Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
s p o o l
Banned
 

Default Voto Nulo - É possível sim anular uma eleição.

18-02-06, 00:04 #1
Nessas próximas eleições vai ser a primeira vez em que votarei pra presidente. Ja votei aqui na cidade mas tinha candidatos em quem votar por aqui então não pensei direito sobre esse negócio de BRANCO/NULO.

Resolvi procurar na internet, e o que mais achei foi DESINFORMAÇÃO. De um lado propaganda anarquista propagando o voto nulo mas sem nenhuma informação sobre o que realmente aconteceria, de outro pessoas falando que os votos são simplesmente desconsiderados.

Isso me impressionou bastante, já que no final descobri que o voto nulo é capaz de anular uma eleição. Me impressionou mais ainda o fato de que, apesar de ser um recurso e um direito votar nulo, as urnas eletronicas foram projetadas para que se pareça que o voto nulo é um ERRO e que você estará jogando seu voto fora.

Depois de ler várias coisas diferentes, as fontes confiáveis dizem isso:

VOTOS BRANCOS - Significa que você não se importa. Qualquer candidato está bom. Os votos são desconsiderados, não são contados no final, NÃO SÃO COMPUTADOS PARA O PRIMEIRO COLOCADO. Pode ter 99% de votos brancos, eles serão desconsiderados e tudo ocorrerá como se eles não existissem.

VOTOS NULOS - Significa que você não aprova nenhum dos candidatos. A princípio, também são desconsiderados. A NÃO SER QUE TOTALIZEM 50% DO TOTAL DE VOTOS. Nesse caso, a votação é anulada e outra tem de ser feita.

Perceberam a diferença? Votar nulo não é ser um retardado e errar na hora de votar, é pedir a anulação das eleições pois nenhum candidato é o certo. Aí vem a parte mais impressionante:

1. Nas pesquisas eleitorais, brancos e nulos são contados juntos.

2. Não existe propaganda eleitoral do governo ensinando a votar nulo, apesar dela ensinar a votar em branco ou em um candidato.

3. O PIOR DE TUDO: As urnas eletronicas não tem um botão ou maneira específica de se votar nulo. Você tem que fazer uma "acochambração" e digitar um número que não seja de nenhum candidato. Aí aparece: "Número incorreto, corrija seu voto". Incorreto? Eu QUIS anular o voto.

Não estou aqui falando se você deve ou não votar nulo, só estou mostrando que existe uma conspiração das forças políticas para que esse recurso seja desconhecido. Experimente perguntar pros amigos, ninguém sabe como funciona exatamente. Nem aqueles metidos a politizados.

É UM DIREITO QUE ESTÁ SENDO ROUBADO!

Pretendo agora fazer um site bem simples explicando o funcionamento do voto nulo pra espalhar por aí. Um email corrente também talvez. Conto com a ajuda de vocês pra espalhar quando estiver pronto

Fora isso pensei em fazer um abaixo assinado online para que o voto nulo seja tratado da mesma forma que o branco na urna eletronica e nas propagandas governamentais. Alguém podia me ajudar a bolar isso também pra não ficar furado.

Se eu estiver errado, eu corrijo, mas antes de saírem falando que não é assim, leiam os quotes abaixo e só reclamem se acharem uma fonte CONFIÁVEL que diga o contrário:

Quote:
Lei 4737 de 1965

"Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias."

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L4737.htm (estranhamente o endereço que era mais divulgado, de url identico, mas no presidencia.gov.br está fora do ar. não achei essa lei no código cívil do site da presidencia)
Quote:
Voto branco e voto nulo

Os votos brancos e nulos são subtraídos de todos os cálculos para a totalização dos resultados. Desde a Lei 9.504/97, que vigorou a partir das eleições de 1998, que o voto branco não é considerado para o cálculo do quociente eleitoral.

A única diferença entre os votos brancos e nulos é que, segundo a legislação se houver mais de 50% de votos nulos a eleição será anulada.

Fonte: http://www.tre-sp.gov.br/noticias/te...not040930b.htm

Quote:
"16. Se 50% dos votos forem brancos ou nulos, faz-se nova eleição?
O Código Eleitoral prevê que se mais da metade dos votos for de votos nulos, será convocada nova eleição ("Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”).

Fonte: quote do quote, não sei exatamente
Quote:
Mais novas eleições, nesse caso POR ACIDENTE
http://www.tre-sp.gov.br/noticias/textos/not020514.htm
Acho que com isso aí tudo deu pra entender





s p o o l is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

18-02-06, 00:11 #2
já postaram a respeito

eu sempre achei legal essa idéia de votar nulo para ser cancelada a eleição, mas é muita inocência das pessoas acharem que numa eleição de grande porte 50% da população anularia o voto.
e mesmo se o fizessem haveria uma nova eleição. Seria mais poético q político.

MansoN is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

18-02-06, 00:15 #3
MansoN, como eu escrevi, não quero levar a discussão pra esse lado de se votar nulo é correto ou não. O meu ponto é que É UM DIREITO VOTAR NULO. E eles escondem isso, inclusive, escrevendo na porra da tela que você errou.

s p o o l is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

18-02-06, 00:18 #4
mas meu comentário não foi a respeito de isso ser certo ou não, e sim da minha opinião sobre pessoas que incitam o voto nulo (não foi o seu caso, o tópico é informativo não impositivo) achando q vão conseguir chegar a 50% da população sem uma mídia direta

btw: gostei do tópico

MansoN is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

18-02-06, 00:21 #5
eu acho que esse cenário é irreal hoje justamente pela desinformação das pessoas quanto à validade dos votos. começa pelo nome, nulo. nova eleição, novos candidatos, existe um resultado afinal. não é tão pouco político assim.

lembram dos milhões de votos no Enéas? Então. Acho que com alguma informação, é possível que portas se abram nesse sentido. Acho que até partidos políticos (aqueles bem pequenos, obviamente) que não tenham candidato a presidente façam propaganda em prol do voto nulo.


Last edited by s p o o l; 18-02-06 at 00:26..
s p o o l is offline   Reply With Quote
gusto
Trooper
 

18-02-06, 00:22 #6
se mais de 50% for nulo será marcado uma nova eleição com candidatos novos também.

gusto is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

18-02-06, 00:30 #7
Mate os eleitores, é tão simples...

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

18-02-06, 00:42 #8
Quote:
Postado por WaR WoLf
Mate os eleitores, é tão simples...
\o/ kill 'em all

MansoN is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

18-02-06, 00:56 #9
poisé
vamos soltar vírus de varíola alguns meses antes das eleições

Baron is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

18-02-06, 00:59 #10
entao, como se vota nulo se a maquina diz q tah incorreto? eu confirmo o numero incorreto?

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

18-02-06, 01:01 #11
claro

Baron is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
18-02-06, 01:22 #12
Acho que nem divulgam pq ia ser um tanto quanto caotico, eu nem fui atras, mas nesses artigos de lei eles explicam o que seria feito caso fosse dado os 50% de votos nulos?

Quero dizer, os partidos iriam indicar novos candidatos, iria ter um novo horario politico, um novo dia de votacao, uma nova apuracao e no minimo um atraso de 20 dias na posse do novo candidato. Isso nao poderia gerar problemas em votacoes de orcamento e afins da cidade? basicamente, apesar de ser bem valido, é viavel uma eleicao ser cancelada? Nao iriamos apenas estar pegando os descartes dos partidos, as 2as opcoes? Nao estou defendendo nada, é curiosidade mesmo.

Jeep is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

18-02-06, 01:36 #13
mas em uma eleição em que chegou a 50% de anulações será q as 2as opções não podem ser melhores?

MansoN is offline   Reply With Quote
LoNGo
Trooper
 

18-02-06, 02:06 #14
spool... se eu nao me engano, é proibido incentivar o voto nulo no Brasil.. é crime eleitoral..
portanto, se vc fizer um site eh capaz de vc ter problemas,..
o melhor eh corrente por email mesmo..

LoNGo is offline   Reply With Quote
Storrer
Trooper
 

18-02-06, 02:47 #15
Vendo o ponto de vista do Jeep realmente faz a gente pensar...será que vale a pena anular uma eleição? Porque é uma sensação falsa de boicote...a gente só estaria adiando o inevitavel talvez...porque, além dos gastos e dos atrasos, normalmente o partido fala mais alto que o candidato...seria mais ou menos como trocar seis por meia duzia e levar preju...mas respeito a opinião do spool, porque é realmente estranho o governo esconder esse tipo de informação de nós.

Storrer is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

18-02-06, 02:53 #16
18% do Brasil usa internet acho. É melhor encontrar outra forma de divulgação.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Skipper
Trooper
 

18-02-06, 03:35 #17
MT BOM O TOPICO!!!!

Skipper is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

18-02-06, 04:54 #18
os partidos iriam gastar grana denovo com campana denovo!
UAHeUHAEUHe
vamo falir os partidos

GoldenEye is offline   Reply With Quote
Oni
Trooper
 

18-02-06, 04:55 #19
PORRA NÃO FAÇAM ISSO!!!!! EU SOU MESÁRIO! VOU TER QUE TRABALHAR EM DOBRO SEUS FDP!!!!!!!!

Oni is offline   Reply With Quote
Eluan
Trooper
 

Steam ID: eluancm
18-02-06, 05:03 #20
Seria bom se isso nos deixasse sem governo!

Muitos lugares do Brasil perceberiam que 4 anos sem o poder executivo não fez muita diferença

Eluan is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
18-02-06, 07:24 #21
Quote:
Postado por Oni
PORRA NÃO FAÇAM ISSO!!!!! EU SOU MESÁRIO! VOU TER QUE TRABALHAR EM DOBRO SEUS FDP!!!!!!!!
Eu também fui convocado pra ser mesário. Na primeira vez, eu fui. Na segunda, eu fiz de conta que nem recebi a intimação. Uns meses depois, recebi uma intimação pra pagar uma multa por ser "mesário faltoso". Não paguei e mesmo assim consegui obter certidão de estar em dia com as obrigações eleitorais para me inscrever na OAB.

Em resumo: não vou trabalhar em eleição nunca mais. Podem me convocar à vontade.

E isso é por um único motivo: na primeira vez que fui convocado, eu não queria e também não PODIA trabalhar o domingo inteiro. Eu já tinha outro compromisso agendado. No entanto, quando cheguei no alistamento, havia umas três ou quatro meninas que estavam implorando para trabalhar e o serventuário do TRE dizendo que "não podia, pois já estavam com excesso de contingente". Mas não me dispensou quando eu disse que tinha compromisso.

Enfim... ser mesário é também forma de exercício da democracia. Mas na minha opinião, democrático seria deixar as eleições serem conduzidas por pessoas engajadas nessa questão... e não escolher um pra Cristo e chamá-lo para trabalhar em TODAS as eleições, como geralmente ocorre.


[]'s
NiGhTWolF

night is offline   Reply With Quote
...
Banned
 

18-02-06, 07:39 #22
ja existiram MIL topicos sobre isso...

... is offline   Reply With Quote
Biel
Trooper
 

18-02-06, 09:24 #23
nunca tinha lido um tópico como esses...
eu ja sabia de como funcionava...
mas achei legal o incentivo...

e sobre o tópic...
óbvio q seria idiota anular uma eleição, talvez em um país de primeiro mundo as coisas funcionasem, porém aqui provavelmente o partido iria indicar o 2º ou senão até o 3º candidato escolhido, e esse provavelmente teria menos influencia com os outros, fazendo com que o partido tivesse mais voz no governo. Essa idéia é totalmente irreal, fora o fato de gastarem rios de dinheiro nas eleições, iriam torrar NOSSO dinheiro em dobro, e pra que??? pra continuar na mesma....

Biel is offline   Reply With Quote
SigSnake
Trooper
 

18-02-06, 10:07 #24
ai meu deuso...
ate na ds tem essas antas...

SigSnake is offline   Reply With Quote
Del Lima
Trooper
 

18-02-06, 10:17 #25
uau hein!?o q adianta..votar nulo,anular eleição,ai tem outra eleição e td mundo vota nulo, ai anula...e assim sempre..

Del Lima is offline   Reply With Quote
s p o o l
Banned
 

18-02-06, 11:43 #26
puta merda (eu tinha colocado um xingamento aqui mas apaguei).
será que vocês não entenderam? eu não to dizendo que quero que a eleição seja anulada ou que seria melhor. estou dizendo que isso é um DIREITO, e que TODOS deviam saber dele pois está na LEI, faz parte do processo eleitoral. Tanto falam que o brasileiro não sabe votar, não me espanta, já que ninguém ensina todas as possibilidades do voto.

Eu estou pouco ligando para a sua opinião sobre votar nulo ou não, ou se será bom, ou viável, ou legal, ou divertido. O que eu quero dizer é que escondem um direito descaradamente. Que democracia é essa?

Agora, se é pra entrar nesse assunto... Quem fala que votar nulo não vai mudar nada, me diz, votar no Serra ou no Lula vai fazer alguma diferença?

s p o o l is offline   Reply With Quote
MansoN
Trooper
 

18-02-06, 11:50 #27
Quote:
Postado por Del Lima
uau hein!?o q adianta..votar nulo,anular eleição,ai tem outra eleição e td mundo vota nulo, ai anula...e assim sempre..
seria rox

MansoN is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 12:34.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.