Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Eon
Trooper
 

Default UnB quebra sigilo da urna eletrônica

22-03-12, 11:04 #1
http://convergenciadigital.uol.com.b...d=29702&sid=18


Um grupo da Universidade de Brasília conseguiu quebrar a segurança da urna eletrônica, nos testes promovidos esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral. Eles conseguiram recuperar a sequência dos votos, - o que, ao menos em tese, permite violar o sigilo das opções de cada eleitor.

Formado por professores e alunos da Faculdade de Ciências da Computação, o grupo 1, dos 9 inscritos para os testes, teve sucesso em desfazer o embaralhamento dos votos e, assim, extrair uma lista que indica quem votou em quem.

“Conseguimos recuperar 474 de 475 votos de uma eleição na ordem em que foram inseridos na urna”, revela o coordenador do grupo, o professor Diego Freitas Aranha, doutor em criptografia pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Originalmente o plano de teste previa a recuperação de 20 votos, mas o próprio TSE desafiou o grupo a resgatar 82% dos votos de uma fictícia sessão eleitoral com 580 inscritos - percentual que equivale à média de comparecimento nas eleições brasileiras.

O professor Diego Aranha ressalta, no entanto, que a tarefa de violar completamente o sigilo do voto ainda está incompleta. “Precisamos da lista externa de votação para chegar ao nome dos eleitores”, afirma.

Como explica o coordenador do grupo, até aqui a equipe conseguiu determinar que o primeiro eleitor votou no candidato X, o segundo no candidato Y, e assim sucessivamente. Com a relação da votação - aquela que fica com os mesários - seria possível associar cada eleitor, pelo nome, ao votado.

A exemplo das edições anteriores dos testes, o tempo limitado de acesso à urna eletrônica - três dias, entre 20 e 22/3 - impediu avanços ainda mais significativos na quebra da segurança do sistema eletrônico de votação.

Diferentemente das versões anteriores dos testes do TSE, desta vez o tribunal permitiu acesso ao código fonte da urna - ainda que com restrições durante a fase de preparação dos exames, que antes de iniciados passam pelo crivo da Justiça eleitoral.

Apesar de festejar o sucesso na experiência, o grupo ainda não pode revelar os detalhes do feito - o TSE exigiu um compromisso de que apenas informações preliminares fossem divulgadas antes do relatório final com as considerações do próprio tribunal.

Além do professor Diego Aranha, o grupo é formado por Marcelo Monte Karam, André de Miranda e Felipe Brant Sacarel.



Perguntas:

- como ficam as eleições anteriores, caso o problema seja pré-existente?
- se em 3 dias eles conseguiram isso, o que será que conseguiriam se tivessem mais tempo?





Eon is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
22-03-12, 11:09 #2
urna eletronica do brasil é sinonimo de eleição roubada

Yakov is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

22-03-12, 11:09 #3
Na Bíblia não diz nada sobre isso?

mojud is offline   Reply With Quote
seuboi
manboipig
 

Steam ID: seuboi
22-03-12, 11:12 #4
Como se o grande problema fosse a segurança dos dados e não em sua manipulação

seuboi is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

22-03-12, 11:21 #5
Muda o palhaço mas o circo continua

ShadoW is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
22-03-12, 11:46 #6
Prefiro urna eletronica violada do que urna de papel violada.

Never Ping is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

22-03-12, 11:46 #7
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Muda o palhaço mas o circo continua
(1)

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
StorM
Creep
 

PSN ID: sttsek Steam ID: stt2010
22-03-12, 11:52 #8
Li tudo. O TSE deu o código-fonte do software da urna, e até onde li não diz que é possível alterar os dados da votação. A única coisa que diz ali é que conseguem retirar uma relação de quem votou em quem, acabando com o sigilo do voto, teoricamente.

StorM is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
22-03-12, 11:54 #9
Uma duvida, porque nossa urna eletronica nao imprimi o voto, e depois voce deposita ele numa urna normal. Pra conferencia, se precisar?

Yakov is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

22-03-12, 12:01 #10
Acho que eu li uma vez que ela fazia isso yakov, mas agora fiquei na dúvida.

Eon is offline   Reply With Quote
Calliban
Trooper
 

22-03-12, 13:00 #11

Calliban is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

22-03-12, 13:05 #12
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Acho que eu li uma vez que ela fazia isso yakov, mas agora fiquei na dúvida.
Ela faz isso.

Só não é utilizado.

É uma função desabilitada na Urna.

Eu trabalho nas eleições dá pra notar que é possível isso sim.

u3663 is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
11-04-12, 08:55 #13
Quote:
Postado por seuboi Mostrar Post
Como se o grande problema fosse a segurança dos dados e não em sua manipulação
(MANY)

Nego tá preocupado com violação da urna? Tem que dar um jeito é na mente dos eleitores que tá mais que violada!

vegetous is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

11-11-13, 15:45 #14

taco is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
11-11-13, 15:53 #15
não vi nada grave.

COM ACESSO AO CÓDIGO FONTE, conseguiram a ORDEM dos votos, sem ligação ao eleitor, o que não significa absolutamente nada, pois na prática eles só conseguiram saber quantos votos foram pra cada candidato.

O que conseguiriam SEM acesso ao código fonte? Qual a dificuldade pra se conseguir a lista de ordem de votação? Essa lista ao menos existe? Se uma urna fosse extraviada, qual seria a probabilidade de conseguirem a lista correspondente à essa exata urna?

enfim, no big deal

maxcool is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
11-11-13, 15:57 #16
Quote:
Postado por Saico Mostrar Post
Ela faz isso.

Só não é utilizado.

É uma função desabilitada na Urna.

Eu trabalho nas eleições dá pra notar que é possível isso sim.
BASEADO EM QUE VOCE DIZ ISSO?

Foi feito um PROTOTIPO de uma urna que imprimia o voto para conferencia DO ELEITOR, sairia um papelzinho dentro de um compartimento, ao qual o eleitor não teria acesso, só para ele LER o voto que acabara de dar, e esse papel ficaria na urna mesmo.

Porém esse prototipo não foi pra frente pq isso é USELESS e pra alguem despirocar e tentar quebrar o negocinho de acrilico pra levar o comprovante nao custaria nada ehehe

maxcool is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

11-11-13, 16:01 #17
Corrigindo, pois eu acho que ficou confuso.

Na real a Urna imprime o total de votos, para conferir quantidade de votos e em quem foi.

Acho que tinha uma opção de imprimir para conferencia do eleitor, seguindo o cara do TSE, mas foi desabilitado justamente pelo motivo que você falou. Em teoria, o cara vota na urna, pede o voto para o mesário que, através do teclado dele, iria disparar a impressão pelo mesmo local onde são impressos os totais.

---

Btw: Qualquer argumentação contra a segurança da Urna são babacas.

A Urna é só um meio de praticidade e tentar manter a maior segurança dos votos. Se existe uma falha de segurança nela, ela só pode ser alcançada se o cara teve acesso a ela durante algum dos pontos de trajeto dela. E se foi possível um cara ter acesso, não é a URNA que tem uma falha e sim a SEGURANÇA da Urna.

Urna ou Voto Impresso não são garantias de integridade do voto. A integridade está no povo. Ou pelo menos a falta dela.


Last edited by u3663; 11-11-13 at 16:15..
u3663 is offline   Reply With Quote
Mordred_X
Mandalorian
 

Steam ID: mordred_x
11-11-13, 16:17 #18
Só para eu saber, fizeram isso remotamente?

Mordred_X is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

11-11-13, 16:27 #19
Não Mordred, foi a pedido do TSE, tendo em mãos o código fonte.

Outra coisa max, respondendo a pergunta que você fez:

Não existe lista de ordem de votação com os mesários. Só se tiver uma na Urna.
Um mesário poderia manter uma ordem, anotando o eleitor e a hora...
Então essa "fragilidade" da Urna só vale a pena considerar SE a Urna for extraviada.

De qualquer maneira, para a Urna ser manipulada é necessário um agente externo. Ela precisa ser parada em algum momento após as eleições. Ou seja, não é culpa da fragilidade da Urna e sim, apenas, da má índole, que vai existir tanto na Urna, quanto em Voto Impresso, quanto em qualquer lugar.

u3663 is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
11-11-13, 16:27 #20
Maxcool, favor ver o video que o taco postou.
Se tiver preguiça, comece a ver a partir dos 9:00min, que ele explica que da pra alterar a recontagem de votos das urnas

kakarotto is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

11-11-13, 16:35 #21

snake is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

11-11-13, 16:48 #22
5 horas e 17 milhoes de linhas de código e já deu pra achar falhas... imagina o que não tem de merda no meio desses milhões

snake is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
11-11-13, 19:33 #23
Quote:
Postado por kakarotto Mostrar Post
Maxcool, favor ver o video que o taco postou.
Se tiver preguiça, comece a ver a partir dos 9:00min, que ele explica que da pra alterar a recontagem de votos das urnas
Vou nem perder meu tempo, pq falar que dar pra fazer é fácil. Quero ver fazer sem ser em ambiente controlado, no meio das eleições.

As eleições brasileiras são referência mundial, por mais que tentem passar a impressão de ser insegura, é CERTAMENTE mais segura e menos suscetível a erros e roubos do que contar papeletas numa urna.

E saico, as perguntas que fiz foram retóricas.

maxcool is offline   Reply With Quote
kakarotto
Trooper
 

PSN ID: kakarotto_DS
11-11-13, 20:12 #24
Se tu acha que essa urna de 1° geração eh confiável, pq so aqui que eh usada?
Pq em todos os outros paises do mundo se usam urnas de pelo menos 2° geração, e a melhor que e da 3° que tem chip e tudo nas cedulas que imprimem o voto.

Mas enfim, brasil eh brazil

kakarotto is offline   Reply With Quote
taco
Trooper
 

11-11-13, 20:37 #25
Diversos paises vieram estudar o sistema brasileiro e nao quiseram usar pela falta de segurança

taco is offline   Reply With Quote
SsjGohan
Trooper
 

12-11-13, 12:08 #26
Vcs não viram q o real problema é a quebra do sigilo do voto?

Sabem o q isso significa, q se coronel no meio do brasilsilsil ter acesso a quem votou em quem ele manda matar quem não votou nele.

Isso faz com q td mundo vote em quem ele quiser.

Obvio q exagerei, mas é por ai o caminho.
E sim em uma ciade pequena, pode-se muito bem comprar o pessoal q fica na banca e ter acesso a ordem dos votos, depois acessar a urna e saber exatamente quem votou em quem.
Numa grande cidade acho possivel embora mais dificil.

Isso não serve para os grandes, mas ajuda muito os pequenos safados do brasil.

SsjGohan is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
21-12-14, 15:28 #27

upa, upa cavalinho!

Aos 03:35 o riso dele ao dizer que ao redor do mundo existem países onde as eleições são feitas com software proprietário, e os eleitores tem de confiar nesse esquema.


vegetous is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

22-12-14, 03:58 #28
"just to shut to break some iranian centrifuges"

Downplay do seculo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Stuxnet

sibs is offline   Reply With Quote
snake
Trooper
 

22-12-14, 04:00 #29
tem um documentário da BBC chamado Defeating the Hackers (acho que é esse) que fala sobre o Stuxnet

snake is offline   Reply With Quote
skiter
Trooper
 

22-12-14, 11:33 #30
http://somos.vocefiscal.org/conferir

Já acharam divergências em 20% dos casos analisados, nos quais havia divergência entre o resultado oficial do TSE e o relatório extraído da urna que é divulgado após as eleições.
Isto, porém, não prova necessariamente um problema nas urnas. O problema pode ser no processamento das informações que as urnas geram, ou qualquer outra coisa que como ignorante em programação, eu não consiga imaginar.
Fato é que tem alguma coisa errada nisso.

skiter is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

22-12-14, 15:15 #31
Esse site não me parece confiavel, o metodo deles de verificação é precario, se você ler no propio sites eles atribuem essa provavel discrepancia ao reconhecedor de caracteres deles (OCR).

Pelo que eu saiba os resultados da eleição no BR são gravados como texto normal ( fracasso completo) então a chance de ter falcatrua é alta, é só entre ponto A e B alguem alterar os dados, só que no Brasil é complicado nego robar uma eleição presidencial pelo tamanho do pais, voce tem que roubar muito voto acaba dando na cara, tem muita forma de encriptação que é 100% inquebravel, RSA/AES etc, só que brazil incopetência total, agora eleições menores até cogito que tem nego no poder atraves de falcatrua.

sibs is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
22-12-14, 18:45 #32
sei não esse negócio de "dá muito na cara". ninguém vai roubar pro cara que tá com 20% nas pesquisas ganhar a eleição, e é claro que também não vão pegar o empate técnico, e dar vitória de 10% pra um dos lados.

mas aqueles 2 ou 3% básicos pra garantir a vitória, esses são bem possíveis de se fazer sem ninguém perceber.

vegetous is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

22-12-14, 20:21 #33
O pessoal desde primeiro momento supoe que tem alguém com acesso privilegiado que vai tentar violar a urna. Se for assim não tem segurança que impeça a violação. Com o pessoal comprometido nem o presidente dos EUA fica seguro.

diferent is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

23-12-14, 00:09 #34
voto no papel você coloca os 2 adversários pra acompanhar a contagem..

MdKBooM is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
27-09-18, 18:14 #36
Alguém, além de mim, trabalha nas eleições? Vocês viram a merda que eles inventaram esse ano, que vão fazer a transferência dos dados das urnas, diretamente de algumas seções eleitorais?

Velho qual a justificativa pra isso? Agilizar o processo? Já era absurdamente rápido pra sair o resultado! Agora vão pegar um equipamento não seguro, e colocar no meio do processo. E ainda vão transmitir os dados através da internet? Noice!

vegetous is offline   Reply With Quote
marconds
PHD em Dota 2
 

27-09-18, 18:17 #37
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
Alguém, além de mim, trabalha nas eleições? Vocês viram a merda que eles inventaram esse ano, que vão fazer a transferência dos dados das urnas, diretamente de algumas seções eleitorais?

Velho qual a justificativa pra isso? Agilizar o processo? Já era absurdamente rápido pra sair o resultado! Agora vão pegar um equipamento não seguro, e colocar no meio do processo. E ainda vão transmitir os dados através da internet? Noice!
Poisé, parece que pode vir uma grande shitstorm por aí..
Parece proposital para qualquer um dos lados questionar a idoneidade do processo.

marconds is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

27-09-18, 18:59 #38
What could possibly go wrong?

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
hypnos
Trooper
 

27-09-18, 22:45 #39
De acordo com relatos que eu ouvi de alguém que conhece alguém, a manipulação não ocorre durante e nem depois as votações. Ocorre antes.

hypnos is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 11:41.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.