Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
ozba
Trooper
 

PSN ID: marcosorlando
Exclamation [BRASIL] Brasil terá na USP seu quinto supercomputador

09-11-05, 00:45 #1
da Redação

O Brasil terá seu quinto supercomputador na lista dos 500 mais potentes do mundo, com o anúncio da USP (Universidade de São Paulo) de adquirir uma máquina da Sun Microsystems, com capacidade de processamento de 2,8 teraflops (um teraflop equivale a um trilhão de operações por segundo).

Esse desempenho colocaria o equipamento na 301ª colocação do ranking organizado pelas universidades de Mainhein (Alemanha), Berkeley e Tennesse (EUA). A lista é encabeçada pelo BlueGene/L, desenvolvido pela IBM e pela Administração de Segurança Nuclear dos EUA, mantido pela Universidade da Califórnia e que pode ter, teoricamente, um desempenho de 183,5 teraflops (seu pico foi de 136,8).

O supercomputador da USP é um cluster (sistema em que diversos processadores podem trabalhar simultaneamente na execução de uma mesma tarefa) de 624 chips "dual core" (dois núcleos de processamento na mesma pastilha), fabricados pela AMD, e funcionará com Linux.

E custará US$ 650 mil, uma "superoferta", segundo a universidade, pois a Sun ofereceu um desconto de US$ 1,25 milhão em troco de visibilidade no mercado (a empresa possui apenas cinco equipamentos nessa lista, contra 259 da IBM). A máquina seria compartilhada por pesquisadores das diferentes faculdades e ganharia um upgrade de US$ 300 milhões no ano seguinte. Será também a primeira instituição de ensino na América Latina a ter um equipamento desse porte.

Os outro quatro mais poderosos do Brasil são todos da Petrobras e ocupam os 95º, 97º, 118º e 208º lugares no ranking.

Hoje 14 países possuem mais supercomputadores: Estados Unidos (277), Alemanha (40), Reino Unido (32), Japão (23), China (19), Coréia do Sul (14), França (11), Itália (11), Índia (8), Israel (8), Canadá (7), Arábia Saudita (5), Austrália (5) e México (5). O único país sul-americano que também possui uma máquina dessas é a Venezuela (apenas uma).

Para acessar a lista completa, acesse o site www.top500.org.

Recentemente, o Japão anunciou uma parceria com NEC, Hitachi e várias universidades para desenvolver até 2011 um supercomputador capaz de realizar três quadrilhões de cálculos por segundo, ou 3.000 teraflops. O ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, Toshihiko Hoshino, acredita que nesse período o BlueGene/L e seus sucessores também estarão trabalhando nessa velocidade.

Outra promessa recente partiu da Lenovo, que pretende construir um de 1.000 teraflops para o governo chinês até 2010.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/...lt2870u41.jhtm

Informática me emociona, não adianta, era megastars wars aí vamos nós.. sempre me lembro dos jetsons.. pqp

A evolução da informática vai determinar os novos padrões da sociedade.. filosofia de mais pqp. aoieh





ozba is offline   Reply With Quote
KurtCobain
Trooper
 

09-11-05, 00:56 #2
me lembro na epoca do meu 486 dx4 100mhz
q eu zuava: eh o meu tem 800mhz fi, como se fosse algo impossivel, inimaginavel
aheuh

KurtCobain is offline   Reply With Quote
Del Lima
Trooper
 

09-11-05, 01:20 #3
puta q pario,apenas puta q pario!

Del Lima is offline   Reply With Quote
Diogo
Trooper
 

09-11-05, 02:23 #4
sera que roda tf?

Diogo is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

09-11-05, 02:25 #5
AMD, Dual Core, Linux.... Isso me cheira tão bem

dark_man is offline   Reply With Quote
PIT BULL
Trooper
 

XFIRE ID: pitbull666br Steam ID: pitbull666br
09-11-05, 02:39 #6
Saudades do meu XT de 6MHz e 12MHz com o Turbo! Aiaiai!

PIT BULL is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 17:25.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.