Darkside  

Voltar   Darkside > Darkside > Comunidade

Responder
 
Thread Tools
Chronos
Caldas
 

PSN ID: lschronos2 Steam ID: lschronos
16-03-21, 14:16 #451
Porra, sinto muito...





Chronos is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
16-03-21, 16:10 #452
Quote:
Postado por dript Mostrar Post
Foi sinistro, peguei de uma paciente que tive que intubar que não tinha epidemiologia para covid-19, que negaram transferência, negaram suspeita de covid-19, depois disso bombou na TV e começaram a pipocar os casos. Daí foram retirados critérios de epidemiologia e basicamente fizeram da tc de torax exame de triagem...
Agora aqui está beeem de boas
descobri agora a pouco a diferenca entre entubar e intubar
eu achava q nao existia com i

serjaum is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
16-03-21, 17:34 #453
Caralho, BeGod. Q foda mano. Espero que dê tudo certo pra sua família.

País semiperiférico e periférico serão os mais castigados. Esse video explica bem a nossa situacao


Zigfried is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

16-03-21, 19:14 #454
Eu consigo entender trapalhadas no governo, politicagem e afins. Governo é pra isso mesmo.

O que eu não consigo entender é porque os brasileiros estão fazendo festa, baile funk, estão se aglomerando nas praias, festas de fim de ano e afins.

Isso eu acho MUITO bizarro.

No TX as pessoas foram (e ainda estão) muito mais cautelosas e olha que as coisas estão todas abertas com 100% de capacidade. Inclusive não é mais obrigatório usar máscara e mesmo assim a maioria das pessoas (eu incluso) ainda usam.

BR é o país mais bizarro que eu já vi na vida. Eu não consigo explicar o que acontece.

Baron is offline   Reply With Quote
PGSBirD
Trooper
 

PSN ID: pgsbird
17-03-21, 12:15 #455
Caraio eu não devia ter visto esse vídeo

PGSBirD is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

18-03-21, 01:50 #456
Quote:
Postado por Yakov Mostrar Post
STF literalmente proibiu o governo federal de tomar qualquer medida, colocou tudo no colo de governo estadual/municipal.
A unica coisa que o governo federal pode fazer é dar dinheiro.

Mas a culpa é do bozo porque ele saiu sem mascara na rua
Respondendo tardiamente.
Meu querido isso é fake total & o Bolsonaro repete sem a menor vergonha na cara. Mentira, mentira e mentira. STF não fez nada disso. Eu fico puto com essa história porque é escusável alguém mentir para se livrar de um crime - afinal é mera autodefesa. Se o filho dele disser em juízo que não fez a rachadinha...poxa até vai. O piá não quer ir em cana. Tranquilo, sabe?

Mas esse lunático mente pra tudo e ainda acusa outro poder, inocente na história, de uma responsabilidade que é de ninguém se não Jair Messias Bolsonaro. O Falso Messias.


No federalismo não existe hierarquia entre governo federal, estadual e municipal. Cada qual tem sua competência legislativa assegurada. Como brasileiro conhece mais do sistema americano que o seu próprio entenda que aqui é como nos EUA onde alguns estados possuem pena de morte, outros não, em alguns estados é simples tirar porte de arma, noutros quase impossível. No Brasil, salvo as proporções, também é assim: algumas leis só podem ser editadas por um ou outro ente federativo específico.

Agora pensa comigo. Se não houver hierarquia, como solucionar incompatibilidades entre decretos de restrição contra o avanço da pandemia do governo federal, governo estadual e governo municipal?

Imagine que sua cidade publicou um decreto de lei mandando fechar tudo, mas o governador do estado liberou as igrejas de funcionar. Qual vale? Qual eu, WaR WoLf, devo seguir quando o governador fala X, prefeito Y e presidente Z?

STF apenas disse que em matéria de pandemia a hierarquia é definida pela MEDIDA MAIS RESTRITIVA.

Se o governo federal mandar fechar tudo (lol), não poderia o prefeito mandar abrir. Se o governo municipal mandar fechar tudo o governo federal não pode mandar abrir tudo.

Apenas isso.

Agora me fala: com essa explicação o Bolsonaro pode colocar culpa no STF por não ter feito nada?
Ele basicamente admitiu que não fez nada e quis rolar a culpa pro coleguinha.

Esse cara é um lixão intelectual e moral que governa para onde aponta sua vaidade. É o homem que brada aos quatro cantos de seu largo histórico de atleta mas cai igual uma batata numa pelada de futebol & faz flexão com joelho apoiado.

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
Psycose
Let it Be!
 

Gamertag: AdZotin PSN ID: AdZotin XFIRE ID: AdZotin Steam ID: AdZotin
18-03-21, 10:39 #457
Quote:
Postado por WaR WoLf Mostrar Post
Respondendo tardiamente.
Meu querido isso é fake total & o Bolsonaro repete sem a menor vergonha na cara. Mentira, mentira e mentira. STF não fez nada disso. Eu fico puto com essa história porque é escusável alguém mentir para se livrar de um crime - afinal é mera autodefesa. Se o filho dele disser em juízo que não fez a rachadinha...poxa até vai. O piá não quer ir em cana. Tranquilo, sabe?

Mas esse lunático mente pra tudo e ainda acusa outro poder, inocente na história, de uma responsabilidade que é de ninguém se não Jair Messias Bolsonaro. O Falso Messias.


No federalismo não existe hierarquia entre governo federal, estadual e municipal. Cada qual tem sua competência legislativa assegurada. Como brasileiro conhece mais do sistema americano que o seu próprio entenda que aqui é como nos EUA onde alguns estados possuem pena de morte, outros não, em alguns estados é simples tirar porte de arma, noutros quase impossível. No Brasil, salvo as proporções, também é assim: algumas leis só podem ser editadas por um ou outro ente federativo específico.

Agora pensa comigo. Se não houver hierarquia, como solucionar incompatibilidades entre decretos de restrição contra o avanço da pandemia do governo federal, governo estadual e governo municipal?

Imagine que sua cidade publicou um decreto de lei mandando fechar tudo, mas o governador do estado liberou as igrejas de funcionar. Qual vale? Qual eu, WaR WoLf, devo seguir quando o governador fala X, prefeito Y e presidente Z?

STF apenas disse que em matéria de pandemia a hierarquia é definida pela MEDIDA MAIS RESTRITIVA.

Se o governo federal mandar fechar tudo (lol), não poderia o prefeito mandar abrir. Se o governo municipal mandar fechar tudo o governo federal não pode mandar abrir tudo.

Apenas isso.

Agora me fala: com essa explicação o Bolsonaro pode colocar culpa no STF por não ter feito nada?
Ele basicamente admitiu que não fez nada e quis rolar a culpa pro coleguinha.

Esse cara é um lixão intelectual e moral que governa para onde aponta sua vaidade. É o homem que brada aos quatro cantos de seu largo histórico de atleta mas cai igual uma batata numa pelada de futebol & faz flexão com joelho apoiado.
Meu caro, tenho autorização para copiar parte do seu post e enviar para algumas pessoas específicas? Tá foda do povo entender por aqui também.

Psycose is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

18-03-21, 16:13 #458
E aqui já recebi mais 1 stimulus check por causa do Covid.

$2800 pingaram na conta do banco e vai dar merda com a inflação, todo mundo sabe disso.

Já é o terceiro stimulus check: 2 no ano passado e 1 neste ano. O primeiro foi $1200 por pessoa, o segundo $600 por pessoa e agora $1400 por pessoa.

Esses caras, tanto do governo passado como do atual, não tão nem aí. Vai dar merda, capitão. E se dá ruim pro dólar contamina o mundo inteiro.

E nem tô falando que vai explodir tudo agora, mas espera uns anos aí que a conta chega.


Last edited by Baron; 18-03-21 at 16:19..
Baron is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

18-03-21, 17:53 #459
Uma das razoes pela qual a inflaçao nao explode é que bens basicos sao muito baratos de produzir hoje em dia, se você for olhar a inflação baseada em bens limitados (imoveis etc) é beem mais alta, acho dificil "dar merda", mas quem sabe...

IMO Tanto o stimulus do Trump quanto o do Biden foram a coisa certa a fazer.

Agora o que falta é passar esse tax reform do Biden, mas é dificil com a oposiçao que nao quer saber de governar.

sibs is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

19-03-21, 20:01 #460
Quote:
Postado por Psycose Mostrar Post
Meu caro, tenho autorização para copiar parte do seu post e enviar para algumas pessoas específicas? Tá foda do povo entender por aqui também.
Tem toda ahauauaahau

WaR WoLf is offline   Reply With Quote
tygon21
Trooper
 

Gamertag: tygon21
22-03-21, 12:46 #461
Mas o que os governos estaduais fizeram com a grana liberada pelo governo federal?

Não vejo muita gente falando disso, criaram vários hospitais de campanha para fechar no meio da pandemia? Sério isso?

Bolsonaro não é santo, mas vamos concordar que qualquer coisa que ele faça vira contra ele imediatamente no segundo seguinte.

tygon21 is offline   Reply With Quote
Zigfried
Trooper
 

XFIRE ID: k00patroopa Steam ID: koopatroopa_
22-03-21, 14:47 #462
Vai toma no cu, tygon.

Zigfried is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
22-03-21, 18:12 #463
Sim.
Cade os hospitais de campanha?

Yakov is offline   Reply With Quote
Holocaust
Trooper
 

Steam ID: holozinho
22-03-21, 18:22 #464
Quote:
Postado por tygon21 Mostrar Post
Bolsonaro não é santo, mas vamos concordar que qualquer coisa que ele faça vira contra ele imediatamente no segundo seguinte.
coitadinho, ele é tão perseguido

Holocaust is offline   Reply With Quote
Sephiroth
Trooper
 

Gamertag: sephitoff PSN ID: alanpk
22-03-21, 19:15 #465
Era só deixar claro que não era da turma do Lula que ele conseguiria ser eleito. Qq idiota conseguiria mas só ele tentou.

Era só não ser um imbecil negacionista que a reeleição tava praticamente garantida. Qq idiota conseguiria....menos o Bolsonaro.

Sephiroth is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
05-04-21, 21:25 #466

Jeep is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

06-04-21, 22:32 #467
Fui vacinado hoje.


Ainda não ganhei poderes telepáticos e nem cresceram tentáculos. Vamos ver o que reserva o dia de amanhã...

Baron is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
07-04-21, 09:38 #468
teve alguma reação?

Yakov is offline   Reply With Quote
serjaum
Master Chief
 

Gamertag: serjaum
07-04-21, 10:47 #469
alem de felicidade?

serjaum is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

07-04-21, 10:52 #470
Quote:
Postado por Yakov Mostrar Post
teve alguma reação?
Rapaz, hoje acordei me sentindo meio estranho, como se tivesse em estado febril (que é uma merda que me dá SEMPRE que eu me vacino, desde criança).

To medindo a temperatura de tempos em tempos e tá 36.5, ou seja, não to com febre. Me sinto esquisito de qualquer maneira, embora esteja trabalhando normalmente, sem nenhum problema.

Li esse texto aqui e parece que passa em 1 ou 2 dias: https://www.healthline.com/health-ne...s-what-to-know

Um colega de trabalho que tomou a mesma vacina tá com sintomas parecidos.


Falei com outro colega de trabalho, só que esse tomou da Pfizer (primeiro shot). Sintomas bem parecidos, mas ele reclamou de dor no braço durante a noite. O meu braço ficou meio "frágil" ontem embora não tenha chegado a incomodar para dormir.


Last edited by Baron; 07-04-21 at 11:22..
Baron is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

08-04-21, 07:09 #471
Sabe qual vc tomou baron? Isso q vc tá sentindo é bem normal em vacina.

Eu tomei Oxford astrazeneca e passei mal pra caralho. Tomei de manhã. Fim da tarde comecei tipo vc mas de noite foi febre, calafrio forte, dor no corpo, dor de cabeça forte. Mas de manhã já estava bem.

Meu irmão Tb tomou a mesma a eu e não teve nada... Mas pelos relatos metade de quem toma essa a tomei tem reação.

Meus amigos q tomaram cononavac não sentem nada...

Não tive nenhum conhecido q eu saiba q tenha tomado a da Pfizer.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

08-04-21, 10:49 #472
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
...

Meus amigos q tomaram cononavac não sentem nada...

...
Placebão :-)

David is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

08-04-21, 12:17 #473
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Sabe qual vc tomou baron? Isso q vc tá sentindo é bem normal em vacina.

Eu tomei Oxford astrazeneca e passei mal pra caralho. Tomei de manhã. Fim da tarde comecei tipo vc mas de noite foi febre, calafrio forte, dor no corpo, dor de cabeça forte. Mas de manhã já estava bem.

Meu irmão Tb tomou a mesma a eu e não teve nada... Mas pelos relatos metade de quem toma essa a tomei tem reação.

Meus amigos q tomaram cononavac não sentem nada...

Não tive nenhum conhecido q eu saiba q tenha tomado a da Pfizer.
Tomei da Johnson & Johnson.

Então, ontem fiquei o dia inteiro me sentindo como se tivesse sido atropelado por um ônibus, mas sem febre alguma.

Cheguei em casa, comi, tomei banho e fui dormir às 6:30 da tarde. Acordei à 1h da manhã totalmente suado, cabelo, pijama, tudo molhado. Com certeza tive febre forte durante a noite.
Voltei a dormir, acordei às 6h da manhã já me sentindo melhor.

Ainda não to 100%, mas já to bem melhor.

Baron is offline   Reply With Quote
wiseman
Trooper
 

Gamertag: DNWise PSN ID: DNWise Steam ID: wiseman
09-04-21, 01:53 #474
Johnson & Johnson é a que é uma dose só né? Dizem ser a mais porrada em relação a ter efeitos

Aqui no BR é só Coronavac ou Astrazaneca e segundo um amigo que trabalha em hospital, é como já relataram aqui. Coronavac quase nenhum efeito adverso e a Astrazaneca é meio a meio, uns sentem alguma coisa outros não.

wiseman is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
09-04-21, 10:00 #475
Todo mundo que conheco aqui no BR tomou oxford e os que tomaram oxford aqui na cidade/regiao nao tiveram reação nenhuma, os de fora sim.

Ctz que tomaram soro fisiologico e as enfermeiras tao vendendo no mercado paralelo

Yakov is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

09-04-21, 10:29 #476
Quote:
Postado por wiseman Mostrar Post
Johnson & Johnson é a que é uma dose só né? Dizem ser a mais porrada em relação a ter efeitos

Aqui no BR é só Coronavac ou Astrazaneca e segundo um amigo que trabalha em hospital, é como já relataram aqui. Coronavac quase nenhum efeito adverso e a Astrazaneca é meio a meio, uns sentem alguma coisa outros não.
Vou contar o que vi até agora. Aqui dá pra escolher entre 3 vacinas:
- Johnson & Johnson (1 dose, a que eu tomei)
- Moderna (2 doses)
- Pfizer (2 doses)

Da Johnson tomaram minha esposa, minha mãe, eu e pelo menos 1 colega de trabalho. Desses aí, a única que não teve reação quase nenhuma foi a minha mãe (ela teve uma dor de garganta muito branda no primeiro dia). Os outros tiveram reações bem parecidas, que foram as que eu tinha descrito nos posts anteriores: calafrios, corpo com dor parecendo que foi atropelado por um ônibus, febre durante a noite do primeiro dia etc.

Tem um colega que tomou Pfizer. Teve reações parecidas, talvez um pouco mais brandas, mas teve uma baita dor no braço por uns dias.

Teve uma pessoa que sei que tomou Moderna e no dia seguinte da segunda dose não conseguiu sair da cama por 1 dia heuheuheu. Já outro colega de trabalho tomou ela e não deu quase nada, só um cansaço de leve.

A impressão é que o negócio é meio aleatório com cada organismo LOL




Quote:
Postado por Yakov Mostrar Post
Todo mundo que conheco aqui no BR tomou oxford e os que tomaram oxford aqui na cidade/regiao nao tiveram reação nenhuma, os de fora sim.

Ctz que tomaram soro fisiologico e as enfermeiras tao vendendo no mercado paralelo
uaheuheuahe não fala isso nem brincando.

Pior que não ter tomado a vacina é achar que tomou mas na verdade ter sido enganado. Tô ligado que houve uns casos assim.


Last edited by Baron; 09-04-21 at 10:46..
Baron is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
09-04-21, 10:58 #477
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Sabe qual vc tomou baron? Isso q vc tá sentindo é bem normal em vacina.

Eu tomei Oxford astrazeneca e passei mal pra caralho. Tomei de manhã. Fim da tarde comecei tipo vc mas de noite foi febre, calafrio forte, dor no corpo, dor de cabeça forte. Mas de manhã já estava bem.

Meu irmão Tb tomou a mesma a eu e não teve nada... Mas pelos relatos metade de quem toma essa a tomei tem reação.

Meus amigos q tomaram cononavac não sentem nada...

Não tive nenhum conhecido q eu saiba q tenha tomado a da Pfizer.
Pergunta de leigo, já que a Canova atua no sistema imunológico ela ajudaria de alguma forma contra corona?

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
EviLBraiN
Trooper
 

09-04-21, 11:57 #478
Quote:
Postado por CyBeR_JaCk Mostrar Post
Pergunta de leigo, já que a Canova atua no sistema imunológico ela ajudaria de alguma forma contra corona?
Na teoria sim. Tem gente usando empiricamente. Mas é aquela coisa né. Não é muito estudado e até meio q não se pode falar muito.

EviLBraiN is offline   Reply With Quote
CyBeR_JaCk
Trooper
 

PSN ID: smuczek Steam ID: cyberjack
09-04-21, 12:00 #479
Quote:
Postado por EviLBraiN Mostrar Post
Na teoria sim. Tem gente usando empiricamente. Mas é aquela coisa né. Não é muito estudado e até meio q não se pode falar muito.
Tô ligado, tanto que se tornou "homeopático" pra não acabarem com ela de vez.

CyBeR_JaCk is offline   Reply With Quote
Jeep
fagmin
 

XFIRE ID: ds-jeep Steam ID: jeep_ds
17-05-21, 16:24 #480
https://saude.estadao.com.br/noticia...la,70003716745

Vacina contra covid gera corrida por atestados de comorbidade e suspeitas de ‘fura-fila’
Casos são investigados em Estados como Amapá e Paraíba, mas também têm sido relatados por profissionais de saúde de outras partes do País

Jeep is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

17-05-21, 16:26 #481

Baron is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

23-09-21, 14:08 #482
https://g1.globo.com/politica/notici...3-pontos.ghtml

Quote:
Suspeita de ocultação de mortes

Batista afirmou que o objetivo era apenas saber quem já não estava mais com a doença. A modificação do CID, porém, faz com que o diagnóstico de Covid desapareça de um eventual registro de óbito.

A suspeita da CPI é que o objetivo era ocultar o número de mortes pela doença nas unidades da Prevent.

Segundo o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, não se pode alterar o diagnóstico de uma doença apenas porque passou o seu período de transmissão.
E aí pessoal? Super ou subnotificação?

David is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

23-09-21, 14:11 #483
Quote:
Postado por kuidow Mostrar Post
Que mundo acabando oq. Histeria isso ai.

Eh mto contagioso? Eh! Mas so mata gente com o sistema imune muito debilitado.

Eu acho que nao vai dar em nada. Jaja acaba esse fuzue.
Quero zuar não. Todo mundo torceu para ser outro H1N1. Muito triste que não deu nisto, sério.

Tamo indo pro final de 2021, e ainda não tá muito controlado.

David is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

23-09-21, 14:56 #484
Quote:
Postado por Baron Mostrar Post
E aqui já recebi mais 1 stimulus check por causa do Covid.

$2800 pingaram na conta do banco e vai dar merda com a inflação, todo mundo sabe disso.

Já é o terceiro stimulus check: 2 no ano passado e 1 neste ano. O primeiro foi $1200 por pessoa, o segundo $600 por pessoa e agora $1400 por pessoa.

Esses caras, tanto do governo passado como do atual, não tão nem aí. Vai dar merda, capitão. E se dá ruim pro dólar contamina o mundo inteiro.

E nem tô falando que vai explodir tudo agora, mas espera uns anos aí que a conta chega.
Inflação dos checks e mais a crise mundial de transporte marítimo subiram bem os preços de algumas coisas aqui. Alguns outros produtos estão escassos porque não conseguem ser transportados.

Pelas informações que eu tenho, essa crise do frete pode demorar até uns 2 anos pra acabar.

Tudo isso se acumula e vira gasolina pra inflação.

Só sei que esse mundo tá uma zona

Baron is offline   Reply With Quote
WaR WoLf
Trooper
 

23-09-21, 22:31 #485
Tão gastando 2bi pra ir pro espaço em plena crise mundial, sistema tributário de boa parte dos países tem abertura pra imposto sobre grandes fortunas - mas sem aplicação. Se der merda no dólar todo mundo sabe pra onde correr. E pode servir de premissa pra acabar com a putaria das offshores e outros métodos lícitos de sonegação, em especial nos países social-democratas.

Apesar que em outros países, inclusive EUA que é berço do capitalismo moderno, o ITCMD beira os 50%, no BR é 8%. E dai nosso sistema tributário compensa isso mordendo a produtividade ao invés de taxar a improdutividade. Pais débil mental.


Last edited by WaR WoLf; 23-09-21 at 22:36..
WaR WoLf is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

30-09-21, 22:16 #486
Ir pro espaço é o de menos, os caras tao contratando milhares de profissionais bem pagos pra fazer esses foguetes, fora um R&D massivo, tao novamente pondo os USA na frente do resto.... agora o yacht do Bezos é outros 500.

Quote:
sistema tributário de boa parte dos países tem abertura pra imposto sobre grandes fortunas - mas sem aplicação.
É que esse imposto não é uma boa mesmo, tem a experiencia da frança com ele, as vezes é até dificil analisar quanto a pessoa tem de wealth, fora que é super liquido, o valor varia ridiculamente, o mais certo seria taxar dividendos e lucro sobre vendas de ações com uma aliquota bem mais alta dependendo da renda da pessoa... que é o plano do Biden... O imposto do Bezos efetivo iria de 23% pra 37%~, ele vendeu umas 3 milhoes de acoes da amazon no ano passado, cada uma por uns 3300~ USD... ia dar um trocado pro governo americano.

Teve um disruptução nas cadeias de distribuição e de produção com um tempo normaliza.

sibs is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

01-10-21, 08:10 #487
O assunto sobre taxar fortunas ta legal, bora abrir um tópico.

Voltando ao COVID:

https://www.sciencedirect.com/scienc...67193X21000855

Quote:
Viewpoint

The regrettable story of the “Covid Kit” and the “Early Treatment of Covid-19” in Brazil

Leonardo Furlan
Bruno Caramelli


From an evidence-based medicine perspective, drug prescriptions should be based on credible systematic reviews with meta-analyses of randomised controlled trials that provide sufficiently trustworthy estimates of the efficacy and safety of the respective drugs [1]. Otherwise, physician and patient may mistakenly balance benefits and harms during the application of values and preferences, which can compromise clinical decision making and bring unwanted consequences [2].

At the beginning of the Covid-19 pandemic, facing growing numbers of hospitalisations and deaths due to SARS-CoV-2 infections, physicians around the world were taken over by despair and an emotional need to offer “something” to their patients. This, and the severity of the whole situation, motivated a worldwide search for potential treatments for Covid-19, which in turn led to the repositioning of several drugs that started to be investigated in research and used off-label in clinical practice, mainly in severely/critically ill hospitalised patients. The off-label utilisation of repositioned medications against Covid-19 at that time became quite problematic when prominent politicians such as Donald Trump started to promote unproven drugs as silver bullets for fighting the disease [3]. This “infusion of politics into science” [4] likely sparked the widespread off-label use of several medications against Covid-19 in many countries, including in the US and Brazil, despite the international scientific community advising against this practice [3].

In Brazil, already from March 2020, largely spearheaded by president Bolsonaro, several actions that favour the spread of the new coronavirus were put into practice in the country, not only by public authorities but also by physicians [5]. These actions included, among others, the blatant promotion of unproven drugs against Covid-19, such as hydroxychloroquine, ivermectin, and nitazoxanide, on one hand, and the sabotage of established interventions, such as social distancing, mask-wearing, and vaccination, on the other hand [5]. In a politically inflamed and understandably frightened population in which many people have difficulties in making informed health choices, this can have catastrophic consequences.

In 2020, prescriptions and sales of hydroxychloroquine, ivermectin, and nitazoxanide skyrocketed in Brazil [6], which led to a shortage of some of these medications on the market and hence adversely affected those who made on-label use of these drugs. For instance, hydroxychloroquine is commonly used in Brazil for the treatment of malaria, lupus, and rheumatoid arthritis. According to a survey performed in July 2020, some cities faced problems of hydroxychloroquine shortage in their pharmacies at that time, which impaired the treatment of many rheumatic patients who made continuous use of the drug [7].

Physicians prescribing drugs off-label to Covid-19 outpatients in Brazil have been backed and encouraged by a decision from the Brazilian Federal Board of Medicine issued in April 2020 that authorised, in the name of “physician's autonomy,” the prescription of hydroxychloroquine to early/mild Covid-19 cases, [8] and by a protocol from the Brazilian Ministry of Health guiding the use of hydroxychloroquine and azithromycin in the treatment of non-hospitalised Covid-19 patients, that remained in effect from May 2020 to May 2021 [9]. The main goal of this protocol was to increase patients' access to the so-called “Early Treatment of Covid-19” through the Brazilian public healthcare system [9]. It is noteworthy that, in late August 2021, the Federal Board of Medicine's decision is still in effect.

Drugs like hydroxychloroquine, ivermectin, and nitazoxanide have been prescribed for Covid-19 in Brazil (even to unconfirmed cases) often by means of the so-called “Covid Kit,” which usually also includes other medications such as azithromycin and systemic corticosteroids. The “Covid Kit” came up in Brazil early in the pandemic and has since been promoted by the “Physicians for Life,” a medical organisation created for disseminating the “Early Treatment of Covid-19” in the country. The rationale underpinning this initiative is that by treating patients precociously with these drugs it is possible to prevent disease worsening and hence avoid hospitalisation, intubation, and death. Both the conception and creation of this organisation found great support in the Federal Board of Medicine's decision and in the Ministry of Health's protocol. Moreover, at the beginning of the pandemic, also contributing to the dissemination of the “Early Treatment of Covid-19” in Brazil, private healthcare providers and municipal governments started to distribute the “Covid Kit” to their physicians, for both personal use and prescription to patients.

In August 2020, members and supporters of the “Physicians for Life” attended an event called “Brazil Beating Covid-19” at the Presidential Palace, when a letter promoting the “Early Treatment of Covid-19” was handed to Bolsonaro, who received it with much gratitude and enthusiasm [10]. Through online courses, conventional media appearances, an overt backing from the federal government, and a strong social media presence, the “Physicians for Life” movement has influenced many people in the country, not only health professionals but also the lay population who, understandably, is frightened and disoriented since the beginning of the pandemic. For instance, likely presuming that benefits outweigh harms, approximately one in every four individuals in Brazil has taken drugs from the “Covid Kit” as prophylaxis or treatment for Covid-19, including through self-medication [11]. Moreover, data from the “DETECTCoV-19” study showed that, among people with a previous Covid-19 diagnosis, 56% had taken medications as treatment for the disease, usually combining different drugs from the “Covid Kit” [12]. Nineteen percent had taken (hydroxy)chloroquine, 55% ivermectin, 8% nitazoxanide, 77% azithromycin, and 26% corticosteroids [12].

Notably, the “Covid Kit” and its drugs individually have been promoted and prescribed in Brazil based on anecdotal evidence, personal experiences and opinions, in vitro studies with drug dosages exceeding safety limits in humans, clinical studies of poor methodological quality yielding untrustworthy estimates of efficacy and safety, systematic reviews with meta-analyses without credibility, political ideology and, above all, “physician's autonomy.” There has never been a sound scientific basis that would justify the promotion and prescription of these medications outside a research context.

One key point of this discussion is the importance of not extrapolating efficacy and safety evidence from the hospital setting, which usually involves people with advanced disease/severe symptoms, to the contexts of outpatient treatment and prophylaxis, which otherwise involve earlier disease/milder symptoms and healthy/non-infected people, respectively [13,14]. The therapeutic priorities and hence the outcomes of interest are likely different in each of these three situations, as well as the pathogenesis of early versus advanced Covid-19 [13,14].

Currently, the results from credible systematic reviews with meta-analyses of randomised controlled trials do not support the utilisation of the “Covid Kit” drugs for outpatient treatment and prophylaxis of Covid-19 outside clinical studies. For some of these drugs, the evidence is still either lacking or insufficiently trustworthy (very low- to low-certainty estimates of efficacy/safety), rendering their clinical effects very uncertain [15], while for others, the evidence is already trustworthy enough (moderate- to high-certainty estimates of efficacy/safety) and reveals no clinical benefit and/or an increased risk of harm [16].

Accordingly, international guidelines currently recommend/suggest against using the “Covid Kit” drugs in the contexts of outpatient treatment and prophylaxis of Covid-19 outside clinical studies, not only because of still unproven clinical benefits, but also because of the harmful potential of these drugs [17,18]. The NIH's guideline recommends against the use of hydroxychloroquine, azithromycin, nitazoxanide, and systemic corticosteroids for both prophylaxis and outpatient treatment of Covid-19 [17]. Due to still very uncertain benefits and the possibility of serious adverse events, the IDSA's guideline suggests not using ivermectin in non-hospitalised Covid-19 patients [18]. Notably, the Brazilian Medical Association and the Brazilian Societies of Infectious Diseases and of Pulmonology and Tisiology currently also recommend against the use of these drugs for both prophylaxis and treatment of early/mild, non-hospitalised Covid-19 cases.

Compared with placebo, hydroxychloroquine probably does not reduce the risks of SARS-CoV-2 infection and hospitalisation of Covid-19 outpatients, and its use for prophylaxis probably increases the risk of adverse effects [16]. Furthermore, hydroxychloroquine and azithromycin can both cause serious cardiac problems, even more so when in combination with each other, which is particularly worrisome in the outpatient setting [17]. Moreover, the indiscriminate use of antibiotics may increase bacterial resistance. Systemic corticosteroids have shown benefit only for hospitalised patients receiving respiratory support [13,17,18]. The use of these drugs is associated with adverse effects that might be difficult to monitor outside the hospital, and their utilisation in early Covid-19 may even increase viral replication, which in turn may result in further harm [13,17]. With regards to ivermectin, there have been reports from different countries, including Brazil and the US, of people being hospitalised after self-medicating and intoxicating themselves with the drug.

Ivermectin has long been promoted in the US as a prophylaxis and early treatment medication against Covid-19 by the “Front Line COVID-19 Critical Care (FLCCC) Alliance,” an American medical organisation created in early 2020. The group has published several Covid-19 protocols, one of which is centred on ivermectin for both prophylaxis and early treatment. This protocol was translated into several languages, including Portuguese. In July 2021, physicians from both the “Physicians for Life” and the “FLCCC Alliance” took part in the “World Ivermectin Day,” an international online conference that celebrated the end of Covid-19 with ivermectin. The event was also joined by other affiliated international groups, such as the “British Ivermectin Recommendation Development (BIRD) Group.” This is all very worrying, as currently there is no scientific basis whatsoever for such an enterprise [15]. Perhaps this is all being motivated by a strong desire to be free from the virus and out of risk, a search for prestige, or simply an interest in disseminating fake news.

Besides the toxic potential of an unsupervised and combined utilisation of the “Covid Kit” drugs, the belief that there are widely accessible harmless medications that can prevent and/or treat Covid-19 precociously might result in the abandonment of more burdensome, yet more effective and safer protective measures, such as social distancing and mask-wearing, because of a sense of protection afforded by the drugs. In support of this hypothesis, data from the “DETECTCoV-19” study showed that the prevalence of SARS-CoV-2 infection was 50% higher among those who self-medicated as prophylaxis for Covid-19 (25% of the study's sample) [12].

Although belatedly and slowly, vaccination in Brazil is moving forward. However, national vaccination coverage is still low, with less than 30% of the entire population fully immunised in late August 2021, [19] and many people remain resistant to getting their shots due to concerns about vaccines’ efficacy and/or safety. People must not mistakenly choose ineffective/unproven and potentially harmful drugs over approved, and therefore effective and safe vaccines. Indeed, full control of the Covid-19 pandemic will require, in addition to vaccines, the use of medications that can prevent and treat infections precociously and that are safe, widely accessible, and easily administered [13]. Unfortunately, these drugs do not yet exist, but many studies are being conducted.

The merit of the “Early Treatment of Covid-19” with the “Covid Kit” drugs is an essentially scientific issue, but which regrettably became political. This has resulted in serious conflicts in Brazil among physicians, scientists, and even the lay population. As a society, people should be united in the name of a common goal, which is to tackle Covid-19 in the most effective way possible. Not following recommendations from established national and international scientific/medical entities leads to a waste of efforts and resources, causes more suffering, and certainly does not contribute to achieving this goal.

The “Early Treatment of Covid-19” with the “Covid Kit” drugs is part of an international project with ongoing activities in different countries. Although praiseworthy, unfortunately, the “Covid Kit” project has all along been devoid of the required scientific basis. For the time being, the Brazilian Federal Board of Medicine should officially prohibit the “Early Treatment of Covid-19” in Brazil with the “Covid Kit” drugs. Furthermore, the efforts and resources that have long been employed by public authorities and physicians in the promotion of this project should be directed to maximise adherence to vaccination and non-pharmacological protective measures in the country. After all, the Delta variant is already here and threatens Brazil with another outbreak, [20] which demands not only the maintenance/implementation of truly effective protective measures, but also the abolition of any unscientific, distracting, and potentially harmful interventions. Moreover, it is necessary to expand and strengthen already existing initiatives of evidence-based medicine teaching and training for health professionals in Brazil. Ensuring clinicians’ adherence to an evidence-based practice is equally important. Finally, educational interventions aimed at improving people's ability to make informed health choices are desperately needed in the country.
Funding

This work received no funding.
Contributions

LF conceptualised and wrote the first and subsequent versions of the manuscript. BC revised and commented on the first and subsequent versions of the manuscript. Both authors approved the submitted version of the manuscript.
Declaration of interests

LF has no interests to disclose. BC receives research support from Boehringer-Ingelheim, Amgen, consulting fees from Amgen, Bayer, honoraria for non-promotional speaking from Servier, Boehringer-Ingelheim, and from Elsevier's Order Sets.
Acknowledgments

The interested reader may consult a more extensive bibliography on the Portuguese version of this Viewpoint (see Supplementary materials).

David is offline   Reply With Quote
sibs
Trooper
 

01-10-21, 09:14 #488
Ontem tomei minha segunda dose de Pfizer.

Esses remedios sempre me pareceram besteira, vc precisa de um criterio de "funciona" bem maior pra um remedio que nao tem ligação com a doença, não só dados de observação ... mas o pior dessa palhaçada toda foi o governo nao responder a pfizer com o remedio que funciona de verdade.

PS: Inventei uma palavra no post anterior kkkkkkkk

sibs is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

01-10-21, 09:18 #489
Twitter

David is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

31-01-22, 16:38 #490
Agora é a minha vez: pela primeira vez saí positivo.

Deve ser essa omicron porque tenho sintomas de um resfriado normal e amanheci desde sábado com dor de garganta. E é só isso, pelo menos por enquanto.

O governo está enviando pelo correio 4 testes de covid pra fazer em casa. Hoje de manhã testei com esse Antigen caseiro e saí como empesteado.

Agora, de acordo com os guias da CDC, tenho que trabalhar de casa esta semana.

Baron is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

31-01-22, 16:56 #491
Omicron chegou com tudo aqui no hueBR

https://ourworldindata.org/grapher/d...t&country=~BRA

David is offline   Reply With Quote
Baron
Trooper
 

31-01-22, 17:04 #492


 




Só que com esses testes caseiros que estão começando a fazer por aqui esses números vão ficar distorcidos.

Eu não tenho como reportar ao CDC que eu saí positivo e, mesmo que tivesse, muita gente que saísse positivo não reportaria de qualquer maneira...

Baron is offline   Reply With Quote
David
Robson
 

31-01-22, 17:14 #493
No Brasil só tem controle com mortes. testes nunca foram feitos em escala e amostragem bem distribuida. Para servirem como termometro do que vem nas proximas semans em internações

David is offline   Reply With Quote
pacoquinha
Trooper
 

Steam ID: dspacoca
22-10-22, 22:21 #494
a essa altura do campeonato ainda tem gente que nega vacina... acredita?!

pacoquinha is offline   Reply With Quote
Yakov
Trooper
 

Steam ID: kovyakov
23-10-22, 15:23 #495
bait fraco

Yakov is offline   Reply With Quote
Responder

Thread Tools

Regras de postagem
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar
Você não pode enviar anexos
Você não pode editar seus posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Atalho para Fóruns



O formato de hora é GMT -3. horário: 05:49.


Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.