Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
Default PLASTIMODELISMO - alguém?

04-02-10, 10:43 #1
Alguém aqui do forum é praticante? to com ideia (sem acento, de acordo com a reforma ortográfica) fixa de começar esse hobby.
acontece que não sou muito paciente com essas coisas de montar, colar, pintar, mas seria um bom teste pra mim.

garimpando pela internetz encontrei ZILHÕES de sites relacionados. claro que, os modelos BONS são gringos, Minicraft, Revell, Tamiya (não tanto assim). Eu comecei a garimpar porque to pensando em montar um Titanic ou Bismarck. Os tamanhos padrões são 1/350 no caso de navios.
galera gosta de montar aviões, cenas de guerra, carros, etc.

A questão é: para quem tá começando, o que comprar? existe dezenas de tipos de tesouras, colas, facas, grampos, tintas, sprays e tudo mais pra se comprar.

Texto de Lauro Ney Batista:

Considero o Plastimodelismo o mais completo entre todos os hobbies, pelo menos no tocante ao incremento cultural. Nenhuma outra atividade estimula o conhecimento em tantas áreas do conhecimento humano.Na verdade, o próprio termo é muito mais vasto que a usual definição de "kit plástico para montar", pois envolve inúmeras outras facetas, entre as quais a montagem de modelos sem o devido "kit", ou seja, no qual o modelo é construído a partir de materiais básicos (o chamado "scratchbuilt"), tal como ocorre no objeto de verdade.
O principal mérito do Plastimodelismo, no entanto, é a fidelidade de detalhes e o realismo dessas miniaturas, características que compensam folgadamente o fato de serem, a princípio, modelos estáticos (quantas e quantas vezes eu já ouvi a expressão "Pôxa, mas não voa? Então qual é a graça?" e tive um trabalhão para explicar isso).
Por esses motivos é que dificilmente encontramos um entusiasta da aviação, um historiador ou até mesmo um fã de filmes de ficção científica que não seja plastimodelista ou, pelo menos, um admirador dessas miniaturas.
O Plastimodelismo, é claro, não se restringe às essas áreas, abrangendo praticamente todos os segmentos da cultura humana, sendo até difícil dizer qual o mais significativo.

Mas o que é Plastimodelismo, afinal?

Oficialmente, Plastimodelismo é o hobby de construir e colecionar miniaturas, também conhecidas como "kits de construção", "modelo plástico em escala", "modelos de armar" e até mesmo "kit educacional", dependendo da época e da localidade (e, obviamente, da língua de cada país).
Aqui no Brasil, devido ao trabalho pioneiro da Revell, essa marca foi sinônimo de "kits plásticos para montar" durante muito tempo.
No final dos anos 50, Arno Kikoler, um industrial brasileiro da então emergente indústria de plásticos, conheceu nos EUA um novo tipo de hobby que estava em franco crescimento: Os tais kits plásticos. Entusiasmado pelo potencial econômico e cultural da atividade, conseguiu apoio da igualmente jovem Revell para produzir esses kits sob licença no Brasil.
Em 1961 começaram a chegar às lojas os primeiros kits da Revell brasileira, um Boeing 707, um B-24 e um B-47. Hoje, originais desses kits são raros e alcançam um bom preço entre os colecionadores (se você tem um não venda!). Rapidamente seguiram-se outros, até a disponibilização de praticamente todos os modelos do catálogo americano.
Aos modelos originários da matriz, somaram-se ainda os modelos exclusivos brasileiros, como aviões e helicópteros da FAB, navios da Marinha e aviões de companhias aéreas nacionais.
Devido a esse trabalho, ainda hoje encontramos quem desconheça que a Revell é apenas um, entre os muitos fabricantes que existem hoje no mundo.
(Nota: A Kikoler também fabricou alguns kits da marca Airfix, Matchbox e Heller, com a marca KIKO. A empresa fechou há mais de dez anos e hoje todos os kits de plastimodelismo são importados)
Como esses kits eram inicialmente fabricados em plástico, foi criado o termo "plasti-modelismo" para diferenciar esta modalidade das demais categorias de hobby-modelismo, como por exemplo o Aeromodelismo (modelos voadores) e das miniaturas de metal (die cast).
Na verdade, à exceção das referidas miniaturas em metal, que já vem montadas (tipo Bburago e Maisto), hoje considera-se "Plastimodelismo" praticamente todos os tipos de miniaturas estáticas que sejam montadas/construídas pelo modelista, até porque existe atualmente uma infinidade de acessórios para "incrementar" os kits, feitos de outros materiais, como metal e resina sintética, havendo casos de "plastimodelos" em que não é usada uma única peça de plástico na sua construção.
Os objetos representados são os mais variados, indo desde dinossauros até naves espaciais, mas os mais conhecidos (e produzidos) são os modelos de aviões.
Existem também, como citei na Introdução, os modelos construídos pelo próprio modelista à partir de materiais básicos como chapas de plástico, metal, papelão ou até mesmo massa de modelar. Esses modelos são conhecidos como "scratchbuilt". Nesse caso, não se trata da simples montagem de um kit com peças pré-fabricadas, mas literalmente "esculpir" um modelo peça por peça.
Mas o Plastimodelismo não se limita somente à montagem do kit. Em pouco tempo o praticante vai dominando as técnicas básicas e descobrindo todo o potencial da modalidade. Passa então a se esmerar na montagem e no acabamento, adicionar aquele detalhe que não vem no kit, alterar suas características originais para fazer uma versão diferente ou até mesmo misturar as peças de dois ou três kits para fazer um modelo totalmente novo.

Chegará, então, o momento em que o modelista sentirá a necessidade de um novo tipo de informação. Por exemplo, para detalhar o motor de determinado avião (em que ano começou a ser usado o motor turboélice?), para fazer um diorama (cenário) do Afrika Korps (posso usar aquele meu kit de tanque da Primeira Guerra?) ou durante a montagem do Titanic (porque usavam rebites? nessa época ainda não havia solda?). Surgirão dúvidas cada vez mais complexas: Que bomba é essa do meu kit do "Enola Gay"? (já era a bomba atômica?); de que cor devo pintar a espada de um guerreiro celta? (nessa época já conheciam o aço, ou ainda era de bronze?); meu kit da carruagem do Napoleão tem duas lanternas (nessa época já havia luz elétrica?).

Chega de texto, algumas pics:

Os projetos que eu quero começar:

Titanic 1/350 Minicraft

 



Bismarck 1/350 Revell

 


rox hein!

alguns modelos aleatórios:

 


 


 


 


A gama é MUITO variada, aviões, navios, carros, cenários, ficção científica e tudo mais.

Alguns links que achei rapidinho:


www.maismodelismo.com.br

www.plastimodelismo.org.br

http://www.hobbymania.com.br/v2/prod...ageHistory=cat

Devemos lembrar que esse é um hobby a longo prazo, um modelo pode levar meses e até anos para ficar pronto.

Alguns vídeos:




enfim, impossível resumir tudo em um tópico. vão comentando aí e acrescentando informações. pra quem nunca fez, o que é necessário comprar?

abraços!





kaolhooo is offline   Reply With Quote
Z e p p e l i n
Trooper
 

04-02-10, 11:31 #2
Já montei alguns, faz bastante tempo..... coisa de mais de 10 anos....
Cara, é legal, muito detalhado MESMO....

Montei um Messerchmitt (WW2), um Spitfire (WW2), um F16 e um porta aviões que não me lembro agora. Pra você ter uma idéia, o mastro desse porta aviões (media uns 5 cm), tinha mais de 20 peças....

Quando for comprar algum, dê preferência aos da marca RAVELL, acho que vem com uma qualidade melhor....

Z e p p e l i n is offline   Reply With Quote
landim
Trooper
 

Gamertag: rlandim Steam ID: ldmkz
04-02-10, 11:36 #3
Nossa olha a perfeição desse tank...perfeito

Quando eu era muleque eu montei um F15 que vinha na revista Asas de Guerra... esse ae da capa
 

landim is offline   Reply With Quote
LinkC
Trooper
 

04-02-10, 11:47 #4
Eu costumava montar... ainda tenho alguns modelos "quase" prontos... e outros na caixa ainda para montar.

Mas fui trocando o plastimodelismo pelo modelismo de figuras...

LinkC is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

04-02-10, 11:51 #5
Eu acho massa, mas como sempre achei muito caro e nunca vi a prática ao vivo nunca comprei nada

Quando eu tiver um salário de verdade eu compro um acho

Zedd is offline   Reply With Quote
didz
#NPNÃO
 

Gamertag: Stefan Prestes PSN ID: stefanprestes XFIRE ID: exxhail Steam ID: didz
04-02-10, 12:30 #6
meh
uma vez demorei 2341 anos pra montar um carro, eu era mlk, devia ter uns 11, 12 anos.. fiquei eras naquilo

quando finalmente ficou pronto, perfeito, lindão, com a suspensão 100% funcional e tal, minha empregada derrubou no chão e destruiu ele

:<

didz is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

04-02-10, 13:21 #7
Nesse exato momento estou terminando um mecha
Foram 2 meses de trabalho. Tem que fazer aos poucos, se não acaba incomodando e deixando de ser um hobby.
Mas o nível de satisfação que dá é absurdo. É muito mais gratificante você olhar algo que você mesmo montou do que comprar um pronto.

No www.hlj.com tem muita coisa para comprar. Veículos militares, caças, navios, mechas () e etc. Tudo com um preço bom.
Do lado de cada produto tem o nível de habilidade que se precisa pra montar a bagaça. É bom começar com algo tranquilo de se montar, para manter o interesse.
Quanto as ferramentas: nessa mesma loja tem alguns kits para iniciantes.

O primeiro que eu montei foi um Toyota Trueno AE86, era nível intermediário e foi um porre terminar ele. Mas, como o didz disse, a parada é absurda. Tudo funcionava como no modelo original (no nível de um modelo de plástico, claro).
Lembro que na época eu visitava um forum americano onde um cara estava montando o mesmo kit que o meu. Ele fez coisas absurdas, como forrar bancos, por tapete, cromar algumas peças, dar um acabamento surrado no carro e etc. Ficou lindo

downcast is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
04-02-10, 18:03 #8
Quote:
Postado por LANDIM Mostrar Post
Nossa olha a perfeição desse tank...perfeito

Quando eu era muleque eu montei um F15 que vinha na revista Asas de Guerra... esse ae da capa
 


(1)


geawegawue


comprei as 2 primeiras edicoes, apenas

dps fico mtooo caro..




essa miniaturas sao mtooo legais.. mas são carissimos... hobbie de burga

Zigfried is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

04-02-10, 18:25 #9
Quote:
Postado por Zigfried Mostrar Post
essa miniaturas sao mtooo legais.. mas são carissimos... hobbie de burga
Não são não.
Perto de uma pronta no mesmo tamanho são beeeeem mais baratas.

downcast is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
04-02-10, 20:39 #10
mto bom esse site downcast..
acredito que o investimento inicial, pra quem não tem nada, que é o meu caso seja realmente carinho, mas tendo as coisas é só comprar os modelos
o titanic 1/350 deluxe da minicraft ta saindo por U$ 83,00, tranquilaço

nossa tem muita coisa pra comprar ali
só de tesouras, pinças e colas tem vários tipos

kaolhooo is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
04-02-10, 20:43 #11
Quote:
Postado por didz Mostrar Post
meh
uma vez demorei 2341 anos pra montar um carro, eu era mlk, devia ter uns 11, 12 anos.. fiquei eras naquilo

quando finalmente ficou pronto, perfeito, lindão, com a suspensão 100% funcional e tal, minha empregada derrubou no chão e destruiu ele

:<
é sad mas eu ri HEUAHE
parece aquele meu save do cm 01 02 que o eletricista desligou a luz

kaolhooo is offline   Reply With Quote
un4
inativo
 

05-02-10, 00:15 #12
onde vende essas coisas hoje? procurei em umas lojas de brinquedo em shopping umas semanas atrás e nem existe mais... na minha infância tinha uma prateleira só disso em todas as lojas

un4 is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

05-02-10, 00:26 #13
eu tentei montar um caça stealth qndo eu era moleque mas não tive saco pra terminar.. era detalhe pra caralho naquela porra, as colas não ficavam boas, etc..

sei lá, um dia tento outro modelo legal..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
05-02-10, 09:00 #14
Quote:
Postado por un4 Mostrar Post
onde vende essas coisas hoje? procurei em umas lojas de brinquedo em shopping umas semanas atrás e nem existe mais... na minha infância tinha uma prateleira só disso em todas as lojas

acho que em lojas físicas é cada vez mais raro
encontra em site especializado, a maioria gringo
esse link que o down passou ali tem bastante, procurando no amazon e ebay tem uma porrada também!

kaolhooo is offline   Reply With Quote
LinkC
Trooper
 

05-02-10, 16:32 #16

LinkC is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

05-02-10, 19:19 #17
paciencia zero pra isso ai.

kuidow is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

05-02-10, 19:38 #18
Quote:
Postado por kaolhooo Mostrar Post
mto bom esse site downcast..
acredito que o investimento inicial, pra quem não tem nada, que é o meu caso seja realmente carinho, mas tendo as coisas é só comprar os modelos
o titanic 1/350 deluxe da minicraft ta saindo por U$ 83,00, tranquilaço

nossa tem muita coisa pra comprar ali
só de tesouras, pinças e colas tem vários tipos
Olha, de inicio tu não precisa de toooooodas as ferramentas.
Eu, inclusive, estou usando pouquíssimas.
Meu set é:
- um alicate pequeno para artesanato
- um estilete
- uma faca para cortar plástico (não sei o nome dessa merda, mas corte bem tudo, até acrílico)
- pedaços de lixa variados (pra dar acabamento quando tem alguma rebarba ou sobra de corte, o que é difícil)
- cola (comprei na hobbylink, para modelo)

Material de pintura sempre varia de modelo para modelo. Inclusive tem pessoas que você pode mandar e finalizam o modelo, pintando e dando acabamento.
Como pintar é um pouco mais complicado, se for algo muito detalhado é melhor procurar um serviço desses ou algum amigo que tenha conhecimento disso.

Isso tudo eu já tinha porque sempre faço modelos volumétricos e protótipos pra faculdade. Mas mesmo assim não é nada caro.
Vale a pena, como hobby e como terapia

downcast is offline   Reply With Quote
dos Pampas
Trooper
 

06-02-10, 01:15 #19
eu prefiro comprar pronto e destruir aoehaoeh. mas é legal sim pra quem gosta.

dos Pampas is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
23-02-12, 11:22 #20
comprei meus primeiros kits:

 


 



to empolgadaço mas ainda não vou poder começar a mexer neles,
ainda faltam muitas ferramentas e um espaço adequado pra mexer e deixar por lá, sem ter de recolher tudo todas as vezes


EXPECTATION:

 


 

kaolhooo is offline   Reply With Quote
Zafa
Trooper
 

23-02-12, 12:46 #21
Quando eu tinha uns 12 anos eu era viciado nisso.. tinha uns 20 modelos, aviões, tanques, helicopteros... eh divertido, só precisa de tempo

Zafa is offline   Reply With Quote
Kensha
Trooper
 

Gamertag: ksnrodrigoms PSN ID: rodrigo_machado
23-02-12, 13:46 #22
chorei no TAITENIC

Kensha is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

23-02-12, 19:21 #23
PACIÊNCIA ZERO PRA ISSO AÍ!

kuidow is offline   Reply With Quote
LinkC
Trooper
 

23-02-12, 20:24 #24
Requisitos básicos para plastimodelismo:

1-Paciência
2-Saco
3-Tempo
4-Grana
5-Aerógrafo
6-Compressor silencioso
7-Boa auto-estima (pq sempre vai haver um fdp que montou o mesmo modelo que vc, mas, infinitamente melhor)

LinkC is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

24-02-12, 17:33 #25
Quando tinha meus 12 anos, montei esse kit:

 


A montagem ficou perfeita, tudo funcional, mto massa

a pintura, claro, ficou uma merda

e sim, derrubei ela no chao e virou um cacareco so heuheuheue

mas mto massa a parte da montagem

SigSnake is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

24-02-12, 19:18 #26
po, é melhor comprar aquelas miniaturas de metal.

Mais bonitas e também são funcionais.

kuidow is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

24-02-12, 19:39 #27
mas a graça ta em montar

é igual quebra cabeça, a graça não esta nele pronto, e sim na montagem

SigSnake is offline   Reply With Quote
LinkC
Trooper
 

25-02-12, 19:32 #28
Quote:
Postado por SigSnake Mostrar Post
Quando tinha meus 12 anos, montei esse kit:

[IMAGEM]

A montagem ficou perfeita, tudo funcional, mto massa

a pintura, claro, ficou uma merda

e sim, derrubei ela no chao e virou um cacareco so heuheuheue

mas mto massa a parte da montagem
Eu tenho este, montado aqui... mas eu perdi a grade lateral da porta... portanto... fica escondido dentro da caixa dele...

LinkC is offline   Reply With Quote
kaolhooo
Trooper
 

PSN ID: kaowill
25-02-12, 21:27 #29
huehuae
pra não acontecer acidentes tem que montar e botar num lugar fechado c/ vidro..
mas isso que sempre aparece alguém que monta melhor é verdade
embora tenha MUITO material na internet pra ajudar, how to, passo a passo, videos no yt, a tecnica tu só desenvolve com o tempo e cada modelista tem a sua
mas é um hobby caro mesmo
tava vendo, a MP4/4 do Senna por ex, o kit custa uns 30 trinta dólares, mas o kit pra aumentar detalhes custa quase 100 hueha

kaolhooo is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 08:30.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.