Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Arquivo > Saúde e Bem Estar
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

 
 
Thread Tools
Locutus
Trooper
 

Default Bronquite Crônica

07-04-09, 14:26 #1
Então. Eu tô saindo com essa menina, 19 anos (rostinho de 15, claro hehe), e ela passou as últimas semanas dormindo direto lá em casa. Ela sofre de bronquite crônica, tecnicamente: DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

Quando ela está em sua casa, e acorda passando mal, ela cata o nebulizador e aspira uns 5ml de Atroven até normalizar, e volta a dormir. Não é preciso dizer que isso tem um impacto na qualidade do sono, e consequentemente na qualidade de vida. Por três ocasiões, em menos de duas semanas, ela passou mal lá em casa. E eu não tenho um nebulizador. Como eu nunca vi ninguém com crise de bronquite, fiquei bastante impressionado com a força que ela fazia pra respirar e com a naturalidade com que ela encarava isso, quase que ignorando. No dia seguinte ela me contou q não levava o nebulizador lá pra casa (quando fosse dormir lá) porquê é antigo, pesado, com quase a idade dela.

Então eu, que tenho um bom coração (serinho hehe) e ainda impressionado com o som da respiração dela durante a madrugada, cheguei no trabalho e a primeira coisa que fiz foi procurar um nebulizador moderno pra comprar. Ela deve ter se acostumado a esse drawback na qualidade de vida, mas eu estava disposto a ajudar. Só que me deparei com uma variedade enorme de preços e modelos. Na dúvida, telefonei pra minha tia pneumologista.

Ela me deu as recomendações, onde eu conseguiria mais barato, que tipo de características eu deveria procurar, etc etc. Mas.... ela me falou que, hoje em dia, é raro alguém precisar de nebulização. Eu fiquei intrigado porquê ela convivia com a doença e não sabia disso, e até por isso decidi abrir esse tópico. Talvez existam darknerds com asma ou DPOC que não saibam ainda que a medicina avançou bastante.

Ela (minha tia pneumo) receitou Symbicort. É uma bombinha pra ser usada a cada 12 horas, contendo Formoterol + Budezonida em pó. Indicada para Asma e DPOC, os sintomas desaparecem quase que instantâneamente. Se for usada a cada 12 horas COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO por 3~4 anos, a bronquite pode ser curada. A principal dificuldade da minha tia inclusive, era que as pessoas se sentiam tão curadas depois de iniciar o tratamento que o abandonavam antes do tempo e a bronquite resetava.

Bem. O mais interessante é outro detalhe. Esse remédio custa $95 em Curitiba (onde minha tia trabalha) e eu achei por $78 aqui em SP. Entretanto, O governo está distribuindo gratuitamente. O procedimento é: Ir a um posto de saúde (e não em um hospital) e declarar que deseja entrar para o Programa de tratamento de Asma e DPOC. Você será acompanhado por um pneumologista e receberá a medicação adequada gratuitamente. É uma medicação cara, mas é mais barato para o governo do que o custo do rush desses pacientes para hospitais em épocas de tempo seco. Minha tia disse que até onde ela sabe, o ministério da saúde já iniciou esse programa em SP, RJ e BH, mas qquer grande cidade já deve ter.

O objetivo desse tópico é informar aos que não sabem. Não vão sair comprando remédios até pq eu omiti informações propositadamente []ão





Locutus is offline  
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
07-04-09, 15:01 #2
boa locutus!

se ela ainda vai na sua casa (ou pretende ir), aproveita e dá uma limpada, bota os edredons/lencóis no sol, guarda o tapete em um sacão plástico na àrea, aspira o carpete e as cortinas se tiver, dá um banho no gato/cachorro, joga os bichos de pelucia fora..
DPOC é uma doença chata, que só se controla.. evitar fumo (dos acompanhantes tambem), poeira, produtos químicos ou qualquer coisa que inicie a crise, associado a uma bombinha ou aqueles comprimidos inalatórios mantém a qualidade de vida numa boa

nebulizar somente na crise, além de não prevenir novos acessos, acaba por manter o estado inflamatório das vias aéreas, predispondo a complicacoes maiores (pneumonias, insuf. resp., etc)


quanto ao programa do governo, aqui no RS existe um para asmáticos. não tenho certeza se é municipal ou estadual, acho que é estadual. para DPOC deve existir também!

a mesma orientaçao vale pra alguns tipos de asma, especialmente os moderados e graves!

rapidiaum is offline  
Gunner
Doctor
 

07-04-09, 19:41 #3
Corticóide inalatório revolucionou o tratamento da asma e DPOC...não tem os mesmos efeitos adversos do corticóide sistêmico e praticamente tem o mesmo efeito nas vias aéreas, na remissão completa das crises de forma prolongada.

O formoterol é um b2-adrenérgico de longa duração...previne as crises também, mas não na raiz como o corticóide.

Atrovent usado sozinho não é eficaz...no mínimo com berotec (que é um b2-adrenérgico de curta duração, ou seja só atua na crise em questão de minutos).

Enfim...realmente foi uma ótima idéia da sua tia ter sugerido o início dessa terapia. Mehor do que viver se conformando com as crises repentinas.

rapidaum também falou algo muito importante...mudar o ambiente é essencial!

Gunner is offline  
ShadoW
Trooper
 

07-04-09, 20:53 #4
eu ja tive bronquite quando criança..
hj em dia njunca mais

ShadoW is offline  
Locutus
Trooper
 

08-04-09, 08:49 #5
Eu não tenho carpete, tapete, pelúcia, animais, nem roupas de cama com pêlos, então já é um adianto. Como eu também (sou/fui/nem sei se ainda sou) alérgico à poeira, a empregada sempre deu uma atenção especial na roupa de cama. O chato é que eu moro na própria Av Paulista, janela de frente, hiper poluída. Faz um ano que eu só durmo com humidificador, pq antes deles meus lábios e mucosa nasal rachavam de tanto que ressecavam.

Anyway, vou ver se dou uma tunada nas cortinas. Já tava afim de trocar por persianas mesmo.

rapidiaum, pelo que eu entendi o programa pra asma é o mesmo pra DPOC. E parece que é federal, pq minha tia citou o Ministério da Saúde. Se alguém aqui tem asma/DPOC, acho válido ir procurar.


[]ão

Locutus is offline  
MavericK
Trooper
 

11-04-09, 17:37 #6
Nice Locutus ! E ela já começou o tratamento ?

Tive bronquite crônica quando criança de ter essas crises e fazer um esforço colossal de respirar, minha mãe coitada não aguentava ver e chorava toda vez.

C num sabe, tentei todo tipo de tratamento e nenhum dava certo, até que indicaram um medico homeopata, e acreditem, me curei com homeopatia MAIS natação, fiz natação dos 5 aos 17 anos, e hoje nunca nem sinal de nada, inclusive fumei por 1 ano no Japão e parei, hoje meu fôlego ta péssimo e se eu corro 10 minutos meu peito dói aiusehui.

Mas é foda, tinha me acostumado com as crises, e queria fingir que tava tudo bem pra minha mãe não chorar, mas o peito fechava e eu tinha realmente que fazer força pra respirar.

MavericK is offline  
Locutus
Trooper
 

14-04-09, 18:15 #7
Mav, desculpa, não vi seu post. Por algum motivo esse tópico não negritou pra mim.

Ela tá usando desde 31/04 e nunca mais teve nenhuma crise, nem nenhuma falta de ar leve, nem nada. Existe a possibilidade dela estar dizendo isso só pra me agradar mas acredito que tenha funcionado 100%.

Agora o foda é conseguir convencê-la a ir na porcaria do posto de saúde iniciar o programa antes de acabar a carga (60 doses, 30 dias), teenager é foda! Eu disse ontem que enquanto ela não iniciar o programa, só eu escolho os bares/baladas pra onde sairemos. Acho q ela não vai levar a sério, vai descobrir que democracia faz falta no fim de semana, e segunda mesmo ela inicia o programa

Locutus is offline  
PhisycalTerapy
Ewok
 

13-05-09, 20:25 #8
Vou dar minha opiniao dentro da fisioterapia respiratória...

Quando se tem uma crise asmatica, ocorre uma Inflamação nos bronquiolos devido a presença de algum fator alergico, tipo acaro etc.. quando ocorre isso o pulmao perde sua capacidade de esvasiarse por completo aumentando o pip dentro dos alveolos, por consequencia aumentando a complascenia pulmonar... deixando o um pulmao hiperinsuflado

O que isso quer dizer que quando esta em crise a pessoa nao esta com falta de ar a sim com excesso de ar preso dentro dos alvéolos, o que pode ser feito durante uma crise asmatica e manter a calma primeiramente, depois mudar o padrao respiratorio para 1x3 um de inspiração e 3 de expiração ou seja aumentar o tempo expiratorio soltando o ar fazendo freno labial, tipo um biquiho que se faz colocando a lingua nos dentes... o segredo e assoprar...
Existe tambem varios lugares que fazem terapia em grupos, dentro da fisioterapia respiratoria, seria interessante procurar algo relacionado a isso pois com crtz a qualidade de vida dela melhoraria

Agora me diga tem certeza que e é DPOC? enfisema pulmonar ou bronquite cronica? Ela e tabajista?


Abracos qualquer duvida tamo ae

PhisycalTerapy is offline  
Locutus
Trooper
 

15-05-09, 17:54 #9
Bronquite crônica. Foi diagnosticado ainda quando criança.

E sim, ela fuma.

Locutus is offline  
porteir0
Trooper
 

15-05-09, 19:43 #10
Quote:
Postado por PhisycalTerapy Mostrar Post
Vou dar minha opiniao dentro da fisioterapia respiratória...

Quando se tem uma crise asmatica, ocorre uma Inflamação nos bronquiolos devido a presença de algum fator alergico, tipo acaro etc.. quando ocorre isso o pulmao perde sua capacidade de esvasiarse por completo aumentando o pip dentro dos alveolos, por consequencia aumentando a complascenia pulmonar... deixando o um pulmao hiperinsuflado

O que isso quer dizer que quando esta em crise a pessoa nao esta com falta de ar a sim com excesso de ar preso dentro dos alvéolos, o que pode ser feito durante uma crise asmatica e manter a calma primeiramente, depois mudar o padrao respiratorio para 1x3 um de inspiração e 3 de expiração ou seja aumentar o tempo expiratorio soltando o ar fazendo freno labial, tipo um biquiho que se faz colocando a lingua nos dentes... o segredo e assoprar...
Existe tambem varios lugares que fazem terapia em grupos, dentro da fisioterapia respiratoria, seria interessante procurar algo relacionado a isso pois com crtz a qualidade de vida dela melhoraria

Agora me diga tem certeza que e é DPOC? enfisema pulmonar ou bronquite cronica? Ela e tabajista?


Abracos qualquer duvida tamo ae
 



Na vigência da crise ocorre hiperprodução de muco e aumento do tônus da musculatura lisa da árvore respiratória, com consequente aprisionamento aéreo e hiperinssuflação. Não necessariamente precisa ser um fator alergênico; atividade física ou estados de estresse emocional podem desencadear a crise.

ASMA tem tratamento. Farmacológico e não-farmacológico. Se a crise for importante, e tomar proporções a ponto de comprometer tarefas cotidianas e o repouso, procure ajuda.

Procure o médico. O arsenal terapêutico é variado, eficaz, e eficiente.


Last edited by porteir0; 15-05-09 at 19:55..
porteir0 is offline  
PhisycalTerapy
Ewok
 

16-05-09, 12:42 #11
correto porteiro... por isso que asma nao enquadra nas dpocs porque sao reversiveis com farmacos

PhisycalTerapy is offline  
 


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 06:53.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.