15 reais na garrafa, sai mas ou menos 38 reais o litro. Eu produzo 20l com 100,00 150,00 reais. Isso dá 7,50 o litro na pior das hipoteses. Eu acho que compensa em relação a cerveja de boa qualidade, não a comercial de massa.

rocka; geladeira que é usada durante todo o processo de fermentação e maturação .. ela praticamente fica ligada todos os dias e necessariamente vai precisar de um controlador de temperatura tipo TI17.
Na internet tem vários vídeos de pessoas furando panela e montando equipamentos. Se precisar de ajuda estou a disposição. Eu acho que achei um forma boa de fazer, pelo menos pra mim as instalações ficaram perfeitas.

usei da seguinte forma, de fora pra dentro:

Engate rapido femea com rosca 1/2 macho -> valvula esfera de 1/2 -> flange de latão - > prolongador de 1/2 ai na parte que enconsta na panela um arruela de silicone, que como eu não achei pra vender fiz eu mesmo usando o fundo de uma assadeira de silicone -> do lado de dentro a mesma arruela de silicone e outra flange de latao fechando

se for o caso depois mando foto

Homebrewer is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

07-10-15, 13:47 #217
aff agora q eu vi q o maurocu tem equipamento pra 5L de ceva, e nego mandando eu comprar as paradas de 57L HAEUHAEUAHEUEAH vao se foderem

eu tinha pensado em 20L pq parece um numero interessante, e pq na minha cabeça, quanto mais ceva, menor a chance de dar errado
heheh
não sei pq, mas acho q qto menos ceva, mais "drásticas" são as reações, e isso pode comprometer o rolê
faz sentido?

TENDO EM VISTA que nego faz 5L de boa e fica sussa, eu prefiro daí equipamento pra fazer 10L apenas, ou até 5L mesmo... a vaibe é ficar fazendo varios tipos e pans, sempre uma diferente etc.
imagina q desgraça ter q tomar 20L de ceva q ficou ruim HEAUAHEUAHE
ainda mais pq eu só tomo de fds com 1 ou 2 amigos, é ceva demais.


oq acham

esse
http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-c-moedor-_JM

ou

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-artesanal-_JM


falta alguma coisa nesses kits?
oq?


Last edited by rockafeller; 07-10-15 at 14:02..
rockafeller is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
07-10-15, 13:53 #218
cara, na moral, se vc não deixar contaminar, dificilmente a breja vai ficar ruim.... são poucos ingredientes pra dar bosta.

maurocool is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

07-10-15, 14:07 #219

rockafeller is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
07-10-15, 14:13 #220
preço ta OK, na minha opinião....

nem barato, nem caro.

porém, com esse chiller, vc vai gastar água pacas. sugiro vc comprar tb uma bomba pra recircular a agua

maurocool is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

07-10-15, 14:31 #221
o ultimo vc ta falando?

vale mais a pena q os outros?

rockafeller is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

07-10-15, 14:58 #222
rocka compra 2 panelas (as valvulas e conexoes)
1 moinho de cereal
1 termometro
1 densimetro
1 proveta
1 balde de 20l
1 airlock
1 colher de inox ou pá de plastico
1 jarra de 1l

go go go

Homebrewer is offline   Reply With Quote
maFious
 

07-10-15, 15:01 #223
[MENTION=2007]rockafeller[/MENTION]; eu acho que para você é melhor esses de 10L então. O problema lotes pequenos é que se a cerveja ficar boa, e é muito mais provável que fique boa do que o contrário, você tem todo o trabalho de novo para fazer (o que nem é ruim, porque fazer cerveja é divertido).

A vantagem é isso que você apontou, com lotes menores dá para experimentar variedades de cerveja e técnicas com menos custo, menos espaço e um pouco menos de trabalho. O tempo, entretanto, para a cerveja ficar boa para beber continua o mesmo, média de 30 dias. Dependendo da quantidade de fermentadores que comprar, é possível fazer 2 lotes por mês, mais ou menos.

Você comentou que gosta de fazer as coisas, então vai comprando tudo separado. Dá um pouco de trabalho, mas é divertido também. Eu fiz isso e só mandei furar a panela de inox porque fiquei com medo de estragar... uhaeuhaeuhae

Nessas lojas online (weconsultoria e lamas) tem tudo o que precisa. Além de encontrar várias coisas em lojas de materiais de construção/ferragens.

Ontem tirei uma foto de parte dos equipamentos que tenho:

 

maFious is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

07-10-15, 15:03 #224
"as valvulas e conexoes" heaheah

nego acha q eu nasci sabendo

eu nem sei direito como funciona o negocio... alias li o topic inteiro e em lugar algum tem alguma informação UTIL heaheahaeahe

que tal postarem aí alguma página ou vídeo bem didático pros noobs?

rockafeller is offline   Reply With Quote
Homebrewer
Trooper
 

07-10-15, 15:07 #225
eu aprendi a colocar a valvula com esse tutorial

http://www.grabenwasser.com.br/como-...valvula-panela


Last edited by Homebrewer; 07-10-15 at 15:15..
Homebrewer is offline   Reply With Quote
Responder

Tags
árcool, bebo sim, bebum, mé mé

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 07:06.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.