Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
Default [RIP] Sobrevivente do ataque a Nagasaki

05-09-12, 19:47 #1
 



Frei Rogério está de luto pela perda de um de seus filhos mais importantes e relevantes para a história. Quem chora a morte de Kazumi Ogawa, 82 anos, por infarto, ocorrida na noite da última terça-feira (4), é a região onde ele realizava um intenso trabalho de conscientização pela paz, mas a perda vai bem além das fronteiras regionais.


Sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, Ogawa levava com ele a lembrança de uma das maiores tragédias registradas na história mundial. Uma lembrança que não estava apenas em fotografias, registros de jornais e gravações de TV, mas em seu coração.

Marcado pela dor, no entanto, Kazumi Ogawa não se deixou abater e, durante toda a sua vida pós-guerra, dedicou-se a realizar um trabalho intenso de conscientização sobre a importância da paz. Todos os anos, em 6 de agosto, quando o mundo lembra a tragédia que se abateu sobre o Japão, a Colônia Japonesa de Frei Rogério realiza uma série de atividades em homenagem às vítimas e em celebração à paz. Entre essas atividades, está o toque do Sino da Paz, que tinha Ogawa como guardião.

Kazumi Ogawa morava em Nagasaki quando a cidade foi destruída pela bomba atômica, ao final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Ele relatava, a todos que o procuravam para ouvir a história, que tinha 16 anos e, naquele dia 6 de agosto, iria trabalhar em uma fábrica, mas deixou de ir a pedido da mãe e de um amigo, preocupados com o clima de tensão pelo qual a cidade passava. “Às 11 horas e dois minutos, enquanto estávamos almoçando, caiu a bomba”, lembrava Ogawa, descrevendo com precisão a cena que não saiu de sua memória. “Ela não fez barulho; quando cai em um lado, é no outro que tudo começa a cair. Onde cai a bomba, ninguém vê, mas se vê tudo queimando”.

Segundo ele, a visão da cidade destruída e das pessoas mortas e queimadas era de terror. Em meio a esse cenário, ele recordava que um amigou chamou-o pelo nome, mas ele não o reconheceu; quando se identificou, pediu-lhe água e, após beber, morreu.

Após o sofrimento e a crise que se abateu sobre o país, Ogawa deixou o
Japão e chegou ao Brasil em 1961. Em 9 de abril de 1964, instalou-se em Frei Rogério. Casado com Mariko Ogawa e pai de três filhos, Ademar, Takuo e Tetsuro, ele dedicava-se ao cultivo de flores, frutas e da consciência da paz.

Segundo amigos, Kazumi Ogawa deixou a vida terrena em clima de emoção, depois de passar o fim de semana da 15ª Sakura Matsuri fazendo o que mais gostava: recebendo pessoas para relatar sua história e compartilhar sua experiência contra as guerras e a favor de um mundo mais pacífico.

 


Homenagens
Em homenagem à grande perda, Frei Rogério preparou uma série de celebrações, na quarta (5) e quinta-feira (6), junto ao Museu da Paz e ao Monumento Sino da Paz. O sepultamento de Ogawa será nesta quinta-feira (6), às 10 horas, no Cemitério do Núcleo Celso Ramos.

source: http://www.adjorisc.com.br/jornais/a...gawa-1.1150773




RIP Kazumi, um velhinho simpático que, apesar de tudo que passou e presenciou, jamais pensou em vingança

Mini-documentário mineiro sobre ele abaixo, must see it total. (obs: Mostram algumas fotos TENSAS de vítimas, fica o aviso pras bichinhas)






seuboi is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
05-09-12, 19:54 #2
As vezes eu penso como seria um ataque nuclear nos dias de hoje por causa do facil acesso a internet/cameras. O terremoto do Japão já foi bem divulgado pra cacete.

RIP

edit: a bomba de Nagasaki nao foi no dia 09/08?


Last edited by Many Kalaveraa; 05-09-12 at 20:02..
Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
06-09-12, 07:48 #3
É sim many, acho q teve um equivoco ali, dia 6 explodiu a little boy de Hiroshima
Tb parei pra pensar no que seria se rolasse uma putaria nuclear hoje... Não tem como, basta algum sem noção por o pau na mesa com uma bomba H pra varrer a atmosfera da terra

seuboi is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
06-09-12, 08:15 #4
Eu morei no Embu muitos anos, e a gente era cidade irma de uma cidade no japao, que infelizmente nao lembro o nome (googlei, Hino), e 1x por ano vinha um monte de crianca de uma escola de la pra nos visitar. Uma dessas vezes veio uma exposicao sobre o bombardeio, eu era moleque, mas lembro que as fotos que mais me impressionaram eram das sombras das pessoas "impressas" nas paredes, gente que estava apenas andando na rua e foi vaporizada.

 


nao achei muitas na net, mas na exposicao tinham fotos bem grandes, bem marcante.


Last edited by Jeep; 06-09-12 at 08:56.. Motivo: nome da cidade
Jeep is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
06-09-12, 08:21 #5
Essa é tensa jeep, me arrepia a nuca lembrando daquela cena que tu tem que passar por uma zona 'amaldiçoada' no Metro 2033, onde as vítimas viraram sombras q guardavam o caminho

No documentário ali q postei aparece essa, acho que eram um pintor, tem outras bem mais tensas

seuboi is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
06-09-12, 08:24 #6
embu kenya?
jeep, vc morou no kenya? aaheiieua
ontopic: isso que eu pensei, apesar de td o que ele passou, td o que viveu, não quis vingança...animal isso :O

zorba is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
06-09-12, 08:40 #7
Teve varias sombras

a pior pra mim é a marca na escada, proximo ao pilar do banco. Provavelmente alguem sentou na escada esperando o banco abrir e tava lá, vendo a grama crescer quando explodiu tudo

nem deve ter visto o que aconteceu

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:51.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.