Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
Default Wolfram Alpha

18-05-09, 10:49 #1
Quem tem um pouco de ciência correndo nas veias já ouviu falar de Stephen Wolfram, físico e matemático inglês, que publicou seu primeiro primeiro trabalho sobre a física das partículas aos 16 anos e aos 17, já na Universidade de Oxford, publicou seu primeiro artigo sobre os Quarks.
Talvez vocês já tenham ouvido deste sujeito por uma ou mais das três razões: Ele foi o sujeito que inventou o Mathematica, um software para modelagem científica extremamente versátil; foi o cara que fundou a Wolfram Research; e, foi o cara que escreveu o polêmico " A New Kind of Science" (Site oficial, com acesso ao livro), um tijolo de mais de 1.100 páginas que apenas uma dúzia de pessoas no mundo devem ter lido *E* entendido.
Pois este sujeito brilhante, com um time de outros sujeitos brilhantes da Wolfram Research, está para lançar uma ferramenta na Web que vai abalar os pilares da busca pelo conhecimento, e pode ser mais importante do que o Google é hoje. Conforme anunciado no seu Blog, Stephen Wolfram está trabalhando no que ele chama de "computational knowledge engine" e, segundo alguns, será algo grandioso. Realmente grandioso.
Chamado de Wolfram Alpha, o que será mostrado para nós, em Maio de 2009 é muito mais que uma ferramenta de busca. Basicamente, você poderá perguntar perguntas factuais e a ferramenta irá computar respostas para você.

Ela não irá simplesmente retornar documentos que contem as respostas, como o Google faz; e não irá apontar para um banco de dados gigante de conhecimento, como a Wikipedia. Também, não irá analisar a sua pergunta em linguagem natural, fatiá-la em termos "buscáveis" e retornar documentos que contem estes termos, como o Powerset faz. Ao invés, a ferramenta irá formular respostas para uma grande variedade de perguntas. Algo próximo de produtos da ficção científica.

Repare que o Wolfram Alpha não contém uma quantidade monstruosa de pares de perguntas e respostas, nem procura por respostas em um banco de dados factual. Ele "entende" a pergunta e formula respostas à perguntas que possuem respostas factuais, como "Em qual país fica a cidade de Southampton" ou "Quantos prótons tem o átomo de hidrogênio", ou ainda "Qual a média de precipitação anual em Ubatuba".

Para conseguir isso, o Wolfram Alpha usa modelos pré-concebidos de áreas de conhecimento, dados, algoritmos e representações do conhecimento do mundo real. Modelos formais do quanto conhecemos sobre ciência são utilizados, como por exemplo, quantidades massivas de dados, leis e propriedades físicas, assim como o mundo físico em si. Além de ciências, a ferramenta poderá responder questões sobre tecnologia, geografia, clima, negócios, culinária, viagens, pessoas, música e outros assuntos.
A visão do Wolfram Alpha parece ser a de criar um sistema que irá significar para o conhecimento formal (todos os sistemas formalmente definíveis, heurísticas, algoritmos, regras, métodos, teoremas, e fatos do mundo) o que as ferramentas de busca hoje existentes significam para o conhecimento informal (todos os textos e documentos em várias formas de mídia).
Com toda sinceridade, se tem alguém que pode propor realmente alguma coisa realmente nova para se fazer com os dados e conhecimento hoje disponíveis em formato digital, e toda a infraestrutura que nos permite acessá-los, eu apostaria em Stephen Wolfram. Ele é o cara que sabe que "Não foi possível inventar a lâmpada melhorando a vela" (adoro essa frase!) e o incompreendido (literal e filosoficamente) A New Kind of Science é a prova disso.

Encontrar páginas e documentos que contenham as palavras que eu digitei é mais do que trivial, e problemático. E parece que a tão falada Web Semântica é um quase que um remendo da proposta atual. Uma "vela decorativa". O que Wolfram está propondo, e mais, fazendo, é muito mais. A verdadeira "lâmpada" da genialidade parece ter se acendido na cabeça deste sujeito, e ela pode iluminar nosso caminho futuro por um bom tempo!





mrxrsd is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
18-05-09, 10:54 #3
...Lembrando que o programa dele só funciona em inglês. Se você perguntar em portugues ou italiano a busca dele falha.

Eu acho que ele está fazendo uma bela de uma propaganda. E a imprensa em geral está comprando sua especulação politicada. Até mesmo a versão beta para jornalistas foi num ambiente extremante controlado por ele. Ele fez essas perguntas aí que foram mencionados e não deixou a negada fazer perguntas ao Wolfram. Por causa disso, estou cético e espero que algum dia ele lance isso.

Never Ping is offline   Reply With Quote
mrxrsd
Trooper
 

PSN ID: mrxrsd_us Steam ID: mrxrsd
18-05-09, 10:57 #4
Never Ping,

mas mesmo assim não deixa de ser interessante, eu fiz algumas "perguntas" e obtive respostas satisfatorias.

mrxrsd is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
18-05-09, 11:06 #5
FFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!
 

Never Ping is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

18-05-09, 11:08 #6
Eu gostei, não é perfeito e obviamente que só funciona em inglês afinal ele "interpreta a linguagem humana" (ao menos promete)

Experimentem vcs, escrevi brazil india e venho um comparativo bem interessante, com renda, natalidade, população mapas e moeda corrente de cada pais.

As vezes também aparece uns links pra wikipedia etc.

http://www.wolframalpha.com/

dark_man is offline   Reply With Quote
downcast
Trooper
 

18-05-09, 11:08 #7
Uia, que bagaça foda!
Lembra um pouco de Ghost in the Shell... medo.

Ahuahuauhhuauhauhauha, nem o mais avançado sistema de respostas pode definir a desgraça que é WOW. Se um dia responder, vai ser "esse ponto é onde a humanidade começa e ruir" ou algo do tipo.

downcast is offline   Reply With Quote
SparkS
Trooper
 

18-05-09, 11:46 #8
Fail pra World of Warcraft heuiahei

SparkS is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

18-05-09, 11:47 #9
krai, 42.. Essa porra é foda! heoaaue

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

18-05-09, 12:17 #10
um amigo meu esta fazendo pesquisa nessa area de conhecimento

ele n vai gostar disso aehruhARuahruaeruaer

Bombastic is offline   Reply With Quote
Bart
Trooper
 

Steam ID: bartkiller13
18-05-09, 12:24 #11
Uma coisa dá pra notar nessa versão atual: o tempo de resposta é uma bosta. :/
Tá certo que mexer com semântica não é algo trivial e exige processamento, mas essa demora toda pode afastar muitos usuários.

Aposto mais no google squared, que é meio que rival desse Wolfram Alpha.

Bart is offline   Reply With Quote
ChakaN
Banned
 

18-05-09, 13:48 #12
aposto que se vc for o unico user online o tempo eh instantaneo

ChakaN is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

18-05-09, 14:36 #13
Quote:
Postado por Bart Mostrar Post
Uma coisa dá pra notar nessa versão atual: o tempo de resposta é uma bosta. :/
Tá certo que mexer com semântica não é algo trivial e exige processamento, mas essa demora toda pode afastar muitos usuários.

Aposto mais no google squared, que é meio que rival desse Wolfram Alpha.
O bagulho é beta (alpha) até no nome....

Da um desconto vai.

Eu achei bem interessante, fiz outro teste agora escrevi "omeprazol".

Recebi o nome cientifico, estrutura, formula, nomes comerciais.... Muito rox.
Não acho que seja um google killer, a proposta é diferente e tem bastante futuro se investirem.

dark_man is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

18-05-09, 14:37 #14
pre-inteligencia artificial ? quem alimenta o banco de dados dele? ele busca na net as informações?? que doidera O.o

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
18-05-09, 14:47 #15
Quem alimenta o banco de dados dele é uma ótima pergunta.... realmente...

Sabbath is offline   Reply With Quote
Gerson
Trooper
 

18-05-09, 14:53 #16
Não acho que é exatamente isso o que as pessoas procuram atualmente. A maioria das 'perguntas' que fazemos pro google é justamente pra irmos para um lugar onde conseguimos muitas informações sobre o tema e não uma breve resposta explicativa.

Gerson is offline   Reply With Quote
Jila
Trooper
 

18-05-09, 15:46 #17
Eu já conhecia um dos sites desse maluco aih:

http://mathworld.wolfram.com/

Aqui na mtm usamos pra procurar e demonstrar teoremas, alguns meio "complicados" de se achar em qualquer lugar.

Pelo menos pra matemática esse cara é foda d+, devo imaginar como vai ficar a versão final desse alpha aí

;D

Jila is offline   Reply With Quote
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
18-05-09, 16:21 #18
Songer, direto eu literalmente "pergunto pro google". huahuahua
Sem perceber, escrevi várias vezes: "PC blahblahblah é bom?"
iuahsuhauiseiausheiuashe

Chronos is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

18-05-09, 17:25 #19
Acho que ele ta mais interessado em mostrar a idéia.. em como a ferramenta funciona... e não na função agora neste momento...

inteligencia artificial crescendo... robos ficando cada vez mais parecidos com humanos... daqui a pouco teremos cyborgs japoneses com cara de anime que fazem sexo e limpam a casa e cozinham... ja era pras mulheres dae...

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
dark_man
Trooper
 

18-05-09, 18:08 #20
Imagina a hora que você puder imbutir essa capacidade cognitiva em um jogo ou aplicativo?

Vai ser fodastico.

dark_man is offline   Reply With Quote
diferent
Trooper
 

18-05-09, 20:46 #21
Esqueceram de falar pra ele que qnd esta em desenvolvimento é beta e nao alpha.

Wolfram Beta.

Pronto falei.

diferent is offline   Reply With Quote
ZeroCarontE
Trooper
 

18-05-09, 21:40 #22
nao sei como a bagaça funciona, obviamente deturpando o meu ponto de vista, mas a "interpretação semantica da pergunta" e a "busca pela resposta" nao parecem nada impressionantes

agora como um substituto pro google calculator, para encontrar e comparar dados diretamente com uma sintaxe de busca definida, eh mto interessante.. a bagagem matematica dele eh mto boa e se vc digita o nome de um lugar ou elemento químico, vc sabe q tipo de dados vc vai conseguir encontrar

eu tentei perguntar quais sao os lados de um retangulo com diagonal de 42 polegadas e ratio 16/9, mas o maximo que eu consegui foi "rectangle with diagonal of 42 inches", que mostra um retangulo de lados "a" e "b".. nao consegui evoluir a pergunta de forma a manipular a relação entre a e b.. se ele conseguisse fazer isso (ou explicar como eu poderia perguntar isso) ae sim eu me impressionaria

tentei tambem alguma coisa com grafos, mas ele soh desenha o grafo e diz coisas basicas como numero de vertices e arestas.. nao descobri como especificar pesos nas arestas, se possivel, e nem se ele pode executar algoritimos no grafo

ZeroCarontE is offline   Reply With Quote
Sabbath
R2D2
 

Steam ID: ssabbath
21-05-09, 08:45 #23

Sabbath is offline   Reply With Quote
EricHavoc
Trooper
 

21-05-09, 09:37 #24
FF ruleando ever!

EricHavoc is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
04-09-12, 21:33 #25
entrem no wolfram, escrevam facebook e loguem com a sua conta.

ele vai dar uma estatistica da sua conta.. muito foda

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

04-09-12, 21:43 #26
CARALHO, eu perdi esse tópico e na época que ele foi feito estava escrevendo artigo sobre aplicações de autômatos celulares, usei o New Kind of Science como referência e tudo!

Isso que dá parar de acessar a DS pra estudar, hoje em dia não cometo mais esse erro...

Baita up!

Zedd is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
04-09-12, 21:44 #27
Maneiro mesmo!

Never Ping is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
05-09-12, 10:30 #28
Não to conseguindo fazer a parada do face.

edit: consegui

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 10:27.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.