Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Responder
 
Thread Tools
mojud
Trooper
 

Default [DS-BLOG] 4 dias morando na rua

22-03-12, 18:16 #1
Atendendo a pedidos:

Quote:
Final do ano passado participei do primeiro retiro de rua realizado no Brasil. Foi conduzido por um monge budista de NY, que faz isso a mais de 20 anos...

Éramos um grupo de 9 pessoas, com a missão de sobreviver por 4 dias e 3 noites nas ruas do centro de SP, só com a roupa do corpo.

Perambulamos pelo centro, catando papelão pra dormir, pedindo esmolas as pessoas, pedindo comida nos bares e esperando nas filas para comer o sopão comunitário.

A única regra de segurança era estarmos juntos o tempo todo.

O mais difícil de tudo é sem dúvida dormir. Dormimos na frente da faculdade são fransciso, no pátio do colégio e embaixo do viaduto do chá.

Conclusões:
Moradores de rua são pessoas e vivem em uma sociedade paralela com suas próprias regras e hierarquias.

Todos, sem exceção, são muito carinhosos e generosos, principalmente quando falávamos o que estávamos fazendo e que precisávamos da ajuda deles para saber onde comer, dormir, fazer necessidades etc.

Conheci pessoas que estavam na rua por falta de oportunidade, porque perderam tudo na vida, porque tinham uma missão existencial ou simplesmente porque queriam estar lá. Cada uma com sua história é impossível fazer generalizações.

Qualquer um desses tipos não tem como sair da rua por livre e espontânea vontade. Sem ajuda ninguém sai da rua, seja pelo preconceito, seja pelo vício mesmo.

Dormi ao lado de muitos moradores de rua que não parecem moradores de rua. Eles comem, tomam banho e conseguem roupas limpas em vários pontos de ajuda comunitários.

Mendigos são aqueles isolados da sociedade isolada. Os que abandonaram tudo, não conversam, não se misturam, vivem no total isolamento.

Foi a melhor e pior experiência da minha vida. Melhor porque vivi 4 dias sem expectativas, sem me preocupar com minha imagem, apenas vagando de momento a momento, sem saber ou controlar as situações. A pior, porque a rua é muito dura, frio, violência, isolamento etc.

De tudo o que mais me impressionou no entanto não foi a vida na rua, mas como a sociedade te esquece rápido, quando vc não segue o modelo estabelecido.

PS: Arrecadamos dinheiro antes do retiro e doamos para as associações que nos ajudaram na rua. Também escrevemos um texto que será publicado na revista Vida Simples (ou *algumas dessas mais alternativas, não sei o nome direito), como forma de retribuir um pouco o que recebemos dos moradores de rua.

PS2: Esse ano tem de novo, é aberto pra quem quiser participar, não precisa ser Budista.





mojud is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
22-03-12, 18:20 #2
positivado, quando fizer a versao extended, ganha outro

Jeep is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
22-03-12, 18:32 #3
tem q ser MTO macho pra isso.

Zigfried is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

22-03-12, 18:34 #4
Positivado!!



Conta com mais detalhes a experiência

deve ter mudado muito o seu modo de pensar/viver

ShadoW is offline   Reply With Quote
hypnos
Trooper
 

22-03-12, 18:36 #5
q massa cara!

hypnos is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

22-03-12, 18:50 #6
Deve ser uma puta experiência! Tenho curiosidade de fazer algo assim... Como já pediram aí, poste mais detalhes!

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
maxcool
Banned
 

PSN ID: atcasanova
22-03-12, 18:52 #7
pqp tem q ser maluco pra ter vontade de fazer isso
MAI NEM FODENO

maxcool is offline   Reply With Quote
kuidow
Trooper
 

22-03-12, 19:22 #8
(1)

kuidow is offline   Reply With Quote
Sekzzz
Trooper
 

22-03-12, 19:45 #9
ta cara, voce só falo o que agente ja meio que sabia
conta mais detalhes, historia dos mendigos que voce conheceu, como eles foram parar nessa vida, qual noite foi a mais tensa e o porque sei lah


fique com deus meu querido

Sekzzz is offline   Reply With Quote
percezione
Trooper
 

Steam ID: brunorei
22-03-12, 19:56 #10
pq tem gente que faz questão de não conhecer "os outros lados da moeda"? que não tem o menor interesse em talvez, abrir sua mente, mudar seu ponto de vista, rever seus conceitos? como podem se sentir totalmente satisfeitos vivendo a mesma história anos a fio? como podem nunca questionar alguns valores que lhes foram passado? ignorar todas as evidencias que podem estar equivocados? total desinteresse por novas descobertas, pelo desconhecido? seriam estas as pessoas desinteressantes?

percezione is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
22-03-12, 20:02 #11
Joãosinho Trinta ia adorar comentar nesse tópico

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Donnald
 

22-03-12, 20:08 #12
nem tenho as manhas, 4 dias sem internet, nunca!

Donnald is offline   Reply With Quote
CaSaLDo
 

Steam ID: dodgebot
22-03-12, 20:12 #13
Animal nao sei se teria coragem... só se me empurassem, talvez! Mas o melhor ponto seria descobrir muita coisa. Eu pelo menos, ia perguntar tanta coisa pra tana gente...

CaSaLDo is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
22-03-12, 20:18 #14
dormir na rua eh foda
ja dormi vaaaarias vezes mas por causa de falta de transporte publico aqui em sao paulo

soh q eh diferente neh...se fode 1 noite inteira porem no outro dia sabe q ta em casa....

4 dias eh foda d+

mendigos sao como seres invisiveis....eles andam por ai e todo mundo finge que nao os vê....por onde andam sao ignorados....

serjaum is offline   Reply With Quote
walker
Trooper
 

22-03-12, 20:29 #15
Quote:
Postado por serjaum Mostrar Post
dormir na rua eh foda
ja dormi vaaaarias vezes mas por causa de falta de transporte publico aqui em sao paulo

soh q eh diferente neh...se fode 1 noite inteira porem no outro dia sabe q ta em casa....

4 dias eh foda d+

mendigos sao como seres invisiveis....eles andam por ai e todo mundo finge que nao os vê....por onde andam sao ignorados....
Isso me lembrou este texto, vale a pena ler:

Fingi ser Gari por oito anos e vivi como um ser invisível

 


Psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da "invisibilidade pública". Ele comprovou que, em geral, as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

http://www.cmqv.org/website/artigo.a...&idi=1&id=1202

walker is offline   Reply With Quote
vegetous
Trooper
 

XFIRE ID: carniceiru
22-03-12, 21:56 #16
bom mas de psicólogo pra gari nem dá pra se considerar rebaixamento social!

















[SPOILER]aguardando ansiosamente a fúria do pessoal de humanas

vegetous is offline   Reply With Quote
T@ti
Trooper
 

Steam ID: tatiware
22-03-12, 22:36 #17
Caraleo, foda mesmo...
eu fico muito de cara quando fazem programas sobre isso e talz
Impressionante mesmo
Também não sei se teria coragem, tem q ter culhões mesmo ou ser mto louco auehuahea
Meus parabéns!
Aguardando mais detalhes!

T@ti is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

22-03-12, 22:56 #18
Seu Bezerra

Foi o primeiro morador que falou com a gente. Magrelo, sem dois dentes e com aparência bem acabada. Não só pela rua, mas pela cachaça. Foi parar na rua por conta do alcoolismo mesmo. Encontramos ele 2 vezes, as 2 no canto direito da Praça da Sé, que segundo ele é a mini cracolândia.

Ele contou que ia sempre na porta da Faculdade São Francisco ensinar política pra mulecada que estuda lá, só que disse que normalmente não era bem recebido.

O que mais me marcou foi que tínhamos acabado de chegar, então ninguém sabia nada de nada. Seu Bezerra apresentou o filho dele da rua (ele "adotou" um rapaz de uns 20 anos que morava no centro tbm). Aí não lembro pq ele comentou sobre se preocupar com alguma coisa e um cara do nosso grupo disse que tava literalmente ficando careca de tanta preocupação na vida. Seu Bezerra levantou a camisa, tinham 3 cicatrizes, 2 de bala e 1 de faca e disse:

- Você tá preocupado com cabelo?!

mojud is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

22-03-12, 23:10 #19
Qual foi a noite mais tensa??

Você passo MUITO medo alguma hora? UEHE

ShadoW is offline   Reply With Quote
Zedd
Trooper
 

22-03-12, 23:18 #20
Tenho que confessar que achei que a iniciativa era algo mais pessoal e isolada, como se tu tivesse decidido ou por força das consequências ido parar nas ruas por um tempo. Mas pensando bem, as experiências pelas quais tu passou devem ser tão mais próximas das do verdadeiro morador de rua do que as experiências pelas quais eu passei que ainda assim o relato é interessante

Sabia que seria um bom tópico. Manda mais histórias aí que com certeza terá audiência

Zedd is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
22-03-12, 23:21 #21
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Qual foi a noite mais tensa??

Você passo MUITO medo alguma hora? UEHE
kero saber

zorba is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

22-03-12, 23:22 #22
Rafael

Moleque de uns 16 anos que colocou na gente na segunda noite, dizendo que tinha visto a gente meditando no Pátio do Colégio - duas vezes por dia a gente meditava 20 minutos sentados em círculo e depois falávamos sobre como estava sendo a experiência e qual o planejamento para as próximas horas.

Ele disse: "eu também medito, eu to sempre meditando, eu não durmo, não durmo nunca". Conversei com ele por umas 2 horas, ele contou que tinha fugido de casa com 11 anos pq apanhava muito do pai.

Ele disse tbm que vendia pedra na cracolandia, mas que era espertão, que ninguém pegava ele e que ele era diferente dos outros muleques da idade dele que viviam de roubar a mulecada da faculdade. Segundo ele: "esses aí não perceberam que esse caminho aí não dá em nada, que qualquer hora a polícia leva".

Uma hora um amigo do nosso grupo que é psicólogo tava do meu lado e o Rafael começou a contar sobre umas experiências de ver demônios e tal. Desconfiei até que era esquizofrenia, mas depois perguntei pro meu amigo e ele disse: "alucinação por cola".

Acertou na mosca. Na última noite dormimos embaixo do viaduto do chá e o Rafael tava com mais 2 amigos cheirando cola a noite inteira.

O que mais marcou nele foi quando ele mandou uma letra de um rap que tinha escrito, não lembro bem como era, mas falava sobre o carinho da mãe. Não sei foi o clima da rua, ou se a letra era bonita mesmo, mas me emocionei...

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

22-03-12, 23:22 #23
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Qual foi a noite mais tensa??

Você passo MUITO medo alguma hora? UEHE
Passei medo pra CARALHO na última noite, já conto! Hauehauahhe...

mojud is offline   Reply With Quote
Eon
Trooper
 

22-03-12, 23:39 #24
Deixa mais informações como sobre participar!

Muito legal a história.

Eon is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

22-03-12, 23:43 #25
Quote:
Postado por Eon Mostrar Post
Deixa mais informações como sobre participar!

Muito legal a história.
Estamos organizando a data ainda, mas será mais pro fim do segundo semestre. Tem um valor pra se inscrever, que corresponde a essa verba que doamos para as instituições. Detalhe, vc não pode pagar a inscrição com seu dinheiro, precisa arrecadar pedindo pros amigos e familiares...

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

22-03-12, 23:43 #26
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Qual foi a noite mais tensa??

Você passo MUITO medo alguma hora? UEHE
Na última noite fomos dormir embaixo do viaduto do chá pq tava chovendo forte. Estendemos os papelões no chão e deitamos...

Na primeira noite passamos muito frio. Apesar de ser verão, madrugada faz muito frio. Em casa nunca percebi isso, mas na rua o vento gelado é de foder a alma, não consigo nem imaginar como deve ser o inverno.

No segundo dia estávamos andando pelo Brás pedindo esmolas e vimos uma loja de sacos. Pensamos: pq não tentar arrumar uns panos velhos pra gente se cobrir a noite?

Fui até a loja e na porta tinha um moço de cara fechada, pensei: "esse cara não vai me dar nada". Quando cheguei perto ele entrou pra dentro da loja. Perguntei pra uma das vendedoras se ela podia arrumar uns panos e ela disse: "pergunta pro gerente", que era bem o cara da porta! Mesmo achando que não ia dar nada pedi e pra minha surpresa ele arrumou uns 12 lençois bem podres com estampa daquela banda Rebeldes... Ahuahauhahehaue...

Malandro, esses lençois salvaram a pele, mas viraram a sensação do centro entre os moradores de rua! Estávamos dormindo na segunda noite e de vez em quando alguma criança acordava a gente: "tio dá esse lençol pra mim?". Tinham uns sobrando, então demos...

Porém, voltando a terceira noite no viaduto do chá. Távamos dormindo e começou uma gritaria do outro lado do viaduto: "MATA! MATA! MATA!". Duas meninas de uns 15, 16 anos bricando por causa de droga. De repende juntou umas 30 pessoas, a maioria criançada, todas usuárias, com uns paus na mão...

Não tínhamos o que fazer, não tinha como interferir, era a própria lei da rua. Passou uns 15 minutos as coisas acalmaram, quando acordo com um negócio andando embaixo do meu papelão. Achei que era rato, mas quando levantei era uma das meninas puxando uma corda que tava embaixo e eu nem tinha visto.

Um dos amigos do Rafael, muito sangue bom, pegou ela pelo braço e mandou parar. Aí a mina virou o capeta! Soltou da mão do cara, correu pra cima do meu lençol e começou a pular e gritar: "REBELDE! REBELDE!".

Não deu nem tempo de me mexer o amigo já tinha pegado ela de novo e mandado ir embora.

Ela andou uns 10 metros, pegou um pedaço de metal que tava no chão, começou a bater e gritar pra mim: "DORME QUE EU VO TE MOSTRAR COMO É FDP!! DORME!!!".

Dormi não.... hehe


Last edited by mojud; 22-03-12 at 23:52..
mojud is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
23-03-12, 00:04 #27
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
bom mas de psicólogo pra gari nem dá pra se considerar rebaixamento social!
o salário é o msm.. e acho q gari tem menos "trabalho"

[SPOILER]isso se enquadra pra qlqr emprego de humanas

Zigfried is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
23-03-12, 05:26 #28
Augusto Cury?

 


Last edited by night; 23-03-12 at 09:27..
night is offline   Reply With Quote
u3663
Trooper
 

23-03-12, 08:23 #29
É um bom tópico e não vou estragaaaaaaaaaaar! haueh

+zin!

u3663 is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
23-03-12, 08:36 #30
Quote:
Postado por vegetous Mostrar Post
bom mas de psicólogo pra gari nem dá pra se considerar rebaixamento social!
[SPOILER]aguardando ansiosamente a fúria do pessoal de humanas
Porra, com certeza dá.

Eu coloco-os na mesma posićão que tem por exemplo os faxineiros que tem em empresas. Esses caras a gente ve todo dia. TODO SANTO DIA. Tem gente que nem sabe distinguir quem é quem.

Never Ping is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-03-12, 09:27 #31
Sobre essa pesquisa do gari... Eu faço pós na usp e sempre tive o costume de dar bom dia pro pessoal que trabalha na faxina, mas não é algo muito comum de se ver por lá... O que eu notei é que tem os 2 lados: o lado dos que ignoram e o lado dos invisíveis. Quem é invisível já está acostumado a ser assim e é bastante difícil romper essa barreira... Percebi que se eu tento puxar conversa simplesmente pra conversar eles ficam bastante desconfiados, por isso, apesar de estar lá a quase 2 anos, ainda não consegui ir além do bom dia...

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-03-12, 11:22 #32
Pai Véio

Pai Véio era um senhor negro de uns 50 anos, que tinha artrite e por isso mancava de uma perna e andava com uma bengala.

Encontramos ele em uma tenda para moradores de rua na região do Pq. Dom Pedro. Essa tenda era um espaço verde grande, com uma lona de tenda estendida no meio, onde os moradores podiam usar banheiro, tomar banho e assistir TV.

Passamos algum tempo lá, tanto no segundo quanto no terceiro dia. Deu pra perceber claramente que o espaço era todo dividido. Cada grupo tinha sua demarcação, sendo que alguns espaços eram reservados para os isolados.

Pai Véio era o prefeito da tenda. Enquanto ficamos lá vimos ele acabar com uma briga de 2 caras por conta de dinheiro de droga; ninguém acerta contas na tenda sem antes falar com o Pai Véio.

Uma coisa que ele disse é que a noite na rua todo mundo vira anjo, pq quando fecha o olho nunca sabe se vai abrir de novo.

Ele tbm disse que estava observando a gente desde o primeiro dia e que como percebeu que chegamos com humildade ele estava cuidando de nós.

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-03-12, 11:35 #33
Mateus

Senhor negro de uns 40 e poucos anos, bem magro e com o braço direito deformado. Contou que morava na rua por conta do alcoolismo e que quase perdeu o braço num atropelamento.

Ele foi o segundo morador que nos abordou e se identificou muito com o monge de NY, apesar de não saber falar inglês e do monge não saber falar português.

Nesse primeiro encontro ele ofereceu um gole de suco tang de laranja (sei lá onde ele conseguiu arranjar isso) pro monge, que depois nos contou que em mais de 20 anos fazendo retiros, foi a primeira vez que algum morador oferecia algo pra ele tomar...

Mateus nos pediu dinheiro pro metrô, pois queria voltar pro abrigo onde estava passando as noites. Explicamos que ninguém tinha dinheiro, mas o ajudamos a conseguir uma passagem, pedindo para as pessoas que passavam pela Sé.

Encontramos ele no segundo e terceiro dia tbm. Ele passou bastante tempo com o grupo. No terceiro dia ele disse chorando pra nós que se sentia acolhido e que há muitos anos não sabia o que era amizade de verdade.

Deixei meu número do celular com ele e disse que poderia ligar a cobrar pra dar notícias de vez em quando, mas até hoje ele não ligou. Provavelmente foi dragado pela rua de novo...

mojud is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
23-03-12, 11:45 #34
sei la, na realidade eu fico incomodado de estar em um lugar, alguem entra varrendo ou servindo cafe e eu fico fingindo que ela nao esta ali, nossa, custa dar bom dia, comentar do clima ou qq brincadeira de algo que rolou no escritorio? Eu so acho que nao é apenas desconfianca a primeira reacao, é meio uma mistura de desconfianca (o que esse cara ta querendo) com (ahnn? pera, ce ta falando comigo, ce ta me vendo?!? vc é medium?). A desconfianca eu tiro de letra, mas o lance medium me chateia, por imaginar quanta humilhacao o cara passou a troco de nada.

Jeep is offline   Reply With Quote
Mascara
Trooper
 

23-03-12, 13:39 #35
Acho que esse lance de falar com as pessoas é uma questão de principios que você aprende com seus pais ou no decorrer da vida mesmo.. afinal de contas no final todos vão pro mesmo lugar.

Seja o Eike Batista ou seja o guardador de carro da sua rua, é um ser humano e você deve respeito a pessoa com certeza.

Eu ja trabalhei de garçom e vou falar pra voces, puta profissão injustiçada.. nego acha que você é OBRIGADO a carregá-lo no colo e CULPADO por tudo que acontece de errado, tirando o 'Boa noite senhora.." e você nem um olhar recebe.. o papo da mesa simplesmente... continua, e você fica em pé olhando..

Esse lance de 'morar' na rua por 3-4 dias eu toparia facil, sinceramente porque eu saberia que após essa experiência eu voltaria pra minha casa, só por isso, pq morar de fato na rua deve ser algo realmente sinistro!!

Mascara is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-03-12, 14:34 #36
No primeiro dia um dos caras do nosso grupo disse: "tenho medo de gostar demais de morar na rua". Depois da experiência ele falou que esse medo desapareceu, não tem como achar bom morar na rua...

mojud is offline   Reply With Quote
Vautier
Trooper
 

PSN ID: VautierM8
23-03-12, 15:43 #37
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Conheci pessoas que estavam na rua por falta de oportunidade, porque perderam tudo na vida, porque tinham uma missão existencial ou simplesmente porque queriam estar lá.
E como você explica o fato de existirem pessoas que querem estar lá? A casa é pior? Tipo o menino que apanhava pra kct e tal...

Vautier is offline   Reply With Quote
maurocool
 

PSN ID: maurocool-maurasia Steam ID: maurocool
23-03-12, 15:58 #38
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
No primeiro dia um dos caras do nosso grupo disse: "tenho medo de gostar demais de morar na rua". Depois da experiência ele falou que esse medo desapareceu, não tem como achar bom morar na rua...
bom, sei la, tudo depende de como eh a casa dessa pessoa

maurocool is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

23-03-12, 17:16 #39
fala mais aí... preço e etc... ou manda pm

u0165 is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

23-03-12, 18:29 #40
.


Last edited by Bombastic; 23-03-12 at 21:43.. Motivo: bem relevante...
ShadoW is offline   Reply With Quote
rapidiaum
maggots!
 

Gamertag: rapidiao Steam ID: rapidiaum
23-03-12, 18:40 #41
oh boy
here we go

rapidiaum is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
23-03-12, 19:00 #42
Posso deletar o post do Shadow para evitar o pior?

Never Ping is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

23-03-12, 19:30 #43
Legal mojud. E vc é budista ou só fez o retiro ?

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
marceloisoppo
Trooper
 

23-03-12, 19:47 #44
Quote:
Postado por Never Ping Mostrar Post
Posso deletar o post do Shadow para evitar o pior?
por mim sim!

marceloisoppo is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-03-12, 21:54 #45
Sou Budista mesmo...

O retiro ficou 300 reais por pessoa, usamos o dinheiro pra pagar a viagem do monge de NY pra cá e fazer a contribuição pras instituições, mas como disse pro Eon, o dinheiro não pode ser seu, vc precisa pedir.

As pessoas que bancam seu retiro são contribuidores e vc coloca o nome deles em um Mala Budista (que parece um terço) ou em alguma outra coisa que pra vc seja importante, como uma forma de levar essas pessoas com vc.

7 dias antes paramos de lavar o cabelo e de fazer a barba. Um dia antes nos reunimos com o monge e discutimos os detalhes, onde nos encontraríamos e algumas regras, por exemplo: é importante estar sempre com o grupo, caso for fazer algo separado, vc vai com um parceiro. Caso alguém se perca o grupo procura por meia hora, se não encontrar vão todos pra um ponto de encontro pré-estabelecido.

Duas vezes por dia sentávamos em círculo pra meditar por 20 minutos e conversar sobre a experiência.

Pra ir pro retiro eu levei uma mochila com uma roupa e o dinheiro pra volta e deixei no carro de um cara do grupo que ficou num estacionamento na paulista. De lá saimos com um último bilhete de metrô pra chegar na Praça da Sé.


Last edited by mojud; 23-03-12 at 22:05..
mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

23-03-12, 22:19 #46
Quote:
Postado por Vautier Mostrar Post
E como você explica o fato de existirem pessoas que querem estar lá? A casa é pior? Tipo o menino que apanhava pra kct e tal...
No domingo pouco antes de irmos embora conversei com um morador que disse que gostava da rua. Como era o último dia eu já tava mais malandro e insisti na pergunta. Aí ele me disse: "pra falar a verdade, não tem como gostar de morar na rua, entendo o que vcs tão fazendo aqui, mas se eu tivesse uma casa não ia estar aqui nunca".

Acho que muitos dizem que gostam da rua pra se convencer que a rua não é tão ruim.

Os que querem estar lá normalmente já estão perdidos em algum vício, normalmente álcool ou pedra. Aí a rua é o único lugar que ele pode consumir livremente, sem ninguém ficar julgando.

Uma coisa que chamou a atenção é que quase não tem velho na rua. Expectativa de vida reduz demais...

mojud is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

24-03-12, 09:15 #47
Queria te positivar de novo


husaeushaeuahesu dps te encho de pergunta de novo HUAEHU

ShadoW is offline   Reply With Quote
Bombastic
The Alpha Male
 

24-03-12, 09:59 #48
mojud vcs foram com roupas mais velhas?
ou vcs so ficaram 1 semana mesmo sem tomar fazer a barba?

pq fico imaginando o tanto q a galera da rua era diferente de vcs, tanto fisicamente, quanto no jeito de vestir etc

Bombastic is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

24-03-12, 11:50 #49
Cara eu fico pensando nesse tópico MUITAS vezes por dia hueshuaeshuaes

to arrumando coragem pra fazer isso se pa

ShadoW is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

24-03-12, 12:00 #50
Hoje mesmo pessoal mandou email sobre o retiro desse ano, provável que comece a ser divulgado em abril... Vc pode colocar o nome na lista de interessados e ir nas reuniões da organização, mesmo sem ter certeza que quer participar.

Tiveram pessoas que estavam certas desde o começo e desistiram na reta final e pessoas que não tavam muito afim e na última hora confirmaram.

Bomba, eu tomei banho normal na semana antes, mas não lavei o cabelo, nem fiz a barba. Como eu sou meio louco eu avisei no trabalho e nego até achou normal! aheuaueae... Agora tiveram pessoas que não puderam fazer isso por conta do trampo mesmo...

Independente do cabelo sujo e da roupa velha, os moradores sempre sabiam que não éramos da rua. Eles diziam que sabiam por 2 motivos: 1- tínhamos todos os dentes e 2- o branco do nosso olho era branco mesmo (a maioria deles tem o olho meio amarelado).

Vários chegavam e perguntavam o que eu tava fazendo ali e eu explicava que tava participando de um retiro, que tava morando na rua fazia X dias e que tava ali pra ver o que eles sentem no dia a dia. No começo eu achava que eles iam achar estranho, mas pelo contrário, todos curtiam muito a ideia e sempre queriam nos ajudar de alguma forma.

mojud is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

24-03-12, 12:05 #51
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Rafael
Lembrei de uma outra coisa que o Rafael me disse...

A gente tava conversando sobre os outros muleques que ficam no canto da São Francisco e que vivem de furto e ele mandou:

"Tem uns dias do ano aí que tem umas paradas aqui no centro e eles ganham muita grana roubando celular dos playboy".

Eu perguntei: "Parada no centro? Tipo o que?"

Ele falou: "Tipo umas festa de noite e pah"

Aí eu: "A Virada Cultural?"

E ele: "É! É esse bagulho de virada aí mesmo"

Ahauehaueheuaheuheuhauae... Vai na virada esse ano? Melhor deixar a carteira e o celular em casa!

mojud is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

24-03-12, 12:12 #52
alguma coisa da sua vida mudou com isso tudo???

Alguém te fez refletir mointo????

Em sp tem um morador de rua que faz poemas, já ganhou até prêmio, o cara é gênio!

ShadoW is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

24-03-12, 12:23 #53
Uma coisa que mudou muito na vida foi o fato de eu descobrir que posso viver com muito menos e que se for preciso algum dia ir pra rua eu vou sem vergonha... Parece coisa boba, mas é um sentimento extremamente libertador!

Todos eles me fizeram refletir de alguma forma, mas o que mais me impressionou foi a generosidade e o carinho oferecidos por aqueles que não tem absolutamente nada...

Numa das noites távamos esperando o sopão e tava demorando - as instituições são muito precárias e vivem com pouco, se o motorista falta, ou o pneu da kombi fura, por exemplo, 200 pessoas vão dormir de barriga vazia - aí comentei alguma coisa com um colega do grupo sobre fome e um morador que já tava dormindo virou de lado e me estendeu metade de um pacote de bolacha recheada.

Cara, um pacote de bolacha recheada na rua é um artigo do mais alto luxo! Significa que ele teve de esmolar dinheiro (que é muito mais difícil do que conseguir comida) e ir em alguma loja que aceite a presença dele pra comprar o pacote.

E o cara me ofereceu o pacote pq ouviu falar que eu tava com fome, na hora eu disse que não precisava que ele podia guardar, mas ele insistiu. Peguei o pacote, ele virou pro lado e dormiu de novo, não ficou esperando por fogos ou por uma estátua em sua homenagem. Alguém precisava e ele compartilhou, simples assim...

mojud is offline   Reply With Quote
zorba
Trooper
 

Steam ID: luizkowalski
24-03-12, 12:25 #54
caralho mano
arrepiou aqui

zorba is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
24-03-12, 12:47 #55
Quote:
Postado por ShadoW Mostrar Post
Cara eu fico pensando nesse tópico MUITAS vezes por dia hueshuaeshuaes

to arrumando coragem pra fazer isso se pa
Estou também com as mesmas coisas na cabeća...

Never Ping is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
24-03-12, 12:51 #56
Putz cara, será que tem disso aqui no ES? Mto me interessa essa experiência...

CtrlA is offline   Reply With Quote
ShadoW
Trooper
 

24-03-12, 13:01 #57
Caralho!!!

ShadoW is offline   Reply With Quote
Mascara
Trooper
 

24-03-12, 13:16 #58
uauhuha

ow CtrlA, de onde tu eh daqui? Sou de Vitória.. huahua sera que rola algo do tipo por aqui no estado? Se souber, avise!

Mascara is offline   Reply With Quote
tdf
 

Steam ID: tdf
24-03-12, 13:20 #59
Muito legal mojud...
Como fui criado a leite com pêra não teria as manhas...

tdf is offline   Reply With Quote
Darth Maul
Dungeon Master
 

XFIRE ID: DS_maul Steam ID: darth_ds
24-03-12, 13:40 #60
You must spread some Reputation around before giving it to mojud again.

Darth Maul is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
24-03-12, 13:50 #61
Quote:
Postado por Mascara Mostrar Post
uauhuha

ow CtrlA, de onde tu eh daqui? Sou de Vitória.. huahua sera que rola algo do tipo por aqui no estado? Se souber, avise!
Eu sou de Vitória tbm. Eu tava conversando com uma amiga e ela disse que conhece alguém que pode me ajudar, mas falou só isso uyhauhau. Se ela arrumar algo mesmo, eu te mando PM.

CtrlA is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

24-03-12, 14:05 #62
No ES tem o templo Morro da Vargem, que segue a mesma linha Budista que eu pratico aqui em SP. De repente eles tem interesse em organizar um retiro desses...

mojud is offline   Reply With Quote
CtrlA
Trooper
 

Steam ID: ctrla0
24-03-12, 15:03 #63
lendo sobre o mosteiro. vlw mojud

CtrlA is offline   Reply With Quote
Ice
Trooper
 

24-03-12, 15:25 #64
Quote:
Postado por mojud Mostrar Post
Uma coisa que mudou muito na vida foi o fato de eu descobrir que posso viver com muito menos e que se for preciso algum dia ir pra rua eu vou sem vergonha... Parece coisa boba, mas é um sentimento extremamente libertador!

Todos eles me fizeram refletir de alguma forma, mas o que mais me impressionou foi a generosidade e o carinho oferecidos por aqueles que não tem absolutamente nada...

Numa das noites távamos esperando o sopão e tava demorando - as instituições são muito precárias e vivem com pouco, se o motorista falta, ou o pneu da kombi fura, por exemplo, 200 pessoas vão dormir de barriga vazia - aí comentei alguma coisa com um colega do grupo sobre fome e um morador que já tava dormindo virou de lado e me estendeu metade de um pacote de bolacha recheada.

Cara, um pacote de bolacha recheada na rua é um artigo do mais alto luxo! Significa que ele teve de esmolar dinheiro (que é muito mais difícil do que conseguir comida) e ir em alguma loja que aceite a presença dele pra comprar o pacote.

E o cara me ofereceu o pacote pq ouviu falar que eu tava com fome, na hora eu disse que não precisava que ele podia guardar, mas ele insistiu. Peguei o pacote, ele virou pro lado e dormiu de novo, não ficou esperando por fogos ou por uma estátua em sua homenagem. Alguém precisava e ele compartilhou, simples assim...
E tu comeu?

Ice is offline   Reply With Quote
mojud
Trooper
 

24-03-12, 16:03 #65
Claro, tava com fome... heuahueha... Mas dividi com o cara do grupo que tava comigo...

mojud is offline   Reply With Quote
Ice
Trooper
 

24-03-12, 16:40 #66
Eu teria nojinho =(

Ice is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

24-03-12, 16:41 #67
o cara da a bunda mas tem nojo dum biscoito que o brother oferece.. DAORA!

para de desvirtuar o topico do mojud, ta mto bom esse relato, continue dumping bro!

Blazed is offline   Reply With Quote
u0165
Trooper
 

24-03-12, 17:25 #68
Blazed, você comeria o biscoito?

E se comeria... e não tem nojo, porque o problema com dar a bunda então?

Não manjei a lógica.

u0165 is offline   Reply With Quote
Blazed
Trooper
 

24-03-12, 17:37 #69
Comer o biscoito que o brother oferece na hora da fome é uma coisa que demonstra tanto dignidade quanto sobrevivencia. Deduza sua propria logica. abç

Blazed is offline   Reply With Quote
Never Ping
🌀 Trooper
 

Gamertag: Willian Braga PSN ID: Never_Ping XFIRE ID: neverping Steam ID: neverping
24-03-12, 18:06 #70
Eu comeria o biscoito passando fome sim.

Iamgino que estou em condições extremamentes para agora fazer nojinho neste momento. O que importa é sobreviver.

Never Ping is offline   Reply With Quote
Many Kalaveraa
The real (1)
 

XFIRE ID: Mannyy Steam ID: 76561197992661279
24-03-12, 18:17 #71
caralho mojud
muito foda os relatos

e as doenças? muito nego doente?

Many Kalaveraa is offline   Reply With Quote
GoldenEye
Trooper
 

24-03-12, 18:45 #72
Qts Kilos vc perdeu?

GoldenEye is offline   Reply With Quote
ragauskas
Trooper
 

Steam ID: ragauskas
24-03-12, 19:00 #73
ish, nao pergunta isso q vai ter uma pá de gordinha querendo virar moradora de rua pra anorexar!!!

+zin pelos culhoes mojud!

ragauskas is offline   Reply With Quote
Mascara
Trooper
 

24-03-12, 19:02 #74
nojo? sinceramente huahua.. eu obviamente que respeito a opinião de cada um, mas nojo é uma coisa que EU, particularmente não teria nenhum pouco nessa situação.. a sobrevivência fala mais alto do que qualquer nojo que possa existir..

alias, soh o fato do cara que não tem NADA, te dar o NADA que ele tem pra comer e ele ficar na fome por causa de um camarada que ele nem conhece..
enfim...


conte-nos mais história!

Mascara is offline   Reply With Quote
Hell Bovine
Trooper
 

PSN ID: buffbringer XFIRE ID: bovideos Steam ID: bovideos
24-03-12, 19:14 #75
nossa
NOSSA NOSSA NOSSA POVO PRECISA TAR PASSANDO FOME PRA ACEITAR COISAS "SUSPEITAS" VAO DAR A BUNDA NA MORAL

eu trabalho andando que nem um camelo e ja tomei até agua de mangueira que tava no meio da lama, em uma favela (vila tripa)

"ai... nao.. essa mangueira tav suja tava no meio da lama, em uma favela... vou ficar com sede mesmo..."

Hell Bovine is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 01:33.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.