Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade
FAQ Calendário Postagens do dia Buscapé Search

Mostrar resultado da votação: Voce sabe o significado da frase?
Sim. 24 29.27%
Não. 58 70.73%
Voters: 82. Você não pode participar dessa votação

Responder
 
Thread Tools
Suricatta
Trooper
 

30-09-09, 22:33 #76
Obrigada, Rocka e Night por explicarem melhor, não conheço direito, pensei isso sobre responsabilidade objetiva pq tenho lido o forum juridico, e foi o que consegui inferir, não o suficiente pra me explicar bem, mas pelo menos já tinha pegado que é algo que se aplica em processos civis :P

Night, eu pelo menos, não estava me referindo a dois advogados conversando, ou dois médicos conversando, ai usa-se os termos técnicos mesmo, afinal é pra isso que eles surgiram, mas falo de gente que usa termos tecnicos em excesso ao conversar com leigos. O médico que fala pro paciente que ele tem uma fistula XPTO e não explica o que é isso. Eu quando falo com meus colegas uso montes de termos técnicos, mas quando vou conversar com outras pessoas, ou com um paciente, nunca vou jogar os termos técnicos sem explicar, pq isso estaria simplesmente excluindo as outras pessoas da conversa.

Eu acredito que é preciso saber muito bem do que se fala pra poder explicar de forma clara e simples pra alguém que não conhece o assunto, então pessoas que sabem menos, entendem menos, muitas vezes se escondem atras de termos técnicos, ou linguagem rebuscada pra fingir um conhecimento, uma superioridade que não têm.

Um bom técnico de computador consegue explicar pra minha avó o que ta acontecendo no computador

E vc já deve ter visto muitos processos, sentenças e coisas do tipo com um portugues absolutamente bizarro, conjugações erradas, tentando usar temos rebuscados e arcaicos mas de forma errada, sem contruir bem a linha de raciocinio, e que isso é muito comum. Começa por como são escritas as leis.

Meu avô é advogado, ele sempre conta do horror que tinha com estagiários que apareciam que não sabiam fazer um Ó com copo. Tem gente péssima em todas as profissões, mas direito (assim como psicologia) é daquelas premiadas...





Suricatta is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
30-09-09, 22:45 #77
Sim, Suricatta, eu concordo quando você diz que o profissional, ao falar com o leigo, pode até usar o termo técnico, mas tem que explicar o que significa.

Acontece que eu nunca vi um advogado chegar pro cliente e falar "seu caso é típico de responsabilidade objetiva, não se preocupe". Pelo menos não é essa a postura que eu vejo. E não estou falando só de mim ou dos meus colegas de Escritório, mas no geral. Os termos técnicos são utilizados, sim, em petições... no Tribunal, na sustentação oral. Mas no dia-a-dia? Ninguém usa o "juridiquês" no dia-a-dia. Só um completo acéfalo faria isso. É esse o motivo de eu não entender o objetivo deste tópico. Talvez o rockafeller esteja vislumbrando uma realidade bem diferente da que eu vejo...

P.S.: QuAKiLLeR, s2, você é lindo! oUAHEoAHEoua...

night is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

30-09-09, 22:52 #78
Night, na boa? mas na boa mesmo? (texto não tem tom, to falando muito tranquila, tá) As vezes bem que vcs podiam dar uma maneirada nos termos técnicos, ou explicar o que é no forum juridico. As vezes pode parecer que vcs tào conversando entre advogados, mas na real, tem muito leigo, como eu, lendo.

E se a ideia é trocar conhecimento, é legal explicar, né?

Pense se no saude e bem estar o povo só falasse com termos técnicos. Pense se quando me perguntam de drogas eu falasse dos receptores e circuitos epecificos que atuam? Atua no receptor d1 no nucleo do VTA... Fica chato e incompreensivel pro resto dos mortais, perde um pouco o sentido do forum, né?

Suricatta is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
30-09-09, 23:00 #79
Depende do contexto, na minha opinião. Eu muitas vezes tento explicar o mais detalhadamente possível. Quando começam a surgir colegas discutindo o tema, eu vou respondendo... da forma como a gente faz no dia-a-dia profissional. Mas nunca me recusei a explicar pra quem não entende. Ao contrário. Se alguém não entende é só perguntar e a gente explica na maior boa vontade. Nossa, quanto tempo eu já perdi respondendo dúvidas jurídicas aqui no fórum? Mesmo antes do "Espaço Jurídico" ser criado... horas e horas escrevendo posts gigantes... mas enfim...

O fato é que eu considero uma boçalidade o preconceito que existe com Advogados e profissionais do Direito em geral. O rockafeller tem explicação: ele sempre odiou a faculdade de Direito e se formou por obrigação... o ódio dele é uma espécie de frustração. Eu já tive brigas homéricas com ele aqui no fórum, mas hoje, se não somos amigos, ao menos nos respeitamos. Conseguimos conversar razoavelmente bem... mas isso é porque aprendemos a aceitar nossas diferenças.

Agora... esse "senso comum" me irrita profundamente.

Eu gostaria muito de saber quantas pessoas no mundo contam com Advogados qualificados dando dicas como os usuários deste fórum. Quantas pessoas têm o privilégio de ter uma dúvida que pode ser respondida prontamente por pessoas que, efetivamente, entendem do que estão falando...

Então eu acho uma bela PUTARIA essa história de "mimimi, vocês ficam falando difícil para reservar uma fatia do mercado; esse linguajar é apenas para excluir os outros", entre outras...

night is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

30-09-09, 23:21 #80
Night, quantas pessoas tem médicos, programadores, psicólogos, etc que se disponham a responder suas duvidas? É esse um dos objetivos desse forum, não? Vc é advogado tem uma duvida de medicina, ou de pepinos no seu computador, ou de jogos, ou de psicologia, posta aqui e as pessoas respondem, não são só os advogados que fazem isso.

Não sei o que pensa o Rocka e qual foi a intenção dele ao criar esse topico, mas EU, Suri, leio o subforum juridico direto, e muitas vezes não dá nem pra participar da conversa, nem sei por onde começar a perguntar pra tentar entender mais sobre o que ta rolando, e estou no momento pedindo, que se possivel, vcs tentassem tornar a coisa um pouco mais palatável aos leigos, que como eu se interessam pelo assunto.

Não falei nada de senso comum, né? Não estou falando disso. E eu tbm perco bastante tempo fazendo posts elaborados, inclusive pesquisando coisas pra passar informações aqui, reponder duvidas e coisas do tipo. Até pra coisas que em nada se relacionam com a minha área do conhecimento, como olhar dicas de hotel pra pessoas que pedem.

Suricatta is offline   Reply With Quote
QuAKiLLeR
Trooper
 

30-09-09, 23:27 #81
Vou repetir meu reply aqui porque ficou como o último da página anterior e eu quero que alguns darknerds reflitam sobre isso:

Essa antipatia que alguns têm com o uso formal e rebuscado da língua portuguesa é apenas fruto da incapacidade de interpretar um texto que faz o uso formal e rebuscado da língua portuguesa. Uma vergonha, não?

Concordo com o War Wolf no sentido de que deveriam ensinar matérias ligadas ao direito desde a escola. Coisa superficial, claro, o suficiente apenas para que as pessoas amadureçam tendo um mínimo de noção do que é e como funciona o Poder Judiciário, mas o fato é que não se dedica ao tema nem 10% do que deveria ser dedicado.

Mas a antipatia com o chamado juridiquês não tem nada com isso. Ora, a língua portuguesa é exaustivamente ensinada desde quando o sujeito entra em qualquer escola. Português, gramática, interpretação de texto, redação, literatura... Todas essas matérias são estudadas.

Só a população carente e sem acesso ao ensino básico é que pode se sentir excluída, com razão, mas aí já entramos em outro problema que não vem ao caso.

Agora, classe média, média/alta e rica criando essa antipatia com o português utilizado por advogados, juízes, promotores, etc? Tomem vergonha na cara e aprendam a ler e escrever!

É plenamente normal e aceitável algum engenheiro, por exemplo, não saber o que é responsabilidade objetiva, que é um termo um pouco mais técnico, embora extremamente comum no meio jurídico. Só não é aceitável esse mesmo engenheiro não entender a frase do tópico exemplificada em uma das várias situações práticas em que pode se adequar. Exemplo: "Punir o Estado independentemente de sua culpa pelos danos causados ao contribuinte, desfalcando do erário o montante pretendido pela parte, é uma questão que deve ser analisada com cautela para não consistir em instrumento que propicie o enriquecimento sem causa de outrem".

Vou passar a ter antipatia pelos que cursaram até mesmo ensino superior e ainda não sabem ler, escrever e interpretar um texto mais formal. Burros!

P.S.: Eu sei, Night! Huahuahua

QuAKiLLeR is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
30-09-09, 23:28 #82
Quote:
Postado por Suricatta Mostrar Post
Night, quantas pessoas tem médicos, programadores, psicólogos, etc que se disponham a responder suas duvidas? É esse um dos objetivos desse forum, não? Vc é advogado tem uma duvida de medicina, ou de pepinos no seu computador, ou de jogos, ou de psicologia, posta aqui e as pessoas respondem, não são só os advogados que fazem isso.
Eu sei disso. Nunca questionei.
Só que as outras "classes" não enfrentam esse preconceito babaca e idiota.

Quote:
Postado por Suricatta Mostrar Post
Não sei o que pensa o Rocka e qual foi a intenção dele ao criar esse topico, mas EU, Suri, leio o subforum juridico direto, e muitas vezes não dá nem pra participar da conversa, nem sei por onde começar a perguntar pra tentar entender mais sobre o que ta rolando, e estou no momento pedindo, que se possivel, vcs tentassem tornar a coisa um pouco mais palatável aos leigos, que como eu se interessam pelo assunto.
Tá, nesse aspecto dá pra tentar melhorar... mas como eu disse, a gente não tem bola de cristal. Se vocês não falarem o que não estão entendendo, a genten ão tem como adivinhar.

night is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

30-09-09, 23:30 #83
Ah vá? Night, conta ai o que o povo pensa de psicologo

E nem tiro a razão de muita gente com o que vejo por ai...

Hehehehe

Suricatta is offline   Reply With Quote
night
Engineer
 

PSN ID: lcsaboia Steam ID: luzion
30-09-09, 23:33 #84
Bom, pelo menos não aqui no fórum...

Exceto o Ice, mas não é por ser psicólogo, é por ser uma borboleta.

night is offline   Reply With Quote
XtremE
death and taxes
 

30-09-09, 23:37 #85
eu curto os bons e velhos brocardos jurídicos... muitas vezes resumem explicações que se alongariam ou perturbariam o foco da discussão...

sem dúvida os melhores e que mais uso são: "bobiatus sunt, enrabatus est" e "ebrius anus non domini"

XtremE is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

30-09-09, 23:41 #86
Nossa, já vi muita gente falando: psicologo é tudo louco, psicologia é uma bosta, lixo, odeio psicologos, etc etc. aqui inclusive.

Existe um estigma associado à minha profissão, existe preconceito, muito por culpa de profissionais ruins, eu tento fazer a minha parte pra melhorar isso, cuidando de como trato minha profissão e inclusive apontando maus profissionais...

Mas não são só advogados que o povo acha que são "do mal", não são só os advogados que sofrem com o estigma criado por profissionais ruins, desonestos ou anti-eticos.

Suricatta is offline   Reply With Quote
Suricatta
Trooper
 

30-09-09, 23:42 #87
As pregas do ébrio são de dominio da população

Suricatta is offline   Reply With Quote
MdKBooM
Trooper
 

01-10-09, 02:20 #88
Quote:
Postado por Suricatta Mostrar Post
Não sei o que pensa o Rocka e qual foi a intenção dele ao criar esse topico, mas EU, Suri, leio o subforum juridico direto, e muitas vezes não dá nem pra participar da conversa, nem sei por onde começar a perguntar pra tentar entender mais sobre o que ta rolando, e estou no momento pedindo, que se possivel, vcs tentassem tornar a coisa um pouco mais palatável aos leigos, que como eu se interessam pelo assunto.
Quando pedi para o Jeep criar o Espaço Jurídico - que aliás outros já vinham pedindo também, o que não me faz mais brother do jeep (bjos tchuthuca) - imaginei que o subforum seria utilizado para 2 propósitos: 1. discussões entre operadores do direito e 2. esclarecimento de dúvidas. O que você está propondo poderia transformar dúvidas pontuais em extensas explanações sobre a matéria, que na maioria dos casos apresenta um sem fim de desdobramentos. O ideal é que você peça esclarecimento sempre que surgir dúvida sobre algum ponto que fora tratado como sendo de conhecimento geral numa discussão jurídica. Se, por exemplo, você não entendeu o que significa a teoria da responsabilidade objetiva, abra um tópico sobre o tema (que seria um espaço maior para discussões) pedindo esclarecimentos que tenho a certeza absoluta que todo mundo vai ajudar.

MdKBooM is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
01-10-09, 02:45 #89
Se o poder judiciário no Brasil funcionasse para todos, e não somente para elite que consegue arrastar um processo por um calvário de trocentas instâncias, nao estaríamos preocupados com a escrita paunoculesca dos advogados. Nem o corporativismo da classe, nem com a arrogancia característica dos profissionais mesmo fora de seu meio.

e eu entendi o texto porque estudei latim no colégio
é uma lingua muito maneira de estudar, sabendo o básico do latim vc já sabe 50% de todas as linguas q derivam dele.
Mas niguem tem obrigaçao de entender essa porra.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Responder


Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 01:44.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.