Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
Default Efeito Dunning-Kruger

01-08-14, 15:03 #1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Dunning-Kruger

O Efeito Dunning-Kruger é o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros. Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.

Por outro lado, a competência real pode enfraquecer a autoconfiança e algumas pessoas muito capacitadas podem sofrer de inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles. A este fenômeno se dá o nome de síndrome do impostor.

O fenômeno foi demonstrado em uma série de experimentos realizados por Justin Kruger e David Dunning, à época ambos da Universidade de Cornell. Seus resultados foram publicados no Journal of Personality and Social Psychology em dezembro de 1999.1 Kruger e Dunning perceberam que vários estudos anteriores sugeriam que em habilidades tão distintas como compreensão de leitura, operação de veículos motorizados, e jogar xadrez ou tênis, "ignorância, com mais frequência do que o conhecimento, gera confiança".

Eles propuseram as seguintes hipóteses, dada uma habilidade típica que humanos possam possuir em maior ou menor grau:

- Indivíduos incompetentes tendem a superestimar seu próprio nível de habilidade;
- Indivíduos incompetentes não reconhecem habilidade genuína em outros;
- Indivíduos incompetentes não reconhecem o grau extremo de sua inadequação;
- Se treinados substancialmente para melhorar seu nível de habilidade, estes indivíduos serão capazes de reconhecer e admitir sua prévia falta de habilidade.

Eles testaram estas hipóteses em alunos da Universidade de Cornell registrados em vários cursos de psicologia.

Numa série de estudos, Kruger e Dunning examinaram auto-avaliações de habilidade lógica, habilidade gramática, e humor. Depois de confrontados com suas notas nos testes, pediu-se aos avaliados que novamente estimassem seu nível de habilidade. Neste momento o grupo competente na habilidade estimou seu nível corretamente, enquanto o grupo incompetente na habilidade superestimou seu nível. Dunning e Kruger constatam:

"Em 4 estudos, os autores detectaram que participantes com notas integrando o quartil mais baixo da pesquisa em avaliações de humor, gramática, e lógica superestimaram de forma brutal seu desempenho na avaliação e sua própria habilidade. Apesar do resultado de seus exames os colocarem no 12.º percentil, eles estimaram estar no 62.º"
Enquanto isso, pessoas com real conhecimento tenderam a subestimar sua competência.

Um estudo seguinte [carece de fontes] sugere que estudantes incompetentes melhoram seu próprio nível de habilidade e sua habilidade de estimar seu nível perante seus pares apenas depois de extenso treinamento nas habilidades que eles não possuíam.

Dunning e Kruger receberam o prêmio IgNobel pelo seu trabalho.


[SPOILER]







Jeep is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
01-08-14, 15:26 #2
Isso vai incomodar muita gente na DS

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
01-08-14, 15:30 #3
boa música!

Chronos is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

01-08-14, 15:32 #4
"Síndrome do impostor" deve ser a melhor resposta para aquelas listinhas idiotas de "liste seus defeitos" nas entrevistas de emprego. Supera "perfeccionista" e "me cobro muito" pelo caráter de surpresa.

USEM

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

01-08-14, 15:37 #5
ahuhuaha

Acho que vou quotar alguns usuários aqui da DS pra mostrar exemplos desse efeito no dia-a-dia

Something is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
01-08-14, 15:52 #6
Jeep só jogando a indireta.

Never Ping is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

01-08-14, 16:00 #7
cara, premio IgNobel.. pelo q sei tira um pouco a veracidade , nao?

Apesar d concordar e achar interessante o tema, sei nao..

ircF is offline   Reply With Quote
Something
Trooper
 

01-08-14, 16:17 #8
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:L...o_IgNobel#2013

Psicologia: Laurent Bègue, Brad Bushman, Oulmann Zerhouni, Baptiste Subra e Medhi Ourabah, por confirmar, com experimentos, que bêbados se acham atraentes

Paz: Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia, por tornar ilegal aplaudir em público, e pela Polícia da Bielorrússia, pela prisão de um homem de um braço só, por aplaudir.

Dinâmica dos fluidos: Rouslan Krechetnikov e Hans Mayer, por estudar a dinâmica de deslocamento de líquido para saber o que acontece quando uma pessoa anda carregando uma xícara de café.


EIAHEOAIHEAOUIHAUAEIOHEAUIOEHA wtf porra

Something is offline   Reply With Quote
ircF
Trooper
 

01-08-14, 16:22 #9
eu acho q o tal premio foi ironico, mas ainda acredito na autenticidade desse efeito

ircF is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

01-08-14, 16:32 #10
esse topic aqui valeu mais pelo premio ignobel do que pelo primeiro post

mal ae jeep! huasehsuae

Literatura: Ao Escritório Geral de Contabilidade do Governo dos EUA, por emitir um relatório sobre relatórios sobre relatórios que recomenda a preparação de um relatório sobre o relatório sobre relatórios sobre relatórios.

ps: tive que checar duas vezes pra ver se eu nao estava na desciclopedia

SigSnake is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-14, 16:34 #11
porra eu já postei sobre isso aqui e essa BOSTA de search não acha

rockafeller is offline   Reply With Quote
Oleleh
Trooper
 

01-08-14, 16:35 #12
Hahahaha ta zuando né?

Oleleh is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
01-08-14, 16:40 #13
nao, o rocka ta certo, eu tenho certeza que tinha um topico so disso (ignobil), se bobear rodou naquele "pau" que comeu 2 meses de posts

Jeep is offline   Reply With Quote
rockafeller
Chief Rocka
 

01-08-14, 16:57 #14
eu ja postei sobre o dunning-kruger pra falar de alguém aqui, tenho certeza heahaeheah

rockafeller is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
01-08-14, 17:02 #15
tipo pseudo-intelectualismo?

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
Ted
Trooper
 

Gamertag: MassahudDS PSN ID: massahud Steam ID: massahud
01-08-14, 17:05 #16
Vai ver foi no topico da Pá, que não consigo achar no search.

Ted is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
01-08-14, 17:11 #17
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
esse topic aqui valeu mais pelo premio ignobel do que pelo primeiro post

mal ae jeep! huasehsuae

Literatura: Ao Escritório Geral de Contabilidade do Governo dos EUA, por emitir um relatório sobre relatórios sobre relatórios que recomenda a preparação de um relatório sobre o relatório sobre relatórios sobre relatórios.

ps: tive que checar duas vezes pra ver se eu nao estava na desciclopedia
huauhauhauhhua putz q foda huahuauhahu

Chronos is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
01-08-14, 17:24 #18
Física: Philippe Perrin, Cyril Perrot, Dominique Deviterne, Bruno Ragaru e Herman Kingma, por determinar por que atletas que lançam discos ficam zonzos e os que lançam martelos não.45



Matemática: Dorothy Martin (que previu o fim do mundo em 1954), Pat Robertson (que previu o fim do mundo em 1982), Elizabeth Clare Prophet (que previu o fim do mundo em 1990), Lee Jang Rim (que previu o fim do mundo em 1992), Credonia Mwerinde (que previu o fim do mundo em 1999), e Harold Camping (que previu o fim do mundo em 6 de Setembro de 1994 e depois para 21 de Outubro de 2011), por ensinar ao mundo que devemos ser cuidadosos ao fazer suposições e cálculos matemáticos


Paz: Arturas Zuokas, prefeito de Vilnius, Lituânia, por demonstrar que o problema do estacionamento proibido de carros de luxo pode ser resolvido passando-se um tanque de guerra por cima do veículo.

Eu lembro desse cara da Lituania



Esse premio é otimo.

Queria muito ver uma cerimonia de premiacao do ignobil

Zigfried is offline   Reply With Quote
doob
Trooper
 

01-08-14, 18:23 #19
Pesquisei e aparentemente esse prêmio é sério hahaha
Porém tem muitos vencedores tipo "cultura inútil", mas no geral os temas estudados são interessantes.

Curti esse texto e acho que eu talvez sofra disto (os outros são mais fodas) :\

doob is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
02-08-14, 16:54 #20
Sério que vocês não conheciam o IG Nobel?

Tem cara que ganhou premio no IG e depois ganhou um Nobel.

Eles só pegam estudos cientificos que não trazem nada de valor pra sociedade

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:43.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.