Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
Bombastic
The Alpha Male
 

08-10-11, 12:50 #1
matematica nao eh ciencia, eh ferramenta





Bombastic is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

08-10-11, 14:22 #2
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
matematica nao eh ciencia, eh ferramenta
Pode não ser ciência em algumas definições, mas não é só 'ferramenta' também, tem campos que não são aplicáveis em nada exceto a própria matemática (e tem aquele negócio da influência estética na matemática, matemática na arte, etc). É difícil definir, pelo jeito

Sobre o Gates:
ele é inteligente pra caralho
Ele praticamente gabaritou os ASTs (tipo vestibular nos EUA), e foi o primeiríssimo colocado pra entrar em HARVARD

Se é gênio não sei
Mas é mais que o Steve Jobs

A internet mostra que tem muita gente chorando a morte de uma pessoa que não existiu, um tal de Steve Jobs que era gênio

Zedd is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

08-10-11, 22:01 #3
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Pode não ser ciência em algumas definições, mas não é só 'ferramenta' também, tem campos que não são aplicáveis em nada exceto a própria matemática (e tem aquele negócio da influência estética na matemática, matemática na arte, etc). É difícil definir, pelo jeito
esse conceito de matematica nao eh ciencia eh ferramenta é dado por diversos matematicos... nao fui eu quem inventei

Bombastic is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

09-10-11, 16:56 #4
Eu sei, tem muito matemático que fala que é arte, inclusive

Zedd is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

09-10-11, 19:14 #5
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Eu sei, tem muito matemático que fala que é arte, inclusive
mas ai sao só os retardados
eu tava falando dos que vivem no mundo real, nao babam ao falar em publico e etc

Bombastic is offline   Reply With Quote
DlGuiga
Trooper
 

Steam ID: dlguiga
10-10-11, 03:37 #6

DlGuiga is offline   Reply With Quote
Renegade
Trooper
 

Gamertag: BrunoTambara Steam ID: bruno_renegade
05-10-12, 12:24 #7
Quote:
Postado por Bombastic Mostrar Post
matematica nao eh ciencia, eh ferramenta
esse manja

Renegade is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

05-10-12, 14:39 #8
A discussão sobre Matemática Ciência/Ferramenta/Arte é infinitamente mais interessante que a discussão sobre o Jobs

De fato, sobre o Jobs só o que vale a pena discutir é como ele era um bom homem de negócios, aparentemente um ser humano cheio de falhas como todo mundo, e que entrou no imaginário popular como tendo algo a ver com computação

Repito o que já disse antes: você pode fazer faculdade, mestrado e TODOS os doutorados em computação do mundo; saber tudo que há pra saber; e não ouvir falar em Steve Jobs. De fato, se você refizer tudo que a computação fez, sozinho, por ser um bom autodidata, a intersecção entre o resultado do seu trabalho e do trabalho do Jobs é vazia. Esse homem simplesmente INEXISTE para a computação

P.S.: Ciência da Computação como Ciência/Ferramenta/Arte também é uma discussão massa pra caralho

Zedd is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

05-10-12, 15:18 #9
Quote:
Postado por Renegade Mostrar Post
esse manja
poderia me explicar por que estou errado?

pode começar pela definição do conceito de ciência plz

Bombastic is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

05-10-12, 15:22 #10
Achei o link que me entretou por uma hora, sobre o assunto:

http://arachnoid.com/is_math_a_science/index.html

Zedd is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

05-10-12, 15:51 #11
Quote:
Postado por Zedd Mostrar Post
Achei o link que me entretou por uma hora, sobre o assunto:

http://arachnoid.com/is_math_a_science/index.html
Li uns 3 paragrafos

"[science] .. are perpetually subject to falsification by evidence" ok... a matemática não
uma vez criado um teorema, ele não se modifica

depois leio tudo com calma zedd

Bombastic is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

05-10-12, 16:05 #12
É, na discussão do ano passado chegamos a falar brevemente nisso se não me engano, mas enquanto há muitos 'filósofos da ciência' falando que a matemática não apresenta falseabilidade, há gente argumentando que a definição de falseabilidade pode ser extendida pra abarcar o que acontece em matemática (redefinição/reinterpretação de axiomas, por exemplo) e que isso não é um problema ou 'bend the rules' porque a definição é um tanto arbitrária nesse ponto. O argumento é 'se o Popper tivesse dito as coisas um pouco diferente, valeria, portanto, talvez valha assim mesmo'

Também tem uma discussão sobre como a prova do Godel de que a matemática não é redutível a lógica de ordem finita faz com que ela se torne mais 'ciência' no sentido original, já que deve tratar de hipóteses e verificações, e não em verdades absolutas

Eu, particularmente, acho legal a definição do Feyerabend de que ciência é busca pela verdade e, se for ciência pela ciência, vale tudo. Óbvio que ciência pela ciência não é desejável, tem questões de moralidade e práticas que impedem a gente de ser completamente abstrato. Em algum momento tem que instanciar no mundo

Zedd is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

05-10-12, 17:34 #13
A ciência sempre se renova, basta adquirir mais conhecimento q vc muda o modo como vc olhava as coisas do passado

Já matemática é igual e sempre será. Não muda.
Por isso é uma ferramenta.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

05-10-12, 17:59 #14
Cara, eu discordo disso. Como eu falei no post acima: redefinição/reinterpretação de axiomas é parte da matemática, mesmo que não muito frequente.

A história do quinto postulado da geometria de Euclides é um exemplo claro. Os primeiros quatro parecem belos e simples, e o quinto era claramente mais 'construto', tanto que o Euclides evitou usar ele onde seria aplicável se fosse possível utilizar combinações dos outros. Muita gente dedicou a vida a 'arrumar' a geometria, tentando derivar o quinto postulado dos outros quatro, para tornar geometria mais 'simples', 'bela' e 'auto-evidente'. Ninguém conseguiu. Aí uns caras tentaram fazer prova por negação e nunca chegaram na contradição. Descobriu-se que, variando o quinto postulado, varia-se a geometria, e nenhuma delas é 'mais real' que as outras. A matemática "mudou", pois.
---
Se tiver saco, consiga o livro 'Episódios da Matemática Antiga' e leia. É genial. Eu, particularmente, gosto dessa passagem (to com o livro em mãos):

"(...) do ponto de vista da matemática pura, não faz nenhuma diferença o que são os objetos que figuram nos axiomas, tais como pontos, retas, círculos; o que importa são as relações entre tais objetos não definidos, por exemplo, que duas retas distintas têm no máximo um ponto em comum. Em vez de reduzirem a matemática a simples brincadeira inconsequente, esta desistência a torna extremamente útil. Com efeito, sempre que forem encontrados objetos que satisfaçam as relações enunciadas nos axiomas, por exemplo, na física, então todo o corpo da teoria pode ser aplicado a estes objetos." (negrito é meu)

Eu diria que este é um argumento contra o 'matemática é ferramenta': ferramenta é definida em razão do seu uso, matemática pura é uma descrição de relações existentes na natureza que nós, seres humanos com cérebros, mãos e ocasional pênis acabamos por utilizar para representar a natureza que percebemos. Se você considera que um 'molde' sobre o qual diversos objetos completamente diferentes podem ser produzidos - e que pode modificar o próprio molde! - é uma ferramenta, então talvez, sim, nesse sentido. Mas no sentido de 'ferramenta' que eu falei, não pode ser

A matemática pura pode não ter uso, e portanto não ser ferramenta, mas ainda ser matemática.

Zedd is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

05-10-12, 18:20 #15
Eu não entendo muito bem a afirmação "Matemática é uma ferramenta". Passam coisas pela cabeça mas fica vago.

É uma ferramenta para quê?

Bombastic, tem alguma outra "coisa", qualquer uma, que seja também uma ferramenta, tal qual a matemática, e você possa dar de exemplo?

Acredito que isso me ajudaria a entender o contexto de "ferramenta" que você fala.

Baron is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

05-10-12, 18:24 #16
zedd:
Bom não conheço matemática a fundo. Mas ao q parece é somente um ponto de vista o q vc escreveu.

Se for pra discutir assim iremos levar décadas e ng chegara a lugar nenhum.

Baron:
Ferramenta é no sentido q ela sozinha não serve pra nada.
Por mais complicado q seja a equação, não significa NADA se ela não representar alguma coisa.

A matemática é usada para chegarmos em algum lugar. Apenas isso

SsjGohan is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
05-10-12, 18:27 #17
a matematica serve, em primeiro lugar, para dar aulas

Zigfried is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
05-10-12, 19:37 #18
Quote:
Postado por SsjGohan Mostrar Post
Baron:
Ferramenta é no sentido q ela sozinha não serve pra nada.
Mas aí é também é relativo, porque a física ou química sozinhas também não servem pra nada! Tenta fazer alguma coisa com física ou química sem possuir conceitos mínimos que sejam de matemática.

Matemática não é uma ferramenta é A Ferramenta!

Talvez alguém tenha estudado isso e saiba responder. Existe alguma população humana que tenha conseguido alcançar um nível significativo de desenvolvimento sem ter desenvolvido conceitos matemáticos?

vegetous is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
05-10-12, 19:52 #19
matemática é arte. É bonita demais ela...

Chronos is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

05-10-12, 20:05 #20
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post

Talvez alguém tenha estudado isso e saiba responder. Existe alguma população humana que tenha conseguido alcançar um nível significativo de desenvolvimento sem ter desenvolvido conceitos matemáticos?
nao, pq nao da pra ser top lvl no tibia sem script bom, e quem faz isso e so quem manja de maths

Blazed is offline   Reply With Quote
Recruta Zero
Trooper
 

06-10-12, 01:44 #21
pra mim matemática é a língua que transcreve o universo.
conceitos que existem na arte assim como na matemática não devem ser confundidos como um vindo do outro.

Recruta Zero is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

06-10-12, 02:00 #22
justamente por isso mat é ferramenta
mesma coisa q falar q não da pra evoluir sem a roda

SsjGohan is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
06-10-12, 02:02 #23
Matematica não é ciência e passa muito longe de arte. Soh porque usamos ou podemos usar a matemática em diversos campos, não significa que a matemática por si só faça parte desses meios. Ela, única e exclusivamente, não serve pra nada, ela precisa ser aplicada dentro de um campo.

asmur is offline   Reply With Quote
DlGuiga
Trooper
 

Steam ID: dlguiga
06-10-12, 02:28 #24

DlGuiga is offline   Reply With Quote
asmur
Trooper
 

Steam ID: regisfleck
06-10-12, 03:14 #25
explica melhor, soh dizer que eh sacanagem eh sacanagem.

asmur is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

06-10-12, 03:37 #26
Eu não espero que a gente chegue a uma conclusão mais forte do que a academia, que é bem neutral dog: matemática pura pode ser considerada uma ciência pura, mas nem tanto uma ciência natural; matemática aplicada pode não ser ciência, mas também tem partes do rigor científico; o pensamento abstrato utilizado na compreensão e construção da matemática é identico ao pensamento artístico, mas não é criativamente tão livre pois precisa ser internamente consistente.

tl;dr parcial: é uma mistureba de arte, ciência, filosofia, etc.

O problema mesmo é um problema de definições, claro. O que é ciência, o que é arte, o que é uma ferramenta.

Alguns fatos-mas-nem-tanto são:
- o método científico das ciências naturais não é aplicável, pelo menos no mesmo nível, à matemática;
- parece que a matemática é universal, as relações e padrões existem e quando somos inteligentes o suficiente para percebê-los e classificá-los, temos matemática. Mas não sabemos;
- a beleza na matemática implica que há algum julgamento humano na forma como ela é construída (ou a nossa representação da matemática, se ela for universal);
- não é possível construir matemática ao bel-prazer como arte no sentido original, já que matemática inconsistente/caótica não é matemática;
- só porque utilizamos matemática pra fazer as coisas não quer dizer que ela seja estritamente uma ferramenta;
- se 'ser uma ferramenta' é ser construído pro uso, a matemática não é uma ferramenta (ela existe independente do uso e nós, quando somos inteligentes, a utilizamos quando ela é aplicável)

Zedd is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

06-10-12, 03:39 #27
Acho que o fato mais básico sobre o qual tudo pode ser discutido é esse:
não há ligação alguma entre o mundo real e o que é matemática.

Existe pelo menos uma definição de ciência que inclui a matemática por definição: ciências formais

Aqui tem uma troca de emails legal:
http://mathforum.org/library/drmath/view/52363.html

Zedd is offline   Reply With Quote
DlGuiga
Trooper
 

Steam ID: dlguiga
06-10-12, 04:01 #28

DlGuiga is offline   Reply With Quote
Recruta Zero
Trooper
 

06-10-12, 05:33 #29
esses dois últimos posts, vocês tão viajando.
Matemática é a interpretação do mundo (universo) em papel. É como podemos definir o mundo, ferramente ou não, é a linguagem em que se traduz de tudo que acontece no universo.
As pessoas estudam e elaboram (eu vejo como descoberta) matemática para entender melhor como tudo funciona. Matemática é matemática, é um estudo por si só, que outras áreas usam para tradução em outras linguagens (ex: física, biologia, etc...).
Vejo longe de ser filosofia e arte, porque não há diferentes interpretações, é simplesmente o que está definido.

Recruta Zero is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

06-10-12, 07:51 #30
é a terceira vez q escrevo esse post, pois a merda da equação a³=b³+c³ eu apertei alt+3 e dai ele atualiza a porra da pg e eu perco td q eu escrevi :/
#chatiado


Vou tentar resumir o q eu queria.
A matemática pode ser desenvolvida exatamente igual ela é aqui na terra por um alienígena a milhões de anos luz daqui

Pq ela é única, não importa se a base dela é 10 ou 12, ou se usa XX como representação dos números, ao final representam exatamente a mesma coisa.

Mesmo q vc passe a vida inteira desenvolvendo uma teoria e essa seja extremamente complexa hj em dia. No futuro pode ser q ela seja ensinada no ensino médio e seja apenas mais uma teoria comum.

Falta de aplicabilidade da teoria não confirma q ela seja arte.

Como no exemplo da fórmula acima, usada em balística, quando se criou ela não se tinha a menor ideia de sua real função. Anos depois da morte do autor da teoria é q se aplicou no lançamento de misseis.

Sei-la mais o q eu queria falar :/
Foi mal a forma burra q eu descrevi minha ideia mas é a terceira vez e to de saco cheio de escrever a mesma coisa :/

SsjGohan is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
06-10-12, 08:19 #31
Matemática é a linguagem em que o universo foi programado - tdf, 2012

tdf is offline   Reply With Quote
Vassourada
Cada vez mais ridículos
 

06-10-12, 08:34 #32
Linguagem.

Vassourada is offline   Reply With Quote
FPS_John
Trooper
 

06-10-12, 09:19 #33
"A filosofia está escrita nesse grandioso livro que se mantém continuamente aberto perante os nossos olhos (quero dizer, o Universo), mas não se pode entendê-lo se primeiramente não se cuida de entender a língua e conhecer os caracteres em que está escrito. Está escrito em linguagem matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível entender humanamente alguma palavra; sem estes meios é dar volta em vão num obscuro labirinto". Galileu Galilei, O Ensaiador, IV.

FPS_John is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

06-10-12, 21:00 #34
Na física, por exemplo, é ferramenta. Na matemática em si, é uma ciência.

Gerson is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 21:54.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.