Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
Default Bolívia e o desrespeito à soberania brasileira, entre outros

02-05-12, 10:12 #1
A coisa tá chegando ao nível do ridículo para o passivismo brasileiro. Saquem só:

Halley é expulsa da Bolívia e seus donos ameaçados. Prejuízo é de R$ 4 milhões

Exército boliviano ‘invade’ o Acre e Tião Viana aciona Itamaraty e Exército

BOICOTE ACREANO CONTRA BOLIVIANOS

Tá lá a pé e colocou o pé na rua? Todos os carros aceleram pra ver se te matam
Tá lá de carro e viu um policial? Cuidado, ele pode te fazer desviar o caminho e depois te PRENDER por ter virado onde não pode
Sem falar que os retards que estudam medicina lá são obrigados a pagar taxas pra entrar, sair, ficar lá...

Essa semana eles quebraram um acordo (o governo brasileiro tinha até o final do ano para trazer ao Brasil todos os pequenos produtores rurais que estavam assentados na fronteira da Bolívia (do lado de lá) faz décadas) e mandaram o exército pra expulsar o povo. Queimaram tudo e mataram animais.

Corrupção geral: Polícia, ministério público, exército, governo federal, estadual e municipal (os equivalentes), judiciário, TUDO!

Imagina então pensar que lá não é o país mais corrupto do mundo?

Ah, e teve mais uma nacionalização esses dias, dessa vez de uma companhia de eletricidade espanhola

PS: Me poupem de "o Acre não existe", "muito pobre para eu me importar" e "não faz parte do Brasil"





Eluan is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
02-05-12, 10:19 #2
ja passou da hora de invadir a bolivia e recuperar nossas usinas da petrobras

Yakov is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
02-05-12, 10:28 #3
Esqueci de falar que carros roubados aqui são legalizados lá sem o mínimo problema!

Eluan is offline   Reply With Quote
drakiN
Trooper
 

Steam ID: drakiN
02-05-12, 10:29 #4
W444444444R

Sério.............. imaginem uma guerra com esse país.
não dura 1 semana.

drakiN is offline   Reply With Quote
PGSBirD
Trooper
 

PSN ID: pgsbird
02-05-12, 10:47 #5
Agora é hora de organizar uma corrente no facebook?

PGSBirD is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
02-05-12, 11:09 #6
Boa idéia! Vamos nos mobilizar no Facebook contra o Evo Moralez. Assim, o presidente do país cai sem a gente fazer sequer mover um único movimento físico. Funciona com adoção de cachorros e gatos, tem que funcionar para presidentes!

------------------------------------------------------------------

Maaas.... voltando ao assunto:

O Governo brasileiro no máximo deve apenas pedir pros caras tirarem as tropas de maneira amigável. Duvido que eles tenham a moral de querer fazer algo mais agressivo. Nem quando nacionalizaram a Petrobrás o governo tomou uma atitude energética...

Never Ping is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

02-05-12, 11:13 #7
vai da nada infelizmente... pq esse tipo de coisa nem chega aqui no resto do Brasil eluan

Bombastic is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
02-05-12, 11:23 #8
VIVA LA REVOLUCION

maxcool is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-05-12, 11:31 #9
América do Sul tá triste, essas nacionalizações, esse escrotismo populista e nenhuma previsão de melhora. O presidente barbudo que resolveu ser amigo dos países mais escrotos do mundo, deu, deu e deu e não recebeu nada de volta.

Semana passada tava lendo sobre a história recente do Paraguai e me assustei, pensei que era ruim, mas é péssimo, golpe atrás de golpe, assassinato, fuga de presidente(com o Brasil sempre acolhendo como boa puta que é) e hoje um presidente ex-bispo expulso da igreja por se intrometer em política com trocentos filhos feitos durante seu voto de castidade que ganhou uma verba de graça do Brasil porque é um dos "amigos da esquerda".

Pelo menos o câncer vai matar uns 4 desses.

Stranger is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
02-05-12, 11:38 #10
devolve o acre....

maurocool is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-05-12, 11:42 #11
O Acre foi comprado pelo Brasil, mas só faltava eles quererem nacionalizar o Acre também.

Stranger is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

02-05-12, 11:43 #12
Quote:
Postado por Stranger Mostrar Post
"amigos da esquerda".
Cite-se CONRADO.

Blazed is offline   Reply With Quote
Stranger
Trooper
 

02-05-12, 11:51 #13
Conrado é brother, não bota ele nesse bolo não. Conca quer uma sociedade organizada sem exploração, nada errado nisso.

Amigos da esquerda seriam: Evo, Lugo, Kirscher, Chavez, Fidel e Ahmadinejad*.

Lula só não virou amigo do Kim Jong Il por falta de oportunidade.

*não é de esquerda mas não é flor que se cheire.

Stranger is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

02-05-12, 11:53 #14
Quote:
Postado por Stranger Mostrar Post
Conrado é brother, não bota ele nesse bolo não. Conca quer uma sociedade organizada sem exploração, nada errado nisso.

Amigos da esquerda seriam: Evo, Lugo, Kirscher, Chavez, Fidel e Ahmadinejad*.
(1)

e por que a mídia não ta falando muito no assunto?

ShadoW is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
02-05-12, 12:25 #15
Quote:
Postado por PGSBirD Mostrar Post
Agora é hora de organizar uma corrente no facebook?
haueha.. eu ri
e ri mais do NP "acreditando"

Concordo com o trecho do texto em que diz que paciência tem limite.. pelo amor, né?
Nem sabia dessa situação :/

E Eluan, a nacionalização foi anteontem, se não me engano.. os caras tão perdendo completamente a noção

didz is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
02-05-12, 12:29 #16
Se a bolivia decidir nacionalizar o eluan... aí a coisa pega!

colher is offline   Reply With Quote
treta
Trooper
 

02-05-12, 12:47 #17
O problema que o governo brasileiro sempre se comportou como mãe com os vizinhos.
Primeiro foi o Evo nacionalizando a Petrobras.

Engraçado pra um pais que quer um assento no conselho de segurança da ONU ter esse tipo de atitude.

O Brasil é igual aqueles caras grandões que todo mundo fica batendo e ele só da risada.

treta is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
02-05-12, 13:14 #18
como disse no outro topico, morei em RO

meu pai tem uma empresinha lá e talz

e adivinha ql sao as unicas pessoas q meu pai nao faz negocio nunca?

bolivianos!

nao da... 99% dos bolivianos de lá (RO) sao uns filhosdaputa!!!

Zigfried is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
02-05-12, 14:25 #19
Quote:
Postado por treta Mostrar Post
O problema que o governo brasileiro sempre se comportou como mãe com os vizinhos.
Primeiro foi o Evo nacionalizando a Petrobras.

Engraçado pra um pais que quer um assento no conselho de segurança da ONU ter esse tipo de atitude.

O Brasil é igual aqueles caras grandões que todo mundo fica batendo e ele só da risada.
Fato.
O Brasil é BUNDÃO nesse quesito.

E nada de anexar, fazer pressão, chorar.. em 1 semana de qualquer tipo de embargo econômico o Brasil manda o recado.

didz is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

02-05-12, 14:41 #20
Eu não sou muito de teoria da conspiração, mas realmente acho que essas coisas - pelo menos as nacionalizações - não são discutidas unilateralmentem tipo o Evo Morales acorda e manda fazer porque tá sentindo que é uma boa idéia. Deve ter nego no Brasil (e agora na Espanha, nesse caso aí) que participa da discussão, dando a maior força pra que seu país perca a posse do negócio, fazendo a 'sua parte' de abafar retaliações e acalmar os ânimos.

Gente que
1- ainda acredita em algum tipo de 'governo mundial' comunista (políticos, ativistas, etc.) ou
2 - que vai encher o cu de dinheiro no futuro próximo (políticos, empresários, etc.)

Zedd is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
02-05-12, 15:56 #21
globo e record estão muito ocupadas enchendo seus noticiários com denúncias de seus próprios podres, pra se preocuparem em noticiar a invasão do país!

vegetous esta conectado agora   Reply With Quote
treta
Trooper
 

02-05-12, 22:08 #22
Reação do Brasil: Foram enviados uns 40 militares e alguns policiais federais para a região
Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/bl...-na-fronteira/

Como a noticia foi publicada na Bolivia: En medio del clima de tensión, Brasilia envió a la región a unos 35.000 efectivos del Ejército, que permanecerán en el lugar hasta que la situación vuelva a la normalidad.

Fonte : http://www.laprensa.com.bo/diario/ac...356_38965.html

Se for assim, da pra dominar a América do Sul, porque pelo visto cada soldado brasileiro vale por 1000 soldados bolivianos.

treta is offline   Reply With Quote
colher
tony
 

Steam ID: spooneta
02-05-12, 22:13 #23
TRETA MANO

colher is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
02-05-12, 23:08 #24
olha essa treta mermão

Yakov is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
02-05-12, 23:18 #25
E em 2006 ainda....
http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=8266

Parece que Evo Moralez sabe agora o que é o Acre.

Never Ping is offline   Reply With Quote
HeT
Trooper
 

03-05-12, 00:28 #26
bora invadir e criar um expansion pack do acre

HeT is offline   Reply With Quote
treta
Trooper
 

03-05-12, 00:40 #27
Uma resposta boa seria fazer como foi feito com o Paraguai em 2006, logo após a nacionalização das refinarias na Bolivia. Os paraguaios começaram a feder por conta de Itaipu, dai o ministério da defesa fez a maior operação de helicópteros da América Latina mais 10.000 homens em um treinamento. Só isso foi o suficiente pros paraguas ficarem quietos.

Dai sim, queria ver algum soldado boliviano atravessar a fronteira fardado e armado

treta is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
03-05-12, 04:01 #28
Quote:
Postado por HeT Mostrar Post
bora invadir e criar um expansion pack do acre
Se pagassemos por isso a Bolivia seria um novo dlc?

seuboi is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

03-05-12, 09:23 #29
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
vai da nada infelizmente... pq esse tipo de coisa nem chega aqui no Brasil eluan
Fixed.

downcast is offline   Reply With Quote
Patua
Trooper
 

PSN ID: fsgarbi-br Steam ID: Patua
03-05-12, 09:37 #30
pior que evo moralez esta amarradinho com o outro venezuelano e este sim, tem apoio internacional e esta armado ate os dentes (nao que seja uma real ameaça, mas daria dor de cabeça a qq nação).
nao duvido q qq atividade brasileira repressiva faria algo do tipo: brasil esta usando a força pra bla bla bla... fora que temos uma caralhada de tratados comerciais com a venezuela.
soh acho que o itamaraty esta pisando em ovos... mas nao duvido que em breve comece repressoes minimas..

Patua is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
03-05-12, 10:08 #31
isso se o chavez durar ate as eleicoes de outubro, e se os vermelhinhos de la nao resolverem brincar de "viva la revolucion" com a morte do todo poderoso.

Jeep is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
03-05-12, 10:19 #32
esses cara do pt são uns bundão...

cade o newka?

Renegade is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
08-05-12, 19:16 #33
eae
alguma "novidade" a respeito do tema?

didz is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

08-05-12, 20:56 #34
tava pensando nisso hj tb

ShadoW is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
08-05-12, 20:59 #35
Veja pelo lado bom: aconteceu algo no Acre !

Sephiroth is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
08-05-12, 21:05 #36
Deve ser foda ter como "civilização" vizinha mais próxima a Bolívia... heauheuae
Mas tamo junto Eluan, eu trabalho no Bom Retiro, vejo mais boliviano do que você diariamente!

tdf is offline   Reply With Quote
XUXU
Trooper
 

PSN ID: duMagrao Steam ID: xuxuzao
08-05-12, 21:17 #37
ehauheauheauheauhaeuheua

XUXU is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
08-05-12, 21:49 #38
Enquanto a imprensa de lá conta mentiras, a daqui mal sabe noticiar (e escrever) :P

Manifestantes fecham duas pontes que liga (sic) o Brasil com a Bolívia: http://www.contilnet.com.br/Conteudo...nteudoID=17657

Queria saber o motivo da tal manifestação, haha

Exército boliviano e polícia federal na mesma ponte me fez lembrar das Coréias

Eluan is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
08-05-12, 22:25 #39
faz um descontão com a Colombia e compra cocaína e trabalho semi-escravo só de lá, que a Bolívia vai à falencia

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

09-05-12, 01:24 #40
Quote:
Postado por Sephiroth Mostrar Post
Veja pelo lado bom: aconteceu algo no Acre !
http://maxgif.com/2xV

Zedd is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
09-05-12, 08:21 #41
Brasil é um pais de governantes frouxos e covardes, se fosse em outro país como Venezuela os bolivianos iam ter uma resposta militar imediatamente ao entrar em território internacional sem permissão.

Kamael is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

09-05-12, 11:57 #42
kamael ta usando bem o google, acha até frase com opiniao formada e tal.. sobre cerveja, governantes brasileiros, fotos engraçadas..

Blazed is offline   Reply With Quote
whiplash
Trooper
 

Steam ID: whi
09-05-12, 12:00 #43
aehuahe
legal a opinião, não poderia esperar nada mais de um cabo do exército mesmo
deveríamos é ser igual a venezuela, né kamael, seu filho da puta
"resposta militar imediata"
aehua
ok

whiplash is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
09-05-12, 12:12 #44
ué, se a bolivia ta usando seu exercito pra arrepiar em dobro cidadaos brasileiros, pelo jeito ate invadindo territorio nacional, se ate o governador do Acre ja pediu ajuda pro exercito e itamaraty, tem que ter resposta militar, isso nao quer dizer mandar bombardear o palacio presidencial, mas apenas um contato diplomatico com uma discreta movimentacao de tropas pra fronteira ja seria um otimo comeco.

Jeep is offline   Reply With Quote
Kamael
Trooper
 

Steam ID: kim_jf
09-05-12, 12:18 #45
Jeep NICE!

whiplash não disse que temos de ser igual a Venezuela, falei SE isso ocorresse por la ou em outro país, ctz que ia ter resposta militar, nem que seja uma movimentação de tropas na fronteira como o Jeep disse.

Kamael is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
09-05-12, 13:43 #46
Quote:
Postado por Kamael Mostrar Post
Jeep NICE!

whiplash não disse que temos de ser igual a Venezuela, falei SE isso ocorresse por la ou em outro país, ctz que ia ter resposta militar, nem que seja uma movimentação de tropas na fronteira como o Jeep disse.
Vc gosta da venezuela por que eles bebem cerveja alema la? Com amargor no retrogosto?

Aquele topico esta com saudades de vc.

Kensha is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-08-13, 12:34 #47
http://josiasdesouza.blogosfera.uol....-codi-ao-lado/
http://josiasdesouza.blogosfera.uol....arinha-e-pf-3/

que falta um corpo diplomatico eficiente nao faz...


A diplomacia traz o seu estilo no nome: é macia. Muitas vezes, porém, o excesso de punhos de renda faz desandar a receita da marmelada. Foi o que sucedeu no caso do senador boliviano Roger Pinto. Dilma Rousseff concedeu-lhe asilo político. Mas Evo Morales negou-se a emitir o salvo-conduto. O Itamaraty fingia-se de morto havia 455 dias. Até que…

Encarregado de negócios e titular interino da embaixada brasileira em La Paz, Eduardo Saboia resolveu rodar a baiana. Fez isso para interromper o suplício imposto pela inação do Itamaraty ao asilado Roger Pinto. “Eu me sentia como se eu tivesse o DOI CODI ao lado da minha sala de trabalho”, disse.

Responsável pelo planejamento e pela execução do plano de fuga do senador boliviano, Saboia recebera instruções de seus superiores para ficar de bico calado. Moveu os lábios depois de ter o nome mencionado, de forma pouco amistosa, numa nota oficial do Itamaraty. Reagiu por meio de entrevista concedida ao repórter Carlos de Lannoy. Abaixo, o trecho veiculado no programa Fantástico, da Globo:



— Assim que o senhor chegou ao Brasil com o senador boliviano, houve um acordo com o Itamaraty para que o senhor não falasse? Sim, houve um pedido. Eu passei o dia inteiro no hotel, quieto. Só que o Itamaraty soltou uma nota mencionando o meu nome. Então, eu decidi também falar com a imprensa e dizer que eu tomei a decisão de conduzir essa operação porque havia um risco iminente à vida e à dignidade de uma pessoa: o senador Roger Pinto, que passou 452 dias [em verdade, foram 455] num cubículo ao lado da minha sala de trabalho.

— Quais eram os riscos que o senador estava sofrendo dentro da embaixada? Havia uma violação constante, crônica de direitos humanos porque não havia perspectiva de saída, não havia uma verdadeira negociação em curso. E ele obviamente tinha um problema de depressão que estava se agravando. Tivemos que chamar um médico. Ele começou a falar de suicídio e dizia constantemente que queria que nós o tirássemos de lá e os advogados dele também dizendo isso. E um quadro que podia degenerar ou em um suicídio ou em risco também para as pessoas que trabalham na embaixada. Eu me sentia como se eu tivesse o DOI CODI ao lado da minha sala de trabalho. É um confinamento prolongado sem perspectivas e sem um verdadeiro emprenho para solucionar. Eu estive em Brasília duas vezes dizendo: ‘olha, a situação está ruim’. Inclusive eu pedi para sair de La Paz porque eu disse: ‘eu não vou compactuar com essa situação que atenta à dignidade da pessoa humana e também à honra do meu país’. Eu não preciso de instructões específicas para situações de urgência. É isso o que aconteceu.

x---------------------------------------------------------------x
Fuga de senador boliviano teve ajuda de colega brasileiro, diplomata, fuzileiros da Marinha e PF

Ferraço: ‘A PF foi até o hotel, me contactou no aeroporto e apareceu lá com o senador Roger Pinto’

Foi cinematográfico o enredo da fuga do senador boliviano Roger Pinto para o Brasil. Depois de 455 dias de refúgio forçado numa sala da embaixada brasileira em La Paz, o líder da oposição ao governo de Evo Morales dormiu em Brasília na madrugada de sábado para domingo. Ele deve sua liberdade a uma operação secreta que reuniu, à revelia do Itamaraty, um diplomata brasileiro inconformado, dois fuzileiros da Marinha, um senador do PMDB, e uma equipe de cinco agentes da Polícia Federal.

Chama-se Ricardo Ferraço (PMDB-ES) o senador que participou da execução da fuga. Ele preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado. Entrou na operação a pedido do diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios e titular interino da representação diplomática brasileira em La Paz. Acionado em Vitória (ES), onde se encontrava no sábado, Ferraço voou até Corumbá (MS) para resgatar, num jato emprestado, o desafeto de Evo Morales.

Abordado por um agente da Polícia Federal no aeroporto de Cuiabá, Ferraço identificou-se. Escondido num hotel, na companhia do diplomata Saboia, o senador boliviano chegaria uma hora depois, protegido por cinco agentes da PF e um par de fuzileiros navais que o haviam escoltado por 22 horas, numa viagem de 1.500 km, feita em carro diplomático brasileiro. Roger Pinto voou para a liberdade na companhia de Ferraço.

Em entrevista ao blog, Ricardo Ferraço contou detalhes da operação que levou o Itamaraty a abrir uma investigação e irritou o governo boliviano. A conversa vai reproduzida abaixo:



— Como se interessou pelo caso do senador boliviano Roger Pinto? Em março, eu fui à Bolívia para averiguar a situação dos torcedores do Corinthians que estavam presos na cidade de Oruro. Na volta, fiz uma visita ao senador Roger. Encontrei-o numa sala do segundo andar do prédio administrativo da embaixada brasileira, em La Paz. Improvisaram um quarto num escritório. Mede uns 3m X 6m. Fuzileiros da Marinha guardavam a porta. Fiquei impressionado com aquela situação. De lá para cá, venho agendando o tema no Senado. Nada evoluiu.

— O sr. se manteve em contato com a embaixada brasileira em La Paz? Sim. Tem lá um diplomata, encarregado de negócios, chamado Eduardo Saboia. A embaixada está sem embaixador há muito tempo. É ele quem está respondendo pelo posto. Ele notou uma deterioração do estado de saúde do senador boliviano. Havia um quadro de depressão. Vendo tudo isso, e percebendo a ausência de perspectiva de solução para o caso, o Saboia chegou a me confidenciar, de maneira muito pessoal, que estava com medo de que o senador boliviano se suicidasse. Ele me disse que estava pensando em tirar o senador de lá.

— Qual foi a sua reação? O que eu fiz foi entusiasmá-lo a tomar uma decisão. Fiz isso por solidariedade humana. Eu só vi o senador Roger Pinto duas vezes. Em março, quando estive em La Paz, e neste sábado.

— O diplomata Eduardo Saboia autorizou a fuga? Ele fez muito mais do que isso. O Saboia organizou a saída, colocou o Roger no carro da embaixada e trouxe ele até o Brasil. Os fuzileiros navais brasileiros deram cobertura durante todo o percurso. Percorreram um caminho complicado. Foram mais de 1.500 km, passando por regiões com produção de coca, até chegarem a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O Saboia foi a figura central no episódio.

— O sr. foi comunicado da operação com antecedência? A gente vinha conversando, trocando ideias. Mas, quando eu soube, a operaçao já estava em curso. Quando o Saboia me ligou, eles já estavam próximos da fronteira. Estava muito tenso. Ele criou uma relação de confiança comigo desde que o conheci, em março, na Bolívia. Eu dava retorno a ele. Esteve no Brasil duas vezes. E foi recebido por mim na Comissão de Relações Exteriores. Coloquei o assunto na agenda da comissão.

— Qual foi o seu papel na operação de fuga? Eu vinha acompanhando o processo, toda a angústia do Saboia. Neste sábado, eu estava em Vitória [ES], na minha casa, quando recebi um telefonema dele, pedindo ajuda.

— Que hora foi isso? Era hora do almoço.

— O que o sr. fez? Tentei contactar autoridades brasileiras.

— Que autoridades? Na verdade, liguei para o presidente do Senado [Renan Calheiros]. Mas não consegui falar. Deixei recado.

— E daí? Telefonei para o aeroporto de Vitória. Tinha um jato privado, de uma empresa capixaba. Liguei para o dono. Não dei detalhes, não queria que vazasse. Mas esclareci que precisava do avião para uma missão importante. Que envolvia uma pessoa correndo risco de vida. Ele se sensibilizou e me emprestou o avião.

— Como se chama o empresário? Prefiro não dizer, até porque ele não sabia exatamente do que se tratava. A responsabilidade é minha.

— Ele cedeu o avião graciosamente, sem cobrar? Sim, isso mesmo.

— É seu amigo? É conhecido meu, mas não é pessoa íntima. Decidi pedir. Se não desse, paciência. Não sou pessoa de me omitir. A omissão é o pior dos pecados.

— A que horas decolou de Vitória? Levantamos voo pouco antes das seis da tarde, umas cinco e meia. Desci em Corumbá à noite. O aeroporto estava meio vazio, sem muito movimento. Fiquei esperando umas duas ou três horas. Logo fui abordado por um agente da Polícia Federal. Eu me identifiquei, dei meus documentos. O cara ligou para o superior dele. Dali a mais ou menos uma hora, chegou o agente com o senador boliviano. Me entregou ele. Embarcamos para Brasília. Chegamos na cidade perto de uma e meia da madrugada.

— A Polícia Federal foi buscar o senador boliviano do outro lado da fronteira? Não. Quando ele chegou ao Brasil, na fronteira, estava acompanhado do diplomata brasileiro e escoltado por dois fuzileiros navais do Brasil. Os fuzileiros o atravessaram na fronteira. A Polícia Federal foi procurá-los no hotel.

— Então, eles chegaram a se hospedar num hotel em Corumbá? Sim, chegaram na cidade por volta de duas horas da tarde de sábado. E foram para o hotel. O Saboia me ligou do hotel.

— Quem acionou a Polícia Federal foi o diplomata Eduardo Saboia? Não sei dizer. Sei que a PF foi até o hotel, me contactou no aeroporto e apareceu lá com o senador Roger Pinto.

— A Polícia Federal foi acionada por alguém, não? Eu não tenho esse detalhe. Sei que o Saboia estava tentando fazer contato com o ministro Celso Amorim [Defesa], com o José Eduardo Cardozo [Justiça]. Não sei se conseguiu. Foi tudo muito rápido. Não deu para perguntar tudo.

— Acredita que ele tenha dado ciência da movimentação ao Itamaraty? Não acho improvável que ele tenha sinalizado alguma coisa. Como ele está respondendo pela embaixada há meses, não é nenhum absurdo supor que ele tenha manifestado aos seus superiores que a situação estava no limite, e que, se ele tivesse oportunidade, faria alguma coisa. Talvez as pessoas no Brasil não acreditassem que ele tivesse disposição para fazer.

— Quando o senador Roger Pinto chegou no aeroporto de Corumbá, estava acompanhado de grande aparato de segurança? Umas sete pessoas davam segurança a ele. Cinco agentes da Polícia Federal, bem armados, e os dois fuzilileiros navais que o haviam acompanhado desde La Paz.

— O Eduardo Saboia não foi ao aeroporto? Não. Eu insisti muito para que ele voasse com a gente até Brasília. Mas ele preferiu não nos acompanhar.

— Ele decerto está ciente de que pode sofrer sanções administrativas, não? Obviamente, ele não ignora os riscos. Mas acho que deveria ser condecorado, jamais punido. Tomou uma decisão corajosa. Ao viajar junto com o senador, pôs inclusive a própria vida em risco. Conversamos muito. Sei que ele fez isso por não suportar a indeferença de ver um perseguido político se deteriorando numa sala, como se fosse um resto de gente. Era essa a situação do senador na Bolívia.

— Pelo que conversavam, o Eduardo Saboia planejava essa operação há muito tempo? Ele revelava, há algum tempo, muito incômodo com a falta de definição e de determinação do governo brasileiro, em função de ter concedido o asilo político e não ter obtido o salvo-conduto para o deslocamento do asilado. O Saboia é uma figura muito comprometida com os direitos humanos. É um homem muito sério. O que o moveu foi a indignação.

— Na sua opinião, o governo brasileiro se portou mal no episódio? Não há nenhuma dúvida a esse respeito. Sou um crítico da falta de determinação da diplomacia brasileira nesse caso. Nossa diplomacia por vezes é muito companheira dos nossos vizinhos bolivarianos. Há um nítido viés ideológico nas relações. Acho um absurdo que o governo brasileiro, após conceder o asilo ao senador, não tenha se empenhado para obter o salvo-conduto.

— Na sua avaliação, faltou pressionar a Bolívia? O salvo-conduto é uma consequência natural do asilo político, que por sua vez é uma decisão unilateral do país que concede. Mesmo nos momentos mais duros das ditaduras sulamericanas, como a do Chile, nunca um salvo-conduto para o Brasil foi negado. O governo brasileiro deveria ter exigido da Bolívia o salvo-conduto. No mês passado, em encontro de cúpula do Mercosul, no Uruguai, os chefes de Estado do grupo aprovaram uma nota concluindo que o asilo é decisão soberana dos países. Referiam-se ao caso do Edward Snowden [ex-técnico terceirizado da CIA]. Entre os signatários está o Evo Morales. Por que as regras do asilo valem para o Snowden e não valeriam para o senador Roger? Não faz o menor sentido.

— Depois do desembarque em Brasília, o senador boliviano foi para um hotel? Chegamos à Capital na madrugada de sábado para domingo. Eu tinha oferecido minha casa para ele pernoitar. Ele tinha topado. Mas, no meio do caminho, falou com o advogado dele. E preferiu ir para a casa desse advogado.

— Então, ele tem um advogado em Brasília? Sim. Chama-se Fernando Tibúrcio. Peticionou em nome dele junto ao STF, pedindo providências ao governo brasileiro.

— O senador Roger Pinto responde a mais de 20 processo na Bolívia. É acusado de corrupção. Está seguro de que as acusações são falsas? Confio muito na avaliação do Eduardo Saboia. No caso dos torcedores corintianos, já libertados, ele tinha me dito que nenhum deles tinha envolvimento com a morte daquela menino boliviano, no estádio de Oruro. E o Saboia me passa a mesma segurança em relação ao caso do senador Roger. Ele está muito seguro, pelos dados que obteve, de que o senador é perseguido pelo governo do Evo Morales. Diz que as acusações que pesam contra ele são fruto de disputa política. Ele é o líder da oposição. Não o conheço em profundidade. Mas pergunto: se ele fosse um criminoso, o governo brasileiro teria concedido o asilo político?

— Sobre o quê o sr. e o senador boliviano conversaram durante o voo de Corumbá até Brasília? Ele me pareceu em estado de choque. A ficha ainda não havia caído. Ele parecia ainda não acreditar na possibilidade de ser um homem livre. Me disse que contou os dias em que ficou retido numa sala. Foram 455 dias. Na cabeça dele, a estratégia do governo da Bolívia era vencê-lo pelo cansaço. Esperavam que ele não aguentasse e saísse à rua, para ser preso. É um homem de família, Batista, conservador. Sabe que terá de refazer a vida.

— O senador Renan Calheiros respondeu ao recado que o sr. deixara no sábado? Ele me ligou no domingo, quando tudo já estava resolvido. Contei rapidamente o que se passou. E ficou nisso.

— Não receia ser criticado por sua participação na fuga? De jeito nenhum. Não convivo muito bem com a omissão. Prefiro o erro à indiferença. E não creio ter cometido nenhum erro nesse episódio.

 

Jeep is offline   Reply With Quote
Trovao
Millenium Falcon
 

26-08-13, 16:35 #48
Vamos invadir a bolivia e anexa-la ao acre ....

Trovao is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
26-08-13, 20:33 #49
e o Patriota perdeu o emprego e ta todo mundo revoltado. Puxa, quando perdemos a refinaria ninguem nem ligou...

Jeep is offline   Reply With Quote
jacu
Trooper
 

26-08-13, 20:35 #50
BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS.

jacu is offline   Reply With Quote
Fura Olho
wat
 

XFIRE ID: EmB_FuraOlho Steam ID: gustavomartino
27-08-13, 00:08 #51
um subalterno tomando decisao, mobilizando forças do estado e derrubando um ministro, isso tudo pra dar ELE MESMO asilo pra um bandido de outro pais

administracao esquizofrenica a desse projeto de pais aqui, viu

Fura Olho is offline   Reply With Quote
Buwem
Trooper
 

27-08-13, 00:12 #52

Buwem is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

27-08-13, 01:56 #53
Parece que o cara denunciou o envolvimento do governo da bolívia com o tráfico de drogas e tem diversas acusações de corrupção contra ele. Afinal, o cara é mocinho ou bandido?

A princípio me parece que fizeram a coisa certa, mas sabe-se lá..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
27-08-13, 06:40 #54
pelo que vi, esse saboia foi o que negociou a volta dos torcedores corintianos da bolivia, entao acho que credito de mexer a bunda pra salvar pessoas em geral ele tem.

http://www.pannunzio.com.br/archives/16169

Caiu Patriota. E as patriotadas ?

Dilma Rousseff degolou o ministro Antônio Patriota. A demissão aconteceu no arrasto da operação que trouxe ao Brasil o senador boliviano Roger Pinto Molina depois de 455 dias de segregação na representação do Brasil em La Paz. Patriota sempre foi um ministro inexpressivo. Sob seu comando, o Itamaraty não conseguiu sequer esboçar um gesto de contrariedade no episódio da prisão desumana dos torcedores corintianos em Oruro.

Patriota pode ser enquadrado muito bem em uma categoria que nada tem a ver com a tradição secular de respeito e admiração da nossa diplomacia. Tradição inaugurada pelo Barão do Rio Branco no começo do século passado e reafirmada quatro décadas depois por Osvaldo Aranha.

O esforço para acabar com esse prestígio começou no governo passado e se mantém vigoroso até hoje. Nesse período, o Brasil protagonizou alguns dos episódios mais controvertidos do presente. Por exemplo, a fantástica incursão de Lula pelo Oriente Médio para convencer israelenses e palestinos a fazerem as pazes com um brinde de cachaça.

Os dois últimos ministros — não posso deixar de lembrar também o assessor internacional Marcos Aurélio Garcia — proporcionaram alguns dos piores momentos da história da nossa diplomacia. Um dos pontos culminantes (das gafes mais recentes) foi a atuação em Honduras, quando o Brasil interveio para tentar reconduzir Manuel Zelaya ao Poder. Zelaya era um notório corrupto que tentou golpear a Constituição para se reeleger e terminou deposto.

O Brasil, até então respeitabilíssimo pela ponderação e equilíbrio de seus diplomatas, surgiu diante do mundo como um País colonialista, intervencionista e desrespeitoso, que prega mas não respeita o princípio da autodeterminação dos povos. Na época, o ministro era Celso Amorim que, como Lula, só se referia ao presidente interino de Honduras como “golpista”, sem jamais mencionar seu nome.

Em algumas ações de Patriota percebe-se claramente o DNA Amorim. Daquele que não conseguiu, por exemplo, reagir à expropriação da refinaria da Petrobras por Evo Morales.

Assim como Amorim coonestou (no mínimo) a Operação Tegucigalpa, Patriota foi determinante para a suspensão do Paraguai do Mercosul. O País havia acabado de depor Fernando Lugo. A deposição, vista como golpe, era inaceitável sob todos os aspectos para o Brasil. Serviu, no entanto, de pretexto moral para outro golpe: a introdução da Venezuela como sócio pleno da agremiação cisplatina.

Volto ao caso do senador Pinto Molina. Há um ano e meio ele aguardava um salvo-conduto. Não sei se é o corrupto que Evo Morales anuncia ao mundo ou se é apenas mais um perseguido por um governo que, como denuncia, tem sérias imbricações com o narcotráfico. O fato é que o parlamentar boliviano havia conseguido uma salvaguarda do governo brasileiro, que aceitou admití-lo como asilado. Mas em nada molestou o governo de La Paz pela concessão do salvo-conduto.

O Brasil também não fez uma reclamação sequer contra a desumanidade do confinamento prolongado. Suportou até ver os corintianos mantidos em um cativeiro abertamente ilegal sem pronunciar um único discurso convincente contra a chantagem que essa situação esdrúxula evidenciava.

O episódio que culminou com a demissão de Patriota ainda é obscuro demais para que se forme uma opinião sobre ele. Faltam informações para dar sentido ao caso. Pouco se sabe até agora. Parece claro que houve quebra de hierarquia. Mas não se sabe ainda o que levou o diplomata Eduardo Sabóia a fazer o que fez. É pouco provável que ele seja louco a ponto de arriscar a vida desse senador — e a sua própria — em uma viagem insana de 22 horas de duração.

Fato é que ela gerou um efeito positivo até agora: a demissão de Patriota.

Será que isso significa também o fim das patriotadas ?

Em tempo: Meia dúzia de imbecis já começam a demonizar, no Twitter, esse senador boliviano. Mesmo sem ter noção do motivo que levou o próprio governo brasileiro a conceder o asilo. Um deles insiste em alcunhar os parlamentares que apoiaram o ingresso do asilado como “bancada do pó”.

Esses mesmos vândalos virtuais de reputações afirmam que é preciso “devolver” Ponto Molina à Bolívia. Para um País que já acolheu um Cesare Battisti, devolveu dois boxeadores dissidentes e entregou Olga Benário aos nazistas, é café pequeno.

Jeep is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
10-04-15, 08:42 #55
http://veja.abril.com.br/blog/radar-...or-vinte-dias/

Pelo jeito conseguiram evitar a "demissao".

Quote:
O Itamaraty concluiu ontem o resultado do processo disciplinar contra Eduardo Saboia e o suspendeu por 20 dias. A decisão será publicada hoje.

Coincidentemente, a conclusão do processo ocorreu no mesmo dia em que Renan Calheiros fez a requisição de Saboia para trabalhar na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Diplomatas do Itamaraty ajudaram a atenuar a punição: Dilma queria a exoneração de Saboia.

Jeep is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 14:19.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.